• Anúncios

Encontros perigosos.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Encontros perigosos.

Mensagempor rmatosinhos » segunda Oct 19, 2009 23:55

No passado domingo numa durante uma extensa caminha de 10 horas e quase 22km no gerês, algures entre a Cache do Santo Grall e a Hearth of Darkness tivemos a oportunidade de fotografar uma pequena cobrinha (sendo que lhe irei uma foto com o iphone a cerca de 30cm)
Imagem
e fiquei a saber hoje que era uma Víbora Cornuda uma das poucas cobras venenosas da península ibérica...

Ver também este link

Portanto mesmo as cobrinhas que aparentem ser inofensivas poderão ser um grande perigo.
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor legolas73 » terça Oct 20, 2009 04:27

Não o referi no log do DNF no outro dia na cache D. Fernando I - Reis de Portugal - 09, GC1Y3T2, mas também eu avistei um bicharoco em tudo semelhante ao da foto e com as mesmas dimensões, cerca de 30 cm. Pelos vistos tem morada por aquelas bandas. A cache de momento está de novo desaparecida (será a cobra???) mas quando lá voltarem vejam onde poem as mãos.
Imagem
Avatar do Utilizador
legolas73
Small
 
Mensagens: 171
Registado: quarta mai 07, 2008 21:32
Localização: Cacém

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor strangedays » terça Oct 20, 2009 11:53

Nope, na zona de Lisboa acho difícil.
Sempre me ensinaram que as que tem a cabeça triangular e achatada podem ser venenosas.
É o caso da que fotografaste que se distingue da víbora dita "normal" por ter um pequeno apêndice (corno) na tola !
Essa bicheza é potencialmente perigosa de Março a Maio, dizem !
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
strangedays
Regular
 
Mensagens: 259
Registado: domingo set 23, 2007 19:56
Localização: Pinhal Novo

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor MightyReek » terça Oct 20, 2009 11:59

Sim, há que ter sempre atenção onde se enfiam as mãos.
Aqui fica um belo estudo sobre esse tipo de bicharada
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor Torgut » terça Oct 20, 2009 16:10

Uma víbora cornuda na zona, digo mesmo mais, no distrito de Lisboa? Nah nah, não me parece. Só se fugiu do Zoo.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor manelov » terça Oct 20, 2009 17:38

Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor elpombero » terça Oct 20, 2009 17:54

E depois ainda me gozam por colocar nos atributos "Cobras", em qualquer cache no campo... Sei lá onde elas se vão meter... Que eu saiba avisos a mais nunca fizeram mal a ninguém...
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » terça Oct 20, 2009 18:52

legolas73 Escreveu:Não o referi no log do DNF no outro dia na cache D. Fernando I - Reis de Portugal - 09, GC1Y3T2, mas também eu avistei um bicharoco em tudo semelhante ao da foto e com as mesmas dimensões, cerca de 30 cm. Pelos vistos tem morada por aquelas bandas. A cache de momento está de novo desaparecida (será a cobra???) mas quando lá voltarem vejam onde poem as mãos.


A víbora-cornuda pode ser encontrada em qualquer zona do país principalmente nas zonas serranas.
Neste caso julgo que terás confundindo o animal avistado com uma elaphe que possui algumas semelhanças principalmente em juvenis.
As elaphes são completamente inofensivas e até possuem um comportamento muito engraçado quando se encontram sob ameaça. :)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor legolas73 » terça Oct 20, 2009 20:40

Para os mais cépticos e apesar de também eu não o saber, segundo me foi dito por quem percebe do assunto (eu é mais bolos...) este bicharoco, apesar de ser raro, pode "residir" em todo o pais e arredores. Mas pronto, não batam mais no ceguinho (pelos vistos é o que sou...)
Imagem
Avatar do Utilizador
legolas73
Small
 
Mensagens: 171
Registado: quarta mai 07, 2008 21:32
Localização: Cacém

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor truta » quarta Oct 21, 2009 12:54

Torgut Escreveu:Uma víbora cornuda na zona, digo mesmo mais, no distrito de Lisboa? Nah nah, não me parece. Só se fugiu do Zoo.

Enganas-te!
Um amigo meu, cujos avós têm uma quinta na Malveira, contou-me que quando era adolescente chegou a ver matarem uma víbora com um cajado.
Acredito que sejam cada vez menos devido à expansão urbana mas ainda há víboras na Tapada de Mafra.
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor truta » quarta Oct 21, 2009 13:23

Encontrei este documento com informação útil:

http://www.spmi.pt/revista/vol12/vol12_ ... 48-153.pdf

Destaco algumas partes:

Em Portugal, existem duas espécies – a Vipera seoanei e a Vipera latastei, as quais podem ser encontradas particularmente nas Serras do Gerês, de Monchique, Amarela e de Sintra, no Vale do Guadiana e na Tapada de Mafra.
(..)
Doente do sexo masculino, de 26 anos de idade, (..) internado a 25 de Agosto de 2002, pelo Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria, por mordedura de víbora.
A 22 de Agosto de 2002, durante a sua estadia em férias na Serra do Gerês, foi mordido no polegar direito por uma víbora da espécie V. latastei não tendo sido administrado o antiveneno, por não se encontrar disponível na região Norte do país. :shock:
(..)
Em cerca de 24 horas, observou-se rápida extensão do edema e da equimose à região cervical, faces laterais do tórax e do abdómen, região inguinal homolateral e às regiões torácica e abdominal contra-laterais
(..)
o doente teve alta após 10 dias de internamento
(..)
A maioria dos casos de mordedura de víbora ocorre entre Abril e Setembro, altura em que esta se encontra mais activa (..)
As víboras são mais frequentes em zonas montanhosas e secas, com mato baixo e aberto, onde se encontram refugiadas debaixo das pedras. [tradicional-] [mistery-]
São animais diurnos, com reprodução ovípara e que hibernam durante os meses frios
(..)
A abordagem do doente no local do acidente é extremamente importante. O doente deve ser mantido em repouso, pelo facto da actividade muscular aumentar a difusão do veneno, e com a extremidade afectada abaixo do nível do corpo, para evitar o retorno venoso. A ferida deve ser limpa e desinfectada com água e sabão e, se possível, com anti-séptico (tendo
em atenção evitar o uso daqueles que alterem a coloração da pele, impedindo a detecção do aparecimento de futuras lesões) e, posteriormente, coberta com penso esterilizado. Se possível, aplicar sacos com água fria ou toalhas molhadas sobre a extremidade afectada,
mas não gelo. Caso haja necessidade, analgesiar o doente com paracetamol
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor Sagitario » quarta Oct 21, 2009 16:34

Nada de anormal por terras do Gerês.
Na minha última escapadela, tb ela longa, pela serra, encontrei uma, só que esta estava já inanimada. Já era pasto para as moscas...
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor salprata » quarta Oct 21, 2009 21:20

as cobras são boas, comem os ratos que são maus :lol:

tenho mais medo das vespas :twisted:
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor Torgut » quarta Oct 21, 2009 23:29

truta Escreveu:
Torgut Escreveu:Uma víbora cornuda na zona, digo mesmo mais, no distrito de Lisboa? Nah nah, não me parece. Só se fugiu do Zoo.

Enganas-te!
Um amigo meu, cujos avós têm uma quinta na Malveira, contou-me que quando era adolescente chegou a ver matarem uma víbora com um cajado.
Acredito que sejam cada vez menos devido à expansão urbana mas ainda há víboras na Tapada de Mafra.


Sim... eu tenho agora 43 anos, e na mesma região, quando eu tinha 10, havia lendas contadas pelos antigos dos tempos em que ainda se via uma víbora aqui e outra acolá, de forma rara.

truta Escreveu:Em Portugal, existem duas espécies – a Vipera seoanei e a Vipera latastei, as quais podem ser encontradas particularmente nas Serras do Gerês, de Monchique, Amarela e de Sintra, no Vale do Guadiana e na Tapada de Mafra.


Ah! Será que lhes ensinam deste pequeninas a não transpôr a vedação da Tapada de Mafra? :-) E de facto, não haver antídoto para a mordedura de víbora na zona norte do país é uma coisa esperta.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 07:22

salprata Escreveu:as cobras são boas, comem os ratos que são maus :lol:

tenho mais medo das vespas :twisted:


As vespas também são boas. São excelentes predadores de muitos outros insectos que, a não serem controlados, tornam-se autenticas pragas.
Aliás, todo e qualquer ser desempenha um papel fundamental nos ecossistemas.

Até há uns anos atrás, as víboras eram caçadas exclusivamente para obter a sua cabeça como objecto de adorno. [:(!]
Hoje as coisas mudaram um pouco de figura e quem quiser fazer este tipo de acções sujeita-se a ser convidado para o baile da policia. :clap:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

cron