Na semana passada, na noite de quinta para sexta-feira, e após vários dias ausente das leituras do @pt, decidi responder a um artigo de um novo geocacher de Coimbra chamado ruimcpsousa.
A mensagem, escrita ao correr da pena no Bloco de notas (felizmente, tenho esse hábito, senão este post não faria sentido) foi postada ás 2.20 da matina... ou pelo menos parte dela foi!
Logo depois de fazer o post, reparei que a mesma tinha sido radicalmente amputada. A estranhesa do facto levou-me a pensar que talvez o post fosse grande demais. No strees! Faz-se outro post com o resto.
Fazias!! Bem tentei, mas nada. Niente! Rien!
Toca a fechar todas a janelas e a voltar a entrar (o velho truque microsoft!). Log in, e... nada! Password errada! Ora essa?
O layout estava diferente... o artigo a que estava a responder já não existia; os ultimos posts tinham desaparecido e a pic of the moment também. "Fiz mer**!!" - foi o primeiro pensamento - "Maldito Porta da Ravessa!"
Lutando contra a desfocagem dos caracteres, lembro-me que não é a primeira vez que tal acontece... "Tá safo!". A sensação de alívio permite-me deitar e dormir em paz, sabendo que os entendidos tratarão do assunto logo de manhã.
Chegado ao trabalho na sexta feira com cópia do post no disco externo para fazer o post, percebo que a situação continua igual. O tentativa de login permanece infrutífera, com a a estúpida mensagem de erro insinuando que eu não sei a minha password. BAH! Volto a tentar na segunda feira.
Chega segunda feira e... habemus fórum! Já há artigos (alguns) e posts (também alguns). Verifico que todas as fotos do "Capas Negras Mitup" estão perdidas...(a maldição do pessoal do centro volta a atacar!). O login continua a dar erro e o tal artigo do ruimcpsousa permanece "desaparecido em combate!" (o pessoal do centro é mesmo azarado!).
Hoje (terça feira) a situação repete-se em todas as frentes, e assim cá fica a cópia do post que teve o azar de coincidir com o crash do bezidrómio, para que a comunidade saiba o que aconteceu, e para que o ruicpsousa não fique sem resposta.
(NOTA 1: como continuo sem conseguir fazer o login [password errada], este post vai a "sêco".)
(NOTA 2: Verifiquei entretanto que houve alterações quanto às caches existentes aqui pelo burgo, mas mantenho a versão original do post.)
---------------------------------------------------------------------------------------------
30/03/2006
(para o ruimcpsousa e para o luís)
Pois é... acabados de chegar e por pouco falharam o meetup de Coimbra (http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=88d92b27-5514-4b5e-a476-8b325c12c962) onde muitas das dúvidas poderiam ter sido esclarecidas.
No entanto, não há nada a temer! Eis algumas sugestões para começar a "papar caches" aqui na zona:
1) - A Mata do Choupal (minha) e o Penedo da Saudade constituem uma "breve introdução ao geocaching". Servem para tirar o pó ao GPS e perceber como é que isto funciona. O grau de emoção equivale a ter feito um 3 no totoloto. É um prémio mas não dá para deixar de trabalhar.
2) - A norte de Coimbra, a Mata do Buçaco e o Luso são uma espécie de "dois em um" (só fiz a primeira), propícios para a romaria domingueira com a tia e com a avó, onde prevalecem os ares sadios, a água cristalina e a frescura de bosques pejados de espécies vegetais raras e autóctones. Belas paisagens e garantia de brilhar como navegador oficial dos passeios de família.
3) - Para Oeste, Montemor e Figueira. Para a cache de Montemor, recomendo (apesar de ainda não ter tido tempo para fazer esta nova versão) dar uso à bike pela estrada do Choupal até ao Castelo de Montemor. Para a cache da Figueira ("Natureza" - de novo [finalmente e ainda bem] activa) a máquina fotográfica é indispensável.
4) - No horizonte Este, está o "grande ninho" do grupo das "caches que valem a pena e não estão debaixo do banco do jardim e não se fazem em 15 minutos à hora do lanche", nomeadamente:
- ´Praias Fluviais do Alva´: uma cache muito pouco visitada, mas que nos leva a descobrir praias fluviais fantásticas;
- ´Epigenia do Ceira´: já foi catalogada como "prova de aptidão para geocachers" pelo 2 Cotas. Sendo minha, recomendo apenas que seja feita de dia para poder disfrutar de tudo o que a cache tem para oferecer;
- ´Louza´ e ´Água e Gelo´: as duas unicas caches na Serra da Lousã, excelentes para esticar as pernas e dar uns passeios de jipe. Inexplicavelmente, pouco visitadas!
- ´Penedos de Góis´: também é minha e é uma aventura diferente. Não é bem do tipo "chegar, cachar e ir almoçar", mas é a cache que eu gostava que alguém tivesse colocado para eu a ir fazer.
- ´ÁiÁi... tou que nem posso!´ e ´OuohhmmmOuohhmmmm´: só fiz a segunda, mas as características da zona e a idóneidade do autor, atestam a qualidade das caches. Para fazer a segunda durante a noite, recomendo particular cuidado para não pisar (muitos!) sapos.
5) - A Sul, uma mão cheia de caches propícias para serem feitas de rajada, sendo uma ou outra, indispensáveis para o curriculum:
- ´Morish River´: também minha. Tem duas abordagens diferentes, sendo que numa dá para fazer com a sandes de queijo na mão e noutra apela ao espírito aventureiro e corajoso. Não recomendável em dias de chuva, sob pena de fazerem rafting com o corpinho!
- ´Moinho do Outeiro´ e ´Vale das Buracas´: se a primeira é um passeio aos calcários, a segunda são calcários no passeio. Moinhos e buracos (daqueles mesmo grandes! - os buracos e não os moinhos) que estão a poucos minutos de Coimbra à espera de serem visitados.
- ´Castelo e Meio´: têm jipe? É aqui (procurem as estradas de terra). Não têm? Vão na mesma que vale a pena.
Estas são as mais próximas. Contactem-me por mail e terei todo o gosto em disponibilizar o roadbook distribuido no meetup de Coimbra, onde estão referênciadas (até 10 de Março) as vinte caches a menos de 40km de Coimbra, já com a papinha toda feita.
Podem também consultar o mapa com todas as caches da Região Centro neste link: http://geostats.geocaching-pt.net/GeoMaps/Centro.html
Resumindo, e para responder a solicitação de dicas do ruimcpsousa recomendo apenas que faça umas quantas caches antes de colocar alguma, sem pressa porque não há prémios para quem tem mais, com espírito aberto para partir à descoberta de novos locais, e com sentido crítico apurado para enaltecer o que gostou e apontar o que não gostou.
Sejam bem vindos e começem a pensar em organizar o próximo meetup de Coimbra!! EU vou!
Abraços,
Nuno Pereira aka Geógrafo