Página 1 de 1

Caches que SÓ se fazem com bússola são permitidas?

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 09:04
por Daniel C.
Boas! Ainda não encontrei informação consensual em relação a esta questão, pelo que a vou lançar aqui com um exemplo prático.

Ontem tentei fazer uma multicache para a qual o owner alertava para a necessidade do uso de bússola. São dadas as coordenadas para o primeiro ponto, e nesse ponto encontrei a cache. Aí, estava um papelinho que dizia:

"Daqui em diante, com a bússola a apontar para X graus, avance Y metros nessa direcção"

Pois... O PDA com GPS que estava a utilizar não tinha mesmo a indicação dos graus... nem da distância a percorrer. Mas como sei o que são 330 graus, seguimos o instinto a "olho".

Primeira questão - é permitido fazer geocaching em que não é possível determinar as coordenadas finais?? É que isto parece tudo menos GEOcaching... Parece mais uma prova de orientação de escoteiros! "Agora pega na bússola e anda x metros na direcção y" :?

Outra situação: o segundo ponto, que não encontrei, tem que estar junto a um poste de alta tensão. Eu pouco sei destes assuntos, há aqui quem perceba disto, mas a alta tensão, além de perigosa, não altera o comportamento das bússolas?! :shock:

Obrigado pela atenção! :)

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 09:21
por underworld
se é a cache que eu estou a pensar, o owner alerta no texto para a necessidade de saber utilizar a bússola para se chegar à cache final

se isso é ou não permitido no geocaching é que já não sei...

Re: Caches que SÓ se fazem com bússola são permitidas?

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 09:30
por SUp3rFM
Daniel C. Escreveu:Ontem tentei fazer uma multicache para a qual o owner alertava para a necessidade do uso de bússola. São dadas as coordenadas para o primeiro ponto, e nesse ponto encontrei a cache. Aí, estava um papelinho que dizia:

"Daqui em diante, com a bússola a apontar para X graus, avance Y metros nessa direcção"

Pois... O PDA com GPS que estava a utilizar não tinha mesmo a indicação dos graus... nem da distância a percorrer. Mas como sei o que são 330 graus, seguimos o instinto a "olho".


Tipicamente, qualquer GPS tem uma bússola. Esse software não trazia? Estranho.

Daniel C. Escreveu:Primeira questão - é permitido fazer geocaching em que não é possível determinar as coordenadas finais?? É que isto parece tudo menos GEOcaching... Parece mais uma prova de orientação de escoteiros! "Agora pega na bússola e anda x metros na direcção y" :?


É. Numa primeira leitura, essa definição podia-se encaixar na definição de uma letterbox, onde a cache é encontrada por meios não-convencionais, ou seja, sem o auxílio de GPS e sem coordenadas afixadas. No entanto, o que se pede nesse caso concreto é o encontrar de uma posição e de um rumo. Neste caso, o GPS dá uma grande ajuda. Para mim, é essencial. Só com o GPS se pode medir com exactidão o rumo e a distância percorrida.

Daniel C. Escreveu:Outra situação: o segundo ponto, que não encontrei, tem que estar junto a um poste de alta tensão. Eu pouco sei destes assuntos, há aqui quem perceba disto, mas a alta tensão, além de perigosa, não altera o comportamento das bússolas?! :shock:


Se está junto a um poste de alta tensão e se o estás a ver... Então desliga o GPS e põe o sentido de observação a funcionar. Não pode estar muito longe. :-)

Se afectar o comportamento da bússola, afasta-te do poste de alta tensão e traças um rumo a "olho". Deve ser suficiente. Digo eu. :-)

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 09:58
por garri
É necessário o uso do GPSr para ter uma cache publicada.

Além da bussola, podes fazer um waypoint projection no primer ponto para obter as coordenadas da siguente etapa.

Depois vais encontrar outra etapa que tem as coordenadas da cache final. A cache que estás a falar está justificada.

Uma cache pode consistir em uma mixtura de geocaching e percoso de corrida de orientaçao, é aqui um bom exemplo made in Catalonia:
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... c06065aaa2

A través de uma carta vais ter encontrar umos postes onde precisas tirar algarismos para obter as coordenadas finais. Há uma cache portuguesa semelhante num parque mas nao lembro-me do seu nome.

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 13:37
por lynxpardinus
Boa sorte! Espero que gostes!

Ricardo

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 13:38
por dfsilva
garri Escreveu:Uma cache pode consistir em uma mixtura de geocaching e percoso de corrida de orientaçao, é aqui um bom exemplo made in Catalonia:
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... c06065aaa2

Ena!! Achei bastante interessante esta cache. Faz-me lembrar velhos tempos em que praticava Orientação de forma regular (agora só mesmo uma vez por outra).
Para mim o Geocaching sempre foi uma forma de orientação mas com recurso a outro tipo de tecnologia, em vez de uma bússola, usa-se um GPS.

garri Escreveu:Há uma cache portuguesa semelhante num parque mas nao lembro-me do seu nome.

Não consegui apurar qual, por acaso ninguém sabe qual é?

Abraços

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 13:44
por caixeiros
O nosso Garmin GPSMAP 60 não tem bússola. Andamos com uma à parte para situações em que se torne necessário (raríssimo, até agora).

Apesar disso, temos uma multicache, "Milho Verde", em que num dos pontos é necessário saber em que direcção (ponto cardeal) corre um rio, mas é tão simples saber até pela posição do Sol que nem alertamos para o facto. De qualquer forma, esta multi tem as questões escritas directamente na pág. da cache, pelo que quem fizer o TPC vê logo se vai necessitar de bússola ou não.

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 14:29
por Daniel C.
OK, obrigado pelas respostas!

Contactei também o owner da cache em questão, até porque a cache final foi logo vandalizada, ninguém a chegou a encontrar :( Vou encontrar-me esta noite com ele no local da cache, até porque talvez duas cabeças pensem melhor do que uma, eheh.

Obrigado mais uma vez! ;)

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 14:58
por Manchanegra
Boas!
Há por ai umas quantas caches que obrigam a recorrer á projecção do ponto através do GPS que afinal não é mais que uma forma moderna e automática do uso que se fazia da bussola.
Corrijam-me se estiver errado, mas, assim por alto estou-me a lembrar da "Dictators Dillema", em Lagos (não queriam uma cache em Lagos :twisted: ) em que é necessário ir ao ponto inicial e através dos numeros que ai se encontram projectar o ponto seguinte.
A "Nunca percas o Norte" ali para os lados de Grandola. O Lynx poderá falar melhor sobre esta mas, se não me engano é necessário navegar com bussola e carta militar.
A "Ermidas do Sado" do Mightyreek tb tem lá uma "manha" em que é necessário projectar o ponto a partir do sitio onde a agua sai da fonte ou qualquer coisa do genero (Por falar nisso, ainda não me disseste se o meu palpite está certo. Devo assumir o teu silencio como um sim? :twisted: )

Certamente que haverá outras do mesmo genero que me escaparam.

Abraço
AS

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 15:13
por vsergio
podes sempre ligar a alguém e perguntar pela coordenada do ponto final :lol:

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 17:09
por Daniel C.
vsergio Escreveu:podes sempre ligar a alguém e perguntar pela coordenada do ponto final :lol:


Isso não será um pouco... er, como dizer... um "facilitador pouco lícito de trabalho"? :lol:

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2007 18:43
por MightyReek
Manchanegra Escreveu:A "Ermidas do Sado" do Mightyreek tb tem lá uma "manha" em que é necessário projectar o ponto a partir do sitio onde a agua sai da fonte ou qualquer coisa do genero (Por falar nisso, ainda não me disseste se o meu palpite está certo. Devo assumir o teu silencio como um sim? :twisted: )


Mas já te mandei 2 mails a dizer que sim...
Não recebeste? É estranho...

E pessoal, é "Ermidas-Sado", não "Ermidas do Sado", é que a malta aqui vai ao arames com isso... :evil:

MensagemEnviado: sexta Oct 12, 2007 12:06
por Bringer
garri Escreveu:A través de uma carta vais ter encontrar umos postes onde precisas tirar algarismos para obter as coordenadas finais. Há uma cache portuguesa semelhante num parque mas nao lembro-me do seu nome.


Deve ser a minha "Wonderland", no Jardim Botânico da Ajuda...

MensagemEnviado: sexta Oct 12, 2007 15:14
por Manchanegra
MightyReek Escreveu:
Manchanegra Escreveu:A "Ermidas do Sado" do Mightyreek tb tem lá uma "manha" em que é necessário projectar o ponto a partir do sitio onde a agua sai da fonte ou qualquer coisa do genero (Por falar nisso, ainda não me disseste se o meu palpite está certo. Devo assumir o teu silencio como um sim? :twisted: )


Mas já te mandei 2 mails a dizer que sim...
Não recebeste? É estranho...

E pessoal, é "Ermidas-Sado", não "Ermidas do Sado", é que a malta aqui vai ao arames com isso... :evil:


Esta malta que vai aos arames com os nomes das terras...
Por acaso não foste colocar isso lá em Vila Chã pois não? :twisted:
Por acaso não recebi nada. Tenho que ir espreitar á caixa do Spam.
Da proxima vez que for a Portimão vou ver se faço um desvio. :wink: No FDS passado só consegui mesmo visitar o marco geodésico e a AE. E mesmo assim perdi-me e não conseguia passar para o lado de lado da linha.

Por acaso isso não tem nada a ver com a Ribeira do Sado pois não???
"Estrala bomba e o foguete vai no aire... :twisted: "

Portem-se bem
AS

MensagemEnviado: sexta Oct 12, 2007 17:21
por MightyReek
Aos arames aos arames não diria, mas pronto, não é o correcto...

Isso da Ribeira do Sado é Santa Margarida do Sado, na direcção de Ferreira do Alentejo e Beja, pelo IP8...

Quanto á linha do caminho de ferro... Não sei se Vila Chã tem caminho de ferro... Mas acho que não... Ficou mesmo em Ermidas-Sado...