• Anúncios

LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor geo-amd » sexta jan 15, 2016 16:39

jasafara Escreveu:
geo-amd Escreveu:Eu tenho 5726 logs de found, mais algumas centenas de logs de DNF, e uso UBB Code em todos eles!

Só me resta acreditar que, no final, eles irão criar uma exceção para os logs antigos, apesar disso não estar previsto de momento.

Não consigo compreender que risco eles encontram em pelo menos substituir as tags mais básicas

Código: Selecionar todos
[b][/b]
[i][/i]
[url=][/url]

só com a conversão destas já resolviam a maioria dos casos de fomatações mais básicas...

Esses três casos são exatamente os que me interessam. Para logs bem comportados, sem códigos UBB usados de forma patológica, bastaria aplicar a seguinte função JavaScript a cada um desses logs:

Código: Selecionar todos
function ubb2markdown(str) {   // geo-amd 15/jan/2016
  str = str.replace(/\[b\](.*)\[\/b\]/igm, '**$1**');               // [b]...[/b]
  str = str.replace(/\[i\](.*)\[\/i\]/igm, '*$1*');                 // [i]...[/i]
  str = str.replace(/\[url=([^\]]*)\](.*)\[\/url\]/igm,'[$2]($1)'); // [url=...]...[\url]
  return str;
}

No NodeJS, fiz o seguinte teste que vai buscar o log a um ficheiro chamado 'log.txt'.

Código: Selecionar todos
function test(file) {
  var fs = require('fs');
  var str = fs.readFileSync(file, 'utf8');
  console.log(ubb2markdown(str));
}

test('log.txt')     // runs the test

Para o seguinte input em UBB

Código: Selecionar todos
[b]#5688[/b]
Contentor fantástico, o mais fantástico que jamais vi!
A emissão em FM funcionou bem e ouvi a conversa por duas vezes.
Só o logbook não estava no sítio esperado.
[b]TFTC/TNLN[/b]
[b]TOUR:[/b] "[url=https://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=be6e707a-7b70-49a5-a238-ef0db89bce5b]Tour da luz[/url]" #05/09
[b]NEXT:[/b] [url=http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=5737f9c0-1c2b-4279-ae28-7596caaa4ebe]Pirilampo [Fireflies] MailBox[/url]
[b][i]itálico + bold[/i][/b]

obtive este output em Markdown

Código: Selecionar todos
**#5688**
Contentor fantástico, o mais fantástico que jamais vi!
A emissão em FM funcionou bem e ouvi a conversa por duas vezes.
Só o logbook não estava no sítio esperado.
**TFTC/TNLN**
**TOUR:** "[Tour da luz](https://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=be6e707a-7b70-49a5-a238-ef0db89bce5b)" #05/09
**NEXT:** [Pirilampo [Fireflies] MailBox](http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=5737f9c0-1c2b-4279-ae28-7596caaa4ebe)
***itálico + bold***
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor jasafara » sexta jan 15, 2016 17:17

Pois. Tão simples quanto isso...
Só que o único problema é que se tem de editar cada log em que for identificadas tags (fáceis de seleccionar, por exemplo no GSAK com o sqllite) e fazer a alteração um a um.
Não queres colocar isso lá do fórum da GS. A qualidade do meu inglês inibe-me de fazer isso...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor MAntunes » sexta jan 22, 2016 20:56

Tenho seguido este assunto nos Fóruns da GroundSpeak e entretanto, resultante das muitas dúvidas que surgiram, apareceu um colaborador (da equipa de desenvolvimento envolvida nesta alteração) e deu as explicações quanto aos motivos e intenções da mesma.

Primeiro sublinho, tal como outros fizeram no tópico, a mudança de atitude da GS, pelo menos neste caso, em vir aos Fóruns dar explicações e (tentar) esclarecer dúvidas e até afirmar que estão atentos a críticas construtivas - é senso geral de que a GS tem sido autista de uma forma geral às queixas, sugestões, etc... expressadas nos seus próprios Fóruns. A vinda deste colaborador, que até já apareceu novamente no mesmo tópico, é uma mudança de atitude que, só por ela, já agrada.

Quanto às alterações e ao seu impacto nos logs existentes - o grande problema amplamente sublinhado de diversas formas -, as explicações não têm convencido, como se esperava, mas ficou-se agora à espera da alteração do tipo de formato (de html/ubb para markdown) a partir do próximo dia 2 de Fevereiro.

Sobre o "meu problema" com estas mudanças, ele não se baseia na formatação dos logs - a grande maioria dos meus logs são de texto simples - mas sim na oportunidade que constitui este convite à edição dos logs (associado ao facto de que as edições de logs já não ficam registadas pelo nota automática que era inserida quando se editava um log a partir de ~1 hora após a sua escrita) que poderá levar a alterações para além do simples formato. Por exemplo, alterar-se conteúdos e tipos de log (de DNF para Found) sem que tal alteração fique registada, passando assim despercebida aos donos das geocaches.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor clcortez » domingo jan 31, 2016 00:21

Suspeito que ninguém vá olhar para os nossos logs escritos há anos. São passado, e como o passado é palavra quase proibida na actualidade não deve fazer grande mossa que não se alterem os logs, pelo menos é o que acho que a GS está a pensar. Acredito que a maioria se esteja a marimbar para os logs antigos. O que interessa é ter a cache marcada como encontrada. O que se escreveu...bah, já foi. [}:)]
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor RuiJSDuarte » terça fev 02, 2016 17:54

Em relação aos Edit Logs, o Project-GC arranjou uma maneira qualquer de contornar o desaparecimento da nota e continua a devolver os emails com os logs que foram editados.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor rifkinda » terça fev 02, 2016 18:44

E a data prevista para a alteração era hoje. Já alguém viu em que medida os logs anteriores ficaram "estragados"?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8467
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor geo-amd » terça fev 02, 2016 23:08

Os logs já aparecem todos marados. :-(
Ontem, dei esta sugestão.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor MAntunes » quarta fev 03, 2016 06:11

geo-amd Escreveu:Os logs já aparecem todos marados. :-(
Ontem, dei esta sugestão.

Sim, tenho estado a acompanhar o tópico e agora que a mudança para markdown está feita, nota-se o descontentamento de quem ficou com os logs antigos desformatados - há um individuo (geoboater) que clama ter ficado com 2200 logs desformatados de um total de 2674. Parece que a previsão de apenas 3,5% de logs serem afectados foi muito optimista (tipo, vaselina).

A reação expectável é a de que vai aumentar a quantidade de logs 'tftc' em detrimento dos logs com conteúdo...



Escrito num dispositivo móvel através do Tapatalk
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor zoom_bee » quinta fev 04, 2016 11:18

Embora compreenda a vossa posição face ao que foi fod..estragado pela nova formatação que foi imposta aos logs antigos (que já vi nas listings e que por sinal estranho bastante, pode ser que venha a "entranhar" mas por enqt...) face aos futuros logs não me incomoda quase nada.
Porque confesso que logs coloridos, [url]links[/url], fontes diferentes, eram para mim um falso protagonismo desses logs, gosto de igualdade, e conteúdo num log para mim só há duas formas de se conseguir: descrevendo a aventura concreta, incluindo estado da cache, local, etc, e a outra forma as fotos, muitas fotos (apetece-me torcer o pescoço a quem escreve "tirei 1435 fotos" e depois não posta nenhuma)
Esta nova formatação não afecta isso, por isso estou bem.
Quanto aos edits não registados, embora eu dificilmente verifique algum, compreendo a posição de quem quer levar a coisa à letra, por mim continuo a dizer, se vêm para estragar, seja o local, seja o container, sem aproveitar nada do que pretendo mostrar, só para conseguir mais um numero, façam o "found" do sofá de casa que eu deixo-o lá ficar bem registadinho.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor jasafara » quinta fev 04, 2016 12:29

zoom_bee Escreveu:...Porque confesso que logs coloridos, [url]links[/url], fontes diferentes, eram para mim um falso protagonismo desses logs...

Concordo mais ou menos contigo, mas não nos links. Os links de assinatura são normalmente uma treta mas podem haver links úteis nomeadamente os que remetem para outros logs. Por exemplo gosto dos logs dos rifkindsss que linkam (ou linkavam) para a cache anterior/seguinte.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor rifkinda » quinta fev 04, 2016 13:14

Continuam a linkar quando se trata de caches feitas durante férias. Só não têm agora o aspecto bonitinho de ser só clicar, aparecendo agora o url visível.
Pode ser que um dia eu me dedique a pôr isso tudo com bom aspecto... A ver vamos.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8467
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor MAntunes » sexta fev 05, 2016 19:32

O esforço/contribuição do geo-amd já começa a ser reconhecido.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor jasafara » sexta fev 05, 2016 19:45

Verdadeiro serviço público [^]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor zoom_bee » sexta fev 05, 2016 21:09

que coisa sofisticada ! :-D
Claro que não descodifiquei nadinha! Mas deu para perceber a ideia.
Espero que sirva não só como solução de "remedeio" para os users, como uma séria sugestão de um utilitário para a groundspeak colocar nas páginas, tipo aquela tecla do "decrypt bbcode" (acho que ainda existe...) tipo "see in html", mas alguém acredita? Pois... eu também não. [}:)]
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1518
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: LOGS adeus oh Html e ubb, olá ** Markdown **

Mensagempor pxlobo » sábado fev 06, 2016 00:51

Depois de uma semana de emails com respostas automáticas surreais e outras por parte dos donos do jogo, umas do tipo "chapa 5" e outras a bater no mesmo ceguinho, lá consegui por fim que limpassem toda aquela porcaria restante que considero não representava de forma nenhuma aquilo que ao longo do tempo por ali fui deixando e que agora ao olhar para aquela porcaria toda até me envergonhava ...

Pelo menos pouparam-me o trabalho que não seria pouco.

No que toca às minhas colocadas irei a partir de agora e à medida que as recolha, uma vez que deixam de fazer sentido, dar-lhes o destino que achar conveniente.

Foi bom enquanto durou !!!

Bando de incompetentes. MALDITOS SEJAM !!!
.
Imagem . . . . Não leves a vida tão a sério... Afinal nem sairás vivo dela ... . . Imagem
Avatar do Utilizador
pxlobo
Regular
 
Mensagens: 286
Registado: domingo jan 07, 2007 18:58
Localização: Aboim da Nóbrega

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes

cron