• Anúncios

Encontros perigosos.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor manelov » quarta abr 07, 2010 08:45

Esta semana o jeramalho, encontrou na minha cache desfolhada, uma guardiã.
Alguém me sabe dizer a marca e o modelo?
Imagem
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor elpombero » quarta abr 07, 2010 13:13

De certeza que foi na Desfolhada??
Não foi antes na Anaconda!??
Livra. Que belo "cagaço" tevem ter apanhado...
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor DX5 » quarta abr 07, 2010 14:43

Só têm falado de reptéis e insectos.
Mas lobos e javalis?
Alguém tem aventuras para contar?
Dos dois o javali é o que me causa mais stress psicológico cada vez que vou cachar no mato.
Avatar do Utilizador
DX5
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 21, 2009 14:07
Localização: Viseu

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ViperUnderground » quarta abr 07, 2010 15:38

Javalis é o que me causa um pouco mais de receio. Talvez porque nunca me ter deparado com nenhum, e também pela grande parte das "estórias" que oiço acerca deles.
A única coisa que vi ainda foi as suas pegadas.

PS: Por vezes vejo é muito "boi" no meio do mato de volta de tupperwares. :D :D [;)] :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor imperiotuga » quarta abr 07, 2010 21:20

Já avistei umas cobritas ali em Montemor o novo umas 5 ou 6 quando andava atrás da cache do castelo, os muitos restos de pele deviam de ser um aviso para ter cuidado, recentemente tive a companhia de um pit bull ao que tudo indica abandonado para fazer a cache na cave de Santa Margarida na arrábida, mas um cão muito dócil o receio inicial foi só mesmo por ser um pit bull.
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor alieri » quarta abr 07, 2010 22:31

Encontrar, já encontrei duas ou três cobras. Tive um susto ou outro, mas nada de especial. Em contrapartida, vi efeitos da presença de javalis aqui (por estas e por outras é que não se deve colocar comestíveis nas caches - nem usar caches onde tenha estado comida)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor truta » quarta abr 07, 2010 23:48

Nunca vi nenhuma víbora ao vivo, pelo menos na natureza, mas diria que a cobra da foto pode ser uma.
Parece ter a cabeça em forma triângular e embora a pele não apresente padrões tão definidos como é comum, também não é muito diferente da pele típica das víboras. É pena a fotografia não estar um pouco mais nítida.

Por outro lado, o que me faz ter maiores dúvidas é o comprimento.
Não dá muito para ter uma noção aproximada porque não há elementos de comparação mas parte do corpo está sobreposta e aparenta ter mais de 1 metro, o que excluiria a hipótese de ser uma víbora.
Editado pela última vez por truta em quarta abr 07, 2010 23:58, num total de 2 vezes.
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor manelov » quarta abr 07, 2010 23:57

Depois de ter visto várias fotos, parece-me ser uma cobra-de-escada. Pelo menos o padão é identico.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor truta » quarta abr 07, 2010 23:59

Pelas parecenças com uma víbora também pode ser uma cobra de água. Há uma espécie que desenvolveu semelhanças com a víbora como forma de defesa.
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor CarlosDBG » quinta abr 08, 2010 17:49

Até me arrepio só de ver na foto... nem quero imaginar ter um encontro desses... répteis para mim: distância! [xx(]
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosDBG
Regular
 
Mensagens: 213
Registado: domingo set 06, 2009 23:51
Localização: Alentejo

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta abr 08, 2010 19:10

Não tenho dúvidas nenhumas que é, tal como diz o Manelov, uma cobra-de-escada (Elaphe scalaris).

É completamente inofensiva e um excelente predador de pequenos roedores.

Normalmente as cobras evitam o contacto com o homem e fogem assim que pressintam a nossa presença evitando qualquer confronto.
Esta altura é a época de começarem a acontecer encontros entre geocachers e cobras; ambos gostam dos mesmos ambientes :)

Que me lembre só fui mordido meia dúzia de vezes pela cobra-de-escada (sensação semelhante à mordedura dum cágado) mas apenas por minha culpa porque as queria apanhar e como sabia que não havia problema, não tive qualquer cuidado.

Se tiverem medo, ou respeito ou qualquer outro nome que queiram dar a esse sentimento de arrepio, ao avistarem a cobra, qualquer que seja, simplesmente afastem-se.
Se não as conseguirem identificar não tentem pegar nelas.

A cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), para além de ser um pouco agressiva e extremamente rápida, inocula veneno com as suas presas anteriores.
As duas víboras existentes em Portugal são venenosas.

Todas as outras são completamente inofensivas e bastante engraçadas. ;)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta abr 08, 2010 19:23

truta Escreveu:Pelas parecenças com uma víbora também pode ser uma cobra de água. Há uma espécie que desenvolveu semelhanças com a víbora como forma de defesa.


A cobra de que falas é a Cobra-de-água-viperina (Natrix maura).
Curiosamente esta cobra é a que está melhor distribuída em Portugal.

A viperina, de facto possui a cabeça triangular e assume uma postura semelhante à víbora quando se sente ameaçada.
Só tentei, por parvoíce minha, pegar numa viperina uma vez e jurei para que nunca mais. Ela largou um liquido que cheira tão mal, tão mal, hurrgh. Do pior mesmo. É insuportável.
Mas, uma vez mais, um animal inofensivo... mas com um cheiro [xx(]
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta abr 08, 2010 19:37

O meu vizinho mais próximo está a 2 km e vivo a 200 metros dos javalis e nunca tive qualquer confronto com nenhum.
Em Junho tenho de fazer tratamentos fitossanitários durante a noite e, apesar de já ter visto alguns javalis, raposas, saca-rabos, texugos e até gado bravo a passar à frente, eles seguem a vida deles e eu a minha.

Não há qualquer razão para ter receios. O javali se não for ameaçado foge. O animal é um porco, não é burro e sabe que a sua carne é muito apreciada entre o homem que fazem montarias para o apanhar. :roll:

Solução: afastem-se do habitat do javali ao anoitecer. Ao amanhecer não é necessário porque ainda estão a dormir (vós, não +e o javali) :lol:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor Torgut » sexta abr 09, 2010 00:40

ajsa Escreveu:Não há qualquer razão para ter receios. O javali se não for ameaçado foge.


Vai-te catar! O javali é marado! Entre ser ameaçado e ele pensar que está a ser ameaçado vai uma enormidade. Eu odeio cobras mas é instintivo, sei que elas se piram logo, agora, de javalis tenho medo a sério!
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor MakoShark2 » sexta abr 09, 2010 08:49

Eu recordo-me de uma cache do almeidara que tentámos fazer uma vez. Uma bonita ermida, para os lados da herdade dos Lupis em Alcochete.

O problema é que os Lupis criam touros, daqueles bravos, para a arena.

Ainda passámos duas cercas. Depois chegámos a um cercado com bichos para cima dos 400kg (quase prontos para toureio) e vimos um deles fitar-nos os olhos a uma distância de mais de 200m.
E não é que engraçou connosco?! Começou a investir na nossa direcção. Escusado será dizer que fizemos meia-volta ao e saímos dali a galope...

Não fazíamos ideia que tinham tão boa vista...

Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem
Avatar do Utilizador
MakoShark2
Micro
 
Mensagens: 57
Registado: quarta mar 26, 2008 14:13
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron