• Anúncios

M.O.N.S.T.R.A.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor zoom_bee » segunda fev 29, 2016 11:11

André&Paulo Escreveu:
Pergunto entao:
Vale a pena manter o PT atual?
Arquiva se?
Cria se um novo?

Aceito todo o tipo de opinioes.


Antes de mais aqui ninguém manda nada (apesar de alguns acharem que sim), são tudo conselhos, que podes seguir ou não.
Os grandes PTs são uma carga de trabalhos, e como a vontade voluntária de quem faz um found de ajudar os owners a fazer manutenção quase deixou de existir (ainda vou estudar melhor isto) para ser substituída por uma exigência pidesca do owner rejeitar as responsabilidades diárias para resolver a m***a que fazem nas caches com o argumento de "ah e tal se não podia fazer a manutenção, não colocava" apesar de ser visitada constantemente por pessoas perfeitamente capazes de o fazer.
Salvaguardando containers complexos que exijam a intervenção apenas do owner, em todos os outros casos este argumento é ridículo, mas infelizmente é sempre o owner cheio de boa vontade e altruísmo que é crucificado.

Vou por de parte a minha opinião pessoal sobre PTs e apenas usar o senso comum no seguinte conselho:
Se te permiterem adoptar, e te encontrares com disponibilidade para a manter, mas te achares emocionalmente capaz de a qualquer momento arquivares tudo se isso interferir na tua vida pessoal de forma abusiva, adopta e coragem!
Se for para repetir tudo numa nova versão que permita novos founds a quem já a fez, não! Vais ser linchado...
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1515
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor jasafara » segunda fev 29, 2016 11:14

rifkinda Escreveu:Acho que é de manter o original, em oposição a criar um novo, com o mesmo número de caches, nos mesmos sítios.

+1
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor jasafara » segunda fev 29, 2016 11:16

zoom_bee Escreveu:...Se for para repetir tudo numa nova versão que permita novos founds a quem já a fez, não! Vais ser linchado...

Mais por aqui :) Infelizmente grande parte dos geocachers é a solução que preferiria...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor pjnsoares » segunda fev 29, 2016 11:26

rifkinda Escreveu:Acho que é de manter o original, em oposição a criar um novo, com o mesmo número de caches, nos mesmos sítios.

Também partilho esta opinião.
Avatar do Utilizador
pjnsoares
Micro
 
Mensagens: 5
Registado: quarta ago 15, 2012 13:38

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor alieri » segunda fev 29, 2016 11:27

Nota prévia - eu nem sei o que é a isso da MONSTRA. Sei que é um powertrail e pouco mais. Agora, se é um daqueles em que tens uma caixinha a uma distância tal da anterior que te cansa mais o pára-arranca inerente do que fazer o percurso todo sem paragens, não é para mim. Não gosto. Desculpem, mas não gosto. Os únicos que fiz assim foi porque ia em grupo e fui "obrigado".
Já se for uma coisa "à homem", com caches suficientemente afastadas para apreciarmos a paisagem e alguma dificuldade em transpor obstáculos, conta comigo.
Não queria de forma alguma denegrir os powertrails, excepto os que são compostos por micro caches largadas milimétricamente a 161 mts de outras caches só para os números.

Dito isto, em relação às perguntas:
Vale a pena manter o PT atual?
Arquiva se?
Cria se um novo?


O que foi dito por "marulhar" faz sentido , na minha forma de ver o geocaching.

Se fosse eu e se se tratasse de uma série de caches com valor que (pelo que dizem) elas têm , pelos containers e/ou pelo local ou percurso, e tendo eu disponibilidade para a manutenção, adoptava e tentava ao máximo mantê-las conforme foram criadas. Penso que o espírito de adoptar uma cache é esse, preservar o que já existe. Isto é válido para a adopção de uma cache ou de 20.

Adoptar uma cache escondida num buraco de uma árvore, disfarçada de ramo, e mudá-la para debaixo de uns calhaus a 30 mts e que se topam à légua, é criar outra cache, não é adoptar.

Concordo com o que foi dito pelo jasafara sobre quem já encontrou e quem falta encontrar. Acho que é uma falsa questão.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor marulhar » segunda fev 29, 2016 11:31

rifkinda Escreveu:Acho que é de manter o original, em oposição a criar um novo, com o mesmo número de caches, nos mesmos sítios.

Esta parece ser a opinião consensual por aqui e é também a minha.
Avatar do Utilizador
marulhar
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: sexta set 09, 2011 14:47
Localização: Lisboa

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor jasafara » segunda fev 29, 2016 11:33

Se fizeres as contas à Monstra a densidade de caches é elevada mas não como existem por aí outros PT.
Ou seja se formos a ver a distância poderia ter exactamente o dobro das caches com densidade máxima.
Sendo que o terreno será na maioria não plano diria que tem uma densidade muito elevada para fazer em TT, elevada para fazer de bike e razoável (para PT grandes...) para fazer a pé.
Acresce que é um PT que ao contrário de muitos outros procurou ter containers alternativos (se apropriados ou não a uma exposição no exterior é outra conversa...). Isso é a meu ver meritório...desde que seja acompanhado de uma manutenção adequada.
E é óbvio que mesmo geocachers que tenham um mínimo de cuidado em não estragar não fazem um PT com estas características em modo relaxado pelo que existirá sempre maior risco de má manuseamento...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor André&Paulo » segunda fev 29, 2016 12:20

Como acho que não é um tema que mereça uma decisao com urgencia, apesar da manutençao das caches assim precisarem, e tambem porque a maior parte dos participantes deste forum tem (muito) mais experiencia que eu, vou colocar o assunto em stand by de forma a analisar a situaçao com mais calma e prudencia! :)

Se calhar foi uma atitude precipitada da minha parte e dos ex-owners querer arquivar o PT e criar um novo com a mesma forma.

Agradeço a todos a vossa opiniao. Pelo menos aqueles que contribuiram de forma positiva ;) e apresentaram criticas fundamentadas
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor jasafara » segunda fev 29, 2016 12:23

André&Paulo Escreveu:...Pelo menos aqueles que contribuiram de forma positiva ;) e apresentaram criticas fundamentadas

Por aqui normalmente não terás de utilizar o "Pelo menos"... ;)) Vantagens de ser um fórum mais intimista :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor André&Paulo » segunda fev 29, 2016 12:25

jasafara Escreveu:Se fizeres as contas à Monstra a densidade de caches é elevada mas não como existem por aí outros PT.
Ou seja se formos a ver a distância poderia ter exactamente o dobro das caches com densidade máxima.
Sendo que o terreno será na maioria não plano diria que tem uma densidade muito elevada para fazer em TT, elevada para fazer de bike e razoável (para PT grandes...) para fazer a pé.
Acresce que é um PT que ao contrário de muitos outros procurou ter containers alternativos (se apropriados ou não a uma exposição no exterior é outra conversa...). Isso é a meu ver meritório...desde que seja acompanhado de uma manutenção adequada.

Concordo a cem por cento.

E é óbvio que mesmo geocachers que tenham um mínimo de cuidado em não estragar não fazem um PT com estas características em modo relaxado pelo que existirá sempre maior risco de má manuseamento...


Tambem tenho de manifestar a minha opiniao neste caso.
Muitos dos containers foram estragados por isso mesmo, pressa e mau manuseamento.... por exemplo, a A MONSTRA MAIL, uma caixa de correio em madeira em que se trocava postais, foi completamente destruida.... tirem as vossas conclusoes...

:)
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda fev 29, 2016 15:59

marulhar Escreveu:
rifkinda Escreveu:Acho que é de manter o original, em oposição a criar um novo, com o mesmo número de caches, nos mesmos sítios.

Esta parece ser a opinião consensual por aqui e é também a minha.


E a minha. SE é para haver caches na mesma, mantém o original. Até porque o BT de licra é algo de... :shock:
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor MAntunes » segunda fev 29, 2016 23:07

Tenho-me mantido calado neste tema das PTs e de outras características que o Geocaching dos números assumiu, por sentir que já não vale a pena continuar a tentar dizer "façam como eu faço" visto que, é manifesto, que eu e outros que vivemos o Geocaching inicial, estamos claramente em minoria e quiçá, deslocados ou aparecendo como que "corpos estranhos" no actual panorama do Geocaching nacional.

Assim, prefiro dar o exemplo com actos, que serão notados por quem quiser e deixei, já há uns tempos, de tentar influenciar os outros com as minhas palavras.

Contudo, e como este assunto foi aqui discutido com alguma profundidade, não gostaria de deixar de sublinhar que concordo am absoluto com aqueles que defendem que não faz sentido arquivar um conjunto de caches que compêm uma PT, para depois ir criar outro conjunto de caches a fazer o mesmo papel e a mostrar o mesmo percurso. Além de representar um esforço em manutenção algo hercúleo, afigura-se-me impossível de manter por muito tempo e daqui a uns meses estariam a ser apontados por todos os quadrantes da comunidade de geocachers; os que defendem o arquivamento, os que defendem a manutenção da actual PT e os que, desejando ter mais caches para ganhar smiles e subir nas tabelas classificativas do seu ego, iriam queixar-se de estarem a ser prejudicados por uma deficiente manutenção. Ou, pior que isso (na minha opinião), enviariam fotos do local para validar o seu smile.

Parece que já foi posto um travão na decisão de avançar para uma nova PT nos mesmos locais da actual ou, pelo menos, um "vamos lá ponderar um pouco melhor na nossa decisão", o que sáudo, e por isso estas minhas palavras são apenas mais algumas ideias (ou a mera confirmação de que também sou um "Velho do Restelo") para ajudar na decisão final a ser tomada.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor André&Paulo » segunda fev 29, 2016 23:25

MAntunes Escreveu:Tenho-me mantido calado neste tema das PTs e de outras características que o Geocaching dos números assumiu, por sentir que já não vale a pena continuar a tentar dizer "façam como eu faço" visto que, é manifesto, que eu e outros que vivemos o Geocaching inicial, estamos claramente em minoria e quiçá, deslocados ou aparecendo como que "corpos estranhos" no actual panorama do Geocaching nacional.

Discordo contigo, vale sempre a pena dize lo, pois apesar de em minoria, são o exemplo para alguns e para mim, que tenho muito em consideração aqueles que vivem o Geocaching inicial, apesar de as vezes me deixar levar em alguns pontos do Geocaching atual.


Contudo, e como este assunto foi aqui discutido com alguma profundidade, não gostaria de deixar de sublinhar que concordo am absoluto com aqueles que defendem que não faz sentido arquivar um conjunto de caches que compêm uma PT, para depois ir criar outro conjunto de caches a fazer o mesmo papel e a mostrar o mesmo percurso. Além de representar um esforço em manutenção algo hercúleo, afigura-se-me impossível de manter por muito tempo e daqui a uns meses estariam a ser apontados por todos os quadrantes da comunidade de geocachers; os que defendem o arquivamento, os que defendem a manutenção da actual PT e os que, desejando ter mais caches para ganhar smiles e subir nas tabelas classificativas do seu ego, iriam queixar-se de estarem a ser prejudicados por uma deficiente manutenção. Ou, pior que isso (na minha opinião), enviariam fotos do local para validar o seu smile.


O que coloquei a negrito são os pontos fulcrais para a tomada de decisão e o voltar com o pé atrás.
São dúvidas que tenho, e como não se pode agradar a todos, fiz um ponto de situação para tomar a melhor decisão possível, fazendo um stand by na coisa!

Acho que assim, com calma e prudência, se tomam decisões mais acertadas :)
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor alieri » terça mar 01, 2016 08:16

como não se pode agradar a todos


Lembra-te sempre que a primeira pessoa a quem deves agradar és tu. O resto são opiniões. Tal como foi dito pelo Zoombee, aqui ninguém manda nada
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: M.O.N.S.T.R.A.

Mensagempor clcortez » terça mar 01, 2016 19:19

André&Paulo,

Não vou acrescentar nada às opiniões já indicadas, até porque a minha posição referente aos PT's é conhecida da maioria dos que frequentam este fórum.

Gostaria de ver a GS criar um icone próprio para as caches pertencentes a PTs, essa seria a melhor solução quanto a mim para todos os que gostam e os que não gostam de fazer PTs. Separar as Tradicionais (ou o que seja) das caches pertencentes a PTs dando uma nova côr e símbolo nos mapas da GS permitiria que cada geocacher escolhesse de forma simples o que quer fazer, e permite por exemplo dar uma côr diferente ao Geoart, ou para quem queira facilmente criar uma PQ de um PT conseguir fazêlo sem filtros adicionais.
Como isto é apenas um sonho hoje, e como nunca ouvi ninguém sugerir isto além de mim, ainda mais difícil será ver este "sonho" concretizado. Assim ficamos com a confusão que há hoje e cada um que se amanhe.

Neste caso em particular da M.O.N.S.T.R.A., sinceramente temi quando o vi aparecer. Um PT desta dimensão relativamente perto de mim e de algumas caches minhas assusta. Depois lá me habituei aquele "risco" verde no mapa, e para mim hoje a maioria dos PTs são como "falhas geológicas" no mapa da GS. ;)

É verdade que uma boa parte do percurso criado por este PT tem bastante interesse por vários factores mas será que eram mesmo precisas todas estas caches? Existem de facto 117 pontos de interesse no percurso ou há caches que estão em locais sem qualquer interesse, apenas são um ponto de ligação no caminho, como se de uma indicação se tratasse (como uma seta ou sinal a indicar onde é o caminho a seguir)?

Se me perguntarem se acho que o PT devia ser arquivado, a minha reposta será "nem devia ter sido criado", mas já que ele existe, vamos gerir o que existe.
Sou um acérrimo defensor da continuidade dos GCcodes, ou seja, não arquivar uma cache até não se poder mais mantê-la. Portanto, para mim é sacrilégio alguém arquivar uma cache para criar outra logo de seguida no mesmo local e com o mesmo tema ou propósito. É algo "contra natura" no geocaching dito "tradicional".

Claro que a maioria dos que já fizeram o PT (que ainda assim são uma pequena minoria dos geocachers portugueses) querem números e não se importam de voltar a fazer o percurso...se isso implicar mais 117 Founds para a Contabilidade, logo a ideia do owner original é má, mas é uma realidade de "marketing" que temos hoje e que podemos ter que viver com ela nos próximos tempos de forma disseminada, porque acredito que cada vez haverá mais descaramento para ter atitudes deploráveis do ponto de vista da moralidade. Sim, porque a moralidade é algo que transversalmente a toda a sociedade moderna está pelas ruas da amargura e tende a piorar. Civismo, altruísmo e moralidade são bens preciosos que tentem a desaparecer.

Assim, na minha opinião adoptas o PT e mantens o mesmo nos moldes mais modestos possíveis.

Termino a deixar um desafio ao novo owner, algo nunca antes feito nesta dimensão, em jeito de "picanço": e porque não fazer uma Multi, uma única cache (com 117 pontos)? Eras capaz de tal proeza? :)
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 48 visitantes