• Anúncios

Código de Conduta

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Código de Conduta

Mensagempor o_admin » terça mai 05, 2009 22:44

Código de Conduta - Versão 2009


• Geral

1. Este fórum, o site Geocaching@PT e o site GeoPorStats são um espaço de debate, troca de opiniões e informação sobre Geocaching e outros assuntos directamente relacionados.

2. O conjunto é mantido para todos os Geocachers e, acessoriamente, para todos os que o visitem ou utilizem. A manutenção é da responsabilidadade dos Administradores abaixo indicados.

3. A aceitação das regras seguintes é obrigatória para participar no fórum. Se não concordar com estas condições de utilização/regras ou as mesmas lhe parecem abusivas, por favor, abstenha-se de utilizar este fórum.

4. Todos os intervenientes neste fórum, incluindo os seus Admins, têm o dever de zelar pela sã convivência dos utilizadores do fórum.

5. As normas aqui expressas serão aplicadas a todos os intervenientes no fórum ou nos seus sites anexos, incluindo aos Admins.

6. Nesta data os Admins são, por ordem alfabética, os seguintes:

- António Casimiro - Acasim
- João Rechena - Rechena
- Nuno Correia - Lobo Astuto
- Nuno Pedrosa - Rifkindsss
- Nuno Xavier - Alieri
- Ricardo Silva -Lynx Pardinus
- Rita Pereira - Rifkindsss


O email de contacto comum, é geocachingpt@gmail.com .

7. A qualquer momento esta composição poderá ser alterada com a devida publicidade no fórum.


• Objecto

8. São permitidos e incentivados todos os posts sob o tema geral Geocaching.

9. Pedimos que respeitem o alinhamento dos tópicos. Sempre que isso não puder ser feito, é possível e recomendado criar novos.

10. Antes de criar um novo tópico, aconselha-se a pesquisa prévia de tópicos relacionadas com o tema a desenvolver, de modo a poderem ser reutilizados os já existentes e a evitar a proliferação de tópicos com temas repetidos.

11. Aos Admins é permitido intervir directamente nos posts criados pelos utilizadores, sempre que seja considerado necessário ou adequado, de acordo com o presente Código de Conduta.

12. Essa intervenção poderá consubstanciar-se na remoção de um post criado pelo utilizador. Por uma questão de coerência dos tópicos, um post também pode ser movido para outro tópico. Esta acção poderá ser executada imediatamente, assim que um Admin detectar a situação e não precisará de consultar outros colegas para o efeito.

13. Sempre que possível ou adequado essa intervenção será antecedida de um contacto ao utilizador com solicitação de alteração do seu texto ou conduta. No entanto, esse contacto prévio não é condição obrigatória para a tomada da acção julgada necessária.

14. Posts não condizentes com o objectivo do tópico são considerados off-topic. Tratando-se de um fórum ligado a um hobby, permite-se uma conversação descontraída e por isso alguns off-topic poderão ocasionalmente acontecer. No entanto, verificando-se 3 ou mais posts seguidos de off-topic, considera-se que o tópico mudou de direcção e assim todos os posts off-topic serão movidos para um tópico apropriado se forem de interesse ou simplesmente removidos da área pública.
A definição de interesse, a oportunidade da acção de limpeza do tópico e o número de posts a partir dos quais tal acção se justifica, estão sujeitos aos critérios dos Admins que detectem a situação e eles poderão actuar sem prévia consulta de outros Admins.

15. Qualquer intervenção dos moderadores ou administradores será registada e identificada como tal no tópico intervencionado. Este registo público não dará direito a trocas públicas de argumentos, justificações ou quaisquer outras intervenções, devendo para esse efeito ser utilizado o e-mail de contacto da Admin: geocachingpt@gmail.com.

16. Apenas os casos de intervenção disciplinar (suspensão temporária ou definitiva de um utilizador), terão de ser efectuados com a concordância de pelo menos 2 Admins, preferencialmente mais, mas sempre com a máxima brevidade na correcção da situação.


• Limites

17. Genericamente, será considerado abusivo qualquer post que,
1.Ultrapasse os limites da sã convivência social e troca de ideias;
2.Seja ofensivo ou contenha má educação, afirmações insultuosas ou ataques pessoais;
3.Tenha um cariz fortemente politizado ou religioso;
4.Contenha pornografia ou nudez explícita, ou conteúdo violento, sejam em desenho ou outro modo susceptível de ferir susceptibilidades;
5.Demonstre atitudes de racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição e dignidade humanas;
6.Promova actividades ilícitas ou passíveis de procedimento criminal;
7.Tenha qualquer conteúdo que os administradores ou moderadores considerem inadequado, de acordo com os princípios presentes neste Código de Conduta.

A definição de sã convivência social e má educação são as definidas pela interpretação dos Admins e não está sujeita a negociação. A boa educação e respeito pelo próximo não se negoceiam. Sempre que algum tópico ou post possa ser considerado como abrangido pelas normas indicadas neste ponto, os Admins actuarão da forma aqui descrita para corrigir ou eliminar a situação.

18. Qualquer tópico ou post que promova actividades ilícitas, criminais, violações de propriedade intelectual ou trocas de software protegido será eliminado.

19. Relativamente aos utilizadores cujos posts ou atitudes desrespeitem o presente Código de Conduta nos sites a ele sujeitos, e consoante a gravidade dos actos ou omissões em causa, os administradores aplicarão os seguintes procedimentos:
A. Aviso / admoestação;
B. Impedimento técnico temporário de intervenção no Fórum por períodos determinados de tempo, a decidir pelos Admins caso a caso, sendo o mínimo 6 horas e o máximo 15 dias;
C. Eliminação da conta do utilizador.

20. Todos os procedimentos tomados em relação a cada utilizador ficarão registados e serão levados em conta no caso de o utilizador reincidir. Esses registos serão acessíveis apenas aos administradores/moderadores.

21. Má fé - Os casos de manifesta má fé serão eliminados e farão o seu autor incorrer em suspensão temporária ou em expulsão imediata do fórum, conforme a decisão dos Admins tomada em conjunto de pelo menos dois.

22. Agressividade - Em caso de intervenções mais agressivas ou exaltadas será pedido que essas sejam eliminadas e o seu responsável será admoestado. Essa correcção terá que ser feita de imediato. Em caso de reincidência ou de atraso na correcção, o responsável será banido ou suspenso, conforme a decisão dos Admins tomada em conjunto de pelo menos dois.

23. Provocação - Os casos em que as intervenções possam ser consideradas provocatórias será pedido que o post seja alterado e corrigido. Essa correcção terá que ser feita de imediato sob pena de admoestação.

24. Todas as comunicações sobre os temas e regras aqui descritas, incluindo pedidos de intervenção, pedidos de explicação, ou reclamações, serão obrigatoriamente tratadas de forma privada directamente com os Admins, utilizando para tal o seguinte mail: geocachingpt@gmail.com.

25. Qualquer forma de publicidade abusiva, não enquadrada nas Regras dos Classificados, "spamming" ou "trolling" é estritamente proibida. Esta regra é aplicável no fórum, nas comunicações de correio electrónico nele geradas, nas "private messages" ou por qualquer outro meio ligado ao fórum ou aos sites anexos.


• Spoilers

26. Não será permitida a colocação de qualquer tipo de indicação, foto ou ajuda, vulgarmente conhecidos como Spoilers, sobre qualquer cache.

27. A única excepção a esta regra será permitida se for por iniciativa do owner em apoio a caches activas.

28. Quando uma cache passar a arquivada, será possível, por iniciativa do owner e unicamente para essa cache, descrever as técnicas, truques ou modelos utilizadas e aplicados e em geral, a descrição pormenorizada das particularidades dessa cache.


• Registos

29. O registo como utilizador do geocaching-pt.net pressupõe a leitura e aceitação das presentes regras. Poderá ser exigido ao novo utilizador ou aos já existentes, a aceitação expressa destas regras.

30. É permitido apenas um registo por cada pessoa. Serão eliminados, assim que identificados, todos os registos duplicados, fantasmas ou que em geral tenham como propósito permitir duplicar intervenções que sejam comuns a um determinado interveniente. Os elementos de uma equipa que não tenham conta pessoal, pretendendo participar activamente nos fóruns, podem intervir com o user da equipa, devendo identificar-se individualmente no final do post.
Não serão permitidos registos de empresas ou de outras entidades colectivas.

31. É proibida a cedência de username e password a outros membros para que acedam ao fórum, com estatuto diferente, ou, simplesmente, com outra identidade. Ambos os utilizadores serão banidos e a responsabilidade das intervenções será do utilizador original.

32. Não será permitido, a quem tiver sido banido, reinscrever-se no Fórum, quer sob o mesmo registo, quer sob registos novos.

33. As contas de utilizadores que não sejam acedidas durante um período de tempo superior a seis meses serão eliminadas, após aviso prévio enviado para o e-mail constante do registo do utilizador. Periodicamente será feita uma limpeza nas contas não usadas, procedendo-se à sua eliminação após aviso e ausência de resposta para o email associado à conta.


• Linguagem

34. As intervenções devem ser colocadas na língua mais indicada à sua natureza. Como regra geral pressupõe-se o Português.

35. Como excepção são permitidos os posts em língua Inglesa sempre que o assunto for iniciado por um participante estrangeiro ou que seja a língua mais indicada nessa situação.

36. É sempre recomendada a citação da fonte quando o texto não seja da autoria do interveniente.

37. São recomendados textos legíveis e claros como regra geral.

38. De forma a facilitar a pesquisa e evitar a sobreposição de temas, os títulos dos tópicos devem ser bem explícitos.


• Outras situações, reclamações e contactos

39. Não é permitida a abertura de novo tópico para discutir ou comentar as acções da administração e dos moderadores. Se algum utilizador desejar fazer comentários construtivos ou apresentar sugestões, deverá contactar os Admins para o e-mail: geocachingpt@gmail.com

40. É permitida a oferta/procura de equipamentos ou artigos, relacionados ou não com geocaching, para venda/compra/troca/leilões, apenas na secção criada para o efeito: Classificados.

41. Este conjunto de regras tenta ser o mais abrangente possível de forma a prever as situações mais comuns. No entanto, é impossível antecipar o imprevisível, pelo que os Admins são soberanos sobre todas as medidas a tomar com vista ao bom funcionamento do fórum e dos sites anexos.

42. Qualquer uma destas regras, pontualmente ou em conjunto, poderá ser revista ou alterada por parte dos Admins, sendo a sua publicidade simultânea com a entrada em execução.

43. As opiniões expressas neste fórum são da exclusiva responsabilidade dos utilizadores que as colocam, não exprimindo qualquer opinião ou ponto de vista do Fórum do Geocaching@PT. Do mesmo modo, os Admins e os participantes deste Fórum e dos sites anexos não são responsáveis pelos actos, opiniões ou atitudes de terceiros dentro ou fora deles.


Os Admins.


Este Código de Conduta entra em vigor no dia 13 de Maio de 2009. A partir desse dia, a utilização destes Fóruns implica a aceitação integral das normas aqui contidas.
o_admin
Site Admin
 
Mensagens: 351
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron