• Anúncios

Encontros perigosos.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 20:26

Lima_Paço Escreveu:Matar não mates, guarda-os numa caixinha e vai vendê-los para o pé de uma barragem, que ainda ganhas um extra p'rá "gasosa" quando vais cachar. É que esses bichinhos são um petisco para achigãs e outros peixes de rio. O pessoal da pesca paga uns tostões por eles. :D



Valha-me Nossa Senhora.
Esta espécie encontra-se gravemente ameaçada e por este caminho, apesar da raridade em avista-los, rapidamente serão apenas recordações fotográficas. [:(!]

Na próxima vez que voltares a avistar um, pega nele com cuidado (para não o magoares) e coloca-o no exterior.
Considera-te um felizardo. :)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ViperUnderground » quinta Oct 22, 2009 20:38

Lima_Paço Escreveu:Matar não mates, guarda-os numa caixinha e vai vendê-los para o pé de uma barragem, que ainda ganhas um extra p'rá "gasosa" quando vais cachar. É que esses bichinhos são um petisco para achigãs e outros peixes de rio. O pessoal da pesca paga uns tostões por eles. :D


Ups.... :??
Imagem
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor Lima_Paço » quinta Oct 22, 2009 20:43

ViperUnderground Escreveu:Ups.... :??
Imagem


Criminoso :roll:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 20:48

É triste! Muito triste. :cry:

Todos os seres existem por uma razão e nós não temos o direito de os matar só porque não os conhecemos e parecem esquisitos.
estive a consultar as minhas cábulas e de facto o ralo está no livro vermelho das espécies ameaçadas, está ele e mais uns bons milhares.

Imaginem agora quem é o responsável??? [:(!]
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ViperUnderground » quinta Oct 22, 2009 20:57

Pois.. a culpa é mesmo da ignorância! Se ontem soubesse o que sei agora. :-( :-( :-(

É que não sei se têm noção, mas existe muito gente que chama lacraus a estes bicharocos. Lembro-me que quando era miúdo, andava a ajudar o meu pai a construir um muro e ao cavar na areia apareciam muitos bichinhos destes. E na altura o pedreiro disse: "Cuidado que são venenosos, são lacraus! ". Só mesmo à pouquíssimo tempo tive noção que lacrau era uma espécie de escorpião.
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 21:07

ViperUnderground Escreveu:Pois.. a culpa é mesmo da ignorância! Se ontem soubesse o que sei agora. :-( :-( :-(

É que não sei se têm noção, mas existe muito gente que chama lacraus a estes bicharocos. Lembro-me que quando era miúdo, andava a ajudar o meu pai a construir um muro e ao cavar na areia apareciam muitos bichinhos destes. E na altura o pedreiro disse: "Cuidado que são venenosos, são lacraus! ". Só mesmo à pouquíssimo tempo tive noção que lacrau era uma espécie de escorpião.


Desconhecia por completo a aproximação com o lacrau.
O buthus é realmente o único escorpião existente em Portugal e pertence ao grupo de espécies que deveremos ter muito cuidado tal como a cornuda até porque é extremamente pequeno mas sufucientemente venenoso para matar uma criança ou um idoso.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor Insano » quinta Oct 22, 2009 21:12

http://4.bp.blogspot.com/_7wHGt4JAQZc/S ... rra-19.jpg

Castelo de Montemor-o-Novo.... diga-se que passou a DNF rapidamente...
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » sexta Oct 23, 2009 06:33

Insano Escreveu:http://4.bp.blogspot.com/_7wHGt4JAQZc/StucRvDYv2I/AAAAAAAAKQU/EOHuYDz2OzM/s1600-h/montarra-19.jpg

Castelo de Montemor-o-Novo.... diga-se que passou a DNF rapidamente...



Ora aqui está um belíssimo exemplar duma cobra-de-ferradura (Coluber hippocrepis)
Este animal como é aglifo é completamente inofensivo para o homem mas atenção que se estiver em perigo não hesita em morder.

O seu comportamento nesta situação é também bastante curioso, ao mesmo tempo que se enrosca dilata a cabeça e começa a zumbir.
Um belo animal sem dúvida. Bastava esperares um pouco que ela saí dali e podia acabar a cache. Digamos que ela tem mais medo de ti que tu dela. :wink:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 23, 2009 09:07

Bom dia,

Penso que a postura de qualquer um, perante um ser vivo que desconhece, devia ser a de respeitar essa forma de vida e não a de acabar com ela...

Lamento a tendência para matar aquilo que desconhecemos... Infelizmente é uma tendência nossa, o ser superior a todos os outros com quem partilhamos este planeta.... :-(

Perante situações destas, basta afastarmo-nos um pouco e deixar o bicho seguir a sua vida enquanto nós seguimos a nossa. Nem que para isso seja necessário desistir de uma cache, como foi relatado num outro post anterior.
Aqui fica o meu apelo.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor truta » sexta Oct 23, 2009 09:53

Há dois animais muito "injustiçados" que são as aranhas e as osgas.
Em Portugal não há aranhas perigosas, com excepção de uma espécie de viúva-negra, mas da qual não há registos de picadas. Quanto às osgas a fobia deve-se ao mito errado de as suas ventosas serem venenosas.
As pessoas esquecem-se que estes animais alimentam-se de insectos muito mais incómodos para nós como por exemplo os mosquitos.
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor Fonsecada-Portucalense » sexta Oct 23, 2009 09:58

Eu conheço estes bichinhos (Ralos) desde criança pois o meu avô e o meu pai não gostavam muito deles e na altura (já lá vão uns anitos...) no Alentejo eles eram quase uma praga e como se alimentam das raizes, matanto as plantas agrícolas claro que não são muito bem vistos pelos agricultores!! pois fazem grandes galerias no solo para se alimentar. Pertencem à familia dos grilos (penso eu) e à noite podem ser confundidos com eles pois emitem uns sons semelhantes. Os tempos passam e à semelhança de muitas outras espécies hoje já quase não se vêem, em grande parte devido ao uso de pesticidas...
Imagem
Avatar do Utilizador
Fonsecada-Portucalense
Micro
 
Mensagens: 69
Registado: sábado fev 09, 2008 00:16
Localização: Mem-Martins

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » sexta Oct 23, 2009 10:10

Fonsecada-Portucalense Escreveu:Os tempos passam e à semelhança de muitas outras espécies hoje já quase não se vêem, em grande parte devido ao uso de pesticidas...


Entre os afectados pelo uso intensivo de pesticidas estão as lebres e os coelhos.
Estas duas espécies alimenta-se de diversas plantas mas têm um gosto especial por caules.
Ora as plantas que possuem maiores caules, que eles tanto gostam, são precisamente as vivazes e extremamente difíceis de controlar com os herbicidas "menos agressivos".

Para o efeito utilizam-se substancias que possuem um efeito residual e assim que seja absorvido pela planta entra de imediato em circulação por toda a planta até à sua raiz, onde estão os caules.

Rapidamente se conclui que daí até os coelhos se alimentarem deles é mesmo uma questão de dias. E daqui até entrar na cadeia alimentar...
Julgo que o resto se adivinha.

Neste momento, as lebres e coelhos deixaram de ser o alvo preferido dos caçadores precisamente por esta razão uma vez que para alem do referido estes animais ficam mais debilitados e muito susceptíveis a diversas doenças.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » sexta Oct 23, 2009 10:19

truta Escreveu:Há dois animais muito "injustiçados" que são as aranhas e as osgas.
Em Portugal não há aranhas perigosas, com excepção de uma espécie de viúva-negra, mas da qual não há registos de picadas. Quanto às osgas a fobia deve-se ao mito errado de as suas ventosas serem venenosas.
As pessoas esquecem-se que estes animais alimentam-se de insectos muito mais incómodos para nós como por exemplo os mosquitos.



Nós temos diversas osgas no monte, é um animal extraordinário.
No exterior da casa possuímos divisos candeeiros que à noite atraem centenas de mosquitos e traças.

Imagem quem está também lá a reclamar o seu território junto de cada candeeiro?
A osga! :D

Por nós são muito bem-vindas, elas não se incomodam com a nossa presença nem nós com a presença delas. Existe uma espécie de simbiose. Nós fornecemos a cada uma um excelente restaurante e elas livram a casa de mosquitos e traças. :clap:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor prodrive » sexta Oct 23, 2009 10:21

Resumindo... se encontrarem uma lebre ou um coelho, não desatem a esmagá-los!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor god_herodes » sexta Oct 23, 2009 12:12

Tsk Tsk

Malta da cidade....

Aventuram-se um dia pelo campo e dá nisto :twisted:
Imagem
____________________________________
There is nothing covered that shall not be revealed (Matthew 10,26) - A bíblia já mencionava o Geocaching?
Avatar do Utilizador
god_herodes
Regular
 
Mensagens: 619
Registado: terça jan 22, 2008 09:59
Localização: Albarrois - Alenquer

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes

cron