• Anúncios

Faz hoje...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Faz hoje...

Mensagempor TiagoGH » domingo set 21, 2014 18:32

Pois... isto é como em tudo: o que é equilibrado para mim não é para o outro e tal...

Mas cá vai o que eu considero ser um geocaching equilibrado:

É gostar de fazer geocaching sem, no entanto, colocar a actividade num patamar de importância superior a outras coisas de responsabilidade, como família, trabalho, escola, etc...
É ter prazer no geocaching por aquilo que é: uma forma de conhecer novos locais, embarcando em algumas aventuras de exploração e caça ao tesouro. Nunca uma competição por números, embora seja saudável ter alguns objectivos pessoais (ex: visitar caches em todos os distritos...)
É planear bem as caches individualmente, ler informações sobre os locais, preparar o material necessário e o roteiro ideal para cada saída.
É respeitar as caches e os seus owners, prestando ajuda sempre que possível, especialmente àqueles que realmente respeitam as caches que "colocam".
É apreciar cada local/cache/aventura/passeio de acordo com o objectivo desse dia (às vezes faço geocaching, enquanto pratico trail running e, nesse caso, faço literalmente a correr, não deixando de apreciar cada local à minha maneira). O ritmo varia de dia para dia e, se há dias em que só fazemos uma cache a kms de distância e ficamos satisfeitos, noutros dias vamos fazendo algumas caches extra pelo caminho, só porque sim e nos apetece e nos divertimos com isso.
É não rotular tudo e todos como sendo "bom" ou "mau", só porque são de determinada época ou local.
É não deixar de fazer PT's interessantes, apenas porque pensamos que são "o demónio".
É divertir-me, aprender algo novo, fazer exercício, testar limites físicos e psicológicos, tudo isto enquanto pratico geocaching.
É respeitar sempre o meio ambiente e as pessoas que nos rodeiam.
É partilhar as vivências nos nossos logs (os meus logs em atraso não abonam a meu favor neste ponto).

Sei lá... é isto e muitas outras coisas que não me passam agora pela lembradura ...

Ou então não é nada disto e tudo vai da disponibilidade e vontade de cada um...

Concentrei-me mais só naquilo que "é", em vez do que "não é", pois nesse caso temos muitos maus exemplos que se passam por aí...


Já no caso dos recém-chegados... talvez a ideia inicial de "geocaching equilibrado" possa ser distorcida, devido aos tais maus exemplos, mas se tiverem bom poder de observação e discernimento, podem, mesmo sozinhos, rapidamente entrar na linha do nosso conceito de equilíbrio.

Eu inicialmente fazia muito geocaching de proximidade e dava muita atenção à média de "founds"... mas nunca deixei de me divertir.... excepto em Odivelas... e algumas partes de Lx... mas isso é outra história!
TiagoGH
Regular
 
Mensagens: 203
Registado: sábado nov 19, 2011 00:44
Localização: Loures

Re: Faz hoje...

Mensagempor MAntunes » domingo set 21, 2014 19:25

TiagoGH Escreveu:Pois... isto é como em tudo: o que é equilibrado para mim não é para o outro e tal...

Mas cá vai o que eu considero ser um geocaching equilibrado:

É gostar de fazer geocaching sem, no entanto, colocar a actividade num patamar de importância superior a outras coisas de responsabilidade, como família, trabalho, escola, etc...
É ter prazer no geocaching por aquilo que é: uma forma de conhecer novos locais, embarcando em algumas aventuras de exploração e caça ao tesouro. Nunca uma competição por números, embora seja saudável ter alguns objectivos pessoais (ex: visitar caches em todos os distritos...)
É planear bem as caches individualmente, ler informações sobre os locais, preparar o material necessário e o roteiro ideal para cada saída.
É respeitar as caches e os seus owners, prestando ajuda sempre que possível, especialmente àqueles que realmente respeitam as caches que "colocam".
É apreciar cada local/cache/aventura/passeio de acordo com o objectivo desse dia (às vezes faço geocaching, enquanto pratico trail running e, nesse caso, faço literalmente a correr, não deixando de apreciar cada local à minha maneira). O ritmo varia de dia para dia e, se há dias em que só fazemos uma cache a kms de distância e ficamos satisfeitos, noutros dias vamos fazendo algumas caches extra pelo caminho, só porque sim e nos apetece e nos divertimos com isso.
É não rotular tudo e todos como sendo "bom" ou "mau", só porque são de determinada época ou local.
É não deixar de fazer PT's interessantes, apenas porque pensamos que são "o demónio".
É divertir-me, aprender algo novo, fazer exercício, testar limites físicos e psicológicos, tudo isto enquanto pratico geocaching.
É respeitar sempre o meio ambiente e as pessoas que nos rodeiam.
É partilhar as vivências nos nossos logs (os meus logs em atraso não abonam a meu favor neste ponto).

Sei lá... é isto e muitas outras coisas que não me passam agora pela lembradura ...

Ou então não é nada disto e tudo vai da disponibilidade e vontade de cada um...

Concentrei-me mais só naquilo que "é", em vez do que "não é", pois nesse caso temos muitos maus exemplos que se passam por aí...


Já no caso dos recém-chegados... talvez a ideia inicial de "geocaching equilibrado" possa ser distorcida, devido aos tais maus exemplos, mas se tiverem bom poder de observação e discernimento, podem, mesmo sozinhos, rapidamente entrar na linha do nosso conceito de equilíbrio.

Eu inicialmente fazia muito geocaching de proximidade e dava muita atenção à média de "founds"... mas nunca deixei de me divertir.... excepto em Odivelas... e algumas partes de Lx... mas isso é outra história!

Like!
Que grande lição que deste.
Obrigado.

Sent from TapaTalk using LG G2 + Android + my fingers
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz hoje...

Mensagempor zoom_bee » segunda set 22, 2014 07:27

Excelente post Tiago, parabéns!
Obrigado pela tua resposta, infelizmente não me convences que haja tanta gente nova a entrar que pense assim (na verdade nem muita gente "velha"), por certo cabe educá-los, embora o senso comum devesse bastar...

Mas a forma como praticas o teu geocaching merecia uma reescrita dos "mandamentos do geocacher". :wink:

De tudo que mencionas só adicionaria (apesar de estar implícito) a discrição e CITO.

Já toda a vertente "física" da coisa... [xx(] passa-me ao lado, mas não estás menos certo por isso, eu é que não, lol.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1515
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » segunda set 22, 2014 08:53

Faria hoje 12 anos a GC92E9 Track of the ghost train, dos Greenshades e colocada no Ramal de Montemor.

Imagem

e 10 anos a GCKMTX Pelos Caminhos do Norte [Barragem do Alto Rabagão].

Imagem Imagem

Apesar de terem 2 anos de diferença têm pontos comuns.

Ambas tiverem poucos founds.
Ambas foram arquivadas na sequência de terem sido destruidas. Uma por terraplanagem e outra pelo fogo.
E ambas tiverem DNF do Portelada. No caso da linha do comboio foi ele que reportou o desaparecimento e no casa da barragem porque não deu com ela.
Ficou a dica para o turismo de habitação em casa do Padre António Fontes.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » segunda set 22, 2014 23:07

Em 23 de Setembro (e já agora em 24) dos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004 não se publicaram caches em Portugal.

Passam hoje 13 anos sobre a data de registo do MCA. Nada como ler a sua entrevista à GeoMagazine para o conhecer melhor.

Não faz hoje 10 anos que o Cachecolhe fez este log embora pareça...Serve para apresentar um dos geocachers que terá maior deferimento entre a data de registo (fez ontem 10 anos) e a data real do primeiro found (6 de Fevereiro de 2011).
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Faz hoje...

Mensagempor _PoPeYe_ » quarta set 24, 2014 00:45

zoom_bee Escreveu:Excelente post Tiago, parabéns!
Obrigado pela tua resposta, infelizmente não me convences que haja tanta gente nova a entrar que pense assim (na verdade nem muita gente "velha"), por certo cabe educá-los, embora o senso comum devesse bastar...

Mas a forma como praticas o teu geocaching merecia uma reescrita dos "mandamentos do geocacher". :wink:

De tudo que mencionas só adicionaria (apesar de estar implícito) a discrição e CITO.

Já toda a vertente "física" da coisa... [xx(] passa-me ao lado, mas não estás menos certo por isso, eu é que não, lol.

Joaquim desculpa o alimentar mais um bocadinhos o off topic mas quero também dizer qq coisa.

Excelente posto TiagoGH :) como costumo dizer pertences ao lado bom da força ;)

Malta mais experiente nisto dakilo a que chamemos o bom GeoCaching não se esqueçam que são exemplos e acabam por ter a responsabilidade de serem no ainda mais. Neste sentido o Joaquim está a fazer um excelente trabalho que poderia ser também divulgado pelas redes sociais de forma a chamar pessoal para virem partilhar experiências e quiçá aprender também como é o meu caso. Dei a ideia e estou a pensar nas partilhas apesar que acho que as páginas dos fóruns no FB onde andam muitos geocachers poderiam ser mais activas e até produtivas nesse sentido. Sim porque isto nos smartphones também tem a sua vantagem como o exemplo do Tapatalk que tem sido por aki que tenho me tentado manter actualizado no meu pouco tempo e conforme e possível ver pelas horas dos posts. Agora lembrei-me de um morcego qq. :P

Sim é obrigação da comunidade educar os mais recentes e principalmente aqueles desapadrinhados.
É uma tarefa utópica? Talvez
Vale a pena tentar? Pra mim sem duvida que sim.
Dou só 3 exemplos entre muitos que devem de existir
Foi com muita alegria ver recentemente nomeados dois logs de dois geocachers recentes como o rflobo (acho que o nome está errado mas isto de estar a escrever no Telemóvel vai mesmo assim mas é aquele novo de Sever Vouga que o Zoom ver pode até corrigir me o nome sff) é a fugir que é uma jovem geocachers que tive o prazer de conhecer no PT da Tapada que pra mim está giro, é olhem que digo isto porque acho mesmo isso.
O terceiro exemplo que me lembrei foi de um afilhado de nome Ricky&Ly da ADR Achada e que sinceramente tenho o orgulho de o apadrinhado, é o seu exemplo é conhecido de muitos além dos logs que faz.
Se há maus exemplos? Há
Se devíamos tentar corrigi-los? Já vai da nossa vontade
Mais uma vez os Parabéns ao Jasafara pelo excelente tópico em que sou mais um que também acompanha :P
_PoPeYe_
_PoPeYe_
Small
 
Mensagens: 81
Registado: segunda ago 06, 2012 22:08
Localização: Achada, Mafra

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » quarta set 24, 2014 08:52

24 de Setembro, um dia sem história. Mas houve alguns logs...

O geocacher que escreveu a frase abaixo é muito possível que veja este post (no @PT). Antes de carregar no link, lembras-te como se fosse hoje?

É oficial - encontrei uma cache à hora de almoço!
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Faz hoje...

Mensagempor Silvana » quarta set 24, 2014 15:07

jasafara Escreveu:24 de Setembro, um dia sem história. Mas houve alguns logs...

O geocacher que escreveu a frase abaixo é muito possível que veja este post (no @PT). Antes de carregar no link, lembras-te como se fosse hoje?

É oficial - encontrei uma cache à hora de almoço!

Jasafara! Parabéns!
Estás atento a tudo! :clap:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » quarta set 24, 2014 16:05

Silvana Escreveu:
jasafara Escreveu:24 de Setembro, um dia sem história. Mas houve alguns logs...

O geocacher que escreveu a frase abaixo é muito possível que veja este post (no @PT). Antes de carregar no link, lembras-te como se fosse hoje?

É oficial - encontrei uma cache à hora de almoço!

Jasafara! Parabéns!
Estás atento a tudo! :clap:

O excel é uma grande ferramenta [:D]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Faz hoje...

Mensagempor lynxpardinus » quinta set 25, 2014 07:26

Por acaso... lembro-me! Depois do meu DNF, adorei encontrar esta cache como um momento de relax à hora do almoço - a sandocha de almoço no quiosque do Jardim da Estrela também não estava má.

Não me lembrava era da data...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » quinta set 25, 2014 10:24

lynxpardinus Escreveu:Por acaso... lembro-me! Depois do meu DNF, adorei encontrar esta cache como um momento de relax à hora do almoço - a sandocha de almoço no quiosque do Jardim da Estrela também não estava má.

Não me lembrava era da data...

No geopt trocou-se uns posts um bocado melancólicos sobre a vista que era possível ter na altura, depois no mamarracho que em 2008 tirou a vista e depois da interdição do espaço em 2009. Tudo misturado com reflexões sobre se se devia manter a cache disabled por tempo indeterminado (especialmente em Portugal), mudá-la de sítio (e faz sentido ser a mesma cache?) ou com muita pena (para os nostálgicos) arquivá-la...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » quinta set 25, 2014 10:47

Faz hoje 13 anos a GC2012 Uma Aventura Na Lagoa - I, que eu tive o prazer de fazer recentemente. Parabéns ao Pedro que a colocou e ao Manuel que a adoptou e agora mantem por meios maritimos próprios.

Imagem

Faria hoje 10 anos a GCKMTJ Salir Treasure [Caldas da Rainha] recentemente arquivada.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » quinta set 25, 2014 16:18

O artigo MAntunes - Uma referência do Geocaching em Portugal não era para ter saído assim sem contexto...
Aliás já dia 23 tinha sido publicado no facebook :)
Era para estar associado a outra acção que ainda não aconteceu.
Mas pronto. Saiu e foi no dia certo. Na verdade faz hoje 13 anos que a relação mais antiga do MAntunes com o geocaching aconteceu por via da cache referida no post anterior, originalmente colocada pelo Pedro Regalla mas que ele adoptou e mantêm. E como esse facto, ou seja o apesar ter caches muitos distribuídas geográficamente e mais ou menos remotas sempre ter sido um owner exemplar com a manutenção das caches, pareceu-me uma data bastante apropriada para publicar um artigo que procura de forma muito sintética fazer um pequeno CV do seu percurso geocachiano.
Não é de maneira nenhuma uma cronologia fechada porque felizmente ele continua activo no seu ritmo de sempre que agora parece muito lento :)
Mesmo que tenha deixado de colocar caches novas, mantem as que publicou e que adoptou e continua a ser uma referência para muitos geocachers.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Faz hoje...

Mensagempor MAntunes » quinta set 25, 2014 19:04

Nem sei que dizer...

Nesta fase da minha vida geocachiana, em que estou a tentar regressar aos meu estilo inicial - antes da sociabilização - e a expor-me menos, preferia mais recato.

Mas seria rude e mal educado se não viesse dizer um simples "Muito Obrigado!", embora me pareça que o artigo só destaca as coisas boas que fiz e esquece as menos boas, que também fiz, e algumas até foram públicas. Vidé o período quente destes Foruns (Outono 2008 - Inverno 2009), quando fiquei sozinho na condução da Moderação dos mesmos, e vidé problemas/incompatibilidades pessoais que então nasceram, que se mantêm e manterão (porque eu não esqueço, nunca).

Por isso, baixem lá o tom dos elogios, ou pelo menos não me atribuam o termo "referência" porque sinceramente acho exagerado - com já dei a entender há umas semanas atrás.

Muito obrigado, também, por compreenderem.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz hoje...

Mensagempor jasafara » quinta set 25, 2014 20:27

Uma referência é natural que não o seja para o objecto da mesma, mas é uma referência independentemente da sua vontade se os outros o acharem uma referência.
É como aquela máxima.
Uma coisa é o que nós achamos que somos.
Outra o que os outros acham que nós somos.
E finalmente o que nós somos na realidade...

Nos próximos tempos vou andar a percorrer no Faz hoje... tudo o que aconteceu em Portugal nos anos de 2001 a 2004. Será muito difícil não te encontrar por lá :)
Não tens nada de te sentires "Obrigado" e muito menos "Muito Obrigado", mas se por vezes te lembrares de alguma coisa gira (o que nem te obrigará a muito esforço porque nunca te esqueces) vai dizendo alguma coisa. Se não quiseres ou não te apetecer, sem problemas ;))

Abraço
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes

cron