• Anúncios

Mas afinal o que é qualidade?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Torgut » sexta jun 12, 2009 23:48

Tenho mais algum tempinho, pelo que adiciono umas rubricas adicionais sobre o que é uma cache de treta e uma cache de qualidade....

* Na cache de treta, o owner fez asneira da grossa, meio mundo o refere nos logs e ele nunca corrige os erros. Exemplo: uma certa cache no Museu do Ar de Alverca. Multicache cheia de buracos na lógica, subjectividade na contagem de elementos, na recolha de dados. Resultado: quando a fiz, no tempo em que ainda aceitava "helpdesks", lá tive que telefonar a alguém. Fui para casa, pus-me a ler os logs e cheguei à conclusão que naquela altura, com uns 30 founds, nada mais nada menos que 80% deles tinham sido feitos com recurso a helpdesk ou feitos em equipa. Ou seja, não só a cache estava mal estruturada, como o owner fazia ouvidos de mercador de forma contínua aos justos apontamentos deixados pelos Geocachers. Desculpem lá, há caches sem qualidade, sim. A partir de determinado nível, deixa de ser uma questão de gostos.

* Na cache de treta, chegamos à conclusão que o container se encontra num muro de pedras, já danificado pela acção dos Geocachers (mesmo que cada um tenha bastante cuidado, ao fim de 200 founds não podem deixar de surgir marcas); ou num canteiro de flores de um jardim, já arrasado (mesmo que cada um tenha bastante cuidado, ao fim de 200 founds não podem deixar de surgir marcas); ou em qualquer outro local delicado, devastado por esta altura devido à escolha errada do owner. De novo, sim, há caches de fraca qualidade, sem planeamento, deixadas quase ao calhas, desprovidas de ponderação.

* Na cache da treta o container está colocado em frente a um bloco de apartamentos, onde os vizinhos passam uma boa parte do tempo à janela. Ah! E não tem hint.... ah! E o owner pede "discrição nas buscas". Mesmo quando a cache acaba por se encontrar a 15 m do ponto zero. Sim, existem mesmo caches sem qualidade.

Agora está na hora de dormir... calhando depois dou mais uns exemplos do que é uma cache sem qualidade. Também poderia descrever uma cache de qualidade... mas como há malta que não reconhece a existência de caches sem qualidade, tenho-me concentrado nesse aspecto.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Guess?who » sábado jun 13, 2009 00:47

Eu gosto é de fazer caches...hehehe...
Sejam " merth...osas " ou não...Como diz o BT...

Há caches que faço , com o unico proposito de desaparecerem do meu mapa de afazeres...Unica e exclusivamente para o numero...( critiquem á vontade ) e para mim num FTF a cache é sempre boa...( mesmo sendo "merth...osa" ).

Sinceramente as caches que me dão luta , são as do campo... no meio da natureza...

Mas devido á impossibilidade de fazer muitas caches dessas , motivado pela proximidade que vivo de lisboa...lá tenho eu que fazer uma data de caches , "algumas" delas sem interese nenhum...Enfim...( merth...osas ou não...) o found tá feito...

Como owner...
Tenho 5 caches que me deram muito gozo de elaborar e fiz de tudo para agradar a todos os que as encontrarem...
E tenho 1 cache ( merth...osa ) intitulada NONSENSE... que foi colocada mesmo para ser " merth...osa " ...

Ide fazer caches...de qualidade ou não...hehehe
Avatar do Utilizador
Guess?who
Micro
 
Mensagens: 45
Registado: quarta jun 04, 2008 13:13

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor papaleguas » sábado jun 13, 2009 01:24

Lima_Paço Escreveu:Eduardo, és um gajo de perguntas difíceis, o conceito de qualidade é tão subjectivo, que já fiz uma cache que considerei má, ou pelo menos, menos boa e disse-o ao owner em privado, mas como pelos vistos a única opinião negativa era a minha (já havia largas dezenas de logs e quase todos diziam maravilhas), tudo bem, sou eu que sou "esquisito".
Más, são de certeza todas as que ainda não encontrei. À medida que as for fazendo passam a ser boas, ou talvez não.
Quando pela página da cache esta não me "cheira", pura e simplesmente passa ao lado, ou pergunto a algum amigo que já a tenha feito se vale a pena o esforço de a procurar. ;))

[Off-topic] Mas olha, boas boas e de qualidade eram as sardinhas que comemos. Já era tempo de repetirmos a dose :D .[/Off-topic]

Luís


Epá eu sou assim... uns com perguntas dificeis outros com 3 containers numa cache... é a vida :D

[offtopic] Já viste que o reboque dá para 6 casais dormirem na maior e aqui há um parque mesmo na arrábida... quando é que estás à espera de agarrar aí no Takssista e virem até cá fazer uma razia na Arrábida???(obviamente com as marias e apendices que cabe lá tudo) (esperem pelas overdose que vão dar mais gozo)[ONTOPIC]

Vão mazé cachar pá!
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor mrwho » sábado jun 13, 2009 08:17

:D
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
Avatar do Utilizador
mrwho
Large
 
Mensagens: 1168
Registado: quinta mai 08, 2008 18:58
Localização: São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor NecaXing » sábado jun 13, 2009 10:31

Qualidade para mim é... Venham elas. Mas confesso que as vezes irrita um pouco pensar que existe um sitio espectacular que com uma boa ideia se poderia criar uma cache altamente mas não se pode pq alguém simplesmente chegou la primeiro e despejou lá uma caixa bastante banal sem aproveitar devidamente o espaço e a ideia. Mas claro, nunca critiquei negativamente nenhuma cache, so tenha a agradecer TODAS as que ja fiz, que me proporcionaram bons momentos. Sou da opinião de que a malta deve ler (quando existe :evil: ) a informação da cahe o os devidos logs para tirar as conclusões e se justifica gastar gasóleo para lá ir.

Eu tnh 5 caches, fotos dos locais em todas as paginas, informações turisticas, e a analizar pelos log s ja efectuados, idependentemente de serem boas ou não so la vai quem quiser. E se forem e não gostarem, não é uma critica negativa ou outra que me vai tirar o sono. E se algum dia me disserem: "Olha, é assim tu tens uma cache num sitio para o qual eu tinha esta ideia fantástica que achas?" se for algo mesmo bom vai contribuir para melhorar a opinião dos geocachers que por cá passam, digo logo: "Opá, bora lá. Arquivo ja a minha e até te ajudo na tua"

Como ja referi, ha so um aspecto que me aborrece, é estarmos a ficar limitados e existirem cada vez menos locais de interesse turistico disponiveis para povoar por vezes o primeiro a la colocar uma cache não o aproveitar minimamente. Exemplo: Acho que se um monumento de interesse turistico intermacional, ou uma cascata fantástica, não se deve simplesmente "atirar" para lá o primeiro container que encontramos na mala do carro, sem caneta, log book sem nome, etc... Devem-se de ter em atenção esses locais fantásticos e raros. Quanto ao resto, no meio do mato ao acaso, uma ruela de lisboa, no meio do nada, seja onde for, por mais desinteressante que seja... Continuem, pois só la vai quem quiser!!
Avatar do Utilizador
NecaXing
Regular
 
Mensagens: 230
Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor htf » sábado jun 13, 2009 16:34

NecaXing Escreveu:Como ja referi, ha so um aspecto que me aborrece, é estarmos a ficar limitados e existirem cada vez menos locais de interesse turistico disponiveis para povoar por vezes o primeiro a la colocar uma cache não o aproveitar minimamente.


Quando é assim pode-se colocar uma "melhor" 170 metros ao lado :D



:pop:
Imagem
Avatar do Utilizador
htf
Micro
 
Mensagens: 27
Registado: quinta abr 24, 2008 12:07
Localização: Setubal

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Torgut » domingo jun 14, 2009 09:02

Hoje comecei a ver as novidades que há ai em termos de caches. Até agora abri 5 caches, da lista. 4 delas são pautadas por múltiplos DNF, nem um Found, nada de FTF. Quando é assim, diz-me a experiência, que já é alguma, que.... ah é verdade... não há caches más... nem aquelas que foram publicadas sem que existam no local containers.... nem aquelas que têm coordenadas totalmente maradas... nem aquelas que foram tão mal concebidas que foram vandalizadas antes sequer de ser publicadas... pois é... não há caches más.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor manelov » domingo jun 14, 2009 09:36

Torgut Escreveu: 4 delas são pautadas por múltiplos DNF, nem um Found, nada de FTF.


Essas ainda não ganharam o estatuto de cache.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor papaleguas » domingo jun 14, 2009 23:29

Mas.... desde quando a cache ter DNF é uma cache má???? Pode ser uma cache DIFICIL.

Ou pode não ser uma cache como diz o manelov... Ninguém diz que há cache que não são más... acho que isso é uma questão de opinião.. apenas isso. Para mim mau pode ser optimo para outro...


mas voltando ao tópico o que perguntei foi: O que são caches de qualidade?

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Torgut » segunda jun 15, 2009 09:50

papaleguas Escreveu:Mas.... desde quando a cache ter DNF é uma cache má???? Pode ser uma cache DIFICIL.

Ou pode não ser uma cache como diz o manelov... Ninguém diz que há cache que não são más... acho que isso é uma questão de opinião.. apenas isso. Para mim mau pode ser optimo para outro...


mas voltando ao tópico o que perguntei foi: O que são caches de qualidade?



1) Pode sim senhora! E eu disse que era má por causa disso... ? Repito... "Quando é assim, diz-me a experiência, que já é alguma..."... e o resto já foi escrito acima. Já agora, má também, sem qualidade também, é uma cache com ratings de dificuldade e de terreno completamente desadequados. Vamos imaginar que a minha experiência me atraiçoa, a cache até só tem DNF's até ao momento porque é difícil; uma ou duas estrelas de dificuldade, 4 DNF ao abrir.... pera... terão lá ido cachar quatro lerdos.... ?

2) Ainda agora estava aqui a limpar a piscina, e quando isso sucede tenho 20 ou 30 min de livre pensamento, que ocupo com os mais variados temas que me vêm à mente... e hoje calhou ser esta coisa, das caches de qualidade. Vamos lá ver.... eu posso gostar de mulheres gordissimas, com estrias e bigode. Coisas minhas. Fetiches, chamem-lhes assim. Mas graças a qualquer coisa, terei o discernimento para reconhecer que apesar de eu gostar, não estou perante uma mulher de "qualidade". Posso adorar o clube de futebol lá da santa terrinha, o FC de Santa Margarida de Cima. Ok? Mas tenho o discernimento para ver que não jogam a ponta de um c*****. Com as caches, a mesmissima coisa. A cache X pode entusiasmar-me por variadas razões, mas caso se caracterize por uma série de coisitas, pois então, gostos e entusiasmos pessoais à parte, posso dizer que é má, mas má mesmo. Os porquês, a série de coisitas, já fui dizendo noutros posts deste tópico.

3) Para caracterizar caches de qualidade basta inverter tudo o que tem sido escrito sobre caches más, no que toca à minha participação.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor salprata » segunda jun 15, 2009 11:08

Para mim uma cache com qualidade deve ter um Liste com montes de texto e ou montes de fotos.... e vale por aquilo que representa, pelo conteudo, e não tanto pela forma... embora algumas, que a forma supera largamente o conteúdo

Já descobri sitios fantasticos à conta do geocaching, mas ainda me falta encontrar o taperwere :oops: é secundário...

com founds ou com not founds, para mim importante é conhecer um pouco melhor o nosso cantinho... o geocaching divulga de uma forma georeferenciada muita coisa, e torna facil chegar até esses "objectos"....
95% das caches são boas....


venham de lá mais caches !!!


:pop:

:D
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor FFrade » segunda jun 15, 2009 20:25

Existem caches em que o local pode não agradar a uns mas agradar a outros.
Eu não sou muito fã de igrejas e monumentos desse tipo mas faço as caches que por lá habitam e por vezes até gosto do que vejo.
Mas por exemplo já o meu pai adora ver igrejas, santuarios e ermidas e adora quando vai comigo fazer essas caches.

Acho que cada um de nós tem gostos diferentes.

Em relação de um local ser mau e nós irmos lá na mesma, penso que isso é um pouco relativo pois por vezes não sabemos o que vamos encontrar.
Estou nisto há pouco tempo e tudo o que já fiz gostei mesmo muito, claro que umas mais que outras mas o prazer de mexer no GPS e encontrar as caches também importa..


Frade
#452
FFrade
Micro
 
Mensagens: 34
Registado: quinta jun 11, 2009 21:15

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor bolacha » terça jun 16, 2009 08:21

Acho que o pessoal se anda a preocupar de mais com um jogo, que devia servir para se divertirem e passarem algum tempo com a família e amigos.

Quando comecei a participar neste fórum, já faz um tempinho bom, o pessoal encontrava-se aqui para se divertir com ou sem off-topic, mas divertiam-se e tirava-se duvidas, ajudavam-se uns aos outros...
Ultimamente tudo parece fazer confusão, micoses... Abrem-se tópicos sobre tudo e sobre nada, os quais nunca rumam a lado nenhum e de nada vão servir para melhorar atitudes, caches e mais não sei o quê... A não ser a discórdia entre os participantes do fórum, os arrufos e as birrinhas.

