• Anúncios

ANG - Associação Nacional de Geocaching

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor jasafara » segunda nov 11, 2013 23:01

A GeocacherZone registou em seu nome o endereço http://www.ang.pt. Entretanto expirou e eu o ano passado comprei o registo que acabei de prolongar por mais um ano.

A questão é: Faz sentido uma associação de Geocaching? Uma entidade que possa falar em nome dos geocachers portugueses, ou pelo menos numa parte significativa que nela se revissem?

O 1º referência que encontro aqui no @pt é esta (viewtopic.php?f=2&t=556&p=4192)

Numa segunda fase penso que faria sentido dar algum enquadramento legal à nossa actividade.
Com isto quero dizer que se calhar, faria sentido seguir o que se faz lá por fora (USA, UK, Alemanha, etc), e criar uma associação.
Não que a existência da associação só por si seja necessária.
Apenas que teria um pouco mais de impacto a chegada de uma carta/e-mail ao Comando Geral da PSP da Associação/Federação Portuguesa do Geocaching, do que de um tal Luis Figueiredo.

e logo aqui indica o que seria uma das grandes mais valias de uma ANG, a representação junto de entidades externas, nomeadamente policiais.

O segundo registo é este (viewtopic.php?f=4&t=1023&p=10234)

Uma proposta mais organizada foi esta (viewtopic.php?f=2&t=1413&p=15423)
Na altura fazia sentido que a tal ANG fosse uma emanação do @PT. Agora já não.

Mais uma referência (viewtopic.php?f=2&t=2531&p=36297). Contactos com outras associações e formação.
Ou seja alguém para centralizar projectos comuns.

Uma brincadeira ou nem por isso... (viewtopic.php?p=36812#p36812)

O PLNauta volta à carga (viewtopic.php?f=2&t=3621&p=58474)com talvez o tópico mais participado sobre o tema.
E mais uma vez... (viewtopic.php?f=2&t=3621&p=58474)

Depois houve o 25/04/2010 e a organização do geocaching em Portugal mudou...Fica para outra altura o pós essa data.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor clcortez » quarta nov 13, 2013 21:02

Este é um assunto que se por um lado faz cada vez mais sentido, por outro é cada vez menos possível.

Estou ligado a cargos de dirigente associativo à cerca de 20 anos, e desde então tenho visto um descrescer do espírito associativo que se noto nas associações cada vez menos representadas, cada vez menos associações a funcionar, cada vez menos a serem criadas. Por outro lado, tem subido o "pay per use" ou seja, o pagar para ter e usar. Um indivíduo que queira fazer qualquer coisa para quebrar o ócio, paga as vezes que lhe apetecer e quando lhe apetecer para o fazer, evitando assim estar ligado a uma associação em que é obrigado a pagar quotas, a ir a reuniões, assembleias gerais, eleições, etc. Por outro lado, quando se pertence a uma associação, e se for uma pequena associação mais frequente é, pode se ser chamado a participar em listas ou ser eleito para cargos, algo que muita gente foge a sete pés.
Assim, criar agora uma associação de geocaching parece-me que é algo fora de contexto. Uma comunidade cada vez mais heterogénea, de extremos e abrangente como é não conseguirá ter uma só associação que os represente a todos. A unica maneira de conseguir um consenso alargado é ter alguém na frente que seja amplamente conhecido, que não pertença a "fações" ou se concentre numa região.
Ora juntando o problema do associativismo em queda com o da heterogenidade dos geocachers parece-me que é uma aposta perdida à partida.

Pessoalmente, não tenho qualquer margem de manobra nem meios nem tempo nem vida para conseguir levar um projecto desses avante. Por outras palavras, se canalizasse todas as energias que me restam para esse projecto não seria suficientes para conseguir algo, logo, seria tempo e energia perdidos.
Joaquim, tens que ir bater a outras portas também. Tenta o "door to door", vai batendo a todas as portas, alguma se há de abrir...
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta nov 13, 2013 21:14

Tenho uma opinião parecida e concordo com muito do que escreves mas acho que o grande problema será o "Para quê?".
Estive um bocado a pensar no que uma associação poderá fazer em relação a algo que "tem um dono", ou que é basicamente um monopólio...
Ora, eu sou associado da ANG e isso serve-me para fazer... ?
As coisas estão regulamentadas e definidas pela GS...
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor jasafara » quarta nov 13, 2013 21:21

Como o futebol é regulamentado por entidades internacionais e existe uma Federação Portuguesa (no nosso caso a equipa de revisão :)).
A ANG serviria fundamentalmente e principalmente para haver um rosto nacional junto às entidades oficiais.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta nov 13, 2013 21:29

Sim, mas o futebol tem campeonato Nacional, com "regras" e afins internas... e neste caso não.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor jasafara » quarta nov 13, 2013 21:37

RuiJSDuarte Escreveu:Sim, mas o futebol tem campeonato Nacional, com "regras" e afins internas... e neste caso não.

Tem uma equipa de revisão com uma interpretação própria das regras e tem os prémios GPS que é quase um campeonato nacional [:D]
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta nov 13, 2013 21:46

Ok, mas assim estás a dizer que os Revisores são a ANG em si. E são!
Quando submeti a Letter para publicação e fui praxado presencialmente pelos ditos, o acaso ditou que tivéssemos de dar explicações / informar os responsáveis pelo local e os Revisores prontamente assumiram o papel de interlocutores e abordaram quem de direito no sentido de contextualizar a nossa presença ali. :clap:
Sem medos, a dar a cara por um tipo que tinham acabado de conhecer.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor jasafara » quarta nov 13, 2013 21:54

Perfeito. Mas eu já ficava satisfeito se os revisores servissem de interlocutores junto à GS das questões que aparecem e que podem justificar um contacto em representação da comunidade. Por ex. não consigo perceber que dificuldade teriam de convencer a GS que o team.casc.eiro devia ser bloqueado e todos os seus logs apagados...
Claro que uma ANG teria na equipa de revisão uns interlocutores previligiados.
Mas eles representam sobretudo a proprietária do jogo como árbitros e não os jogadores...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor jasafara » quarta nov 13, 2013 23:20

jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor MAntunes » quarta nov 13, 2013 23:28

Ainda antes de o plnauta se sentir entusiasmado com esta ideia, andou o lumacafi a tentar convencer o pessoal das vantagens de se ter uma entidade que representasse o geocaching nacional. Também ele não teve sorte. Agora, cada vez mais penso que nunca existirá uma estrutura destas em Portugal. No passado, quando nos conhecíamos todos ou quase todos, éramos demasiado individualistas e não conseguimos ver as vantagens em nos unirmos.

Agora, como o Cláudio diz, somos demasiados heterogéneos e muitos e já não se conseguirá encontrar um grupo de personalidades que una todos. Provavelmente o geocaching, pela pressão cada vez maior que vai gerando sobre a sociedade, passará cada vez mais a tornar-se indesejado e combatido - tipo graffiti nas propriedades particulares.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » quinta nov 14, 2013 08:01

Além de que este é um jogo que é praticamente um monopólio de uma empresa. Se uma ANG servir apenas para interlocutor dos geocachers com entidades oficias e privadas, estará apenas a, voluntariamente, proteger também os interesses da Groundspeak - um pouco como os revisores, só que, sem ser mandatada para tal. Não é o que acontece com a maioria dos desportos, em que não há uma empresa central que coordena e lucra com o jogo.

Dito isto, claro que um grupo de cidadãos, no seu interesse o poderia fazer. Só que o que escrevi acima introduz uma dose adicional de entropia - porque a GroundSpeak (que é de longe a maior base de dados e portanto acaba por coordenar bastante o jogo) também, vai na volta, muda algumas regras simples que serviriam para o credibilizar e que dificultariam a comunicação. Um exemplo simples é a não obrigatoriedade de colocação da stashnote nas caches, que serviria para legitimar uma cache.

Junte-se a isto a heterogeneidade de geocachers e comportamentos, e penso que, rapidamente, a ANG perderia qualquer pouca representatividade que pudesse ter. Teria que lidar não só com caches em parques naturais, como caches em locais privados ou pontos de interesse público em que não poderiam ser colocadas. E, no dia em que alguém se lembrasse de mandar uma conta de um muro destruído por uma cache que teria passado na revisão (porque é impossível aos revisores "estarem em cima de todas"), seria um "problema do caraças".
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor jasafara » quinta nov 14, 2013 08:44

Não me parece que uma associação seja responsabilizável por acções dos seus associados, mas não tenho a certeza...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor CoolWrangler » sexta nov 15, 2013 10:54

Não são, por exemplo, os clubes de futebol responsabilizados pelas acções dos seus adeptos e penalizados pelas suas acções? Provavelmente (apesar do termo "clube" e "associação" não significarem necessariamente o mesmo) aconteceria o mesmo.
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CoolWrangler
Small
 
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 29, 2008 13:11
Localização: Leiria

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor lynxpardinus » sexta nov 15, 2013 10:59

A partir do momento em que uma associação é o interlocutor de uma entidade, por exemplo, para a colocação de caches, será, pelo menos parcialmente, responsável pelo que vier a acontecer em consequência a essa colocação.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

Mensagempor hfilipe » sexta nov 15, 2013 11:28

Há associações de geocaching em vários países, não estaríamos a criar nada de novo. Com alguma cooperação poderíamos aprender com os erros e sucessos de outras associações europeias.

Haverá algumas situações de conflito com proprietários, claro, mas penso que será mais fácil resolve-los se houver uma entidade oficial como interlocutor. De qualquer forma, penso que a responsabilidade será do owner da cache que não respeitou as guidelines e a lei.

Uma das mais valias de uma associação será o contacto com outras entidades como a polícia, o ICNF, que gere as áreas protegidas e mesmo a Groudspeak.

Nesta altura, a maior dificuldade é encontrar alguém que queira arrancar com o projeto e constituir uma equipa que consiga reunir um consenso mínimo entre a comunidade.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 52 visitantes

cron