PLnauta Escreveu:se calhar vou me meter onde não sou chamado.
Mas o inglês só é universal para aqueles que o sabem.
Não será um bocado exagerado esta reacção. Quero dizer, não sei eu até sou novo nisto ...
Mas que é chato não conseguir ler o log lá isso é. Mas sempre pensei que fosse um pequeno preço a pagar pela globalização da actividade.
PL
O inglês é a língua universal de momento. Não, não tenho acções na Inglês SA. Não ganho uma comissão por cada puto que aprende inglês. Estou-me bem a borrifar para se a língua universal é o inglês, o alemão ou o boer. Mas a realidade é esta. Quando eu nasci, era o francês, a língua universal. Agora é o inglês. Por uma série de razões que não são agora para aqui chamadas. São os ventos da História.
Depois, o Geocaching.com é um site em língua inglesa sobre um jogo criado em lingua inglesa. Querer practicar Geocaching, dependendo do geocaching.com, e não o querer fazer em inglês é bizarro.
Ir a um pais estrangeiro e escrever logs na nossa própria língua, sabendo à partida que ninguém vai perceber nada, não só é bizarro como uma chalaça de mau gosto. Experimenta ir para lá escrever logs em português e verás se não te dão a sopa. Como seria de esperar, claro.
Globalização da actividade? Tal como eu vejo as coisas, para haver globalização é preciso haver comunicação, e para tal é preciso existir um código comum. Qual? Nem mais. A língua universal da conjuntura histórica. Aquela utilizada em congressos médicos, entre aviões de qualquer nacionalidade, entre navios de qualquer nacionalidade, em qualquer restaurante de qualquer destino turístico que não se encontre num dos países ressabiados com a predominância da língua inglesa.
Usar línguas locais em vez de uma língua globalmente entendida é que é globalização? Hummm ou seja... eu ir à Finlândia e não poder practicar Geocaching porque está tudo em finlandês e um finlandês vir a Portugal e não poder practicar porque está tudo em portugês é que é globalização (felizmente ainda não se chegou a estes extremos)?
Ou globalização será antes ir-se a qualquer lado do mundo e poder-se practicar geocaching porque todos respeitam os princípios de comunicação comum?
É a utilização do inglês a solução ideal? Não. Porque há sempre pessoas que por uma razão ou por outra não compreendem a língua. É contudo a solução possível, a mais abrangente e consensual em termos de comunicação.