• Anúncios

Arquivar caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Arquivar caches

Mensagempor rifkinda » quarta jan 13, 2016 01:06

Quais é que acham que são os principais motivos para um owner arquivar uma cache?
Acham que faz sentido em geral arquivá-las ou deveriam ser postas para adoção?

Eu, pelo menos, gosto de ler qual a justificação para o arquivamento numa última nota, mas são raros os owners que o fazem. Qual é a vossa opinião sobre isto?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Arquivar caches

Mensagempor tiagocp » quarta jan 13, 2016 14:19

Na minha (inexperiente, como owner) opinião, uma cache só deveria ser arquivada em último recurso. Se um owner não tem possibilidade de continuar a manter uma cache, deveria propor a sua adopção.

As razões que na minha opinião se justificaria arquivar são:
- não aparecimento de alguém disposto a adoptar a sua cache
- alterações significativas do GZ, que impossibilitem a continuidade da cache

Alguns exemplos deste último ponto:
- deixar de haver acesso
- obras que alterem significativamente o local/terreno
- elementos novos que coloquem em risco a segurança dos geocachers
- a procura da cache colocar em risco a Natureza ou preservação do local
Avatar do Utilizador
tiagocp
Small
 
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 14, 2015 13:55
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Arquivar caches

Mensagempor geo-amd » quinta jan 14, 2016 00:46

Também sou sempre muito curioso relativamente às razões do arquivamento das caches, mas geralmente os owners limitam-se a escrever uma mensagem curta e vaga que não diz muito, apesar de ser melhor do que nada.

Pessoalmente, sou owner de poucas caches (sete correntemente ativas) e só arquivo uma cache em situação de força maior. Mas nas duas que já arquivei, meti copiosa informação sobre as razões, por exemplo.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Arquivar caches

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta jan 14, 2016 07:46

A pesar de já me passado pela cabeça arquivar uma mão cheia de caches que já não se coadunam bem com o "meu" geocaching, ainda não o fiz e de cada vez que me desloco aos locais das ditas chego à conclusão de que continuo a gostar de os revisitar e elas vão ficando. :-D

Até hoje arquivei duas, sempre com as razões explicadas nos meus últimos "logs" e "notes", http://coord.info/GC41A5F e http://coord.info/GC42EA2.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Arquivar caches

Mensagempor clcortez » quinta jan 14, 2016 12:31

Arquivar caches é algo para mim que nunca fez sentido, a não ser em casos realmente excepcionais, como o local ter deixado de existir. Se alguém vez existiu uma cache num determinado local então as seguintes deviam de continuar com o mesmo GCcode. Se já fui ao local, está visitado, está feito. Isto é o meu ponto de vista, que vejo o geocaching como uma ferramenta turística apenas e não como um jogo ou lá como lhe chamam.
Claro que esta não é a opinião da laaarga maioria, que me apedreja ao ler isto.

Assim, se uma cache é "abandonada" devia ser sempre adotada por alguém. Devia ficar num estado de "standby" que a coloca oculta nos filtros de pesquisa mas que não a esconde da forma que acontece agora. Em qualquer altura um geocacher podia ir ao "banco de adopções" e adoptar uma cache.

Também sou da opinião que o listing devia pode ser ser "editável" pela comunidade, ou seja, a comunidade dar sugestões de melhoria a um listing. Obviamente que deviam de haver mais colaboradores da GS (voluntários ou não) que faria toda esta gestão e validação. Quanto aos revisores, também a política do processo de revisão devia de ser complementado, mais interactivo onde não só o owner fornece informação sobre uma cache mas também outros geocacher. Devia de existir uma sub-página da cache que seria a gestão da mesma, onde se colocam comentários, sugestões de melhoria, feedbacks, ets. Os logs seriam apenas o histórico de actividade da cache.
Devia também de se promover o "enriquecimento" dos logs. Já que os geocacher não os fazem, devia de haber um formulário para se fazer um log, em que em vez de uma caixa de texto apenas (e onde basta pôr um ponto para se fazer um log) deviam de ser várias caixas de texto onde o seu preenchimento era obrigatório, como por exemplo, o estado da cache, acesso ao local, feedback da experiência da cache, qualquer coisa do género, algo que promovesse ( e obrigasse) a escrever mais do que hoje.

Enfim, afastei-me do tema mas basicamente são tudo temas à volta do mesmo: promover um Melhor Geocaching.

AInda para dar o meu feedback sobre as arquivadas, evitei sempre fazê-lo, e sempre que é necessário tento uma solução alternativa.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Arquivar caches

Mensagempor zoom_bee » quinta jan 14, 2016 18:34

por uma questão puramente zen vou-me abster de responder a este tópico...
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Arquivar caches

Mensagempor jasafara » quinta jan 14, 2016 18:36

zoom_bee Escreveu:por uma questão puramente zen vou-me abster de responder a este tópico...

Acho bem :evil:
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Arquivar caches

Mensagempor clcortez » domingo jan 31, 2016 00:29

E hoje arquivei uma cache. Muito a contragosto, mas tinha que ser, o objectivo da mesma deixou de existir, e não me parece correto deixar a cache activa mas reduzindo para muito menos a dificuldade e o interesse da mesma.

E passa a ser a minha 4ª cache que estava colocada numa torre e que a mesma desaparece após a colocação da respectiva cache, mais ano menos ano, mais mês menos mês... suspeito que seja uma sina! :)

Era esta: http://coord.info/GC41A0X
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Arquivar caches

Mensagempor Helder_SSA » domingo jan 31, 2016 13:00

clcortez Escreveu:E hoje arquivei uma cache. Muito a contragosto, mas tinha que ser, o objectivo da mesma deixou de existir, e não me parece correto deixar a cache activa mas reduzindo para muito menos a dificuldade e o interesse da mesma.

E passa a ser a minha 4ª cache que estava colocada numa torre e que a mesma desaparece após a colocação da respectiva cache, mais ano menos ano, mais mês menos mês... suspeito que seja uma sina! :)

Era esta: http://coord.info/GC41A0X

Eu já a tinha feito... mas quando lá foi com o grupo depois de um evento nas Salinas, as condições para puder subir já não apresentavam segurança.

Estava a ser planeado uma ida no dia 6 de Fevereiro com equipamento adequado para puder subir com segurança. Mas agora que desapareceu a torre fica tudo em águas de bacalhau...

E pena...

Sent from my SM-G900F using Tapatalk
Avatar do Utilizador
Helder_SSA
Small
 
Mensagens: 78
Registado: segunda mar 11, 2013 21:05
Localização: Alcanena, Santarem


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron