• Anúncios

Lab caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Lab caches

Mensagempor lynxpardinus » quarta Oct 16, 2013 11:11

Este post já tem uns meses, mas, mesmo assim, acho que vale a pena falar sobre ele.

A Groundspeak (assumidamente farta de ter falhanços nas inovações que lançava sem testes prévios) decidiu que novos conceitos de caches seriam testados nas "Lab Caches" - caches temporárias mas com características específicas que querem ser testadas. Estas caches vão ser (aliás, estão a ser) testadas sobretudo em eventos mega (presumo que nos EUA), para garantir a recolha de opiniões abrangentes.

Podem ver mais informação em http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try5287839
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Lab caches

Mensagempor _PoPeYe_ » quarta Oct 16, 2013 13:58

Ora aqui está um tema que merece ser acompanhado.
Vou ler o topico e ver que novidades se poderão tirar daqui.
_PoPeYe_
_PoPeYe_
Small
 
Mensagens: 81
Registado: segunda ago 06, 2012 22:08
Localização: Achada, Mafra

Re: Lab caches

Mensagempor rifkinda » quarta Oct 16, 2013 14:09

Why were these Lab Caches created?
This Lab Cache was developed to solve the problem of event-specific geocaches. Mega-Events often require new geocaches to be hidden, but since temporary geocaches are not allowed, the placed geocaches often end up neglected after the event. These new geocaches enable Mega-Events to have their own, temporary geocaches.


Não me agrada a ideia das caches temporárias serem permitidas, só para atrair pessoal para eventos.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Lab caches

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta Oct 16, 2013 14:50

x2, mas por outro lado, permiti-las para eventos normais era capaz de "limpar" umas centenas delas que apareceram neste ultimo ano... o que até não era mau se fossem efectivamente recolhidas à posteriori.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Lab caches

Mensagempor rifkinda » quarta Oct 16, 2013 14:57

Pois... o mais provável é virarem geolixo...
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Lab caches

Mensagempor isioux » quarta Oct 16, 2013 16:09

Acho a ideia interessante. Mas há certas coisas/inovações nos últimos tempos que parecem desrespeitar as próprias guidelines da Groundspeak. Como caches com o intuito comercial.
Imagem
Avatar do Utilizador
isioux
Small
 
Mensagens: 117
Registado: sábado fev 09, 2008 17:48
Localização: #Braga#Porto#Viana

Re: Lab caches

Mensagempor _PoPeYe_ » quinta Oct 17, 2013 01:00

RuiJSDuarte Escreveu:x2, mas por outro lado, permiti-las para eventos normais era capaz de "limpar" umas centenas delas que apareceram neste ultimo ano... o que até não era mau se fossem efectivamente recolhidas à posteriori.

A menos que exista vontade de um Português ultrapassar o King Boreas.
Não sei a qualidade do King das caches mas espero que para quem tem 4000 caches colocadas sejam minimamente aceitáveis.
Já começo a ouvir geocachers dizerem que não tem lógica caches de 160 em 160m, apesar que as tuas GRs são exactamente o extremo oposto.
_PoPeYe_
_PoPeYe_
Small
 
Mensagens: 81
Registado: segunda ago 06, 2012 22:08
Localização: Achada, Mafra

Re: Lab caches

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 04, 2013 07:23

Parece que as lab caches podem mesmo ser muito diferentes. 2 ou 3 exemplos, tirados do que consigo inferir dos comentários na thread http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try5316940 (corrijam-me se estiver enganado):

- caches que são mini-eventos peças de teatro em que cada um está envolvido na história ("a horror tour with live actors")

- uma tenda-café no meio do nada ("a Bar, accually a tent in the middle of the forrest serving hot beverage and gingerbread")

- caches nos locais dos patrocinadores de um evento ("The second set were to acknowledge the sponsors of the event - hardware store, coffee shop, etc")

- Caches assim a dar para o "automático" ("Was quite interested to see how these worked and was suprised that you just enter the code word found at the location (sign the log book) and you get a smiley....you don't actually have to write a log online")

Como já referido em cima, estas caches apenas estiveram disponíveis durante os eventos em causa.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Lab caches

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda nov 04, 2013 11:15

Caches assim para o desenrrasca das cenas comerciais, proibidas pelas guidelines? Se não o é, parece-me.
Como já disso noutro lado, parece-me algo que dará para tudo, como os Chellenges, aparecido da mesma forma e que irá ter o mesmo destino.
Estava à espera de algo doutro tipo... Faço um evento que propõe uma passeata e onde "planto" uma dessas coisas para dar um toque de emoção à cena (sempre evito aqueles que aparecem no local de partida e que fazem o attend na mesma, fazem o attend mas não fazem a cache! :P ) e no final, sorteio a coisa pelos participantes ou coloco no bolso e levo para casa.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Lab caches

Mensagempor lynxpardinus » terça nov 05, 2013 08:00

Tenho a sensação que estas Lab Caches são suficientemente abrangentes para que tudo caiba lá - depende do que o revisor (que não sei se fará parte da equipa nacional, neste caso) considere.

Nas descrições que coloquei em cima há um exemplo de um set de lab caches que é comercial (sem dúvida), mas também há algumas ideias um pouco diferentes, que só podem viver numa perspectiva temporária - a tenda-bar e o "horror live tour". Penso que, mais do que uma perspectiva comercial (que as haverá), estas lab caches permitem caches temporárias - e acho que a ideia será mais por aí. A minha grande questão é se estas lab caches são realmente testes que depois possam dar origem a um novo tipo de caches, ou se se vão manter como lab para sempre, vivendo apenas da maior flexibilidade das suas regras.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Lab caches

Mensagempor RuiJSDuarte » terça nov 05, 2013 08:34

Fonix... fui ver a thred das Lab caches e tive de desistir! É só problemas!
É com a linha temporal em que as mesmas estão disponíveis para logar, é com a ordem dos founds não poder ser alterada, é assumirem directamente que não sabem o que vai acontecer com a coisa, se vai durar, se vai acabar, se vai ser apagada tipo os challenges...
Gostei de um post, um tipo diz "we had 2 sets of 5 codes to find, one for each day of Mega. It would have been more of a challenge to have had to collect all five for the day to get one smile." Uma boa ideia, tipo multicache, que obriga/ria a encontrar os diversos códigos para fazer o found. Serviria que nem uma luva para os Eventos paralelos dos Megas... caminhadas, passeios de bicicleta e outros, com os códigos a terem de ser procurados ao longo do Evento. Ou com um código por cada evento parelelo em que se teria de participar em todos para fazer o found.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Lab caches

Mensagempor _PoPeYe_ » terça nov 05, 2013 20:34

A inicio quando ouvi que iriam sair achei que seria como o que o Rui estava a dizer de estilo Peddy Papper mas ainda não me debrucei a ver o assunto.
De qualquer modo cheira-me que vai ser um assunto que ainda vai dar muito que falar!
_PoPeYe_
_PoPeYe_
Small
 
Mensagens: 81
Registado: segunda ago 06, 2012 22:08
Localização: Achada, Mafra

Re: Lab caches

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 17, 2014 12:10

Não reparei neste post no blog do geocaching.com, mas, ao que parece, está agora aberta, a título experimental, a possibilidade de criar uma cache temporária, única, que apenas pode ser descoberta pela pessoa indicada pelo owner - http://blog.geocaching.com/2014/02/i-3/

Já alguém experimentou?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Lab caches

Mensagempor rifkinda » segunda fev 17, 2014 12:54

Já tinha lido, mas sinceramente achei um conceito um pouco estranho... pareceu-me até temporário, como se fosse só uma cache especial para o dia dos namorados ou assim.
Acho que as caches quando são criadas, devem ser para que todos as possam procurar. E mesmo as caches premium, ultimamente, tenho sentido que alguns geocachers as colocam premium, pelos motivos errados... Para uma cache ser premium, devia ter de obedecer a certos requisitos e não ser só mais uma cache da treta...
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Lab caches

Mensagempor j_c » terça Oct 16, 2018 11:49

Ora mais um tema bastante pertinente!

Tipo de caches que tem o enorme potencial, depende da forma como as criamos e o contexto que lhe quisermos dar...

Sim são temporárias, pela especificidade e pelo efeito que são criadas...

Até agora só em giga eventos e mega eventos, evolução dos tempos (ainda sou do tempo de reunir as escondidas, no sotão da minha avo...) hoje (somos muitos) reunimos em eventos locais de encontro de malucos de geocachers de todos os pontos do planeta!

Voltemos a especificidade deste tipo de caches:
:arrow: carácter temporário
:arrow: ser ou não comercial,
:arrow: não necessitam obrigatoriamente de ter recipiente com livro de registos,
:arrow: seu registo online necessita apenas de uma password (a forma como chegas a esta password, pode ser muito divertido, lúdico e interactivo com o espaço ou comunidade de geocachers) que dá acesso ao "found it"

:?: Como tudo alguns constrangimentos (mas isso já em 1993 quando usava o Mirc, este era limitado) importante é aproveitar o potencial da coisa
:!: O geocacher não tem onde descrever o que sentiu ao experiênciar o conjunto de labcaches! Sim pode o fazer no registo de attended! Poucos o fazem é verdade.
:!: o ser comercial, não me parece uma limitação mas sim um aspecto com potencial! o que é ser uma geocache comercial? é não ter conteúdo comercial na listing, basicamente!
:!: Temporal no entanto, acesso a todos que pretendem ter este tipo de experiência, naquele contexto e espaço-temporal!
:!: entre outras....

Vamos a prática! Quantas lab-caches encontras-te? Qual o sentimento? A experiência foi boa?
j_c
Micro
 
Mensagens: 42
Registado: quarta set 19, 2018 15:21

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes

cron