• Anúncios

Andam por aí.... Os powertrails!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor elpombero » terça jan 26, 2010 20:04

AppleTeam Escreveu:qui está este...Original:

Powertrail Alentejano #01 - Vale do Bedouro
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 040517a1d7


Estes são os meus favoritos... :clap:
Abençoado Lunati,co
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça jan 26, 2010 21:47

Estão todos a esquecer-se daquele espantoso, fenomenal, fantástico, espectacular (faltam-me mais adjectivos) que é Powertrail Moura-Pias! Aquele em que habitualmente se faz os dois primeiros pontos e se salta de imediato para o útlimo! :lol: :lol:

(Mas há quem os faça todos, não é?)

Mas quanto a preferências, ponho em primeiro lugar o de Milfontes a par com o do Lima.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor peter santarem » quarta jan 27, 2010 00:51

Aconselho vivamente o powertrail pt estrela. Fi-lo na integra 5 ESTRELAS.
Avatar do Utilizador
peter santarem
Micro
 
Mensagens: 52
Registado: domingo jan 04, 2009 01:41

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor Sagitario » quarta jan 27, 2010 01:28

Silvana Escreveu:
MAntunes Escreveu:A PT da Serra da Estrela! [^]

Este ano não me deve escapar. ;-)


A mim também não! :wink:



Uma expedição das "antigas" é?

Count me in... :twisted:

Abraço
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor Torgut » quarta jan 27, 2010 01:38

god_herodes Escreveu:E o powertrail de Montejunto?

Acho que fazia falta um no al-garb



Então não fazia! O que mais fazia falta por aqui é uma coisa dessas! Felizmente até ao momento a praga não atingiu estas paragens.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jan 27, 2010 09:51

Ricardo Torgut, não sei o que tens contra os powertrails, que no fim não são mais de que uma sequência de caches sob um nome comum. Podemos considerar a Lusitani como um powertrail pelo país todo! Em vez de "PT..." chama-se "Lusitani...". Quem quiser pode percorrê-lo todo num ou dois dias. As caches em Ponte de Sôr podem ser consideradas um powertrail pela cidade. Só que em vez de "PT Ponte de Sôr 1 - A Ponte", "PT Ponte de Sôr 2 - O Jardim", "PT Ponte de Sôr 3 - A Igreja", chamam-se "Sabe mais...", "Evento..." e "Igreja Matriz". Se tivessem os outros nomes já não prestavam?

Eu percorri o Powertrail do Lima, 20km entre Ponte da Barca e Ponte de Lima, e achei espectacular! Se tivessem os mesmos nomes mas sem o epíteto de "Powertrail do Lima" já prestava?

Como em tudo o resto, só lá vai quem quer. Não queres lá ir porque o nome começa por "Powertaril", não vás. Pronto. Vais só às outras que não têm esse nome, e deixa essas para quem gosta.

Eu tenho na manga um PT que vou criar, caso seja viável. Se, quando estiver criado, não o queres visitar por ter o nome de "Powertrail de...", não vás. Haverá outros que o vão fazer. Mas depois mudarei o nome retirando o termo "Powertrail" e aí já lá irás. 8-)
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor tmob » quarta jan 27, 2010 11:38

Fernando, gostos à parte, estás um pouco equivocado sobre o que é um powertrail.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor Torgut » quarta jan 27, 2010 12:13

Tal como o Tmob disse, atrapalhaste-te um bocado com o conceito de Power Trail nesse post. Não, a Lusitano NUNCA poderá ser considerada um power trail. O power trail é a adaptação ao Geocaching das prácticas pedagógicas de alguns paizinhos modernos que resultam em crianças mal-educadas, mimadas e insuportáveis. É o conceito da inversão dos valores. Não se leva o indíviduo a algo intrinsecamente bom com uma indicação indelével, uma pista subtil. Desnuda-se antes o intrinsecamente bom e recheia-se de rebuçados açucarados. Não se encoraja à apreciação do que deveria ser o objecto final, mas que se passe por ele atrás da cenoura que se leva pendurada à frente do nariz... com palas de lado, pois que importa isso.

O percurso do Lima, de 20 km, será sem dúvida espectacular. O power trail, é uma outra coisa, dissociável, e bem dispensável. Os power trails iniciais foram criados pelos adulteradores supremos, pelos que vendem a alma ao diabo do Geocaching em troca de mais uns números. E depois seguidos por outros, certamente na melhor das intenções. Mas para que se pretende, já existia a ferramenta adequada: a multi-cache. Mas isso era uma chatice, porque era capaz de se gastar um dia inteiro e só contava um achamento... coisa humilhante, sinal de fraca produtividade... não se fosse ter déficite ao fim do ano e ter que se prestar contas a um imaginário Ministro das Finanças do Geocaching. E então criou-se essa aberração. Agora sim. Podia-se sair para o campo e apresentar números condignos. Mais um passo na vitória final da quantidade sobre a qualidade, da perda do valor fulcral do achamento de uma cache. Como pessoas decentes aderiram a este cancro é que ainda é um mistério para mim.


GeoDuplaP&F Escreveu:Como em tudo o resto, só lá vai quem quer. Não queres lá ir porque o nome começa por "Powertaril", não vás. Pronto. Vais só às outras que não têm esse nome, e deixa essas para quem gosta.


Sobre esse chavão, ler: viewtopic.php?f=2&t=5538&p=83401&hilit=liberdade#p83401
Editado pela última vez por Torgut em quarta jan 27, 2010 13:32, num total de 1 vez.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor kidloco » quarta jan 27, 2010 12:53

Sou indiferente quanto à existência ou não de powertrails, mas tenho que admitir que o Torgut argumentou de forma magistral o seu ponto de vista, há ali muita coisa em que não posso discordar.

Quanto aos ditos estarem aqui para ficar, duvido, e por uma razão, pelo que tenho visto a maioria deles é obra de um só geocacher ou equipa que além destas já tem outras caches por ai espalhadas, a quantidade de caixinhas no terreno é grande, o trabalho de manutenção também, mais cedo ou mais tarde esgota-se a paciência e disponibilidade para tomar conta destas coisas.
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor manelov » quarta jan 27, 2010 13:41

Chamar PT a um percurso com uma dúzia de kms por montes e vales com 1/2 dúzia de caches, parece-me muito forçado. Talvez o fosse nos primórdios do geocaching, mas, hoje em dia não se pode chamar a isso um PT. Quanto muito será um percurso com algumas caches pelo meio. Pelo facto de essas caches estarem relacionadas umas com as outras de alguma forma, isso não faz com que para mim seja um PT.
Para mim um PT terá de reunir duas condições: Caches relacionadas entre si e mais importante ainda, poderem ser feitas em grande quantidade, definindo grande quantidade como a possibilidade de fazer mais caches na zona desse PT do que faria indo a outras caches nas redondezas.
O PT de Mil Fontes era um PT quando foi publicado, hoje certamente não se enquadra na minha definição de PT, mas isto sou eu a falar, outros certamente terão opiniões bem diferentes, felizmente.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor peter santarem » quarta jan 27, 2010 17:06

O percurso do Lima, de 20 km, será sem dúvida espectacular. O power trail, é uma outra coisa, dissociável, e bem dispensável. Os power trails iniciais foram criados pelos adulteradores supremos, pelos que vendem a alma ao diabo do Geocaching em troca de mais uns números. E depois seguidos por outros, certamente na melhor das intenções. Mas para que se pretende, já existia a ferramenta adequada: a multi-cache. Mas isso era uma chatice, porque era capaz de se gastar um dia inteiro e só contava um achamento... coisa humilhante, sinal de fraca produtividade... não se fosse ter déficite ao fim do ano e ter que se prestar contas a um imaginário Ministro das Finanças do Geocaching. E então criou-se essa aberração. Agora sim. Podia-se sair para o campo e apresentar números condignos. Mais um passo na vitória final da quantidade sobre a qualidade, da perda do valor fulcral do achamento de uma cache. Como pessoas decentes aderiram a este cancro é que ainda é um mistério para mim.

Vistas as coisas por este ponto de vista concordo com o torgut, apesar de ja ter feito dois power trails e ter gostado de ambos.
Avatar do Utilizador
peter santarem
Micro
 
Mensagens: 52
Registado: domingo jan 04, 2009 01:41

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jan 27, 2010 17:19

tmob Escreveu:Fernando, gostos à parte, estás um pouco equivocado sobre o que é um powertrail.

Estou? Porquê? Um PT não é uma sequência de caches sob um mesmo tema?

Torgut Escreveu:O power trail é a adaptação ao Geocaching das prácticas pedagógicas de alguns paizinhos modernos que resultam em crianças mal-educadas, mimadas e insuportáveis. É o conceito da inversão dos valores. Não se leva o indíviduo a algo intrinsecamente bom com uma indicação indelével, uma pista subtil. Desnuda-se antes o intrinsecamente bom e recheia-se de rebuçados açucarados. Não se encoraja à apreciação do que deveria ser o objecto final, mas que se passe por ele atrás da cenoura que se leva pendurada à frente do nariz... com palas de lado, pois que importa isso.

Sinceramente, não entendi a comparação. Mas chama-lhe o que quiseres! Repito o tal de chavão, só faz quem quer. Eu fiz e gostei, à excepção de um famoso, fantástico e mais-não-sei-quê de Moura. :lol:

De novo referindo o do Lima, fomos fazer o percurso pelo percurso com o adicional das caches. Possivelmente sem outra motivação talvez lá não fosse, ou talvez fosse. Não sei. A sequência de caches foi o que nos fez percorrê-lo. Questão de gostos! Afinal as caches continuam a ser algo que nos leva a ver algo interessante. Neste caso levou-nos a fazer aquele percurso, tal como o de Milfontes.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor tmob » quarta jan 27, 2010 18:15

GeoDuplaP&F Escreveu:
tmob Escreveu:Fernando, gostos à parte, estás um pouco equivocado sobre o que é um powertrail.

Estou? Porquê? Um PT não é uma sequência de caches sob um mesmo tema?


O tema não interessa. Um powertrail, pelo menos aqueles que dão que falar, caracteriza-se por um número elevado de caches para fazer em pouco tempo, e acumular uma catrefada de founds. A série Lusitani pode ser muita coisa, mas não é um powertrail, nem mesmo agora que já encontraram a última.

A questão é simples, gostaste do Lima, porque o sítio é bom. Uma ou vinte, o sítio é bom. Sem dúvida que é preferível powertrails desses do que andar nos subúrbios de Lisboa, em sítios de interesse duvidoso... na rua de alguém, por exemplo.

Até agora a coisa não está mal de todo, mas piores tempos virão. Não faltará muito até que alguém ache genial aquela aberração que no outro dia alguém mostrou das 500 caches num dia.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jan 27, 2010 20:12

tmob Escreveu:O tema não interessa. Um powertrail, pelo menos aqueles que dão que falar, caracteriza-se por um número elevado de caches para fazer em pouco tempo, e acumular uma catrefada de founds.
...
A questão é simples, gostaste do Lima, porque o sítio é bom. Uma ou vinte, o sítio é bom. Sem dúvida que é preferível powertrails desses do que andar nos subúrbios de Lisboa, em sítios de interesse duvidoso... na rua de alguém, por exemplo.

Até agora a coisa não está mal de todo, mas piores tempos virão. Não faltará muito até que alguém ache genial aquela aberração que no outro dia alguém mostrou das 500 caches num dia.


Pronto, estamos estamos todos de acordo. Não é o "Powertrail" que está mal, mas sim a maneira como é feito, aliás como é habitual em qualquer coisa deste mundo. Se considerarmos o do Lima ou o de Milfontes, entre outros, são bons. Se considerarmos aqueles da Dinamarca com uma série de mais de 200 caches com espaçamento de 160 metros, são aberrações. Nesse aspecto concordo em absoluto.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor salprata » quinta jan 28, 2010 14:01

Ando a pensar num powertrail, de +/- 10km a pé e uma duzia de caches
:D

será que o pessoal alinha
[^]
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron