• Anúncios

Gerês e as Autorizações...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Gerês e as Autorizações...

Mensagempor vsergio » segunda jun 01, 2009 02:45

Vem a calhar este desabafo aqui dum amigo montanhista do Gerês, sobre aquilo que muito já falámos por aqui.

Só deve ter sido apanhado agora a ler Miguel Torga lá em cima, tá visto.

Ora aqui vai:

"Repressão Ambiental. Terrorismo Oficial
Carris, 30 de Maio de 2009

O mês de Junho inicia-se com o recomeço da cobrança por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, da taxa de passagem pela Mata de Albergaria nos postos de controlo situados na Portela de Leonte, Portela do Homem e Bouça da Mó. Não sei que valor será cobrado pela passagem nessas estradas e como de costume muito menos saberemos qual será o destino dado ao dinheiro obtido, destino esse que certamente estará encoberto pelo generalista "...para ser aplicado na melhoria das condições da zona..." ou algo parecido.

Pode-se criticar esta cobrança que no fundo acaba por ser mais um importo do tipo "utilizador / pagador" e certamente que os dirigentes (seja lá do que forem) podem encontrar múltiplas razões para a sua cobrança. Não poderão, jamais, justificá-lo ao nível ético pois fartar-lhe-á certo carácter para o fazer tendo em conta o que se vê nos restantes dias do ano, isto é nada!

Infelizmente não é este o assunto que me leva a escrever esta entrada no blogue. O assunto da cobrança da taxa de passagem é algo que já estará incutido na nossa vivência no parque nacional, algo como uma mentira muitas vezes repetida que acaba tornando-se verdade. O Parque Nacional da Peneda-Gerês torna-se aos poucos uma coutada de alguém que se move numa sombra na qual não conseguimos vislumbrar o seu rosto... algo que se vai movendo sub-repticiamente e que aos poucos vai fechando o cerco a quem muitas horas passa a disfrutar dos seus encantos como um santuário da Natureza que é preservado por quem nele tem um interesse inocente e não baseado num interesse económico representado pela descaracterização da paisagem com a pintura de mariolas ou a pintura de sinais nos trilhos de aventura pagos por grupos de inocentes turistas.

Na semana que se inicia a fiscalização vai apertar sobre aqueles que calcorreiam as montanhas e vales do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Vamos assim ter uma verdadeira polícia secreta a perseguir quem gosta de caminhar pela Serra do Gerês e pelos outros maciços montanhosos que fazem parte do nosso único parque nacional. Assim, parece que todas as datas serão agora escritas tendo por base o antes de 1974 e certamente que um clima de medo e receio se irá instalar pois nunca saberemos se um verdadeiro bufo estará à nossa vigia, a ver se passamos por ali, para alertar as autoridades vestidas de verde pálido ou de azul escuro.

É pertinente perguntar o porquê de isto acontecer? Será que nos tornamos uns verdadeiros destruidores do parque nacional? Será que ao longo dos últimos meses cometemos assim tão graves crimes ambientais para que se tome uma atitude desta magnitude, tipo 'ordem para multar'? Não me parece, porém e certamente, o erro tem de ser nosso pois quem manda não erra. Quem manda nunca admite o erro. Quem manda e é formado, aprende, para mandar e decidir sobre o que será melhor, jamais é capaz de admitir o erro mesmo por muito óbvio que ele seja.

Infelizmente não é assim. Muitos erros ocorrem, nós porém nada sabemos. Infelizmente quem manda não tem a capacidade de organizar um sistema no qual duas formas de 'viver' o parque nacional possam coexistir: o 'viver' preservando e o 'viver' desfrutando... Parece-me algo incrível como quem tem uma formação académica de topo (...) não seja capaz de gerir uma área protegida sem ter de recorrer a uma repressão pura e simples, sem ser capaz de falar com quem tem o parque nacional como um destino quase semanal. Continuar a ignorar e enfiar a cabeça numa areal movediço com um sentido único.

A insipidez de um desconhecimento de uma lei má, escrita por maus legisladores tendo por base maus pareceres de maus profissionais, não pode servir como fio de prumo na gestão de uma área protegida e muito menos como meio de repressão e de indução do receio e do medo em quem quer tirar o máximo proveito no Parque Nacional da Peneda-Gerês de uma forma equilibrada. Já basta a sociedade desrespeitadora do ambiente e da Natureza, não precisamos de um parque nacional que nos desrespeite a nós!

Aos poucos vão-se cortando canais de comunicação que são importantes. Impõem-se uma necessidade de solicitar autorizações para percorrer trilhos e negam-se as autorizações a 90%, dando sugestões de trilhos descaracterizados cujas informações têm de ser pagas que que possamos saber o que estamos a visitar. Pergunto se o Parque Nacional da Peneda-Gerês tirasse proveito financeiro dessas caminhadas se o cenário não seria diferente? Será que se prepara uma cama para um verdadeiro negócio com empresas de suposto turismo ambiental?

Faço um apelo a todos: inundem o Parque Nacional da Peneda-Gerês com pedidos de autorização para as vossas caminhadas nem que seja para passear nas Caldas do Gerês, nem que seja para visitar a Portela do Homem ou sair do carro na Pedra Bela. Querem visitar o Mosteiro de Sta. Maria das Júnias, peçam uma autorização! Querem visitar o fojo do lobo em Fafião, peçam autorização! Querem passear em Leonte, em Lamas de Mouro, visitar o castelo do Lindoso e Castro Laboreito, peçam autorização! Querem rezar na Sr.a da Peneda, peçam autorização!

Por outro lado, faço um apelo a todos que caminham pelas serras do parque nacional: vamo-nos reunir e vamos conversar, debater que protecção é esta e que parque nacional queremos nós?! É um convite de se abre aos habitantes das vilas e aldeias do parque nacional!

Montanhistas do parque nacional, uni-vos!

Publicada por Rui C. Barbosa em 21:31 em http://carris-geres.blogspot.com
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor timearth » segunda jun 01, 2009 19:41

Grande visão sobre aquilo que se passa na Coutada da Peneda do Geres.
Este fim de semana estive em Espanha e mais uma vez descobri uma zona cheia de caminhos num parque natural onde somos bem vindos e não andou nenhum tipo atras de mim com o livro de multas.
Vejam lá que até fui ao Caminho do Rei.
Se calhar a diferença é que em Espanha o povo não se acobarda a essa corja de politicos e brucratas corruptos.
timearth
timearth
Regular
 
Mensagens: 204
Registado: sábado mai 12, 2007 22:20
Localização: queijas

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor CPTeam » terça jun 02, 2009 18:18

Desculpem a nossa ignorância, mas por exemplo, se quisermos passar uma semana no PNPG o que temos que fazer?

Em termos práticos, temos de pedir autorização a quem? quando? onde? (porquê????)
Paga-se quanto de "portagem"?
Quais os troços onde se paga?
Quais os caminhos pedestres interditos?
Quais as estradas autorizadas?

Não vamos ao Gerês vai para 5 anos. Gostaríamos de lá voltar, mas estamos a ver que não nos querem lá... se assim é, está bem. Não vamos!
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor Carris » terça jun 02, 2009 23:30

É uma boa questão que é aqui colocada!

É óbvio que podem passar perfeitamente uma semana no Gerês sem pedir qualquer autorização seja para o que fôr. Porém, convém ter em atenção, que muitos dos trilhos que percorrem a Serra entram em áreas de protecção integral nas quais, teoricamente, ninguém deve entrar. Digo teoricamente, porque na prática toda a gente entra.

O texto no blogue vem para alertar as pessoas que visitam o Gerês que a vigilância por parte dos Guardas da Natureza e por parte do SEPNA será muito mais apertada e aquelas pessoas que andam pela serra terão uma maior probabilidade de os encontrar.

A situação das autorizações é demonstrada com um bom exemplo: se por ventura quiser fazer um trilho que não está sinalizado de forma oficial e se pedir autorização para o fazer, muito provavelmente õ PNPG não lhe dará e irá recomendar um trilho que já está marcado. Por outro lado, convém se informar das áreas delimitadas dentro do próprio parque nacional pois não vai encontrar qualquer sinalização que o informe dessas áreas ou se encontrar a informação não lhe dirá que não pode andar por aí. Da mesma forma, não pode numa situação dessas invocar o desconhecimento da lei.

Um outro exemplo é o trilho para as Minas dos Carris que é interdito a partir da Abilheirinha até à Ponte das Abrótegas. No local não encontra qualquer sinalização que o informe dessa situação, ms caso tenha um encontro com uma autoridade pode correr o risco de ser multado.

Os troços de 'portagem' paga são entre a Portela de Leonte, a Portela do Homem e a Bouça da Mó (Geira Romana).

As autorizações que certamente deveriam ser enviadas em massa para o PNPG, seriam pedidas ao próprio PNPG.

Abraço!

Rui Barbosa
www.carris-geres.blogspot.com
Carris
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 01, 2009 21:55

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor Silvana » quarta jun 03, 2009 15:30

Pelo que fomos informados durante o CITO e pelos contactos que tenho mantido com o PNPG, os únicos acessos interditados e para os quais, nem são atribuídas licenças correspondem ao dos Carris/Nevosa (caches das Minas e Tou ás Aranhas) e, desde há 2 meses, ao da zona que ardeu na Mata de Albergaria (Temple of Darkness e Abrigo dos Pastores).
E mesmo estes, estão interditados temporariamente. O primeiro por motivos da introdução da cabra montesa e outras espécies e no segundo caso, por motivos de avaliação do incêndio e do impacto na biodiversidade local.
O PNPG está em vias de rever até final do ano, a possibilidade de retirar essas interdições e passar de zona interdita a zona de acesso condicionado mediante licença.
Quanto ás licenças, não é o PNPG que atribui mas sim, o ICBN.
O custo da licença é zero, e até ao presente momento, nunca me foi recusado qualquer pedido de licença para caminhadas em locais de acesso condicionado. 8-)
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor kidloco » quarta jun 03, 2009 15:48

Agora fiquei sem entender, não há muito tempo atrás disseram-me que já se tinham pedido todas a licenças e que já não havia a possibilidade de se pedir mais...
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor mtrevas » quarta jun 03, 2009 18:13

kidloco Escreveu:Agora fiquei sem entender, não há muito tempo atrás disseram-me que já se tinham pedido todas a licenças e que já não havia a possibilidade de se pedir mais...


Normalmente as licenças são codicionadas a um determinado numero por dia... deve ser a isto que te referes!
mtrevas
Large
 
Mensagens: 979
Registado: terça fev 27, 2007 15:09
Localização: Arredores de Lisboa

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor CPTeam » quarta jun 03, 2009 18:50

Vamos lá a ver... Não me agrada muito fazer 400 Km, pagar 40€ de portagens + 60€ de combustível (ou 80+120 se levarmos o UMM), alojamento, refeições, etc para correr o risco de ficar sentado no sofá porque não tive autorização para visitar o parque. E mesmo que consiga essa autorização, ainda temos que pagar a "portagem" do Campo do Gerês até à Portela do Homem... todos os dias!!!

Confesso que já retirei da ideia lá ir este ano [:(]

Talvez num futuro próximo, as mentalidades mudem para castellano...
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor MAntunes » quarta jun 03, 2009 22:18

CPTeam Escreveu:(...) Não me agrada muito fazer 400 Km, pagar 40€ de portagens + 60€ de combustível (ou 80+120 se levarmos o UMM), alojamento, refeições, etc para correr o risco de ficar sentado no sofá porque não tive autorização para visitar o parque.
(...)
Confesso que já retirei da ideia lá ir este ano [:(]

Talvez num futuro próximo, as mentalidades mudem para castellano...


Olá,

Só sairias do sofá, ou seja, só farias a deslocação ao Gerês se obtivesses autorização para caminhar nas zonas restritas. :-)

A licença pode ser pedida por mail ou fax, de acordo com uma quota diaria que parece existir, para determinados dias com o percursos que fossem autorizados, e só nessa situação é que se deslocariam ao Gerês.

Mas ...hà caches e percursos que não precisam de licença para se poder lá ir. Consigo lembrar-me de algumas que justificam, em conjunto, essa deslocação; "Fenda da Calcedónia", "Silhas dos Ursos", "Miradouro da Boneca" e os outros miradouros e as duas caches da Preguiça. Só por este conjunto eu já iria lá. :-)

Se não vão ao Gerês há uns anos, eu não desistiria de tentar um pouco mais em arranjar uma solução. É que o Gerês merece e se ficam à espera da mudança de mentalidades... digam adeus ao Gerês.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor NecaXing » quarta jun 03, 2009 23:06

eu lá irei este verão e de gps na mão tentarei fazer o maximo de caches possiveis, pois não é todos os dias que la vou e se vou quero aproveitar ao maximo. Claro que se vir uma placa do tipo " Acesso Proibido" irei respeitar. Se não houver nada que me informe da proibição de acesso tb não estarei para fazer uma pesquisa aos D.L que regulamentam e condicionam os acessos ao Gerês. Se eventualmente for aborardado por algum fiscalizador, competente para tal, explicarei o desconhecimento e ficará ao critério do seu "Bom senso"...
Avatar do Utilizador
NecaXing
Regular
 
Mensagens: 230
Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor Carris » quarta jun 03, 2009 23:24

Silvana Escreveu:Pelo que fomos informados durante o CITO e pelos contactos que tenho mantido com o PNPG, os únicos acessos interditados e para os quais, nem são atribuídas licenças correspondem ao dos Carris/Nevosa (caches das Minas e Tou ás Aranhas) e, desde há 2 meses, ao da zona que ardeu na Mata de Albergaria (Temple of Darkness e Abrigo dos Pastores).


Consultando o mapa das áreas restritas publicado no actual Plano de Ordenamento do PNPG ver-se-á que os Carris e a Nevosa estão fora da área de protecção total. Aliás, a área restrita é limitada pelo própio caminho de acesso aos Carris entre a Abilheirinha e a Ponte das Abrótegas. Ver http://lh3.ggpht.com/_9jcuZ4rxsEA/ScJYY ... 5B3%5D.jpg
Carris
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 01, 2009 21:55

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor CPTeam » quinta jun 04, 2009 16:44

Como queria esclarecer esta história, telefonei para o ICNB. Então é assim:

Autorizações:
Se for um grupo grande (não especificaram o tamanho) é realmente necessária autorização para circular a pé pelo parque.
No nosso caso 2-4 pessoas, não é necessária qualquer autorização.

Zonas interditas:
A pé: Não existe neste momento qualquer zona interdita do PNPG. (!?)
De carro: Não existe, desde que não passem correntes, nem pedras, nem portões... ( :OO )

Portagens:
Confirma-se o pagamento de uma taxa de 1,5€ para circular entre a Portela de Leonte, a Portela do Homem e a Bouça da Mó (Geira Romana).


Só me ficou cá atravessada a história de não passar correntes, nem pedras, nem portões. Será que a senhora que me atendeu sabia que temos um UMM? :oops:
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor prodrive » quinta jun 04, 2009 17:04

E não mencionou ribeiras? [virtual-]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor CPTeam » quinta jun 04, 2009 17:07

prodrive Escreveu:E não mencionou ribeiras? [virtual-]


Nop, estás à vontade! :D
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Gerês e as Autorizações...

Mensagempor papaleguas » sexta jun 05, 2009 22:28

Com algum receio de incendiar um pouco os ânimos, mas...

Qual é o grande problema das "licenças" e de alguma contribuição monetária (irrisória)?
As primeiras têm como objectivo tentar controlar as movimentações na zona para depois não vermos a tristeza de olhar para árevores pretas em vez de verdes, saberem onde andam as pessoas caso desapareçam e no geral tentar controlar as movimentações dentro do parque.

A segunda tem a ver com todo o trabalho que é efectuado no parque. infelizmente a nossa mentalidade ainda passa um pouco pelo estado-pai... e em Espanha não se paga... então é muito bom, mas e as partes más? (por exmeplo apanhados numa resrva integral pagam multas até 5000 € e lá o sôr-policia não desculpa pela conversa fiada).

Nós por cá queremos parques bonitos, caminhar onde queremos sem passar cavaco, olhar para as coisas boas dos outros países e depois passado algum tempo olhamos para o lixo que certamente nasceu no local, para as pessoas que "trágicammente" desapareceram sei lá onde dificultando operações de busca que me vez de andarem à procura dos meninos poderiam estar a prestar socorro a algum familiar que precisasse.


Isto é um pouco de tuguismo... olhamos o que os outros têem de bom, mas esquecemos as grandes obrigações associadas.


Por mim até a arrábida deveria de carecer de autorizações em certas áreas.

(não levem a mal... )

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron