• Anúncios

Pioneiras e GC6

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor jasafara » quarta jan 06, 2016 22:00

zoom_bee Escreveu:a six feet under foi a primeira que me ocorreu também.
Mas acho que todos temos exemplos de "bolas... tanto que eu queria ir ali e foi arquivada!" (ex. GCA2D8)"
Não sei é se será um conjunto de informação assim tão rápida de se reunir.

O meu edit3 foi escrito antes do teu post ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor tiagocp » sexta jan 08, 2016 14:42

jasafara Escreveu:
tiagocp Escreveu:...Não sendo Premium e fazendo Geocaching mais tradicional (não sei fazer de outra forma) - c:geo para pesquizar/seleccionar as caches a fazer e GPSr para ir até ao GZ - é complicado escolher de uma lista tão vasta... :?

Concentra-te nas caches das badges abaixo e serão uma família feliz :)

Imagem Imagem

Ambas podem ter caches mais fraquinhas, mas na GC6 lembra-te que são caches veneráveis que já existem há muitos anos. Nas nomeadas como o clcortez te dirá existem grandes barretes e muitas caches que são de container (geo-bricolage). Um cruzamento com o nível de terreno e uma olhadela para a página e logs permite despistar rapidamente isso.

Agora o que podes ter a certeza é que terás uma experiência de geocaching muito melhor do que ires ao calhas ;))


Malta, preciso aqui de uma mãozinha, pois tenho feito um esforço por acompanhar algumas conversa, mas ando completamente aos papéis!... :( :shock:

- O que são badges e de onde surgiram? Não é algo que eu tenha visto no geocaching.com....

- O que são caches nomeadas? Nomeadas para quê? É algum tipo de prémio para essas caches?

- Esses filtros que recorrentemente vocês falam, são feitos no geocaching.com (sendo Premium) ou são noutros sites/apps?

Eu vou tentar pesquisar sobres estes temas, mas se me pudessem dar uma ajudinha, agradecia! :)
Avatar do Utilizador
tiagocp
Small
 
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 14, 2015 13:55
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor zoom_bee » sexta jan 08, 2016 14:48

Também não sei muito bem mas penso que são tudo actividades implementadas pelo outro fórum de geocaching português, o embaixador Jasafara já vem aí explicar-te e dar-te links disso tudo.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor jasafara » sexta jan 08, 2016 17:16

Para já se clicares em cima das ditas badges vai-te dar uma lista de caches que tens por fazer (ou inclui também as que fizeres se depois o seleccionares).

O link principal para este conjunto de funcionalidades é o http://www.geopt.org/index.php/estatisticas/iaan

Explora um pouco o que por lá está. No caso em apreço a tab badges.

Este fórum (geocaching@pt) foi pioneiro da produção de estatísticas e mapas (http://geostats.geocaching-pt.net/) mas neste momento não to posso recomendar nesse aspecto porque tem informação menos correcta.

Senão conheces tens também um mundo de estatísticas e outras funcionalidades (algumas só para membros pagantes) em http://project-gc.com/

Mais logo tento explicar a lógica das badges e dos prémios GPS (alimentados pela badge Nomeadas que te indiquei).
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor jasafara » sexta jan 08, 2016 17:35

Quanto a filtros.

Existem que eu conheça 3 ferramentas fantásticas para os fazeres

http://www.geopt.org/index.php/ferramen ... hing-tools (não te obriga a ter uma BD residente no teu PC)
http://www.gsak.net/ (obriga-te a ter uma BD residente no PC alimentada a partir de ficheiros GPX e/ou Pockets queries)

e a já referida http://project-gc.com/ (com gestão via browser e que não te obriga a instalar nada)

Todas para serem verdadeiramente úteis te obrigam a ser Premium Member no Geocaching.com.
Depois para a ferramenta do Geopt tens de fazer uma compra ou um donativo (mesmo que simbólico), no GSAK tens de pagar alguma coisa para desbloquear a versão free e no Project-GC tens de pagar uma anuidade para teres acesso a algumas funções.

Com qualquer umas destas três alternativas podes fazer filtros complexos sendo que adicionalmente na do Geopt podes aplicar filtros por conceitos que não existem no geocaching.com como sendo as badges (que podem ser temáticas, geográficas ou por exemplo as resultantes de uma votação anual para escolher as melhores caches do ano anterior, as tais Nomeadas (que depois dão origem às Finalistas e às Vencedoras).

Nada melhor do que perderes um pouco de tempo e explorares o portal geopt (http://www.geopt.org/).

Depois como eu faço participa lá e cá ou cá e lá conforme os assuntos te interessem mais ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor jasafara » sexta jan 08, 2016 17:38

E se quiseres mesmo saber mais lê este tópico ;))

viewtopic.php?f=2&t=9220&p=124834
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor rifkinda » sexta jan 08, 2016 17:39

Tens alguns filtros também agora no geocaching.com/seek, se clicares na nova versão de procura.
Como sou membro premium, não sei se essa funcionalidade está disponível para os básicos também, mas é uma questão de tentares.

Acima de tudo, rege-te pelas tuas próprias escolhas, não sigas os filtros de outra pessoa que pode não ter os mesmos gostos pessoais que tu.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor jasafara » sexta jan 08, 2016 17:51

rifkinda Escreveu:Tens alguns filtros também agora no geocaching.com/seek, se clicares na nova versão de procura.
Como sou membro premium, não sei se essa funcionalidade está disponível para os básicos também, mas é uma questão de tentares.

Sim e já permite algum filtragem razoável.

rifkinda Escreveu:Acima de tudo, rege-te pelas tuas próprias escolhas, não sigas os filtros de outra pessoa que pode não ter os mesmos gostos pessoais que tu.

Concordo. O que não quer dizer que não se tente perceber os méritos/deméritos que as sugestões possam ter e como se adaptam ou não aos nosso gostos.
Em primeiro lugar defendo completamente o livre arbítrio e o não se ir em modas, no entanto só se tem verdadeiro livre arbítrio se tivermos conhecimento.
É apenas isso que as minhas sugestões pretendem ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor tiagocp » sexta jan 08, 2016 18:37

Muito obrigado pelas explicações, foram uma verdadeira "bússola" para me orientar nestes assuntos! :D :clap:

Vou então dedicar-me à leitura.. ;))

Edit:
- vamos a ver se faço menos Geocaching ao calhas e passo a fazer algo mais seleccionado.. ;)
- quanto a níveis de terreno mais elevados, já as temos feito (mesmo em família), graças ao cachemobil TT ;)
Avatar do Utilizador
tiagocp
Small
 
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 14, 2015 13:55
Localização: Arruda dos Vinhos

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor zoom_bee » sexta jan 08, 2016 20:23

O meu procedimento agora é basicamente:
"Ora apetece-me ir para ali, deixa ver que caches há lá"
(abro uma a uma, e da listing, fotos e logs, decido se vale a pena ou não, normalmente não)
Daí fazer pouquissimas caches nas minhas viagens.

Que é precisamente o oposto do meu procedimento no tempo destas pioneiras, que era:
"Ora deixa ver que caches há ali, ora apetece-me ir lá" :-)
Dificilmente havia alguma que não valesse a pena.
Ahhh mas isso era no antigamente, aí é que era bom! [:D]
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor jasafara » sábado jan 09, 2016 10:40

tiagocp Escreveu:...- quanto a níveis de terreno mais elevados, já as temos feito (mesmo em família), graças ao cachemobil TT ;)

Ajuda, mas normalmente caches de terreno 4/4,5 e 5 não são possíveis de ser feita de carro (mesmo TT).

4 ou 4,5 são caches que normalmente implicam terrenos difíceis com trilhos mal marcados ou mesmo sem trilhos e com inclinações que implicam algum tipo de escalada não técnica. As de tipo 5 por norma implicam já conhecimentos técnicos e algum tipo de equipamento (escalada, mergulho, arborismo, etc.)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor tonisimoes » terça jan 12, 2016 12:51

jasafara Escreveu:Fundamentalmente a falar sobre caches antigas :)
Do tempo em que o geocaching é "que era", como dizem os "antigos" :mrgreen:

Mas depois parece que são os "newbies" como eu que até lhe dão mais valor e orientam o seu geocaching para lhe prestarem tributo ;))


Verdade "Verdadeira" :)
tonisimoes
Small
 
Mensagens: 142
Registado: quinta abr 05, 2012 14:01

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor clcortez » quinta jan 14, 2016 19:45

jasafara Escreveu:Definindo como Pioneiras as caches colocadas até final de 2003 e GC6 como o nome indica as que têm um GCcode com 6 caracteres o que temporalmente corresponde mais ou menos com o final de 2006.

As pioneiras têm os "campeões" encontrados, visto que o Prodrive (o único que tem todas as não arquivadas feitas) já não consegue ultrapassar os dois primeiros.

Imagem
Imagem
Imagem

Quanto às GC 6 os 3 primeiros estão também fixados visto que o Prodrive com as sete que lhe falta encontrar também já não consegue ultrapassar o primeiro.

Imagem
Imagem
Imagem

Isto só para introduzir o tema por aqui ;))


Parece que nas Pioneiras também fico à frente dele se encontrar (desculpem, logar) todas as activas, certo?

Quanto às GC6 se algum dia se proporcionar ainda havemos de falar delas aqui...
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor zoom_bee » segunda fev 15, 2016 08:54

clcortez Escreveu:Ainda sobre estatísticas e badges: sim, é verdade que se fizesses todos os logs de todas as caches que já encontrei estava muito melhor posicionado em algumas badges

Como está de chuva o moço esteve ao computador este fim de semana...
não sei como é que ele se lembra com tanto pormenor, logs fantásticos e imensas fotos.
Vão ver! Vale a pena :-P
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Pioneiras e GC6

Mensagempor clcortez » segunda fev 15, 2016 20:42

Confirmo.. ;))

Sim, reconheço que os pormenores são relembrados muitas vezes face às muitas fotos que vou tirando, antes porque gostava de tirar fotos e ficar com a recordação apenas, agora quando faço geocaching também para ficar com a memória fotográfica de uma cachada para quando fizer o log (nem que seja anos depois) ter referências claras do que não me quero esquecer (certos pormenores como por exemplo no log da Gola tirei fotos ao monumento e ao alcatrão recente, na Piago tirei fotos aos pormenores construtivos que depois quis referir no log).

Felizmente da maioria das caches tenho algo para dizer, mas há muitas que nada de bom me recordo..vale muitas vezes pela aventura num local diferente, vá.

Orgulho-me também de me lembrar da larga maioria das caches que fiz, e assim quero continuar. Para isso tenho que ir seleccionando uma meia dúzia para fazer de vez em quando, muito de vez em quando. Está fora de questão fazer caches "em barda". Olha, aconteceu há quase 4 anos quando fiz o PT dos livros ali no Cabo da Roca com uma data de pessoal e depois tive que andar a ver os logs do pessoal que foi comigo para ter uma correspondência entre cada cache e o log que queria fazer para saber o que escrever em cada uma delas e não me enganar a escrever o texto na cache errada...serviu de emenda, ufa!
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron