• Anúncios

[Lourinhã] Pequena história de uma cache drive-in?! lol

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

[Lourinhã] Pequena história de uma cache drive-in?! lol

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta nov 15, 2013 19:17

Hoje trago-vos a pequena história de uma cache quase, quase Drive-In... :)

Imagem


Está ali tão perto e no entanto a ultima centena de metros obriga a uma boa subida coroada com uma vintena deles de luxo, principalmente com o terreno molhado.
Escrevo sobre a "Lapa Da Columbeira [Bombarral]", colocada em meados de 2005 e que ostenta orgulhosamente o logbook original!!! Foi um prazer ler in loco alguns logs dos primeiros Geocachers a por lá passar.

Imagem
Uma foto para dentro...

Imagem
Uma foto para fora...


Saída do imaginário do dinkye (Owner ?desaparecido? em 2008 mas que ainda ontem acedeu à sua conta) foi colocada perto da fronteira entre o Concelho da Lourinhã e do Bombarral e acabou por ser erradamente colocada no Distrito de Leiria ao invés de Lisboa, tal como está escrito numa nota do Ilídio.
Teve o seu FTF poucos dias depois da sua colocação e o primeiro parágrafo do HDV deixava antever o que viria a ser a história da Geocache...
Ora aqui está uma excelente cache a quem podemos atribuir o estatuto de «necessária», se não mesmo de «imprescindível».

Um outro paragrafo ajuda a contextualizar a época...
uma excelente maneira de celebrar a dobragem mítica da centena de founds
... :D, mitica... Velhos Tempos!!!

O STF prometia fotos e detalhes da caçada para uns dias depois... já lá vão oito anos e nada!
Em Agosto aparece o primeiro DNF, pelo PauloJota que apesar de não encontrar a dita acaba por colocar a primeira foto... e sim, é mesmo para aquele lado, é só subir! :P

Imagem


Foi uma cache muito bem recebida pelos geocachers que iam passando... podemos ler coisas como,
Felizmente existe aqui esta cache. De outra forma, não haveria qualquer informação sobre o local. Geocaching é cultura!
pelos rifkindsss ou
Ainda bem que a natureza nos priveligiou com locais assim!
pelo clcortez.

O ano de 2005 haveria de fechar com uma visita do olharapo que ficou de voltar,
Na leitura inicial da cache fiquei com a ideia que para encontrar a cache também se tinha de visitar uma qualquer zona alusiva à Batalha da Roliça. No trajecto até ao vale não encontrei nada que lhe fizesse referência... e por isso já tenho desculpa para regressar...

... tivesse olhado para cima e em frente e veria certamente o cruzeiro de onde se avista toda a zona onde se passou a coisa e que fica bem perto do Túmulo do General Lake (O Cláudio andou por esses locais todos na altura, tal como eu agora).

Imagem


Nos primeiros meses de 2006, dois logs engraçados por serem completamente o oposto, o primeiro do miguelrk que decidiu fazer aqui a iniciação a este nosso hobbie, na companhia da família,
hoje de manhã fomos de bicicleta, descendo o Picoto até ao "vale das grutas".
Escondemos as bicicletas numas moitas e começamos a subida, a minha mulher Lena, os meus filhos João (10 anos) e Inês (7 anos) e eu.
A parte final é mais difícil para as crianças e apresenta alguns perigos mas nada que uns filhos aventureiros não consigam vencer, tamanha era a emoção de descobrir o "tesouro".


Imagem
Não só subiram ao local como aparentam estar impecavelmente limpos!!! :OO


...e depois o DNF do lynx pardinus que
tinha que haver um momento para parar e dizer "fica para quando o tempo estiver mais seco". Esse momento voltou a aparecer hoje, no meio do calcário e da lama fininha e escorregadia, com uma descida de algumas dezenas de metros que eu não gostaria de fazer demasiado depressa.

O actual Owner acabaria por lá passar em Agosto e deixa uma foto... não só o logbook é o mesmo como pude comprovar hoje que o container também. e continua em bom estado, para mais alguns anos! [^]

Imagem


Entretanto é publicada a cache vizinha, uma das "de torcer o pescoço" e os logs começam regularmente a fazer menção às duas... aparentemente que decide procurar esta em segundo lugar, não faz ideia de como tem de subir... :)
Nos finais de 2007 aconteceu algo que levou o Owner a arquivar a cache, provavelmente alguma informação de que a cache não se encontrava no local, e que culmina felizmente com a adopção por parte do manchanegra, situação que se mantém até à data.

Alguns logs revelem pormenores deliciosos desta espécie rara que é o "geocacher" e as fotos não ficam atrás... :mrgreen:

Imagem


Acaba sem surpresas (agora que conheço o local) por ser uma das nomeadas para a primeira edição dos Prémios GPS em 2011 e fará mais tarde parte do roteiro de um tal de BTC! Nas palavras do organizador desses "meetings", o Lgass,
E para lá irmos nós subimos, subimos, subimos, subimos, subimos e subimos. Depois, foi só subir, subir e subir mais um pouco.
A cache está mesmo lá em cima. É literalmente de nos tirar o fôlego... de cansaço.
Claro que as vistas também são maravilhosas e foi óptimo andarmos novamente pelas entranhas da montanha visitando a gruta mesmo ali ao lado... e como essa, outras grutas e lapas há mesmo ali ao lado, que alguns elementos também foram explorar.


É sem duvida um local mágico, cheio de mistério e de pontos de interesse, tanto nas entranhas da terra como no exterior... está pela minha parte garantida uma outra visita, não só para tentar a visita à outra cache local como para explorar melhor, bem melhor, aquilo que a Natureza teve a amabilidade de nos brindar ali. [earth-]
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Lourinhã] Pequena história de uma cache drive-in?! lol

Mensagempor rifkinda » sexta nov 15, 2013 19:29

Gostei de ver este destaque a uma cache que vale por si só, mas que passou um pouco a viver à sombra da outra mesmo ali ao lado que consegue também provocar bons momentos cheios de adrenalina.
8-)
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8467
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: [Lourinhã] Pequena história de uma cache drive-in?! lol

Mensagempor vsergio » sábado nov 16, 2013 00:51

há realmente geocachers muita bonitos, pá. São raros, mas há!
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: [Lourinhã] Pequena história de uma cache drive-in?! lol

Mensagempor MAntunes » sábado nov 16, 2013 10:32

"omaisbonito"? :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: [Lourinhã] Pequena história de uma cache drive-in?! lol

Mensagempor lynxpardinus » domingo nov 17, 2013 11:31

Quando comecei a ler o ler este post, tentei lembrar-me se a tinha encontrado ou não (do dia, lembro-me perfeitamente, cinzento, chuvoso, com um nevoeiro que parecia táctil, e a tal "lama fininha" a não me deixar ter aderência absolutamente nenhuma) - obrigado por me esclareceres umas linhas mais à frente!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes