• Anúncios

Mas afinal o que é qualidade?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor papaleguas » quinta jun 11, 2009 20:07

Esta discussão tem sido mais ou menos ciclica, mas agora sobe de tom em outra treads e outros fórums e por vezes áté nas listings.

O que é afinal uma cache de qualidade?

Esta questão prende-se com várias permissas que tenho verificado (e não sou o único). Alguns dos elementos que criticam as cache de forma destrutiva (não construtiva) também têm caches duvidosas para não dizer completamente parvas e sem qualquer sentido.

Há users que criticam cache e só têm meia dúzia de caches feitas e nenhuma publicada.
O mesmo acontece com os eventos.

Mas que raio de moda é esta afinal?

A cache é micro? e fizeram? e falam mal? Então porque fizeram?
O local é mau? Porque lá foram?

Esta tread tem como objectivo sber então duas coisas:

1º O que são boas ou más caches?
2º Já que são mãs as caches que criticam o que vos leva a fazer essa cache?

(Para não haver confusão abstenham-se de criticar a cache A ou B ou o owner A ou B

Já agora... algém me pode dizer quantos containers de cada tipo há em Portugal? (é que estou cá com um feeling)

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor manelov » quinta jun 11, 2009 20:59

Uma cache má é uma cache que ainda não está publicada.
Já encontrei algumas menos boas, má... ainda não encontrei nenhuma. Já houve uma que me recusei a procurá-la, mas, não porque a cache fosse má, aliás... nem cheguei a vê-la. Não gostei foi do sitio.
Venham a Ponte de Sôr, ponham uma cache em cada quarteirão e vão ver se eu não vou lá procurá-las. Aposto que os que se queixam de caches más, também não perderiam a oportunidade de as procurar se passassem por perto. E então se fosse FTF, passava logo a ser das melhores.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor danieloliveira » quinta jun 11, 2009 21:36

Uma cache má é uma cache má: micro, logbook de m#$%#, não tem lápis, feita à pressa e atirada de um carro em andamento. No entanto pode-se tornar uma cache boa se forem um conjunto de pessoas que se dão bem, mandam umas bocas e o travo azedo torna-se mais doce.
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
Avatar do Utilizador
danieloliveira
Large
 
Mensagens: 1201
Registado: sexta dez 26, 2003 09:12
Localização: Alpha Centauri

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor rmatosinhos » quinta jun 11, 2009 22:26

Acho que as caches à sua maneira são todas boas.
Com tempo bom, há que fazer caches no mato, em locais paradisíacos. Com chuva é necessário tirar da gaveta aqueles enigmas difíceis que estão a oferecer resistência já há algum tempo. Fazer uma nano na cidade com um dia espectacular de sol transforma essa cache numa cache má. Da mesma forma fazer uma nano na cidade com um tempo horrível de chuva, pode fazer sorrir e fazer esquecer o mau tempo.
Uma coisa que mesmo assim geralmente me deixa um bocado triste são enigmas demasiado difíceis ou multis demasiado complexas. Por vezes fazem com que os locais sejam evitados.
Gosto de dar sugestões aos owners tendo em conta a melhoria do jogo, claro que owner é soberado.
Há quem aprecie mais os desafios, há quem aprecie mais a descrição da cache, há quem aprecie a beleza a raridade ou a curiosidade do local.
Opiniões sobre geocaching acho que são como opiniões politicas ou de futebol.
Cada um tem as suas.
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Torgut » sexta jun 12, 2009 02:31

rmatosinhos Escreveu:Acho que as caches à sua maneira são todas boas.
Opiniões sobre geocaching acho que são como opiniões politicas ou de futebol.
Cada um tem as suas.


Como em tudo, há um leque de opiniões, perspectivas, preferências que são aceitáveis e respeitáveis. E depois há as outras.

Anyway...

Como alguns sabem, não alinho pela pauta do politicamente correcto e do socialmente adquirido. É curioso que ainda hoje encontrei uma cache de treta cujo ultimo log dizia "mais uma excelente cache"... e eu fiquei a pensar para com os meus botões... o que pensar deste log.... hipocrisia? Cegueira? Adiante.... o que é qualidade.

Uma cache de qualidade

* O seu hardware é de qualidade: o container fecha hermeticamente e aparenta manter essa característica durante muito tempo; tem lápis, stashnote, um logbook giro.. e sobretudo é mantida... repito MANTIDA pelo owner. O que significa que não vai ter um logbook húmido ou cheio, vai ter sempre algo para escrever.

* É colocada de forma inteligente, de forma a facilitar o acesso ao geocacher, protegendo a operação de olhos indesejáveis.

* Mostra algo de diferente, especial... um local, um monumento, uma paisagem... unanimemente ou maioritariamente considerados interessantes, belos.

* Todos os pormenores na sua colocação foram ponderados, estudados... pediu-se a alguém segundas, terceiras, quartas opiniões... testou-se, verificou-se as coordenadas uma porrada de vezes.

* Ok... podia continuar mas quero ir dormir... por isso, agora o reverso...

Uma Cache da treta

* O container rasca deixa entrar água e à primeira chuvada o logbook fica inutilizável, e o owner que não aparece para reparar a situação... calhando, quando lá fui não havia nada para escrever apesar de ser uma regular... e eu que até costumo levar uma caneta mas naquele dia esqueci-me.

* Colocada sem qualquer dica, num sitio cheio de muggles, mesmo em frente a uma esplanada de café. Qualquer movimento do geocaher é seguido por dezenas de olhos, e a cache, ao invés de poder ser previamente detectada por acção visual, tem que ser tacteada.

* É colocada num canto qualquer, dominado pela palavra BANAL, seja no campo ou na cidade.

* As coordenadas apontam na realidade para um ponto 20 m ao lado; a primeira vez que alguém lá vai, repara que a cache está em linha de vista directa do segurança do parque, e quando abre o contentor a tampa parte-se.

* Ok... podia continuar mas quero ir dormir...
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Torgut » sexta jun 12, 2009 02:35

papaleguas Escreveu:Esta questão prende-se com várias permissas que tenho verificado (e não sou o único). Alguns dos elementos que criticam as cache de forma destrutiva (não construtiva) também têm caches duvidosas para não dizer completamente parvas e sem qualquer sentido.


Infelizmente nunca consegui fazer uma crítica destrutiva. Eu bem tento, mas há caches que por mais que fale mal delas, por mais que explique no log porque é que são umas aberrações sem pés nem cabeça, elas continuam lá, não se destroiem. Tenho que apurar a minha crítica destrutiva para ver se a ponho mesmo a funcionar. Quanto à construtiva, faço assim: eu construo as minhas caches, os outros que construam as deles. E já agora.. quem quiser e qando quiser deitar as minhas abaixo, é meu convidado com um aplauso de pé, que felizmente não fui criado para ser flor de estufa.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Team HCCD » sexta jun 12, 2009 10:55

Boas!

Não acho que haja uma receita para dizer o que é má ou o que é boa. Acontece que um grande número de geocachers partilham de gostos semelhantes e no que toca a avaliar a cache, acaba por se reflectir.
Por exemplo, para a malta que gosta de trekking, de certeza que se uma caminhada for agradável o container pode ser muito fraquinho mas a caminhada torna a cache boa ou uma cache possa envolver um certo tédio até se alcançar o GZ mas se o container for de grande originalidade, a cache pode transformar-se numa boa cache. Isto é, há sempre algum dos aspectos que pode tornar a cache boa. Mas como é do ponto de vista positivo, também pode acontecer tudo ser mau na cache. Contudo, só temos 100 feitas, e talvez por ainda estar a começar, é que consigo ver em todas qualquer coisa de bom.

Quando se constrói uma critica destrutiva, mesmo por aqueles que só têm caches maravilha, fico com a ideia de que não estão a contribuir em nada para melhorar o gc, pelo contrário, há uma forte possibilidade de que esses owners desistam de colocar mais caches que porventura um dia poderiam ser boas caches.

um abraço

H
Team HCCD
Imagem
Avatar do Utilizador
Team HCCD
Small
 
Mensagens: 75
Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor Lima_Paço » sexta jun 12, 2009 11:58

Eduardo, és um gajo de perguntas difíceis, o conceito de qualidade é tão subjectivo, que já fiz uma cache que considerei má, ou pelo menos, menos boa e disse-o ao owner em privado, mas como pelos vistos a única opinião negativa era a minha (já havia largas dezenas de logs e quase todos diziam maravilhas), tudo bem, sou eu que sou "esquisito".
Más, são de certeza todas as que ainda não encontrei. À medida que as for fazendo passam a ser boas, ou talvez não.
Quando pela página da cache esta não me "cheira", pura e simplesmente passa ao lado, ou pergunto a algum amigo que já a tenha feito se vale a pena o esforço de a procurar. ;))

[Off-topic] Mas olha, boas boas e de qualidade eram as sardinhas que comemos. Já era tempo de repetirmos a dose :D .[/Off-topic]

Luís
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor vsergio » sexta jun 12, 2009 14:07

Caches com qualidade são as minhas, pá.

Mas no mínimo, as caches deveriam respeitar os princípios que o Torgut enunciou, ou isto aqui na geowiki, independentemente daquilo que a cache nos possa levar a conhecer. A qualidade deve, em primeiro lugar, passar pelo contentor (sem saco de plástico [:P]), seu conteúdo e cuidada manutenção. O resto, é subjectivo.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor manelov » sexta jun 12, 2009 16:46

Cruzando este tópico com o Ranking de finds 2009, em que se verifica que os primeiros 50 estão a fazer caches a uma velocidade entre 700 caches/ano(o nº50) e 1500caches/ano (o nº1) e, partindo do principio que se eles as fazem é porque elas existem, pergunto: estão à espera que haja tanto sitio bonito em Portugal que dê para publicar 1500 caches por ano em sitios espectaculares?
Os sitios que dantes eram conhecidos por "merecedores de uma cache", já estão quase todos ocupados. Se querem continuar a procurar caches a essa velocidade, vão-se habituado a procurá-las em locais cada vez mais "manhosos".

Por outro lado, locais que gostamos de visitar como por exemplo: uma anta; uma vista sobre o mar, etc. sendo tantas vezes usados como locais para colocar caches, acabam por se tornar mais uma para quem já visitou 10 ou 15 desse tipo.

Começa a ser altura de assumirmos que, andamos apenas à procura de uma caixa com uma folha de papel para assinar, sendo a monotonia quebrada cada vez mais raramemte por algo que nos desperta verdadeiramente a atenção.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor manelov » sexta jun 12, 2009 16:56

vsergio Escreveu: A qualidade deve, em primeiro lugar, passar pelo contentor (sem saco de plástico [:P]), seu conteúdo e cuidada manutenção. O resto, é subjectivo.


Plenamente de acordo e por isso, não deve ser só o dono a fazer a manutenção, todos devemos colaborar na manutenção das caches que visitamos. Por exemplo: sabendo que os lápis são o objecto que mais desaparece, não custa nada trazer sempre 1 ou 2 lápis de reserva para deixar nas caches. Um logbook de emergência também não pesa muito.

Quanto aos sacos de plástico, a coisa é mais complicada, costumo deixar as caches sem saco, mas, de vez em quando recebo uns logs do género: «como a cache não tinha saco, pusemos um saco novo». Parece que há quem pense que o saco é obrigatório.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor mrwho » sexta jun 12, 2009 17:03

Na minha opinião, a maior parte daquilo que se pode chamar de qualidade não passa de algo que depende dos gostos de cada um.

A única coisa que tenho a apontar são, como já foi aqui falado, as chamadas caches "já que aqui estou". Fiquei extremamente desiludido por uma cache aqui perto num local sobre o qual se poderia escrever - e não faltam fontes de informação sobre o assunto - e foi lá colocada uma cache "já que aqui estou" com um texto "já que aqui estou" a condizer.

Ainda não a fiz, mas conto fazê-la em breve, a ver se pelo menos o resto se salva. :geek:
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
Avatar do Utilizador
mrwho
Large
 
Mensagens: 1168
Registado: quinta mai 08, 2008 18:58
Localização: São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor papaleguas » sexta jun 12, 2009 22:57

Eu estou um pouco por todas as opiniões.

Quando iniciei esta tread não o fiz por ser alvo de critica em alguma das minhas caches (certamente haverá quem não goste e outros que gostarão... aliás, algumas se fossem feitas agora não as faria assim) mas sim pelo simples facto de achar que de pelo menos dois meses para cá tudo é alvo de critica na "qualidade" das caches e o conceito de qualidade é sobejamente subjectivo.

Eu defendo um log normal (não gosto de mandar a cache abaixo) mas em caso de querer manifestar a minha opinião faço-o em privado com o owner da mesma, que pode aceitar ou não a minha opinião.

O Torgut tem um forma de abordagem quem me agrada pela forma simples e directa como coloca a questão. No fim nenhum é flor de estufa ou mais susceptivel.

Eu cá gosto mesmo é que surjam mais caches sejam elas de que tipo forem para poder procurar e passar algum tempo fora de casa. Não considero o país muito cheio. Ou as caches más.

Obrigado pelas opiniões expressas até ao momento.

Eduardo

Editei paraa mandar este bitaque: Mas o pessoal que habitualmente é especialista em qualidade de caches também só se manifesta nas treads onde pode ter pessoal a acenar que sim com a cabeça... Aqui pelo menos poderiam dar uma opinião construtiva... digo eu!
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor vsergio » sexta jun 12, 2009 23:14

manelov Escreveu:
vsergio Escreveu: A qualidade deve, em primeiro lugar, passar pelo contentor (sem saco de plástico [:P]), seu conteúdo e cuidada manutenção. O resto, é subjectivo.


Plenamente de acordo e por isso, não deve ser só o dono a fazer a manutenção, todos devemos colaborar na manutenção das caches que visitamos. Por exemplo: sabendo que os lápis são o objecto que mais desaparece, não custa nada trazer sempre 1 ou 2 lápis de reserva para deixar nas caches. Um logbook de emergência também não pesa muito.

Quanto aos sacos de plástico, a coisa é mais complicada, costumo deixar as caches sem saco, mas, de vez em quando recebo uns logs do género: «como a cache não tinha saco, pusemos um saco novo». Parece que há quem pense que o saco é obrigatório.


O quê? Fazer manutenção às caches dos outros? Deves mas é tar maluco! [;)]

Tenho tirado praí sacos de plástico que nem fazes ideia... Hoje tirei um daqui. A cache estava molhada (por fora) bem como o saco.... e já não chove vai para uma semana. Os sacos são pior a emenda que o cianeto.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Mas afinal o que é qualidade?

Mensagempor papaleguas » sexta jun 12, 2009 23:28

Estava molhado estava... penss que não sei que andas a vender os sacos de plástico reciclados? :)
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes

cron