• Anúncios

E quando ficamos sem bateria?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor rifkinda » terça fev 17, 2015 10:52

Imaginem que andam a cachar pela serra/floresta e no meio de nenhures (e bem longe de onde deixaram o carro), a bateria do vosso smart phone acaba... [:O]

Sem maneira de telefonarem a alguém ou de se orientarem (é o problema dos aparelhos "tudo em um"), é importante conhecerem algumas técnicas de orientação para darem com o caminho de volta.

E é isso mesmo que sugiro que ajudem a coleccionar aqui neste tópico: técnicas de orientação!

Ora começo eu:

* Ao longo da caminhada, de vez em quando olhar para trás, para ficar com a memória visual de como é o caminho de regresso.

E vocês, que conselhos têm para dar?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor RuiJSDuarte » terça fev 17, 2015 13:59

* Não passear de olhos colados no aparelho!

Já me aconteceu andar, andar, andar, e não me lembrar nada dos locais por onde passei, por andar sempre a olhar para o GPS! E se já me deu jeito olhar com atenção para algo em particular, como uma árvore mais imponente, ou para um monte de rochas à procura de cobras, :mrgreen: , e depois necessitar de voltar pelo mesmo caminho e só me lembrar desses promenores.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor ppereira » terça fev 17, 2015 15:10

Por isso é que um GPSr e um jogo de pilhas suplentes é o melhor para essas aventuras :)
Por questão de segurança não faço grandes caminhadas apoiado apenas no smartphone, uso-o apenas para buscas mais pequenas e rápidas.
Não me aventuro serra dentro apenas com o smartphone, até porque além do problema da bateria, qualquer queda pode inutizá-lo e depois.... [B)]

Numa situação desse género o importante e nunca perder a noção da direcção do mar/sol/nossa posição em relação ao terreno, saber sempre pelo menos a direcção em que se deve seguir... e se calhar quando o smartphone estiver apenas com 2% ou 3% enviar um sms a alguém a dizer que estão perdidos e a zona...
Procurar um local alto (por muito que custe a subir) e tentar procurar pontos de referencia e a partir daí tentar delinear uma direcção a seguir.

Acho que o melhor mesmo é não nos aventurarmos no desconhecido apenas com um smartphone... chama-se segurança... :-D :-D
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor rifkinda » terça fev 17, 2015 16:01

Então aqui vai mais um conselho:

* Tenham sempre convosco água e alguma comida, não vá demorarem mais tempo a dar com o caminho de volta para o carro.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor rifkinda » sexta fev 20, 2015 10:30

Lembro-me de há muitos anos me dizerem que o musgo crescia junto às ávores maioritariamente virado para uma certa direcção. Alguém sabe alguma coisa sobre o assunto? Poderia ser um modo de decidir para que lado ir, caso estivéssemos perdidos...

Para além das estrelas e do pôr do sol, há mais alguma referência na natureza, que vos ocorra, e que nos possa pôr na direcção correcta?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor allien » sexta fev 20, 2015 13:45

Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor tonisimoes » sexta fev 20, 2015 14:53

rifkinda Escreveu:Lembro-me de há muitos anos me dizerem que o musgo crescia junto às ávores maioritariamente virado para uma certa direcção. Alguém sabe alguma coisa sobre o assunto? Poderia ser um modo de decidir para que lado ir, caso estivéssemos perdidos...

Para além das estrelas e do pôr do sol, há mais alguma referência na natureza, que vos ocorra, e que nos possa pôr na direcção correcta?


Sempre conheci essa teoria de que o musgo cresce de um determinado lado de uma árvore e que esse crescimento indica onde fica o leste (local onde nasce o sol)! :-P
tonisimoes
Small
 
Mensagens: 142
Registado: quinta abr 05, 2012 14:01

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor biscas » sábado fev 21, 2015 14:43

antes de mais acho ir para o mato sozinho, não é a melhor opção, apesar de o já ter feito
fazer geocaching com um smartphone e no mato talvez não seja o mais indicado, já é mais que sabido que as baterias dos smartphones não duram o mesmo que os antigos telemóveis. Foi por esta razão que optei por um GPS dedicado, assim guardo o smartphone, para as chamadas.
Saber que a bateria está a acabar e continuar a fazer caches também não é o mais correcto.
Ir olhando para trás é uma boa maneira de sabermos sempre o caminho de volta, no caso de nos perdermos.

se a orientação acabou e a bateria também o melhor é subir a ponto mais alto e tentar obter pontos de referencia.
Os rios vão ter ao mar, logo seguir um curso de água leva-nos certamente a um local mais povoado
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor geo-amd » terça fev 24, 2015 08:58

tonisimoes Escreveu:... conheci essa teoria de que o musgo cresce de um determinado lado de uma árvore e que esse crescimento indica onde fica o leste (local onde nasce o sol)! :-P

Penso que, no hemisfério norte, o musgo indica o norte. Trata-se da parte do tronco que recebe menos sol.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2277
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor allien » terça fev 24, 2015 12:34

Penso que é o correto e no link que referi, assim o diz.
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor André&Paulo » terça fev 24, 2015 12:49

eu costumo ter sempre um mapa topográfico da zona e procuro sempre referencias, caso me perca. Vou quase sempre com um amigo!
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor rifkinda » terça fev 24, 2015 15:15

Geocachers a andar com cartas topográficas? Já deve ser um avistamento raro... (se bem que acho que realmente podem ser uma ajuda preciosa, pelo menos para quem tiver experiência a orientar-se por elas).
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor André&Paulo » quinta fev 26, 2015 14:18

rifkinda Escreveu:Geocachers a andar com cartas topográficas? Já deve ser um avistamento raro... (se bem que acho que realmente podem ser uma ajuda preciosa, pelo menos para quem tiver experiência a orientar-se por elas).

eu tenho cartas militares das zonas onde penso/vou fazer caches de bike. Serra, mata, floresta... e outros locais fora de povoação! :)
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca

Re: E quando ficamos sem bateria?

Mensagempor André&Paulo » domingo mar 08, 2015 22:39

rifkinda Escreveu:Geocachers a andar com cartas topográficas? Já deve ser um avistamento raro... (se bem que acho que realmente podem ser uma ajuda preciosa, pelo menos para quem tiver experiência a orientar-se por elas).


Por acaso dão um jeito e permitem te conhecer locais espetaculares.
São muio detalhadas e revelam lugares que ás vezes escapam ao geocaching! :-P
aka Lynx__
André&Paulo
Regular
 
Mensagens: 626
Registado: quarta Oct 29, 2014 14:19
Localização: Alverca


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes