• Anúncios

Sobre as Manutenções...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Sobre as Manutenções...

Mensagempor Torgut » quinta Oct 20, 2005 23:59

Há muito tempo que matuto sobre a questão das manutenções das caches. Se hoje abri este tópico, foi pela inspiração que recebi da Poll de votação existente agora na primeira página do "site".

Eu não consigo compreender alguns "owners" de cache. Será que não entendem uma regra tão clara como a que se segue?

"Maintain the cache

Once you place the cache, it is your responsibility to maintain the cache and the area around it. You´ll need to return as often as you can to ensure that your cache is not impacting the area, and ensure that the cache is in good repair. Once people have visited the cache, inquire about the cache and their opinion of the location. Does the area look disturbed? Are visitors disrupting the landscape in any way? If you have concerns about the location, feel free to move or remove it from the area."

É que de facto só o fazer tábua rasa desta regra do Geocaching "justifica" (tenho dificuldade em aplicar este verbo no contexto em que se encontra, mas não me ocorre outro termo) a existência de caches que são desactivadas e depois se mantêm nesse estado durante meses... 2, 3... 4 meses... ou para sempre. E porquê? Porque quem criou essa cache pura e simplesmente não se encontra em condições de assegurar aquilo que à partida se responsabilizou a fazer.

Eu tenho duas caches criadas. Num raio de 12 a 16 km de minha casa. No dia em que algo suceder a uma delas, é certo que estarei lá em 24 horas (excepto se estiver fora, oque é mesmo muito raro). Sei lá, parece-me que é isso que diz a tal regra do Geocaching. Responsabilidade. Manutenção.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor 2 Cotas » sexta Oct 21, 2005 01:09

Óh Homem, tem lá calma...

Como em tudo na vida, uns coiso, outros nem tanto! Dizendo de outra maneira:
Volta e meia outros valores mais altos se levantam, ou, ainda, (?), como diria um colega meu, "lho alavantam".

Se me falares numa cache ao pé da porta, é provavel que a coisa se faça numa tarde de aborrecimento, mas se tiver que fazer um ror de km é provavel que vás ter de esperar a maré. Isto se não me cheirar a "artolice".

Mas a regra é para cumprir. Eu cá até acho que aquelas caches que ficam, anos, pendentes até que alguma alma caridosa lá vá não merecem viver. Era fusilamento assegurado. Mas a coisa deve ser levada de forma simples e ligeira:
As acahes mais longe do domicilio habitual, (coisa fina...), do owner devem ter mais prazo do que aquelas que moram perto. Mas como em tudo, há para todos os gostos e para todas as modas. É por isso que se escolhe. E que a Virita me pergunta com aquele ar de escarnio e mal dizer: Esta é de quem?

Tenham calma. A coisa é para levar na desportiva. Agora já há tanta tralha por ai espalhada que já dá para escolher. E se fores enganado... azar! Escolheste mal...  

Abraços
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor Geografo » sexta Oct 21, 2005 03:08

A questão da manutenção das caches é, de facto, importante.
No entanto, uma cache só "morre" se os geocachers da zona deixarem, independentemente de serem os owners ou não.
Não custa nada ir a uma cache próxima e fazer a manutenção (trocar o saco, o logbook,etc.), e evitar que o autor tenha de fazer dezenas/centenas de quilómetros.
Não foi à muito tempo que se pôs a questão de extinguir o "Amiosinho" e a "Pampilhosa" pelas mesmas razões, e no entanto, provou-se que eram caches excelentes e perfeitamente válidas. Bastou uma visita para garantir que estava tudo bem, uns finos e uma oração ao Santo Diamantino () e garantiu-se a continuidade das mesmas por mais cem anos.
Continuo a achar que nesta questão temos de ser uns para os outros.
Se eu for passar uns dias de férias a Santa Crica do Assobio e achar que há potencial para largar uma cache, não tenho problemas nenhuns em fazê-lo porque confio na comunidade para garantir que se eu não puder lá ir, alguém próximo se ocupará da manutenção. Temos de ser uns para os outros!!
Sempre foi assim que vi o geocaching em Portugal... mas como agora qualquer cromo com GPS é geocacher, talvez as coisas sejam diferentes.
Por mim, continuarei a zelar pelas minhas caches e pelas que me estão próximas, mas quando uma cache é má não há manutenção que lhe valha!
O Torgut, com a sensibilidade que já lhe reconhecemos de outros posts (hihihih - és cá dos meus!!), levantou uma questão muito importante e era bom que quem anda por aí a semear caches como se o mundo fosse acabar amanhã tivesse um bocadito de bom senso e conciência do que andam a fazer, porque depois aparecem os tais logs que não são "bem vistos na comunidade" (como já foi dito) e que deixam muita gente incomodada.
Antigamente não era assim!!!





Geografo
Micro
 
Mensagens: 27
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor Torgut » sexta Oct 21, 2005 12:45

Oh pá uma coisa é um tipo, no acto da criação, saber que dificilmente poderá garantir a manutenção, e então combinar com pessoal da zona um trabalho conjunto.

Outra coisa é criar uma cache fazendo tábua rasa das regras e instruções da criação de caches: é bem explícito que uma cache só pode ser criada se o criador tivber condições de a manter. Então, para quê estar a justificar situações condenáveis com as centenas de Km´s a que o owner está? Se está a centenas de Km é simples: não poderia ter criado a cache em primeiro lugar.

Evidentemente que há situações especiais, como pessoas que por qualquer motivo mudam de residência. Mas deixemos as excepções de lado. A verdade é que na minha curtissima carreira de geocacher já encontrei cerca de 10 caches inactivas durante vários meses cuja última entrada dos logs era algo do tipo: "quando tiver oportunidade logo passo lá para tratar do assunto."

"Se eu for passar uns dias de férias a Santa Crica do Assobio e achar que há potencial para largar uma cache, não tenho problemas nenhuns em fazê-lo porque confio na comunidade para garantir que se eu não puder lá ir, alguém próximo se ocupará da manutenção. Temos de ser uns para os outros!!"

Bem, indepentemente de qualquer juizo de valor, sabes que estás a subverter as regras que imperam à criação de uma cache neste nosso jogo, não sabes?  

"Once you place the cache, it is your responsibility to maintain the cache and the area around it"

Já que falamos de regras, há outra questão que me vem à mente: quando encontro "prendas" alimenticias dentro de caches, que parte da seguinte indicação não terão os geocachers compreendido?

"Do not put food in a cache! Critters have better noses than we do, and will bite, nibble or swallow your cache in an attempt to get to the goodies. Bottled water is a good alternative (and refreshing to geocachers)."

Digo eu que se calhar foi por causa de uma destas que ainda no outro dia andei a apanhar os restos da cache Kirch pelas imediações.



O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor 2 Cotas » sexta Oct 21, 2005 13:41

Pois...
Mas por outro lado só porque se colocam caches longe é que há caches em locais mais ou menos inóspitos. Reparaste que não há “ninguém” a viver na Portela do Homem e já anda tudo ás aranhas? E que as Portas do Ródão fica na zona proibida do PDM local?
Coitados destes owneres, estão mesmo a pedi-las. Já comecei a moer o juízo á malta, o primeiro foi um NF ao ZoomBee em Odeceixe. Era bem feito que é para não andar a inventar.

Bom senso é suficiente. O joguito é de todos com todos mesmo que implique uma ida solitária a lugares mal frequentados… Custa o mesmo, substituir um log book cheio do que fazer um log afrontosos sofre manutenção atrasada. Não pesa nada um lápis, um livro ou um saco. E fica bem dar uma ajuda no local em vez de por logo defeitos.

Agora há coisas que são demasiadas. Andar meses a prometer uma visita é demais, valia mais guardar a coisa ou fecha-la mesmo. Mesmo que seja longe, qualquer coisa mais do que um par de meses é abuso. Eu não sou fundamentalista sobre distancias, (quer dizer, sou, desde que seja parecido com um finlandês largar uma cache no Algarve!), é bem possível que um qualquer nortenho deixar uma cacho no Alentejo e vice-versa, desde que tenha algum bom senso na manutenção, seja isso pedir ajuda local, seja montar-se nas perninhas sempre que for necessário.

Mas agora andar a prometer reconstruir uma cache no meio do Alentejo há 3 anos, prometendo sempre faze-lo rapidinho é no mínimo gozar com a malta. E este caso existe!!

Agora: Interiores!


Há sempre merthas dessas. O pessoal ainda não percebeu que há coisas que pedem mesmo asneira. E reparem que nem sequer é meter comida, ou bebida dentro dos taparuéres. Pode ser uma coisa tão simples como usar um taparuére velho já utilizado éne vezes para guardar os bifes da Maria no frigorifico. (quer dizer, os bifes da Maria em sentido lato…!)
Variantes disparatadas são aos molhos. Ganchos usados de cabelo. Relógios avariados. Pilhas gastas. Molas de roupa, Restos de brindes oferta. Lápis, canetas, etc., roídos, (quer dizer, se forem roídos para caberem ainda váquenãová, mas não era o caso). Por vezes chega a ser atentado á higiene. A ideia é serem prendas sem valor, não lixo.
E reparem que nem sequer estou a falar naquelas coisas meio polémicas, tipo fósforos ou isqueiros, que cá para mim são perfeitamente viáveis, mas aquilo que alguém no seu perfeito juízo teria deitado fora. Havendo a opção do TNLN é ridículo.

Por mim, e como definição de bom senso, tento manter as minhas caches com manutenção em dia, com as mais distantes a “terem” um prazo de um/dois meses.
Lixo, na minha concepção, dentro de caches vai logo fora, que me “desculpem” os onweres ou “abelharucos” que o colocaram lá.

Para finalizar, bom senso, bom senso e calma, montes de carma!

PS: Só mais uma coisa…
PSD: Esta coisa da globalização é muito bonita, mas os limites da coisa começam a alargar-se e será natural começar alguma coisa a descambar. A solução? Eu cá olho primeiro para o historial e depois para a contagem. Há formas melhores de tentar apanhar o nosso ZéZé amais a sua Camarinha.
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor Cachapim » sexta Oct 21, 2005 14:24

Excelente tópico!

Quote:

Mas por outro lado só porque se colocam caches longe é que há caches em locais mais ou menos inóspitos. Reparaste que não há “ninguém” a viver na Portela do Homem e já anda tudo ás aranhas? E que as Portas do Ródão fica na zona proibida do PDM local?


Não tenho bem a certeza mas julgo que o pcardoso tem estado na Dinamarca ou lá por perto. Implicaria isto que ele desactivasse as suas caches por não conseguir assegurar a manutenção atempada? Espero bem que não!

Quando fiz a Stairway to Heaven aproveitei para fazer uma pequena manutenção colocando a cache dentro de um saco (verde!). Penso que nenhum owner se aborrece se as suas caches forem objecto destas pequenas operações de manutenção.

Por outro lado e isto até pode parecer estranho mas as caches mais remotas acabam por ser as que menos manutenção exigem.

Quote:

Há sempre merthas dessas. O pessoal ainda não percebeu que há coisas que pedem mesmo asneira.


Ainda recentemente "dei" com uma nota de 10 € dentro de uma cache. Pareceu-me logo uma má ideia porque imaginem que começa a constar que as caches "até têm dinheiro"! Tipo numa reportagem da TVI ou no 24 horas. Tenho quase a certeza que isso provocaria um aumento significativa do ICV (índice de caches vandalizadas).

Continuem a conversa que o assunto é interessante e vale a pena debater estas coisas!

Cachapim
Micro
 
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 06, 2005 10:40

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor pcardoso » sexta Oct 21, 2005 18:32

Pois acho que há casos e casos. Imaginem que todos metiamos caches mesmo ao pé de casa para poder assegurar a manutenção em 24h como diz o Torgut? Só haveriam caches de cidade ou quando muito num raio de 20 ou 30kms? Não teria muita piada... É verdade, neste momento estou na Dinamarca, Copenhaga (e fico por cá pelo menos mais um ano). Aqui num raio de 10kms do museu onde trabalho há umas 150 caches... No entanto a maioria não me diz muito. Ainda há um mês experimentei fazer uma razia para ver quantas era possível fazer num dia. Em 10h encontrei 22! Teve a sua piada, mas não fiz muitas mais desde aí.

O Greenshades tem caches por todo o país, implicando sempre uma caminhada de pelo menos uma hora (e acho que uma no sudoeste asiático?!). E são sem dúvida das melhores que já fiz, tou-me a lembrar da "Stairway to Heaven" e da "Nest of Johnathan..." . É bem verdade que quanto mais remota está uma cache menos problemas tem...

Pela localização das minhas caches percebe-se onde já passei no minimo uns meses a trabalhar (Gerês, Mértola, Torres Novas, Arrábida, Açores). Não tenho tido problemas com as caches, não pretendo desactivá-las. Aliás em quase todos os casos escolhi locais que são propositadamente remotos, sabendo de antemão que a manutenção é difícil. Quando faltar algo tento lá ir, no entanto se algum dia vir que não consigo fazer a manutenção de alguma desactivo-a, sem "sentimentalismos". Entretanto o que espero é que ela tenha proporcionado bons momentos a quem já a encontrou...
Avatar do Utilizador
pcardoso
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: quarta abr 23, 2003 18:04
Localização: Açores

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor argonauta » sexta Oct 21, 2005 18:43

Quote:
Ainda recentemente "dei" com uma nota de 10 € dentro de uma cache.


Ena! Tenho de encontrar umas dessas!

Eu concordo plenamente que se deixem caches em lugares inóspidos.Sei que realmente é dificil a sua manutenção mas iriamos perder com toda a certeza a chance de dar a conhecer lugares porreiros à malta.

Sei que a minha experiência nestas andanças é curta (em comparação com os papa-caches cá do sitio  ), mas tenho já uma experiência com a dita falta de manutenção.  

Não sei até que ponto é que os geocachers mais velhos nestas andanças pensam e planeiam as suas caches. Eu já ando há algum tempo a pensar em colocar uma na zona onde moro. Já investiguei o terreno, possíveis sitios, alternativas, tamanho da cache.. mas tenho sempre ponderado muito bem a coisa. Afinal seria a minha primeira cache realmente escondida (a webcam não vale.. )

Os problemas de manutenção não se iriam colocar, visto que seria um deslocação na ordem dos minutos.

Eu não me importo de fazer alguma manutenção nas caches que visito, no minimo aviso o dono que algo se passa. Agora se ele liga alguma coisa ou não.. isso.. é outra história.  
argonauta
Micro
 
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 27, 2005 13:44

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor zoom_bee » sexta Oct 21, 2005 20:23

Quote:
Coitados destes owneres, estão mesmo a pedi-las. Já comecei a moer o juízo á malta, o primeiro foi um NF ao ZoomBee em Odeceixe. Era bem feito que é para não andar a inventar.


Bem... tou a ficar cá com uma azia...
ouve lá ó cota... antes de andares nestas lides já cá eu andava, prái à dia e meio mas andava...

as zoom_bee caches, são sempre colocadas tentando ter em conta todos os cuidados, nomeadamente de manutenção, qd não pessoal, assistida remotamente... Não só a que vossemece referiu mas qualquer das outras, as de Castro laboreiro por exemplo, o Cachapim teve oportunidade de conhecer o nosso "responsável remoto pela manutenção" qd lá foi...
a unica coisa que lhes falta é uma tabuleta a dizer "Reservado o direito de admissão" para tentar manter longe certos "clientes"... mas enfim.

Por isso tu vê lá se te poes a toques senão vou re-visitar umas caixetas mal amanhadas que eu cá sei, e deixo lá uns requerdos à base de queijo pauleta.

Sempre que posso faço toda a manutenção das caches que visito, algumas de forma + radical (certo sduarte? ) é uma questão de princípio.

Por isso por mim podem continuar a colocar caches longe de casa, mas perto do que temos de + bonito neste país, que eu comprometo-mo a fazer a manutenção de todas as que visitar com todo o gosto.

Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor Torgut » sexta Oct 21, 2005 22:47

"Imaginem que todos metiamos caches mesmo ao pé de casa para poder assegurar a manutenção em 24h como diz o Torgut?"

Ai o Torgut diz isso? Engraçado, estive a ler o que o gajo escreveu e não vejo nada disso. O que o gajo escreveu é que ELE tem as caches perto de casa. E que agradece que sejam cumpridas as regras definidas pelo Groundspeak. Parece-te mal? Se calhar sim, parece... é que a avaliar pelo conjunto de opiniões, esta regra não é para ser cumprida. Ninguém o disse letra por letra, mas o sentido consensual é esse.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Regras!

Mensagempor 2 Cotas » sábado Oct 22, 2005 11:49

Eu cá acho que só há duas regras oficiais, (e mesmo essas...)!

Que são: Caixelha e GPS.
Pondo de outro modo, Tem que haver um taparuere e tem que ser utilizado o GPS. Ponto. Final.

São as unicas que podem ser exercidas por eles de modo efectivo, independentemente de algumas (a)variações.

Todas as outras, são meras orientações e conselhos com vista a manter a uniformidade do jogo, a seriedade, a segurança, etc., etc., etc.
Até por uma questão idiótica: como é que eles podem exercer efectivamente essa obrigatoriedade, para lá da simples imposição escrita?
Vir posteriormente apagar as caches que se revelem fora das regras é, no minimo, anedótico.

Deve ser ai que entra a nossa, de cada um, veia mais sensata.  Que se resume em poucas palavras: tentar não estragar ou baixar a qualidade do jogo.

Éve ai made maiselfe cliare?

Abraços
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

Re: Sobre as Manutenções...

Mensagempor pcardoso » sábado Oct 22, 2005 13:43

"Imaginem que todos metiamos caches mesmo ao pé de casa para poder assegurar a manutenção em 24h como diz FAZER o Torgut?"

Tá melhor? Ou vens com os teus amigos mongóis (Torgut era uma tribo mongol, é daí que vem o nome?) acabar com as caches que não cumpram as regras ou recomendações à letra?

Claro que a manutenção deve ser realizada tão atempadamente quanto possível, mas se alguém não cumprir é a própria credibilidade que está em jogo. Trata-se de um desporto e como diz o Diamantino, há tanta cache espalhada que dá pra escolher (de acordo com a localização, descrição ou mesmo owner)...
Avatar do Utilizador
pcardoso
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: quarta abr 23, 2003 18:04
Localização: Açores


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes

cron