• Anúncios

Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupado.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor Mentesimples » quarta jan 11, 2012 22:28

Bem, como futura GeoVeterinária (último ano, yes!!) e como também já encontrei várias carraças todas felizes e contentes a fazerem de mim a sua refeição deixo aqui uns comentários a um tema que me interessa bastante :P

salprata Escreveu:há outra especie, muito comum nos animais domesticos, que tb lhes chamo de carraças, são umas achatadas, mais pequenas, redondas, corpo rigido...

os perigos dessas tb são identicos ?

:roll:

bicho felpudo Escreveu:Acho que nunca vi nenhuma carraça a andar, normalmente só as via nas orelhas de uma cadela vadia que havia na minha rua. Aquilo até lhe dava um ar engraçado porque parecia que tinha uns brincos de pérolas[/url] .

Existem várias espécies de carraças, mas em geral as de "corpo rígido" são os machos e os "brincos de pérola" são as fêmeas, ambas potencialmente perigosas. Apenas as fêmeas têm uma parte do corpo "extensível", pelo que só essas engorgitam e ficam com aquele aspecto típico de bola, normalmente branco-acizentado. Aqui ficam as fotos das diferenças; na primeira foto um macho e uma fêmea, na segunda a fêmea (engorgitada) a acasalar:

ImagemImagem

1berto Escreveu:Apanhei febre carraça em pequeno e posso-vos dizer que a coisa não é nada agradável. Os meus pais passaram tb um mau bocado porque foram 2 semanas comigo a piorar de dia para dia e os médicos sem acertar com o diagnostico. Só no hospital e depois de ser observado por uma série de médicos é que lá chegaram à conclusão que havia grandes hipóteses de ser febre carraça (o bicharoco nunca foi encontrado). Depois foi começar a medicação e rapidamente se sentiram as melhoras. Por isso tenho uma aversão grande a esta bicharada, embora a maioria deva ser inofensiva.

Ora aqui está o problema das carraças: o desconhecimento! A maioria das doenças provocadas pelos agentes transmitidos pelas carraças (não são as carraças em si que fazem mal) são facilmente tratados se o tratamento se iniciar precocemente após o início dos sintomas. O problema é que, conforme o seu ciclo de vida, as carraças picam, alimentam-se e caem sozinhas. Se uma pessoa não reparar que foi picada (ou se for picada numa zona em que seja fácil passar despercebida) é mais difícil os médicos associaram os sintomas muitas vezes inespecíficos com uma eventual picada de carraça.

lmcadete Escreveu:Em menos de 2 meses já apanhei por 2 vezes carraças, a praticar Geocaching.

A 1ª vez, foi na altura do Natal, em que notei logo no terreno e com a ajuda dos meus colegas sacai-a logo. A dor depois de a tirar foi intensa mas suportou-se bem. Depois disso fui de imediato ao médico, o qual me receitou antibiótico adequado. Nada me aconteceu em termos de saúde.

A 2ª vez foi este FDS, e só me apercebi quando estava a tomar duche. Tentei tirá-la mas ficou um vestígio da mesma. Fui de imediato ao médico, onde me retiraram a parte restante e nada me receitaram. A médica disse-me que só havia necessidade de medicar caso comece a ter queixas de febre ou manchas na pele. Até agora, felizmente ainda nada me aconteceu.

2 situações, 2 opiniões médicas diferentes, não acham esquisito?

Desde que saibamos que fomos picados recentemente por uma carraça não há perigo. Basta informarmos o médico do ocorrido assim que começarmos a sentir sintomas (ex: febre, fraqueza, vómito..) e inicia-se o tratamento sem problema ou complicações ;) Para além disso, como já aqui foi referido, para a carraça nos transmitir uma doença é necessário que também ela esteja infectada, e nem sempre é assim.

nebur Escreveu:amigos sempre que apanharem carraças nao as arranquem, cortem junto a pele com uma tesoura de costura pois se forem arrancadas a mao pode ficar la as patas e nem as vemos.... e é nessas patas que se encontra o veneno que causa febres orriveis.

Aqui está o que NÃO FAZER! Nada disto é verdade. Os agentes (essencialmente bactérias e ricketsias, um tipo específico de bactéria) são transmitidos apenas através da saliva da carraça! O problema de serem mal retiradas (incluindo cortar-lhes a cabeça com uma tesoura!!) é que as peças bucais podem ficar na pele, podendo provocar infecção. O melhor método? Na minha experiência a maneira mais fácil é pegando na carraça (com a mão ou uma pinça) e rodá-la sempre no mesmo sentido, fazendo um pouco de tensão até ela se soltar; ao girar, as peças bucais soltam-se da espécie de "cimento" em que estão fixas por baixo da pele, soltando-se com facilidade e sem risco. Aconselho a lavar bem as mãos a seguir.

Um extra: as carraças demoram cerca de 20min a circular pelo corpo do seu hospedeiro até se fixarem. Por isso mexer-lhes com as mãos não aumenta o risco de nos picarem. De qualquer forma é sempre recomendável lavar as mãos depois de lhes mexer!

Espero ter sido útil, qualquer dúvida disponham!
Imagem
Avatar do Utilizador
Mentesimples
Micro
 
Mensagens: 33
Registado: terça ago 16, 2011 20:59
Localização: Massamá

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor rifkinda » quinta jan 12, 2012 13:16

E em relação à época do ano?
Elas estão mais activas nalguma altura específica do ano? Com o tempo frio, devemos ter menos preocupações?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor Mentesimples » quinta jan 12, 2012 13:48

Há dois tipos de carraças, cada tipo com diferentes espécies: as carraças ditas Carraças de Inverno e Carraças de Verão. As primeiras são as mais frequentes na Europa Ocidental e estão mais activas de Setembro/Outubro a Fevereiro/Março.

Por isso acaba por parecer um contra-senso, porque a maioria das vezes preocupamo-nos mais no Verão porque é a altura em que andamos mais "descascados" e por isso mais facilmente encontramos uma carraça a trepar-nos pelas pernas, mas não devemos descuidar os cuidados no Inverno. E em relação a comentários que vi nos posts anteriores também me parece que desde o ano passado que as carraças têm sido uma verdadeira praga.. no ano passado o cão de um tio meu, que vive em zona de cidade, estava absolutamente cheio de "chumbinhos", que não mais são que a fase larvar de algumas carraças, com 1 ou 2mm de tamanho.

Será mais uma efeito das alterações climáticas que se têm sentido?
Imagem
Avatar do Utilizador
Mentesimples
Micro
 
Mensagens: 33
Registado: terça ago 16, 2011 20:59
Localização: Massamá

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor carolangelpaul » quinta jan 12, 2012 21:56

Mentesimples muito obrigado por este post com informação bastante útil.
Quanto à época do ano, por experiência própria conheço um local onde costumo encontrar carraças durante o ano inteiro, inclusive no Inverno.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
Avatar do Utilizador
carolangelpaul
Regular
 
Mensagens: 337
Registado: sábado mai 19, 2007 21:26
Localização: Oeiras & Thomar

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor MightyReek » segunda jan 16, 2012 18:55

Este Sábado à noite quando cheguei ao quarto, e depois de termos ido à Homem das Cavernas tinha uma já cravada na perna...
Foi a 1ª vez que me aconteceu e logo no Inverno. Saquei-a com uma pinça e pareceu-me não terem ficado vestígios. Se nos próximos dias notar alguma coisa fora do normal irei ao centro de saúde.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor carolangelpaul » segunda jan 16, 2012 19:14

MightyReek Escreveu:Este Sábado à noite quando cheguei ao quarto (...) tinha uma já cravada na perna...
Foi a 1ª vez que me aconteceu e logo no Inverno. Saquei-a com uma pinça e pareceu-me não terem ficado vestígios. Se nos próximos dias notar alguma coisa fora do normal irei ao centro de saúde.

carolangelpaul Escreveu:Quanto à época do ano, por experiência própria conheço um local onde costumo encontrar carraças durante o ano inteiro, inclusive no Inverno.

Este local é perto de Tomar. [;)]
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
Avatar do Utilizador
carolangelpaul
Regular
 
Mensagens: 337
Registado: sábado mai 19, 2007 21:26
Localização: Oeiras & Thomar

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor lynxpardinus » quinta mai 10, 2012 18:10

Agora que o calor vai começar a apertar (já começou?), talvez valha a pena voltar a este tema. E, podem encontrar mais um artigo em http://www.summitpost.org/a-hiker-s-gui ... cks/787448
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor carolangelpaul » quinta mai 10, 2012 18:33

Muito obrigado pela partilha do artigo.

No mês passado durante a exploração de um local para o projecto de uma cache nova, para além das que tirei das calças, ainda encontrei uma "cravada" na perna logo acima da meia.
Como estava numa zona de pinhal isolada, antes de entrar no cachemóvel, despi-me e fiz uma inspecção minuciosa a todas as partes do corpo e, às peças de roupa.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
Avatar do Utilizador
carolangelpaul
Regular
 
Mensagens: 337
Registado: sábado mai 19, 2007 21:26
Localização: Oeiras & Thomar

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor alieri » quinta mai 10, 2012 19:49

Há dias encontrei uma dentro do carro, junto à alavanca de mudanças [:(!]
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor ViperUnderground » sexta mai 11, 2012 10:23

alieri Escreveu:Há dias encontrei uma dentro do carro, junto à alavanca de mudanças [:(!]


É os efeitos de logar caches no conforto do assento do cachemobil!! :D [:D]
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor SandroD » domingo mai 13, 2012 22:40

No mês passado também apanhei uma a subir me as calças, já eu estava dentro do carro. Com o susto encostei logo e também andei a ver se tinha mais alguma. Apesar de ter sido a única, não me livrei de passar a viagem toda com comichão! Efeito psicologico é tramado...
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small
 
Mensagens: 115
Registado: quarta dez 15, 2010 22:49
Localização: Loulé

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor Joao Narciso » quinta mai 17, 2012 19:58

Boas,

Nesta altura tenho feito imenso BTT por toda a Arrábida e talvez por sorte ou por ser rápido demais, ainda não apanhei nenhuma, sou tão rápido a passar que elas não têm tempo de montar, mas o conselho que dou é:

Evitar fenos e Capins, ou verificar logo de seguida.
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Joao Narciso
Small
 
Mensagens: 79
Registado: quinta mai 17, 2012 01:11
Localização: Setúbal

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor Joao Narciso » segunda jun 04, 2012 08:49

Viva

Tenho de alterar o que disse no post anterior, ontem na zona de casais da serra, estava a fazer a sequência de Calhariz e ia na #8, quando decidi ir fazer a Marmita do Gigante, após 2 aproximações pelo lado errado já nem tenti pelo trilho certo, andei metido na vegetação, e eu mais um dos elementos que me acompanhava acabámos a fazer strip no meio da serra, só eu deverei ter tirado mais de 20 bichinhos irritantes [:(!] do corpo, acabámos por desistir de alcançar a cache, fica para o inverno que os bichinhos nessa altura dormem! [}:)]

Tivemos sorte que nenhuma delas chegou a dar a sua dentadinha ... :(
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Joao Narciso
Small
 
Mensagens: 79
Registado: quinta mai 17, 2012 01:11
Localização: Setúbal

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor carolangelpaul » segunda jun 04, 2012 18:28

Por experiência própria conheço um local onde costumo encontrar carraças durante o ano inteiro, inclusive no Inverno.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
Avatar do Utilizador
carolangelpaul
Regular
 
Mensagens: 337
Registado: sábado mai 19, 2007 21:26
Localização: Oeiras & Thomar

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Mensagempor P@v@r0tti » segunda jun 04, 2012 19:37

Depois de, no Sábado, ter passado por uma praga de carraças, num belo PT que fizemos em Alvaiázere, comecei a investigar o assunto. Expus a questão no FB e recebi algumas dicas que irei por em pratica na próxima caminhada.

Nas respostas que recebi, achei muito útil este link, que tem varias recomendações.

Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Imagem
Avatar do Utilizador
P@v@r0tti
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron