• Anúncios

Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor Team HCCD » sexta mai 29, 2009 13:09

Olá!
Abri este tópico porque tenho interesse em saber se há outros geocachers que partilhem da minha opinião...

Sendo Português, qual é a panca de escrever em inglês nos logs de owners Portugueses e em território português?
No meu ponto de vista, um estrangeirismo ou termo de jogo são claramente distintos de se escrever todo um log em inglês.
Não se trata de um problema de compreensão porque até compreendo, escrevo e falo o inglês, trata-se sobretudo do sentimento que fico de que quem o faz, tendo consciência que o owner é português, está a ser um pouco pedante, maniento... vá, nariz empinado.
No entanto, também é verdade que entre falar inglês, e bem, a escrever "taxe bene, o tamparuére tava buex fixex" prefiro o inglês, mas a verdade é que quem escreve bem o inglês também sabe fazê-lo em português, então... Qual é a obsessão ?
Enfim, se todos os males do Mundo, da Europa, de Portugal, do geocaching fossem esses.... estávamos nós bem! :-D
Um abraço!

by H
Team HCCD
Imagem
Avatar do Utilizador
Team HCCD
Small
 
Mensagens: 75
Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor ajsa » sexta mai 29, 2009 13:25

Outra vez, não!
Julgo ser oportuno ver este tópico.
Ou este.

Agora dá uma olhada a este registo, e tenta, por exemplo, entender esta cache ou esta.

O Geocaching é um jogo universal!
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor tmob » sexta mai 29, 2009 13:55

e se os logs em inglês disserem bem da cache, já pode ser?
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor bolacha » sexta mai 29, 2009 14:19

tmob Escreveu:e se os logs em inglês disserem bem da cache, já pode ser?


Posso fazer os Logs em Mirandês?! Posso??? Posso??? [:P]

Também não acho muita lógica, mas percebo o conceito. :wink: Mas isso já foi mais que falado.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
bolacha
Extra Large
 
Mensagens: 1503
Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor Team HCCD » sexta mai 29, 2009 14:29

ajsa : Por acaso não vi dois dos posts que colocaste em link, obrigado. Caso não te apeteça responder, tens sempre a liberdade de o fazer, pois ninguém te obriga a dar a tua opinião, que não é em tudo, igual à dos outros posts, porque o que questiono é se sentem o mesmo que eu.. é ou não ser nariz empinado...

tmob : Não se pode dizer mal em português? Assim por alto, ocorrem-me algumas palavras do nosso dicionário que servem para elogiar ou criticar, seja construtivamente ou não. Penso que escrevi a sua língua materna pelo que, corrija-me se estiver errado, percebe que o texto é expressa a minha opinião, e que mesmo que não concorde, estou a tentar perceber os motivos de quem o faz.

Cumprimentos
Editado pela última vez por Team HCCD em sexta mai 29, 2009 16:12, num total de 1 vez.
Imagem
Avatar do Utilizador
Team HCCD
Small
 
Mensagens: 75
Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor TobiasTeam » sexta mai 29, 2009 14:39

PT
Português de Portugal. Sempre e só.
Imagem
Avatar do Utilizador
TobiasTeam
Micro
 
Mensagens: 56
Registado: sexta dez 07, 2007 09:59

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor salprata » sexta mai 29, 2009 14:48

Os logos podem ser em qualquer idioma... o importante é que escrevam...

O texto das caches, tenho pena de algumas estarem unicamente em inglês, quando feitas por portugas... [xx(]
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor tmob » sexta mai 29, 2009 15:02

Team HCCD Escreveu:ajsa : Por acaso não vi dois dos posts que colocaste em link, obrigado. Caso não te apeteça responder, tens sempre a liberdade de o fazer, pois ninguém te obriga a dar a tua opinião, que não é em tudo, igual à dos outros posts, porque o que questiono é e sentem o mesmo que eu.. é ou não ser nariz empinado...

tmob : Não se pode dizer mal em português? Assim por alto, ocorrem-me algumas palavras do nosso dicionário que servem para elogiar ou criticar, seja construtivamente ou não. Penso que escrevi a sua língua materna pelo que, corrija-me se estiver errado, percebe que o texto é expressa a minha opinião, e que mesmo que não concorde, estou a tentar perceber os motivos de quem o faz.

Cumprimentos


porque é que o ajsa é tratado por tu e eu por você?
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor Team HCCD » sexta mai 29, 2009 15:07

Porque você tem mais de 1000 caches encontradas. E isso, parece-me digno de respeito :D . Fora brincadeiras, porque ajsa me tratou por tu então respondi-lhe por tu, como na sua intervenção, não é definida a pessoa, respondo-lhe com a educação que merece.

Abraços
Imagem
Avatar do Utilizador
Team HCCD
Small
 
Mensagens: 75
Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor CPTeam » sexta mai 29, 2009 15:11

Para nós é simples:
Listings das nossas caches: português + inglês. Umas vezes duplicamos o texto, outras dizemos para nos enviar um mail que nós enviamos uma versão em inglês. Como só temos duas caches colocadas, temos os dois exemplos em funcionamento. :oops:

Caches PT: português
Caches estrangeiro: inglês ou lingua local (sim, somos polidiotas). Se bem me recordo temos feito todos os logs em inglês, à excepção de uma cache em França.
Quando as listings estão somente na lingua local, e não percebemos patavina, somos mauzinhos e fazemos o log em português, ou então nem sequer vamos à cache.

Trackables: normalmente em inglês, mas já fizemos algumas excepções; por exemplo, numa coin de um alemão que tinha os objectivos todos em alemão. Nessa escrevemos em português "pá éle num preceber natha kuando traducir no google", eh, eh! :twisted:
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor ajsa » sexta mai 29, 2009 15:12

Julgo que a minha mensagem não foi bem interpretada.

Eu não estou a dar a minha opinião.

Estou a afirmar que o Geocaching é um jogo / actividade universal e deverá estar ao alcance de todos os seus membros, independentemente do seu idioma materno.
O resto já foi aqui muito falado, sublinhado, recalcado e afirmado e também está ao alcance de quem o quiser consultar.
Daqui para a frente é redundância!

Estando este assunto aqui bem marcado noutros tópicos, sendo ele de enorme subjectividade, qual o objectivo do tópico?
Tem cariz construtivo é mesmo um problema de expressão?
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor rifkinda » sexta mai 29, 2009 15:17

Penso que está a haver aqui alguma confusão.
Este tópico pergunta explicitamente qual é a opinião do resto da comunidade em relação à língua na qual devem ser escritos os LOGS.

Os dois tópicos mencionados pelo ajsa, referem-se ao texto/descrição das caches e em que língua devem ser escritos. Isso já foi realmente amplamente discutido e o pessoal mais recente aqui no fórum pode sempre ressuscitar o tema, dando a sua opinião dos tópicos já abertos.


Agora eu penso que a língua utilizada na descrição das caches pode ser diferente da língua utilizada nos logs.

Eu por exemplo concordo que é importante a descrição da cache estar em português e em inglês (para que os estrangeiros que nos visitam poderem entender o propósito e as instruções da cache). Já no que diz respeito aos logs, eu normalmente logo só em português em caches portuguesas e em inglês em caches fora de Portugal.
Um estrangeiro que nos visita vai ler a página da cache, mas não vai ler necessariamente todos os logs que lá figuram, porque a informação essencial para a procura de uma determinada cache está (ou deveria estar) na descrição da mesma e não nos logs.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8454
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor danieloliveira » sexta mai 29, 2009 15:24

Ponham aqui um ícone de um smiley a bater com a cabeça na parede sff.
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
Avatar do Utilizador
danieloliveira
Large
 
Mensagens: 1201
Registado: sexta dez 26, 2003 09:12
Localização: Alpha Centauri

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor kidloco » sexta mai 29, 2009 15:50

No meu caso e sendo caches em território nacional, se o proprietário for estrangeiro eu uso o inglês se não, pura e simplesmente o português. Para caches no estrangeiro normalmente o inglês a não ser na Galiza, onde por vezes escrevo em português, que os galegos entendem-no bem. Mas o que eu queria mesmo era escrever alguns logs em swahili para dizer umas valentes verdades sem ter chatices :-D , isto se não houver para ai algum tradutor automático manhoso.
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Fazem os logs em Português? Inglês? Chinês? Francês?

Mensagempor Daniel C. » sexta mai 29, 2009 15:52

Eu desde sempre fiz os logs em caches portuguesas e de owners portugueses em português. Recuso-me a vender-me à globalização que os países anglo-saxónicos nos querem impingir!

Em caches estrangeiras escrevo em inglês, pois é a língua mais amplamente difundida...

No fundo, e relendo o tópico, há aí várias opiniões bem fundamentadas, nomeadamente a da Rita rifkinda que diz tudo aquilo que eu defendo nesta questão! :wink:
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular
 
Mensagens: 458
Registado: quarta ago 22, 2007 20:05
Localização: São João da Talha; Lisboa.

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

cron