• Anúncios

Prémios GPS

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Prémios GPS

Mensagempor clcortez » terça fev 23, 2016 07:54

zoom_bee Escreveu:Na melhor das hipóteses serás um geocacher antigo... é que um geocacher antigo não é o mesmo que um "geocacher do antigamente" [:P]
Infelizmente, (sem entrar em discussões muito filosóficas) parece-me impossível algum geocacher conseguir voltar a ver esta actividade livre dessas competições e protagonismos, aí sim terias um "geocacher do antigamente", porque depende tanto ou mais do contexto do que da pessoa que o pratica, por muito que se tente ignorar a realidade. If you know what I mean...


É isto mesmo. Serás um geocacher antigo, nunca um geocacher que tenha vivido os primeiros anos desta actividade. Joaquim, continuas a "vincar" esta coisa do "geocacher do antigamente" mas preferia que o não fizesses, visto que isso tem alguma conotação negativa para algumas pessoas. Acredito que não o faças nesse sentido, e que até tenhas pena de não o ter vivido, mas por muito que tentes enquadrar-te nunca passaste por lá, nunca viveste a actividade como nós vivemos.

As principais diferenças tê mesmo a ver com a falta de massificação, mais até do que os protagonismos e competições, que em muito menos escala sempre houve uma coisa ou outra...agora tens é que imaginar que haviam meia dúzia de pessoas no país a fazê-lo e que conhecia-mos pelo nick quase todos os outros geocachers. E se queríamos falar sobre isto a alguém...esquece: ninguém percebia à primeira e até te chamavam maluco. Hoje, é o que se vê: altamente massificada a actividade está presente em todo o lado, é raro encontrar alguém que nunca tenha houvido falar. É pena, mas não era isto que eu gostava. Se houve alguns que simplesmente abandonaram porque isto não lhes dizia nada como depois ficou, outros acabaram por se adaptar melhor ou pior.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Prémios GPS

Mensagempor clcortez » terça fev 23, 2016 08:03

jasafara Escreveu:
zoom_bee Escreveu:Tens cada uma, claro que começou aqui! Quase tudo relacionado com o geocaching nacional começou aqui, bom ou mau, mas o que isso tem a ver?
Na melhor das hipóteses quero é saber quando acaba!
Peço desculpa se ofendo a malta das corridas, mas realmente passo-me com competições e desfiles de vaidades com todas as consequências que vêm por arrasto. E já sabes que certos assuntos fazem-me chegar a mostarda ao nariz...

Claro que tudo começou aqui. Era mais referir que começou aqui há muito tempo... Até mais cedo do que referido no meu primeiro post. Até agora retroajo a Maio de 2005 (e mais alguns meses na cabeça do Bargão Henriques).

Quanto a competições, vaidades, etc. Uns são mais desportistas/éticos outros são-no mesmo. Nada tem a ver com geocaching mas sim com a natureza humana.
A outra fase da moeda é a distinção e a divulgação de muita coisa boa, misturada com alguma coisa má.


Infelizmente também estes prémios se massificaram...a primeira edição foi a única isenta, tudo o que se fez a partir daí já foi condicionado pelo conhecimento prévio do que ia acontecer, e em crescendo, nota-se que cada vez mais há caches feitas à medida para se ser nomeada. É como uma lista de "elite" do geocaching nacional, ou estás dentro e tens protagonismo ou estás fora e és uma cache sem importância. É desvirtuar o objectivo inicial da actividade.

Sim, a competição está intrínseca ao ser humano, mas se não for alimentado é algo mais contido. Aqui estão a alimentar essa dita competição, como se os prémios fossem uma corrida. Eu bem vejo da regie como alguns vencedores enchem o peito e incham como se fosse os maiores. E são, de facto: são os maiores a viverem uma falsa sensação de superioridade.
Joaquim, foge se eu um dia meter as mãos nesses prémios... mas podes ficar descansado, a probabilidade de alguém o deixar fazer é nula! ;))
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2016 08:51

clcortez Escreveu:...Ainda podia referir a questão dos critérios e dos prazos para correr a fórmula das Nomeadas, mas não me vou alongar, até porque como dizem o modelo está bem e recomenda-se não vou ser eu a ser mais uma voz do contra. Já chega o pobre Joom para isso, que fala fala e ninguém lhe liga ;))

Não está tudo bem e o "pobre" Joom não está a pregar no deserto ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2016 08:57

clcortez Escreveu:...É isto mesmo. Serás um geocacher antigo, nunca um geocacher que tenha vivido os primeiros anos desta actividade. Joaquim, continuas a "vincar" esta coisa do "geocacher do antigamente" mas preferia que o não fizesses, visto que isso tem alguma conotação negativa para algumas pessoas. Acredito que não o faças nesse sentido, e que até tenhas pena de não o ter vivido, mas por muito que tentes enquadrar-te nunca passaste por lá, nunca viveste a actividade como nós vivemos....

Pronto. Já vi que não me deixam entrar no "clube" nem mesmo como membro honorário.
Mais uma vez a questão é comparável com um historiador que tivesse possibilidade de coexistir com os contemporâneos da época estudada.
Assim tipo como os arqueólogos modernos serrem contestados pelos neandertais a disserem que eles não sabem do que falam porque não viviciaram toda a experiência de descoberta do fogo, etc, etc [:D]
Fora de brincadeiras. Julgo perceber perfeitamente o vosso ponto de vista ;))
Mas têm noção que o mito do "Velho do Restelo" surgiu de posições que por vezes se confundem com as vossas?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » terça fev 23, 2016 08:59

clcortez Escreveu:...Joaquim, foge se eu um dia meter as mãos nesses prémios... mas podes ficar descansado, a probabilidade de alguém o deixar fazer é nula! ;))

Ainda não perdi as esperanças :)
Pelo menos o prémio de Local está perfeitamente ao alcance da verdadeira melhor cache publicada ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Prémios GPS

Mensagempor RuiJSDuarte » terça fev 23, 2016 10:36

jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:...Joaquim, foge se eu um dia meter as mãos nesses prémios... mas podes ficar descansado, a probabilidade de alguém o deixar fazer é nula! ;))

Ainda não perdi as esperanças :)
Pelo menos o prémio de Local está perfeitamente ao alcance da verdadeira melhor cache publicada ;))


Concordo em Absoluto. E mesmo que tal não aconteça porque o tal Local está para lá de longe, sempre se fica com mais uma ou duas mão cheias de excelentes caches/locais para se visitar.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Prémios GPS

Mensagempor clcortez » quinta fev 25, 2016 12:14

O tema está animado lá para a outra banda, e é cada vez mais notório o descrédito que a iniciativa tem nos que acompanham a mesma desde o início.
As diferenças acentuam-se, cada vez há mais a sensação que os nomeados "forçam" a nomeação, o que desmotiva a maioria a participar.

Nada que não fosse previsível acontecer, em especial pelo conhecimento que os geocachers têm da fórmula que nomeia as caches em conjunto com a falta de moralidade e competitividade que a maioria tem.

Um assunto a acompanhar mas não para perder muito tempo com ela, a "fórmula" está corrompida e perde assim a credibilidade. Para mim neste momento ou se acabava com as nomeadas (e todas as caches passavam a estar disponíveis para serem votadas) ou se atrasava um ano a nomeação das caches. Assim como está não.

P.S: como sei que o Joaquim está atento e vai com certeza responder à altura: abstenho-me de alimentar a discussão no seio dela. Se quiserem algum dia o meu contributo sabem como me contactar. Aí combinamos algo e falamos como gente crescida e séria, o tempo é limitado para o gastar em brincadeiras infantis de gente crescida.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » quinta fev 25, 2016 12:31

Aqui é o local para se escreverem coisas mais ponderadas pelo que me vou abster de comentar já ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » quinta fev 25, 2016 14:00

Entretanto entrei em período de reflexão :)
http://www.geopt.org/index.php/board/vi ... 10#p228310
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Prémios GPS

Mensagempor Black Elfin » domingo fev 28, 2016 13:34

Olá,

Eu não tenho nenhuma geocache escondida, mas não vejo o porquê de não retirarem as caches das listas dos prémios quando os donos das mesmas assim o pretendam.
Qual é a justificação legal, comercial ou outra qualquer, em que apoiam essa decisão, uma vez que, nos formulários, quando se envia uma cache para revisão não aparece em lado algum qualquer referência aos prémios GPS ou outros? ;)

Alguém me sabe dar uma resposta? Obrigada e bom domingo. :)
Black Elfin
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: terça Oct 02, 2012 20:17

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » domingo fev 28, 2016 13:55

Este não é o fórum certo para se debater o tema porque não é o organizador da iniciativa.
No geopt já várias vezes se fez a analogia com os Óscares. Os vencedores podem recusar o prémio ou utilizar o palco da cerimónia para fazerem o seu manifesto. Mas as caches após publicadas são públicas e podem fazer parte de qualquer lista que alguém se lembre. Para dizer bem ou mal...

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Prémios GPS

Mensagempor zoom_bee » domingo fev 28, 2016 14:03

Black Elfin Escreveu:Olá,

Eu não tenho nenhuma geocache escondida, mas não vejo o porquê de não retirarem as caches das listas dos prémios quando os donos das mesmas assim o pretendam.
Qual é a justificação legal, comercial ou outra qualquer, em que apoiam essa decisão, uma vez que, nos formulários, quando se envia uma cache para revisão não aparece em lado algum qualquer referência aos prémios GPS ou outros? ;)

Alguém me sabe dar uma resposta? Obrigada e bom domingo. :)



A ideia que me dá é... porque podem.
Não respeitar a vontade de um owner para mim é incompreensível.
Mas é só uma de várias coisas que já desisti de tentar entender, já que aparentemente grande parte da comunidade considera estas interacções positivas, válidas e até divertidas, portanto não é necessário serem compreensíveis apenas que existam para animar o dia-a dia de quem tem tempo a mais, até porque sendo essa a opinião da maioria eu devo estar errado.
Por muito mérito que tenha a iniciativa (não estou a dizer que tenha, a minha opinião é conhecida), atitudes arrogantes destas desvirtuam-na bastante.
Nunca a palavra altruísmo se usou tanto relacionada com esta actividade e significou tão pouco.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Prémios GPS

Mensagempor zoom_bee » domingo fev 28, 2016 14:07

jasafara Escreveu:Este não é o fórum certo para se debater o tema porque não é o organizador da iniciativa.k



Concordo em absoluto! Devias ter pensado nisso quando trouxeste o assunto para aqui, sei que a intenção é boa mas...
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » domingo fev 28, 2016 14:50

zoom_bee Escreveu:
jasafara Escreveu:Este não é o fórum certo para se debater o tema porque não é o organizador da iniciativa.k



Concordo em absoluto! Devias ter pensado nisso quando trouxeste o assunto para aqui, sei que a intenção é boa mas...

Este é um fórum de geocaching pelo que não me parece mal falar aqui de iniciativas do geopt como lá falo do @pt sem problemas.
O meu comentário nem sequer foi que não ache interessante que como tu mais pessoal que nao escreve no geopt dê a sua opinião.
Foi mais no aspecto que aqui a única opinião oficial de alguém ligado à organização que vão ler é a minha :)

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Prémios GPS

Mensagempor jasafara » domingo fev 28, 2016 14:53

zoom_bee Escreveu:
Black Elfin Escreveu:Olá,

Eu não tenho nenhuma geocache escondida, mas não vejo o porquê de não retirarem as caches das listas dos prémios quando os donos das mesmas assim o pretendam.
Qual é a justificação legal, comercial ou outra qualquer, em que apoiam essa decisão, uma vez que, nos formulários, quando se envia uma cache para revisão não aparece em lado algum qualquer referência aos prémios GPS ou outros? ;)

Alguém me sabe dar uma resposta? Obrigada e bom domingo. :)



A ideia que me dá é... porque podem.
Não respeitar a vontade de um owner para mim é incompreensível.
Mas é só uma de várias coisas que já desisti de tentar entender, já que aparentemente grande parte da comunidade considera estas interacções positivas, válidas e até divertidas, portanto não é necessário serem compreensíveis apenas que existam para animar o dia-a dia de quem tem tempo a mais, até porque sendo essa a opinião da maioria eu devo estar errado.
Por muito mérito que tenha a iniciativa (não estou a dizer que tenha, a minha opinião é conhecida), atitudes arrogantes destas desvirtuam-na bastante.
Nunca a palavra altruísmo se usou tanto relacionada com esta actividade e significou tão pouco.

Não achas a comparação com os Óscares válida?

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes

cron