• Anúncios

Ética no Geocaching

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Ética no Geocaching

Mensagempor jasafara » sexta ago 15, 2014 19:16

Claro que estamos no tempo em que cada um faz o geocaching que gosta, uma época de relativismo moral que faz arrepiar o Torgut.
Mas mais não seja para os geocachers que ainda não tenham consolidado a sua ética pessoal é importante discutir-se o que é que se acha correcto ou não.

Neste aspecto todos concordaremos que o MAntunes será a referência para muitos geocachers dos mais antigos, com um purismo muito próprio.

O exemplo mais referido é a sua recusa de registar um found se não encontrar a cache a solo.
Muito respeitável mas o que ultrapassa o que eu considero ser a minha própria ética.

Isto tudo a propósito disto (http://www.geopt.org/index.php/board/vi ... 67#p193867)

Ou seja a cache final do Projecto Alentejo ( [mistery-] São Barão - Alentejo - Final) refere as seguintes regras para o found poder ser feito

MUITO IMPORTANTE

Para poderem reclamar esta cache como encontrada, terão de preencher obrigatoriamente todos os seguintes requisitos:

Ter um registo “Found” ou “Not Found” válido em todas as restantes caches do Projecto Alentejo com data igual ou inferior à data em que encontram esta cache.

No caso do registo ser “Not Found”, terão de fazer prova que estiveram no local da cache que não encontram.

O registo físico (escrito no livro de registo “log book” existente no contentor da cache) terá de ter uma data igual ou superior a qualquer um dos logs das restantes caches do projecto Alentejo.

Terão de colocar no registo desta cache os links para os logs das restantes caches do “Projecto Alentejo”

Qualquer registo de cache encontrada “found” que não respeite os requisitos indicados, será prontamente apagado.

Exigências que embora com algumas ressalvas consideraria válidas para uma cache challenge como escrevi no log original (note).

A partir do momento em que a cache não é considerada challenge (atendendo ás regras actuais não o poderia ser por várias razões, mas pensei que o poderia ser, sendo considerada grandfather) por informação particular de um revisor que simultaneamente é co-owner do projecto, alterei o log para found de forma semelhante a alguns outros poucos casos em que registei founds em caches mistery (como esta do tipo bónus) em que não fiz as caches anteriores que me habilitariam a conseguir ter as coordenadas finais.

Não as evito fazer se em companhia de outros geocachers que estejam habilitados para o fazer (quer porque sim, quer porque recebem a newsletter da IPF) mas procuro (admito que com falhas) regularizar a situação à posteriori. O mesmo se passa com enigmas que quero muito fazer (fora da minha área de residência) e que por alguma razão não consigo resolver a tempo. Em primeiro lugar peço ajuda ao owner para agilizar o encontrar a solução. Quando a resposta não é suficiente ou a tempo, não recuso conseguir as coordenadas de outra forma, mas fico "obrigado" a pelo menos tentar resolver o enigma à posteriori.

Claro que o que está aqui em causa não é mais um, ou menos um found, mas apenas tentar ser coerente em todas as situações equivalentes.

Sobre este caso específico o que fariam?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor MAntunes » sexta ago 15, 2014 21:32

Não me considero referência para ninguém. Acho / receio até que a minha atitude purista até possa ser vista como elitista, arrogante e superior - já vi vários geocachers , companheiros ocasionais de cachadas, mostrarem estar pouco à vontade com a minha inflexibilidade na prática do geocaching. Por isso, cada vez mais prefiro andar sozinho, até porque foi sozinho que comecei.
Quanto à pergunta especifica; as ALRs já permitidas novamente? Se não são, desde que visite a cache e assine o logbook, tenho direito ao log online. O resto não tem relevância.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor jasafara » sexta ago 15, 2014 21:41

Caro Manuel
Eu não disse que tu te consideras referência para alguém. Disse que há muita gente que te vê como referência o que é bem diferente e é independente da tua vontade :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor MAntunes » sábado ago 16, 2014 08:45

Primeiro, "todos concordaremos que o MAntunes será a referência. .." - e foi a isto que eu reagi -, agora, "há muita gente que te vê como referência... " - se tirares o "muita" já aceito. ;)
Talvez, e apenas , devido ao esforço que aplico na manutenção das caches por que sou responsável...

Mas sobre o ponto fulcral da minha intervenção, não te referiste: as ALRs voltaram? Se não, aquelas regras de logação, referidas acima, não podem ser aplicadas.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado ago 16, 2014 10:45

Olha duas das minhas refêrencias... ehheheheh :mrgreen: e é verdade!

Em relação à questão e como já referi brevemente no tópico aberto no outro lado, que acho que deu azo a este, sou da opinião que no caso em particular que tiraria o mesmo gozo do found ali, naquela hora e naquele instante, que os tipos que decidiram, à boleia de um evento no local, fazer a final da "Árvores de Interesse Público [Lx]" que adoptei do almeidara...
Os locais são muito bons, mas estas caches são a soma das suas partes e não os seus pontos finais... não existem ALR mas (para mim) é como se existissem, no aspecto de que a cache faz muito sentido assim...

Não sabendo sequer que ali existia uma cache, indo à boleia de quem estava a cumprir um objectivo começado à anos, nã, não é para mim!
No entanto, nada contra os que pensam/agem de outra forma... uma assinatura, um found, pontofinalparagrafo.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor jasafara » sábado ago 16, 2014 11:50

Não acho que a situação que referes da [multi-] Árvores de Interesse Público [Lx] ou por exemplo da [virtual-] Memories of Stone and Water [Lisboa] e cujo não cumprimento das ALR por muitos que a faziam levou o Manuel a arquvá-la sejam equivalentes.
Nesses casos os pedidos são internos à própria cache e não tem a ver com outras caches. O ter a ver com outras caches é típico das challenges ou das bónus. Como já disse não faria uma challenge sem ter condições para isso, já para uma bónus não tenho esta postura. E não tem nada a ver com o facto de no primeiro caso o owner me poder apagar o found e no outro não.
Claro que se abstrair da "formalidade" e se entrarmos no "espírito" a coisa é um pouco diferente. E é por isso que eu me sinto mais ou menos obrigado a encontrar as caches do projecto que ainda estão disponíveis...

Mas um dos ALR da cache é mesmo desadequado. Se vires mesmo que tu encontres todas as outras caches não poderias transformar a note em found pois o found teria de ter data posterior a todos os outros founds/dnf's. Aqui está um ALR que não respeitaria...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado ago 16, 2014 11:59

Essa condição já me parece um pouco estranha, até porque não é mesmo necessário encontrar as caches todas para saber as coordenadas correctas.
Mas aí, bastava fazeres o log de found com a data errada. "Faço o log hoje mas encontrei a cache à um ano."
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor jasafara » sábado ago 16, 2014 12:30

Leste a parte do "registo físico" ? ;) E a tua sugestão seria uma bela forma de dar um pontapé à ética :)

Enviado do meu GT-N8020 através de Tapatalk
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado ago 16, 2014 12:54

Esta questão não é bem uma cena de ética... a cache ter requisitos "ilegais" não respeita a ética. :mrgreen:

É mais de que não me parece bem fazer algo "assim à bruta" principalmente na companhia de dois tipos que passaram anos a recolher a informação necessária... se tivesse estado sózinho e soubesse por um spoiler ou algo do género que ali está a cache, não me tinha feito comição. [:D]
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor MAntunes » sábado ago 16, 2014 14:36

jasafara Escreveu:Não acho que a situação que referes da [multi-] ...ou por exemplo da [virtual-] [url=http://coord.info/GCHAX7]Memories of Stone and Water [Lisboa] e cujo não cumprimento das ALR por muitos que a faziam levou o Manuel a arquvá-la...
(...)
Nesses casos os pedidos são internos à própria cache e não tem a ver com outras caches...


Confirmo. Foi a impossibilidade de garantir a "ética na procura das caches e reclamo do found online", corporizado com fim das ALRs , que eram a defesa dos owners contra os batoteiros (estou a tentar arruinar a condição de "referência" que me queres atribuir ;) ), que me levou a arquivar as caches virtuais ou mais elaboradas (por exemplo, a multi que eu tinha na serra de Sintra).

Por isso estou surpreendido que apareçam multi caches com ALRs...
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado ago 16, 2014 16:21

Eu estou a tentar colocar de pé exatamente o inverso da coisa... o projecto Portugal@Natural prossupõe mesmo a troca de informação entre geocacher pelo que se alguém quer dar de bandeja as coordenadas das caches finais, sinta-se á vontade.
Sent from my phone using Tapatalk
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 18, 2014 12:07

Bom... enquanto "achador", na minha opinião, a pergunta para logar uma cache destas é: estou a cumprir com o que o owner idealizou para esta cache?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor rifkinda » segunda ago 18, 2014 12:40

Concordo com o lynx pardinus.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor jasafara » segunda ago 18, 2014 16:16

MAntunes Escreveu:Primeiro, "todos concordaremos que o MAntunes será a referência. .." - e foi a isto que eu reagi -, agora, "há muita gente que te vê como referência... " - se tirares o "muita" já aceito. ;)
Talvez, e apenas , devido ao esforço que aplico na manutenção das caches por que sou responsável...

Mas sobre o ponto fulcral da minha intervenção, não te referiste: as ALRs voltaram? Se não, aquelas regras de logação, referidas acima, não podem ser aplicadas.

Só agora reparei neste teu post. O "muita gente" é garantido e que passa a "todos" se nos referirmos especificamente aos utilizadores mais frequentes deste fórum :-)

Quanto aos ALR e ao que escreveste.

MAntunes Escreveu:...Quanto à pergunta especifica; as ALRs já permitidas novamente? Se não são, desde que visite a cache e assine o logbook, tenho direito ao log online. O resto não tem relevância.

É obvio que não estás a escrever o que achas. Para ti (e como está explicitado nos post do linx e da rifkinda) o que interessa é o que o owner pretendeu quando plantou a cache. E nesta cache é óbvio que não pretendia que se registasse found sem ter visitado antes as outras caches do projecto.
Se a(s) cache(s) ficasse(m) no meu raio normal de geocaching não teria registado o found. Neste caso e porque lá fui em companhia de quem estava habilitado para a fazer, porque até fui eu a encontrar a cache, por as ALR além de não estarem já válidas não estão actualizadas e por não concordar que a data do found tenha de ser posterior à ida a todas as outras caches levou-me a decidir registar o found, comprometendo-me mentalmente a fazer as outras posteriormente. Até porque para mim o objectivo final do(s) owner(s) era mesmo levar os geocachers a passearem pelo Alentejo não me parecendo que seja muito relevante para o objectivo fixar qual a cache final. Quando encontrar a última das disponíveis acabo o projecto.

Já no próximo sábado sou capaz de fazer mais duas caches do projecto.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Ética no Geocaching

Mensagempor MAntunes » segunda ago 18, 2014 18:45

Desde que acabaram as ALRs é assim que penso. Adaptei-me à nova realidade.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron