• Anúncios

Caches em locais fechados

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches em locais fechados

Mensagempor CoolWrangler » quarta nov 18, 2009 10:36

Abro este tópico, em jeito de desabafo... Já por várias vezes encontrei caches colocadas em locais sujeitos a horário. Algumas delas referem na página esse pormenor e assim sendo, se não leio, o problema é meu. Outras há que não referem nada e aí o caso muda de figura. Hoje por exemplo, vinha cheio de vontade de registar um DNF, numa nova cache do touperdido, editada ontem, dia 17Nov09, desta vez na Gruta da Moeda. Só que, entretanto, a cache "desapareceu". Acontece que, chegado ao local, o GPS apontava o GZ para... 7 metros atrás do portão do recinto (com uma precisão de 3 m) e, para além de se encontrar fechado (eram 17:30), ainda tinha do lado de lá 2 Rottweilers com cara de poucos amigos. Pergunto eu, qual o interesse ou a necessidade de colocar uma cache dentro de um local fechado (sobretudo quando há centenas de metros quadrados livres em redor)? E se há necessidade de o fazer, não deveria ser referido na página? É que a vida custa a todos e fazer uma boa mão cheia de km para no final bater com o nariz na porta, não é agradável, não senhor...
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CoolWrangler
Small
 
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 29, 2008 13:11
Localização: Leiria

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor caixeiro_viajante » quarta nov 18, 2009 10:50

CoolWrangler Escreveu:Abro este tópico, em jeito de desabafo... Já por várias vezes encontrei caches colocadas em locais sujeitos a horário. Algumas delas referem na página esse pormenor e assim sendo, se não leio, o problema é meu. Outras há que não referem nada e aí o caso muda de figura. Hoje por exemplo, vinha cheio de vontade de registar um DNF, numa nova cache do touperdido, editada ontem, dia 17Nov09, desta vez na Gruta da Moeda. Só que, entretanto, a cache "desapareceu". Acontece que, chegado ao local, o GPS apontava o GZ para... 7 metros atrás do portão do recinto (com uma precisão de 3 m) e, para além de se encontrar fechado (eram 17:30), ainda tinha do lado de lá 2 Rottweilers com cara de poucos amigos. Pergunto eu, qual o interesse ou a necessidade de colocar uma cache dentro de um local fechado (sobretudo quando há centenas de metros quadrados livres em redor)? E se há necessidade de o fazer, não deveria ser referido na página? É que a vida custa a todos e fazer uma boa mão cheia de km para no final bater com o nariz na porta, não é agradável, não senhor...


1º - a lógica de a por no interior é para "obrigar" a malta a visitar o espaço (e acho muito bem...)
2º - deve ser referido, pelo menos, nos atributes que não está disponivel 24horas
3º -
CoolWrangler Escreveu:É que a vida custa a todos e fazer uma boa mão cheia de km para no final bater com o nariz na porta, não é agradável, não senhor...

um bom TPC resolve isso :wink:

mas espera ai um bocado que a malta das novelas já aqui aparece :wink:

1abraço e boas descobertas
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor CoolWrangler » quarta nov 18, 2009 10:54

caixeiro_viajante Escreveu:
CoolWrangler Escreveu: Outras há que não referem nada e aí o caso muda de figura.



um bom TPC resolve isso



TPC? Como?
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CoolWrangler
Small
 
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 29, 2008 13:11
Localização: Leiria

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor caixeiro_viajante » quarta nov 18, 2009 11:00

TPC = Trabalho de casa geocachiano

é o bonito gesto de estudar o local para onde vais à "caça" do caixote (ver atributos, definir rotas, ler logs), em vez de se carregar 1001 caches no GPS desactualizadas por 3meses. Dá para evitar os DNF's "Quando cheguei a casa é que vi que estava desactivada..." ups :wink:

1abraço
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor NecaXing » quarta nov 18, 2009 11:00

Eu não tenho nadinha contra. Se o que a cache realmente pretende mostrar se encontra do lado de dentro porque não? Acredito que haja muito boa gente que vai a caches no exterior de monumentos, parques, etc... Logam e vão embora, sem cumprirem com o objectivo principal da cache: A vertente turistica. Muitas vezes se calhar até ficam a pensar "ah e tal.. cache fatela" sem saberem o que havia para lhes mostrar. Confesso que também já o fiz, em locais que ja conhecia. Penso que se deve de evitar que o pessoal tenha que gastar dinheiro extra para logar a cache, mas se em determinadas caches o owner acha que é importante que sim, porque não? Agora claro que, no listing deve de constar toda essa informação: horários, preços, etc...

PS- Quanto aos Rottweilers (que concerteza que no horrário de visita não andam à solta) acho muito bem, mais eficientes que a maior parte dos alarmes. [:D] Se todos os usassem evitavam-se muitos furtos :D

Boas cachadas, Necas.
Avatar do Utilizador
NecaXing
Regular
 
Mensagens: 230
Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor CoolWrangler » quarta nov 18, 2009 11:10

caixeiro_viajante Escreveu:TPC = Trabalho de casa geocachiano

é o bonito gesto de estudar o local para onde vais à "caça" do caixote (ver atributos, definir rotas, ler logs), em vez de se carregar 1001 caches no GPS desactualizadas por 3meses. Dá para evitar os DNF's "Quando cheguei a casa é que vi que estava desactivada..." ups :wink:

1abraço


Eu sei o que é TPC. A minha pergunta é: como faço o TPC se na página da cache não refere (referia, porque entretanto já não consta na lista, como já tinha referido) que a cache estava num local sujeito a horário, nem referia nos atributos que não estava sempre disponivel... Adivinho que a cache está dentro de portas?
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CoolWrangler
Small
 
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 29, 2008 13:11
Localização: Leiria

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor ViperUnderground » quarta nov 18, 2009 11:14

Peço desculpa por estar a pôr o bedelho onde não sou chamado. :D

Estive a ver a página dessa cache e, não me parece de todo, que a cache esteja dentro de portas.
Tem lá a indicação de 24/7.
A não ser que o owner tenha colocado a cache num sítio e não tivesse reparado que estava dentro de portas.
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor caixeiro_viajante » quarta nov 18, 2009 11:20

ViperUnderground Escreveu:Tem lá a indicação de 24/7.


pronto, então ai o problema está entre o GPS e o espaço em redor, ou seja, o geocacher ehehe :-D

1abraço
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor Lima_Paço » quarta nov 18, 2009 11:23

Imagem

Sem querer alimentar polémicas, nem pouco mais ou menos, como a foto indica o TPC era difícil de fazer. ;))

Agora também pode ser que a cache esteja noutro local presa a um fio. :twisted: :twisted: :twisted:
(Private joke para o meu amigo Coolwrangler)
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor tmob » quarta nov 18, 2009 11:32

CoolWrangler Escreveu:Abro este tópico, em jeito de desabafo... Já por várias vezes encontrei caches colocadas em locais sujeitos a horário. Algumas delas referem na página esse pormenor e assim sendo, se não leio, o problema é meu. Outras há que não referem nada e aí o caso muda de figura....


Concordo, é bastante chato bater com o nariz na porta. Esta informação pode/deve constar nos atributos e na própria página.

CoolWrangler Escreveu:Pergunto eu, qual o interesse ou a necessidade de colocar uma cache dentro de um local fechado (sobretudo quando há centenas de metros quadrados livres em redor)?


Os motivos podem ser vários. Acredito que maioritariamente seja para mostrar o interior do local.
Penso que há realmente casos em que é a melhor opção, e outros onde pode ficar ao critério do geocacher visitar ou não o interior do local.

CoolWrangler Escreveu:E se há necessidade de o fazer, não deveria ser referido na página?


Devia.

CoolWrangler Escreveu:Hoje por exemplo, vinha cheio de vontade de registar um DNF, numa nova cache do touperdido, editada ontem, dia 17Nov09, desta vez na Gruta da Moeda. Só que, entretanto, a cache "desapareceu". Acontece que, chegado ao local, o GPS apontava o GZ para... 7 metros atrás do portão do recinto (com uma precisão de 3 m) e, para além de se encontrar fechado (eram 17:30), ainda tinha do lado de lá 2 Rottweilers com cara de poucos amigos. É que a vida custa a todos e fazer uma boa mão cheia de km para no final bater com o nariz na porta, não é agradável, não senhor...


Quer me parecer que esta história toda está mais relacionada com a dor de cotovelo de teres perdido o FTF. Eventualmente estou enganado, se assim for, peço desculpa pela calúnia.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor CoolWrangler » quarta nov 18, 2009 11:33

NecaXing Escreveu:Eu não tenho nadinha contra. Se o que a cache realmente pretende mostrar se encontra do lado de dentro porque não? Acredito que haja muito boa gente que vai a caches no exterior de monumentos, parques, etc... Logam e vão embora, sem cumprirem com o objectivo principal da cache: A vertente turistica. Muitas vezes se calhar até ficam a pensar "ah e tal.. cache fatela" sem saberem o que havia para lhes mostrar. Confesso que também já o fiz, em locais que ja conhecia. Penso que se deve de evitar que o pessoal tenha que gastar dinheiro extra para logar a cache, mas se em determinadas caches o owner acha que é importante que sim, porque não? Agora claro que, no listing deve de constar toda essa informação: horários, preços, etc...

PS- Quanto aos Rottweilers (que concerteza que no horrário de visita não andam à solta) acho muito bem, mais eficientes que a maior parte dos alarmes. [:D] Se todos os usassem evitavam-se muitos furtos :D

Boas cachadas, Necas.


E tu achas mesmo que, mesmo estando dentro de portas (a não ser que esteja mesmo no interior da gruta, neste caso) quem não quiser ir visitar, vai? Há por exemplo, nas Caldas da Rainha, uma cache (Ponto já - GC1W1K3) que nos leva à entrada do IPJ. Essa até refere o horário da acessibilidade da cache, mas qual o interesse em estar lá dentro, se a única coisa que se vê é o pátio? E até esse se vê do lado de fora das grades!
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CoolWrangler
Small
 
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 29, 2008 13:11
Localização: Leiria

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor CoolWrangler » quarta nov 18, 2009 11:37

tmob Escreveu:Quer me parecer que esta história toda está mais relacionada com a dor de cotovelo de teres perdido o FTF. Eventualmente estou enganado, se assim for, peço desculpa pela calúnia.


Companheiro, essa nem merece resposta...
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CoolWrangler
Small
 
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 29, 2008 13:11
Localização: Leiria

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor NecaXing » quarta nov 18, 2009 11:52

CoolWrangler Escreveu:E tu achas mesmo que, mesmo estando dentro de portas (a não ser que esteja mesmo no interior da gruta, neste caso) quem não quiser ir visitar, vai? Há por exemplo, nas Caldas da Rainha, uma cache (Ponto já - GC1W1K3) que nos leva à entrada do IPJ. Essa até refere o horário da acessibilidade da cache, mas qual o interesse em estar lá dentro, se a única coisa que se vê é o pátio? E até esse se vê do lado de fora das grades!


O owner é soberano nas suas escolhas( desde que cumpra as guide), só lá vai quem quiser. No entanto, no caso de um IPJ, acho que não se justifica que a mesma se encontre lá dentro, não conheço esse em particular e se dizes que não é relevente entrarmos no edificio eu acredito. Possivelmente foi para garantir maior protecção à cache. Mas ja constatámos que não é o caso da cache que originou este tópico, pois a mesma está acessivél, independentemente de vontade de visitar as grutas.
Avatar do Utilizador
NecaXing
Regular
 
Mensagens: 230
Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor tmob » quarta nov 18, 2009 11:58

NecaXing Escreveu:O owner é soberano nas suas escolhas( desde que cumpra as guide), só lá vai quem quiser.


Isso é uma bela treta! Claro que o owner é soberano, mas isso não implica necessáriamente que esteja sempre certo e tenha sempre tomado as melhores opções.

Tal como já disso, o CoolWrangler tem razão, há situações em que não se justifica. Esta eventualmente é uma delas, honestamente não sei que não conheço nem a cache nem o local.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Caches em locais fechados

Mensagempor NecaXing » quarta nov 18, 2009 12:10

tmob Escreveu:
NecaXing Escreveu:O owner é soberano nas suas escolhas( desde que cumpra as guide), só lá vai quem quiser.


Isso é uma bela treta! Claro que o owner é soberano, mas isso não implica necessáriamente que esteja sempre certo e tenha sempre tomado as melhores opções.

Tal como já disso, o CoolWrangler tem razão, há situações em que não se justifica. Esta eventualmente é uma delas, honestamente não sei que não conheço nem a cache nem o local.


Mas onde é que eu disse que o owner estava sempre correcto e tomava as melhores decisões? Até referi que (não conhecendo o local) me parecia a situação não se justificava. Agora que é soberano é. Claro que as vezes não tomam as melhores decisões. Concerteza que existe muita cache em que alguns ficam a pensar: "Epá, tanta ideia porreira para este local e este tipo limitou-se a atirar para ali um contentor", mas pronto que podes tu fazer? Colocar outra a 170 metros? POdes, respeitando todas a guides, tal como ele pode e criou a dele. Está criada, respeitaste as regras, agora so a tiras de lá se quiseres, independente dos gostos e da critica. Agora nunca me ouviste dizer que isso me agrada ou irrita...
Avatar do Utilizador
NecaXing
Regular
 
Mensagens: 230
Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes

cron