Até dá gosto para quem entra na primeira vez no fórum, abre um tópico e pimba, uma guerrinha e depois segue para o próximo e é precisamente o mesmo... E não digam que os posts não tem servido para isso, não culpa do fórum...
Por esse mesmo motivo já existe quem se afaste ou não venha cá com a mesma frequência que vinha.

Abraços e divirtam-se
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
bolacha
Extra Large
 
Mensagens: 1503
Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Torgut » terça jun 16, 2009 10:16

bolacha Escreveu:Acho que o pessoal se anda a preocupar de mais com um jogo, que devia servir para se divertirem e passarem algum tempo com a família e amigos.
Quando comecei a participar neste fórum, já faz um tempinho bom, o pessoal encontrava-se aqui para se divertir com ou sem off-topic, mas divertiam-se e tirava-se duvidas, ajudavam-se uns aos outros...
Ultimamente tudo parece fazer confusão, micoses... Abrem-se tópicos sobre tudo e sobre nada, os quais nunca rumam a lado nenhum e de nada vão servir para melhorar atitudes, caches e mais não sei o quê... A não ser a discórdia entre os participantes do fórum, os arrufos e as birrinhas.

Até dá gosto para quem entra na primeira vez no fórum, abre um tópico e pimba, uma guerrinha e depois segue para o próximo e é precisamente o mesmo... E não digam que os posts não tem servido para isso, não culpa do fórum...
Por esse mesmo motivo já existe quem se afaste ou não venha cá com a mesma frequência que vinha.


1) Se me (nos) dás licença, o pessoal preocupa-se com este jogo aquilo que achar por bem. E por mais que seja, algo me diz que nunca será tanto como as centenas de milhares, para não dizer milhões, que em Portugal se preocupam com o jogo de futebol. Em cada hobby, cada um doseará à sua medida a dedicação com que se entrega. E em cada hobby há múltiplos patamares de entrega. Desde os practicantes que pegam nele esporadicamente, passando pelos que lhe oferecem o tempo livre aos fins-de-semana, acabando nos que "respiram" o seu hobby. Ora vir a um fórum de discussão, sobretudo se com regularidade, talvez indicie um desses niveis mais "avançados".

2) Quando comecei a participar neste fórum, o pessoal estava aqui para falar de tudo, coisas agradáveis e desagradáveis, coisas pacíficas e polémicas, ajudas e desajudas... enfim... para ser humano. E havia mais gente e mais tópicos activos do que na fase seguinte em que na tua perspectiva "encontrava-se aqui para se divertir", e na minha perspectiva andavam por ai a dizer nada, a dar parabéns uns aos outros por tudo e por nada. Ou seja, aos meus olhos - e por acaso aos olhos de outro pessoal com quem vou falando fora da Net - a inexistência de polémicas até resultou, por coincidência ou não, num abrandamento de actividade e de presenças activas neste fórum, e não o inverso.

3) Neste tópico, especificamente, não existe nenhuma "guerra", arrufo ou birrinha, a não ser, talvez, a que acabaste de iniciar. Não está mau, para off-topic de "caches de qualidade".

4) Os dois últimos tópicos que criei no fórum, perfeitamente inocentes em termos de probabilidades de acabar em polémica, têm até hoje zero respostas. Uma pergunta "técnica" e um apontamento/sugestão sobre o site. Vê-se que é assim, com a ausência de debate, que o fórum vive no seu melhor dinamismo.

5) Como não se devem alimentar polémicas, suponho que ou não responderás a este post ou o farás por mensagem privada. Isto para não entrar em discussões paralelas ao tema aqui em foco, que me permiti alimentar por UM post para deixar as coisas claras - ou pelo menos com uma outra perspectiva - a quem "entra na primeira vez no fórum" (e a todos os outros, claro).
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor vsergio » terça jun 16, 2009 11:31

Sim, tb acho que não hajam guerras.
É natural, sendo isto um forum, que cada um puxe a brasa à sua sardinha (...olha, por falar em sardinhas...).
Temos que discutir as coisas.
E esta tem sido uma boa thread.
Continuemos, que assim estamos bem. Ou querem que só mandemos beijinhos uns aos outros?
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 44 visitantes

cron