Página 1 de 11
Quando os logs não são nada

Enviado:
segunda mai 21, 2007 12:08
por Muesli
Tenho reparado que ultimamente cada vez mais os geocachers relatam menos as suas experiências quando fazem o log na página da cache. Às vezes resume-se a uma simples palavra.
Isto deixa-me um pouco irritado porque, na minha modesta opinião, isto é apenas um jogo para nos divertir e partilhar experiências. Tal como tenho o prazer de colocar uma cache para as outras pessoas a descobrirem e usufruírem do local e da descoberta, também gosto de saber a sua opinião, do que correu bem ou mal, se se divertiram ou não.
Log tão simples como "Found it", "5 estrelas", "terceira cache" ou ainda "published" não têm o mínimo de interesse, e por vezes levam-me a pensar que quem faz log desde apenas tem interesse na soma da quantidade de caches que já encontrou, menosprezando o owner, quem já fez esta cache e os que irão fazer. Parece-me isto uma atitude individualista.
Obviamente cada um faz o log que entende, até pode não ter tido tempo para escrever mais ou estava com preguiça, mas acho que ir procurar caches não é só encontrar tupperwares e registar a sua presença no logbook.
Desculpem o tom "irritadiço"

deste meu comentário mas tal como tenho o prazer de colocar uma cache e me preocupo em informar quem lá vai também gosto de saber o que os outros sentem ou acham da minha cache.

Enviado:
segunda mai 21, 2007 12:14
por Manchanegra
Boas!
Concordo. Pessoalmente prefiro fazer um pequeno log no logbook onde por vezes apenas escrevo coisas do genero "found it, log completo online" e a data, ou algo do genero e escrevo um log mais completo no site.
No entanto, certamente haverá geocachers que preferem fazer um log mais completo no logbook. Isso não invalida que não escrevam um bocadinho online para partilhar a sua experiencia com os outros.
Só uma chamada de atenção ao que escreveste: Os logs "published" normalmente são do garri e são escritos como reviewer note quando ele publica a cache. Não é um found.
Abraço
AS

Enviado:
segunda mai 21, 2007 12:18
por Torgut
Evidente. Então essa do "published" que vi hoje tá demais. Mas o gajo pensa que é o approver ou quê ?? Mas digo-vos já uma coisa: lá fora, nos países onde já fiz geocaching, a coisa é mais ou menos isso. Os logs são muito mais curtos, sintéticos, secos.
Pessoalmente escrevo bastante, excepto quando a cache não me inspira grandes textos, o que é muito raro, ou quando não gostei da cache, e ai, como é quase uma regra tácita, escrevo apenas "Found It" e pronto.

Enviado:
segunda mai 21, 2007 12:21
por SUp3rFM
Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista.
Como owners, creio que todos, esperamos ver relatadas boas experiências na caçada. Como foi, o que viram, se houve alguma "aventura", o que acharam da cache, etc. Apesar do panorama que relatas, creio que não nos podemos queixar muito. Tipicamente, em Portugal, há sempre geocachers que escrevem um pouco mais e nos deixam naturalmente orgulhosos. No estrangeiro, com o geocaching mais desenvolvido é raro haver logs detalhados.
Há outros que escrevem menos. Geralmente, ou porque chegaram agora ao geocaching e fazem dos primeiros logs apenas um resumo breve (ou muito breve) daquilo que passaram, ou porque os founds e os logs já foram tantos que não há muita imaginação ou novidade para escrever.
Já com as fotos é a mesma coisa. Se houver, melhor. Caso contrário, amigos como sempre.


Enviado:
segunda mai 21, 2007 13:10
por Manchanegra
Mas há ai found´s com "published" no log

?
Ainda não vi isso. Podes postar aqui o link ou o nome da cache?
Abraço
AS

Enviado:
segunda mai 21, 2007 13:22
por vsergio
"Published"
Também acho. Também gosto de Logs à maneira. Gosto de participar na busca dos outros

É giro, e em vez de tar a ler livros de "Uma Aventura" ou d "Os Cinco" leio os latest logs. Não é cusquice, acho que os logs são para isso mesmo. Assim vou conhecendo, aos poucos, aqueles que são meus amigos e tal.
Um pequeno exemplo. Os Logs do Prodrive Jr? Já leram? Ganda espectáculo. E os do Pirata Playmobil? Muita giros.
Eu às vezes fico um pouco na dúvida quanto aos relambórios que escrevo... compridos de mais e tal. Mas eu gosto de logar.
É evidente que há malta que não tá numa de escrever, nem tem grande imaginação pra isso. Mas nem é preciso. Basta contar uma história gira, um percalço qq. Dão muito mais valor à própria cache. A cache não é só a cache. A cache é o acumular de histórias... é por isso que se chama "cache", ou não?
Boas!

Enviado:
segunda mai 21, 2007 13:36
por Silvana
Pior do que isso é deixarem molas partidas, bogalhos, folhas, etc... na cache!... Passando esta de tesouro a contentor de lixo!


Enviado:
segunda mai 21, 2007 13:36
por Muesli
Sim "Published"!!!!! Vejam os logs do geocacher DinisCarrico. Acho que nunca escreveu outra coisa.
Da experiência que tenho de geocaching no estrangeiro, apenas nos Estados Unidos, de facto os logs dos americanos são muito curtos e secos, mas também com a quantidade de caches que eles têm e muitas muito manhosas não deve dar para escrever grandes textos.
Mas por cá acho que a malta sempre se vai conhecendo e gosta de ler a experiência dos outros. É verdade que por vezes nos vamos repetindo mas mais vale do que nada. Eu gosto de relatar a minha aventura, se calhar às vezes também escrevo de mais mas também quando a cache não me agrada muito o texto é reduzido, mas sempre escrevo e descrevo e não sou tão sintético como "5 estrelas" e siga para outra...

Enviado:
segunda mai 21, 2007 13:57
por Manchanegra
Pois!
É verdade que é maçarico (no bom sentido), mas, mesmo assim, escrever published está um bocado fora de onda.
Uma vez que até és o owner de duas das caches visitadas eu até me atrevia a sugerir que lhe enviasses um mail a pedir para escrever mais qualquer coisa e a explicar que o published não é propriamente o que se deve escrever no log. Assim como quem não quer a coisa.
Se não funcionar, paciencia.
Deixa-o vir um bocado mais abaixo até uma das minhas caches

.
Abraço
AS

Enviado:
segunda mai 21, 2007 14:09
por Torgut
Já que se falou um pouco da comparação com os hábitos noutros países, vou desenvolver um pouco: não tem obrigatoriamente que estar relacionado com "desenvolvimento" do geocaching local - na Hungria, aquela miséria franciscana, é moeda corrente escrever apenas "Ok" nos logs. Já na Rep. Checa, onde à parte a chatice de haver tantas caches apenas em checo, encontrei o Geocaching de melhor qualidade que posso imaginar, os logs são mais ou menos como os nossos, algums mais extensos, outros mais escassos.
Sal refinado

Enviado:
segunda mai 21, 2007 14:46
por lamas
Eu, modestia à parte, depois de uma quantas caches, quando procuro no ponto zero, já não questiono promenores sobre a cache, a minha pergunta é sempre "de quem é esta cache ??"...
Da mesma forma, ao inicio lia (ou tentava ler...) todos os logs na página dos latest logs, aqui no @pt (bem haja aos "inventores" das stats").
Agora passados alguns tempos nos latest logs dou por mim a seleccionar os logs que leio... e felizmente alguns até me dão quase tanto gozo como o de encontrar uma cache...
Outros há, infelizmente, que já nem me dou ao trabalho de ler... até dão a sensação que foram até ao local da cache e a encontraram por obrigação...
O que vale é que os que gosto de ler, continuam a aparecer, e os que já não leio vão tendo o seu degrau na escada do geocaching em Portugal.

Enviado:
segunda mai 21, 2007 14:56
por lumacafi
Quanto ao jovem artista dos published resolvia-se bem a questão com uns logs apagados pelos owners, que até abria a pestana.
Mas eu tenho algum mau feitio no que toca a essas coisas. Alinho-me com o Lamas no que diz respeito aos logs.
Sou consumidor ávido dos logs alheios. Cada vez mais na diagonal devido ao volume.
Mas graças ao Yahoo Pipes, posso ler os logs de quem me interessa ou de caches que me interessam sem as subscrever no gc.com.
Mas acho que nunca fica mal a um owner insatisfeito mandar no mail de agradecimento uma nota sobre como gostaria de ver um log mais completo.

Enviado:
segunda mai 21, 2007 15:09
por caixeiros
Também gosto é dos logs com sumo e adoro ler os logs dos Rifkindsss

!
Os do Sagitario tb são uma moca.
Quanto a esses "published", dá-me a sensação que o rapaz não faz por mal, algo de errado deve estar a passar-se ou tecnicamente ou então, como é novato, faz destas coisas estranhas... na sei

.

Enviado:
segunda mai 21, 2007 16:23
por HDV
Bem. Tem dias e tem “fases”. Eu, por exemplo, de ha algum tempo a esta parte, nas raras oportunidades que tenho tido de fazer geocaching, tenho-me quedado um bocado pelas formas minimalistas de log simplesmente porque:
1) Depois de algumas centenas de logs, falta-me frequentemente a pachorra seja tanto para repetir/recair (i.e., escrever mais de uma vez) as mesmas formulas/coisas como para procurar outras (preguica? Tambem, mas sobretudo pelo ponto 3);
2) porque repudio e entendo indirectamente reagir contra a potencialidade da instalacao de certo clima de um controlo social demasiado estreito, tipo “aldeola”, onde a exploracao, levada a extensao maxima – no limite da contraproducencia e da desvirtuacao - da facilidade tecnica de seguir/ler (ou de potencialmente adoptar a perspectiva de “controlar”) os ultimos logs vem substituir a forca do tedio e da proximidade fisica – em que todos se conheciam e habitavam num raio de poucas centenas de metros, tornando impossivel fazer algo sem que o vizinho o soubesse -, culminando em certa ansia “voyeurista” e “comentarista” para nao dizer, mantendo a analogia da aldeia, “quadrilheira” (isto e, a semelhanca das comadres que se entretem a esquina a dar ao badalo e azo a tricas);
3) o que eu gramo mesmo e me da alegria é “fazer” as caches mais do que “gabar-me disso”.
4) pelo “problema” colocado quando se adopta um ritmo que leva a deixar acumular algumas dezenas de logs, o que torna dificil faze-los todos bem e, nao querendo ser injusto com ninguem, a preferir o comodismo de, salvaguardando ao menos o mais importante – a equidade - ser-se “curto com toda a gente”.
Concordo, no entanto, que se deve fazer um esforco de “bem logar” – o que nao tem necessariamente de assumir forma “prolixa” e deve igualmente atender, por ex., a elementos de cordialidade e delicadeza; sobretudo, prospectivamente, lidando com newcomers, desenquadrados -,e tanto mais quanto:
- se ache que nao esta a ser feita justica a cache e portanto o log assume uma funcao correctiva de chamar a atencao para os seus meritos;
- se entenda por alguma razao que aquele autor em particular precisa/aprecia/faz questao nisso.
Pelo que toca os logs feitos nas minhas caches coloco, desde ja, no entanto, os potenciais visitantes a vontade para usar da brevidade que entendam. Das ist mir egal; o “comprimento”, como criterio, e-me rigorosamente indiferente – alias, prefiro mesmo que se limitem a um “encontrada” do que escrevam num tom “a forcar a nota”.

Enviado:
segunda mai 21, 2007 18:25
por MAntunes
Eu cá, confesso, tenho momentos; já me aconteceu não ter espaço para escrever tudo que que queria - e andar a partir o log aos bocadinhos para caber todo - e já me aconteceu escrever mais no logbook na cache do que no log online.
Tenho dias. E não penso mudar.
Mas fico triste quando vejo logs a prometer mais detalhe e ele não aparece. Se ao menos não se prometesse nada...