Provavelmente, a frase já foi dita, pensada e até escrita por alguns. A frase é sobre nós e sobre a cache para Premium Members, a
Stargate P38009 TB Cache.
A cache em si é perfeitamente normal, até banal pela sua localização. Não tem vista para lado nenhum, é no meio do mato, não tem história, nem nada.
No entanto, a sua localização serve perfeitamente os objectivos que traçámos para este "portal" Stargate, do mundo geocachiano. Alguns não sabem, mas basicamente, qualquer TB ali colocado é enviado para um outro ponto qualquer no mundo, através da rede Stargate (ok, vão por correio).
Significa isto que, por exemplo, dos 3 TBs já colocados nesta cache, um foi para o Hawaii, outro para o estado do Massachusetts e ainda um para a Irlanda. Na calha, estão 2 Tbs a serem enviados para a Austrália. O serviço é gratuito, excepto para nós que garantimos o seu envio por correio (em português, pagamos para que isso aconteça).
Naturalmente que ninguém nos obrigou a colocar esta cache, nem vamos pedir dinheiro a quem quer que seja para ajudar nos custos do correio. Fomos nós que nos metemos nisto e aguentamos com as consequências.
Colocámo-la como PMOC por várias razões, entre as quais:
- Porque podemos;
- Para garantir um acesso mais reservado (Sim, sabemos que haverão poucas visitas - big deal);
- Dado ser um serviço diferente, é um privilégio para os PM;
- Por, eventualmente, tal medida poder garantir alguma longevidade da cache, e principalmente dos TBs que lá estão (este argumento é falível, como é natural);
- Pelo audit log.
Ao colocar a cache como PMOC antevíamos as reacções esperadas que na nossa perspectiva são exageradas.
Acima de tudo, não há aqui qualquer intenção em criar uma elite.
Afinal de contas, o que é uma cache Premium Member? É uma geocache para Premium Members (duh!).
Para se logar um found, na nossa cache PMOC, é necessário ser PM. Isso passa obrigatoriamente por subscrever o serviço premium, seja por um mês, um ano ou uma eternidade. Infelizmente, não ganhámos à comissão. Esclarecidos?
Portanto, o nosso logging requirement é ser PM. Mas a questão dos logging requirements não é nova por cá, nem de perto, nem de longe.
Basta olhar para os mais básicos. Uma cache colocada perto da nossa, a #400 envolve escalada e tudo o mais. Deve ser uma experiência memorável, mas infelizmente, não está ao nosso alcance. Material não temos e a experiência é nula. Da mesma forma que a cache na Escalada na Guia envolve o mesmo tipo de esforço. Já para não falar na Desafio XXL ou das Aranhas. São desafios com uma "barreira" física. Para se conseguir um found, na nossa perspectiva, é preciso ultrapassá-lo. Depois disso é logar o found e lembrar a experiência.
Serão estas elitistas? Apenas reservadas à elite de geocachers mais atletas que as consigam alcancar e/ou com material de escalada/técnico? Por exemplo, a Six Feet Under (uma experiência memorável) é uma cache elitista porque só pode ser feita por pessoas que não sofrem de claustrofobia?
Pelo lado "financeiro/comercial", há n outras que nos obrigam a gastar dinheiro para as fazer. E nem vale a pena referir que para se fazer qualquer cache, seja onde for, já estamos a pagar algo. Seja a gasolina, seja a sola do sapato, ou outro qualquer custo inerente a essa busca.
Se para se fazer a nossa é preciso pagar (em português é isso mesmo) o que dizer das caches como Poço de Mistério, Metro Color, Great View over Lisbon, The Treasure Island, 4elements, entre tantas outras. Para se fazer estas caches, que tem passado despercebidas a quem faz zum-zum sobre a nossa, é preciso pagar. E ou se paga ou não se faz a cache. Tão simples quanto isso.
Sabemos que é perfeitamente possível um basic member logar um found numa PMOC. O argumento aí utilizado é "ah, o membro acompanhou um premium member na caçada. Logou a cache e merece o found!".
Lamentamos, mas o nosso logging requirement obriga a que o geocacher que a encontrou seja PM. E se isso custa a alguém, lamentamos mas não há mesmo nada a fazer.
Experimentem, contudo, fazer a seguinte experiência. Experimentem logar um found numa IMC Secundária sem antes terem encontrado uma Primária. E sim, podem justificar que acompanharam um geocacher que já tinha feito a anterior... Afinal de contas, encontraram a cache secundária com ele. Tentem. Verão a resposta.
Assim como algumas (poucas) virtuais e earthcaches onde os logging requirements são seguidos à risca.
Afinal, colocámos uma cache que só é acessível a alguns, neste caso a alguns que pagam à Groundspeak. Portanto, supomos que todos os outros que colocaram caches onde só é possível chegar pagando também são elitistas.
E já agora, como o saco é grande, podemos também incluir aqui todas as caches que nos obrigam a gastar gasolina ou outro qualquer bem/serviço?
Elitismo é pensar que todas as caches tem que ser à sua medida e mesmo que não sejam, encontrar uma forma manhosa de o serem. Isso sim, é elitismo.
A nós não nos chateia nada haver caches muito exigentes a nível físico ou que exigam o pagamento para as fazermos (pagámos $15 cada um para fazer a
The Empire Strikes Back). Não temos a obrigação de as fazermos. Fazemos as que queremos e as que escolhemos. Se há alguma perto de nossa casa que é mais exigente, por um qualquer factor, e que não a consigamos fazer... Continuamos a viver. Tão simples quanto isso.
A nossa é uma em 1200 caches em Portugal. Não, ninguém é obrigado a encontrá-la.
Divirtam-se.
Make caches, not war