Artigo Original de JF
Esta é a minha versão dos acontecimentos de uma expedição quase bem organizada pelo Teotónio que levou com ele mais 17 caminheiros.
3/5/2007
14h10
- Trrrim… trrrim… trrim…
Olha quem ele é? O Coutada a estas horas? Hum
-Tou, atão pá tas bom?
-Tou, olha conheces o dono da cache XXL Adventure?
-Hum! Sabes o nick?
-Wall-qual-quer-coisa!
-Walcarr?
-Esse mesmo
-Conheço! Porquê?
-É assim, estamos aqui nas minas dos carris e não damos com a cache dele…
-Olha lá, não será do datum?
-Não, tenho o meu PDA e o Teotónio tem o Garmin dele e dá 1 metro
-Estranho, e que queres?
-Se tiveres o contacto dele liga-lhe para saber onde está a cache, é que aqui não pode ser, estamos no meio do leito seco da ribeira e o sítio mais provável ainda fica ali a 25 metros…
-Será? não tas enganado, olh…
-Não estou não, aqui não pode ser, as coordenadas estão erradas, até porque já tem 2 dnf’s
-OK, deixa-me ligar ao homem e já te ligo.
-Faz isso xau.
-Inté xau
Ora deixa cá ver… Walcarr walca.. tá aqui
Trrrim… trrrim… trrrim… nada? Deve estar a trabalhar
Trrrim… trrrim… trrrim… olha quem ele é
-Tou atão pá tas bom?
-Quem fala?? (voz de senhora)
????? OOOOPS ???? Será que me enganei???
-Sim, queria falar com o Ricardo
-Quem Fala??
Aiiii é a? É a?
-É a mãe da Sofia?
-Sim quem Fala?
-É o Jorge Sagitario
-Olá sou a Elsa sim, como é que tens o meu número?
-Sei lá, sempre tive este! Não sei como o arranjei mas só tenho este e sempre pensei que era o do Ricardo
-Queres falar com ele?
-Quero se poder ser,
-Ó Ricardo anda cá é o Jorge - então como é que estás?
-Agora depois do susto estou bem, hehehe
-Susto? Ah este susto hehehe
-A Gracinha ta boa? E o curso?
-Sempre, agora esta a estagiar em Ponte do Lima
-Olha o Ricardo, fica bem, vais ao jantar?
-Vou pois então, claro que vou
-xau beijinhos, para a Graça tb.
…
-Atão pá, como é que tens o número da minha mulher? (Voz de Ricardo Walcarr)
-Errrrgs, sei lá, tu é que mo deste, foi? Não sei, sempre tive este.
-HE HE HE! Não me digas que tas aqui em Leça a cachar as minhas caches?
-He he, não mas é sobre uma que te quero falar.
-Atira
-A XXL Adventure é tua não é?
-É Porquê?
-Tenho por lá dois colegas que não a encontram.
-Quem são?
-O Coutada e o Teotónio
-Ah! Esses? E que lhes falta??
-Encontrar a cache…
-Pois realmente já vi 2 Dnf’s
-Ora é mesmo por isso, dizem eles que estão no ponto zero o ponto zero dá no meio da ribeira.
-Como assim, eles tem o Datum correcto?
-Tem
-Hum, então faz o seguinte, a cache está… …e eles que apontem e tragam as coordenadas correctas para eu actualizar na página, ok? É que ir lá a cima fazer a manutenção daquela não é propriamente ir aqui ao lado.
-Certo, vou fazer isso, vais ao MEATup?
-Vou, claro que vamos, vamos todos cá de casa.
-OK, até lá, xau
-Fica bem, manda comprimentos a Gracinha, xau.
Ora deixa cá ver… Cou... Cou... Cou...
…
-O numero do tele…
Porra, ta sem rede, vai de sms
Trrrim…
-Tou, já vi mas agora vamos em direcção ás aranhas.
-Olha o Ricardo pediu para…
-Tá bem, eu sei disso, agora vou desligar, isto de ir pelo meio do mato e das giestas é complicado, na volta eu corrijo. O Teotónio vai a direito a seguir o Gps, cá para mim vai-se enganar mas ele diz que não Xau.
Nem me deixou despedir…
…
…
14h30
Trrrim… Trrrim…
O Cou?
-Tou, que se passa?
-Nem vais acreditar, quando falava para ti a pouco perdi o papel onde tinha a coordenada final das aranhas e agora estou mesmo ás aranhas… foi praga do teotónio…
-Ah Ah Eh Eh Eh, como foi isso?
-Muito simples, tinha colocado o papel no saco dentro da rede de fora, ao passar no meio das giestas deve ter saído, é que não ta aqui.
-Fonix, meu e agora? Queres que eu…
-Sabes de quem é a Aranhas ou de alguém que já cá tenha vindo?
-Vou ver se descubro alguém que já ai tenha ido, e o Teotónio? Onde ta?
-Ficou ali a traz, quis ir por onde não dá e ficou a olhar para mim pertinho de um precipício, eu estou do outro lado…
-Como assim?
-É, quis mostrar que sabia aos outros e foi sempre a seguir a seta do Garmin, até disse que eu não percebia nada disto, como foi sempre a direito parou mesmo a beira do precipício… foi mesmo como te tinha dito…
-He he he, é mesmo dele! E tu?
-Eu, eu vim á volta, segui as “mariolas”, mas tb meti água, podia ter andado mais um pouquinho e não tinha que subir este penedo mesmo a festo, é cá umas alturas que só aqui é que dá para descrever, só vendo mesmo.
-Ok, ve lá se não desandas por ai a baixo e a tua “Maria” ainda tem de te trazer ao colo, olha que não tens propriamente um peso que ela possa, hi hi hi… já te ligo. Xau
-Goza, goza… fico à espera…
Ora quem é que eu conheço que já lá foi, Walcarr, trrrim… trrrim… não atende
Cortez, trrrim.. trrrim..
-Tou, então como estás?
-Tou bem, olha, já estives-te nas aranhas.
-Já, pk?
-Tenho lá dois colegas mesmo ás aranhas, um …
-Pois mas eu aqui tb não te posso ajudar, mas, tens o contacto do Manel?
-Não, mas arranja-mo.
-Toma nota, 9-qualquer-coisa-e-tal
-Já tá, agradecido.
-Mas como é que isso aconteceu?
-Foi assim mais ou menos como decifrar a cache e depois não criar um poi nos Gps’r e perder o papel onde tinham anotado a coordenada final no meio das giestas.
-Que azar.
-Vais ao mitupe dai?
-Vou ver mas em principio não falto
-Vens ao de cá
-Ui, não não posso tenho um casório nesse sábado
-Fica bem e obrigado, vou ligar ao Manel a ver, xau.
-Fica bem. Xau.
Ora cá vai… Trrrim… Trrrim…
-Tou
-Tou sim daqui é do gabinete técnico de apoio a Geocacher’s e queria fazer umas perguntas, pode ser?
-???Sim diga.
-Ah Ah Ah, apanhei-te ó Manuel, tas bom, é o Sagitario…
-Á meu malandro que já estava a pensar raios e coriscos, como tas?
-Bem e tu? Olha é sobre as aranhas
-A cache?
-Sim essa mesma, tens a coordenada final de lá?
-Bem aqui não, só em casa..
-Era o que eu temia
-Mas tas ai. É? Tu não paras… foi a minha com aquele tempo terrível e agora…
-Não, não é para mim, escuta, tenho lá dois caramelos geocacher’s que perderam a coordenada final, tinham os números gatafunhados num papel e ao passar lá pelo meio das giestas o papel soltou-se da mochila de um e foi-se…
-Xi, grande azar, mas e agora? só se o Nuno Rifkind.. pois esse tem mesmo. Eu pergunto-lhe e já te ligo tá.
-Certo, e a vidinha vai boa?
Aqui pelo meio falou-se nos mitupes…
-Sempre a rolar
-Então fico à espera xau.
-Já ta mando
…
15h00
Plim plim, plim plim; 2 sms, deixa lá ver, hum ManelAntunes… boa coordenada final… reencaminhar para Cou… já tá, ora a outra ??? Cou??? Dizia: já encontrei, respondi: já encontras-te o quê? A cache ou o Papel?
Plim plim… sms do ManelAntunes, perguntava se já havia noticias e se não para quando houvesse avisar. Resposta: ok eu aviso.
plim plim sms do cou dizia: a cache, encontrei a cache sem as coordenadas, quando recebi a tua sms já tinha a cache na mão, as coord’s estão na muche.
Gajo de sorte… Fonix…
16h00
Plim plim… sms do Cou: 2 caches feitas.
Ora ta na hora de dar as boas noticias ao pessoal
Sms para ManuelAntunes e Ricardo Walcarr: Expedição bem sucedida. 2 Caches encontradas.
Plim plim, sms do Manel: obrigado, vou avisar os Rifkindss Smile
Trrrim… trrrim… não conheço este numero, deixa lá atender
-Tou Sim, boa tarde!
-Ola, é o Ricardo, agora do meu NUMERO
-He he he
-Então que confusão foi essa? Explica.
-Simples, depois de ligares comigo e de eu dar a localização ao Cou, este perde o papel da coordenada das aranhas no meio das giestas e fica mesmo ás aranhas
-Eia, que grande azar.
-Podes crer
-Pois é o Manel ligou-me a perguntar isso e a dizer que tinhas ligado e que ele depois ligou a Nuno Rifkind…
-Vê lá no que isto deu, uma confusão. Hehehe
-E sempre encontrou a minha, estava onde lhe disseste?
-Não me disse, mas deve estar, ele encontrou-a.
-Pois, que grande confusão sim Sr. Ele que traga a coordenada da minha para depois a actualizar.
-Ele traz, fica descansado, depois disto os moços não se esqueceram de nada.
-Mas isto movimentou meio mundo geocacher português… vê lá tu as voltas que esta aventura deu
-Mas sem aqui o Sagitario tavam tramados, mas estes dois nunca apareceram para os mitupes, estava mesmo para me baldar, mas eles mereceram a ajuda.
-Tu é que sabes, vais ficar para mais tarde no meatup?
-Como vou só, posso ficar, mas pelo caminho vou dar boleia ao Rui …
-O Touperdido??
-Sim, a esse todo…
-Enganou-nos bem quando foi das castanhas… mas ele trabalha cá por cima?
-Como assim enganou?
-Cabelo comprido…
-AH isso… he he he pois foi… hi hi hi trabalha, é gerente de uma loja de desporto qualquer.
-Pois, como ele é lá dos lados de baixo…
-Ok, fica bem e até ao meatup.
-Espera, é que se ficares para mais tarde podemos cachar algumas caches juntos, a Elsa e a minha filhota vão embora e nos ficamos para a borga com quem ficar, aceitas?
-Por mim estas a vontade, sem problema, se o Rui alinhar?
-Pois, na hora vemos, fica bem
-xau
E pá, já são quase 5 horas e estes gajos só agora é que vão descer? 3 Horas para descer, vão chegar à ponte já de noite
Eles aguentam…
Para o Geocaching só mesmo o Team Cou+Fm é que se de dedicou a actividade tendo encontrado as duas caches, o Teotónio, como foi o organizador deste “event” não prestou atenção nenhuma as caches, limitou-se a criticar tudo e todos (como é seu costume) e a tentar perceber como funciona o seu mais novo gadjet de tirar fotos, a fazer uma figura triste quando levou o resto da “cambada” a trás para o precipício e como está muito habituado a andar (dentro do café, a empurrar a máquina de cortar relva e a cuidar do Hélder, seu filhote) chegou ao fim com um andar novo, ele diz que me quer ver quando lá for.
Ainda hoje o tema do momento nas conversas do Cantinho Bar (propriedade do Teotónio) é esta caminhada gloriosa feita em terras do Gerês.
Eu e o Agostinho (Barcelos) mais o Hugo (Bracarense), todos geocacher’s de primeira linha ou não, estamos a planear lá ir, em princípio é para o fim deste mês de Maio, mas se o calor estiver a apertar fica para o Outono, a seu tempo eu aviso para o caso de mais algum geocacher nos quiser acompanhar.
Jorge “Sagitario” Ferreira
PS: A conversa tida entre mim e os restantes colegas geocacher’s contém imprecisões, foi garantidamente mais longa com qualquer um deles e lá pelo meio demos umas valentes gargalhadas.