• Anúncios

Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor rifkinda » domingo abr 17, 2016 21:50

Já se tem dito várias vezes que antigamente havia o hábito de andar sempre com material para manutenção e que quase todos os geocachers estavam dispostos a dar uma ajudadinha para a manutenção de caches que não fossem suas.

Hoje em dia, esse hábito já se perdeu um pouco (ou até bastante).
De qualquer modo, acho que faz sentido falarmos de vários cenários e de como proceder.

Cenário 1:
Um geocacher encontra uma cache, mas todo o seu conteúdo está encharcado.

O que deve fazer?
* Não fazer nada fisicamente, mas reportar a situação através de um log do tipo "needs maintenance"
* Secar bem o contentor e deixar um novo logbook, deixando o antigo logbook encharcado, num saco à parte, para o owner depois o recolher e tentar salvar o seu conteúdo
* Secar bem o contentor e deixar um novo logbook e deitar fora o antigo conteúdo por achar que não tem salvação
* Trocar o contentor, já que se o que lá está meteu água, vai continuar a acontecer o mesmo, não adiantando assim colocar apenas um logbook
* Outra opção

Aguardo a vossa opinião e que alimentem este tópico com outros cenários.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor André&Paulo » segunda abr 18, 2016 16:36

rifkinda Escreveu:Já se tem dito várias vezes que antigamente havia o hábito de andar sempre com material para manutenção e que quase todos os geocachers estavam dispostos a dar uma ajudadinha para a manutenção de caches que não fossem suas.

Hoje em dia, esse hábito já se perdeu um pouco (ou até bastante).
De qualquer modo, acho que faz sentido falarmos de vários cenários e de como proceder.

Cenário 1:
Um geocacher encontra uma cache, mas todo o seu conteúdo está encharcado.

O que deve fazer?
* Não fazer nada fisicamente, mas reportar a situação através de um log do tipo "needs maintenance"
* Secar bem o contentor e deixar um novo logbook, deixando o antigo logbook encharcado, num saco à parte, para o owner depois o recolher e tentar salvar o seu conteúdo
* Secar bem o contentor e deixar um novo logbook e deitar fora o antigo conteúdo por achar que não tem salvação
* Trocar o contentor, já que se o que lá está meteu água, vai continuar a acontecer o mesmo, não adiantando assim colocar apenas um logbook
* Outra opção

Aguardo a vossa opinião e que alimentem este tópico com outros cenários.


Uma questão bastante pretinente, como tal, darei a minha opinião!

Eu pessoalmente tenho a filosofia de ajudar sempre que possivel.

É rara a vez que não ande com um container, logbook ou saco de plástico zip na mochila.

Mas existem vários fatores que influenciam a nossa ação nesse ato de substituição de algo:

- O Owner
- O Local
- A Cache

Começo por justificar estes fatores:

- O Owner:
Existem aqueles owners que não se importam que façamos a manutenção, que até ficam contentes por isso e pouco se importam com o logbook anterior
Mas também à aqueles que não permitem a manutenção e ficam chateados se o fizermos.

- O Local:
Se for um local isolado dos outros, a minha maneira de atuar é:
Deixar tudo como estava, limpar o que se puder limpar, e colocar um logbook novo junto ao antigo(avisando o sucedido na página da cache)
Se for um PT ou cache urbana é substituir o container se necessário, colocar um logbook novo e olhando sempre para quem é o owner deixar ou não o antigo.

- A Cache
Dependendo do número de favoritos de frequência de geocachers que passam no local, faço ou não manutenção.

Quando as caches estão desativadas e vou passar pelo local, contacto o owner e procedo à manutenção da mesma!
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor tonisimoes » segunda abr 18, 2016 17:11

Eu também acho que toda a gente devia ajudar. Mas cada vez menos há essa preocupação!
tonisimoes
Small
 
Mensagens: 142
Registado: quinta abr 05, 2012 14:01

Re: Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor RuiJSDuarte » terça abr 19, 2016 21:47

Eu não acho que há cada vez menos pessoas a ajudar... há é cada vez mais pessoal que finge que ajuda. Pessoal que não encontrando uma cache, coloca outra lá "para ajudar", mas para ajudar a ter mais founds. Muitas dessas pessoas não fazem o mesmo se encontrarem MESMO a cache, e ela necessitar de manutenção...

A minha maneira de agir acaba por ser muito parecida com a do André sendo que como, regra geral, sei bem a que caches me vou dirigir, levo o necessário para ajudar, se for preciso. Não ando, normalmente, com material atrás só porque sim.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor geo-amd » terça abr 19, 2016 23:39

Antigamente fazia mais manutenções destas. Agora, esqueço-me muito de andar com logbooks e contentores de emergência. Mesmo assim, vou resolvendo alguns problemas quando posso e consigo, por exemplo: http://coord.info/GLDFC6CD, http://coord.info/GLKF6JG9, http://coord.info/GLMGC33E.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2277
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor André&Paulo » quarta abr 20, 2016 06:48

RuiJSDuarte Escreveu:Eu não acho que há cada vez menos pessoas a ajudar... há é cada vez mais pessoal que finge que ajuda. Pessoal que não encontrando uma cache, coloca outra lá "para ajudar", mas para ajudar a ter mais founds. Muitas dessas pessoas não fazem o mesmo se encontrarem MESMO a cache, e ela necessitar de manutenção...


Totalmente de acordo.
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor vsergio » quinta abr 21, 2016 21:54

Não façam nada para eu subir no ranking dos arquivanços, pa!


Vsergio no tapatalk
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Fazer manutenção em cache alheia - vários cenários

Mensagempor rifkinda » domingo abr 24, 2016 17:28

E se formos nós a danificar a cache, mesmo que sem intenção?
Como por exemplo, quando voa a tampa ou se a cache quebrar nas nossas mãos, por o plástico estar ressequido?

Acham-se na obrigação de deixar a cache impecável, colocando um novo contentor ou mesmo voltando lá posteriormente, caso não tenham material convosco?
Ou deixam apenas uma nota ou uma referencia a isso no vosso log?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes