• Anúncios

fazer geocaching sozinho

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Torgut » sexta jul 19, 2013 20:59

hfilipe Escreveu:A mim não me faz confusão nenhuma ir cachar em grupo!
Isso costuma acontecer em caches que implicam caminhadas consideráveis, onde é preciso material de escalada ou onde há alguns riscos em ir sozinho. Nessas situações é mais agradável ir acompanhado. Pela conversa, pelo partilhar de pequenos pormenores que se vão vendo e pela maior sensação de segurança, claro!


Tás a ver, concordo contigo em tudo, excepto na colocação da palavra "cachar", por tudo o que disse anteriormente. Poderia dizer "não percebo", mas na realidade percebo. Poderia dizer "não concordo", mas não tenho nada que concordar... não sei que verbo usar, mas há algo de evitável para mim na forma como a chamada "comunidade portuguesa [e suponho que não só a portuguesa] de geocaching" tende a ser social. Por partes... os meus amigos e as pessoas com que gosto de estar, não são meus amigos e não gosto de estar com eles porque têm o mesmo hobby que eu, sobretudo sendo este um hobby tão básico; e quando desempenho um hobby, não tenho que o desempenhar com outros amantes da actividade, especialmente quando se trata de uma actividade que pela sua natureza é individual.

Agora... se for numa caminhada considerável... porque não ir com amigos....? se for usar material de escalada... porque não ir com amigos...? se for a sitios perigosos... porque não ir com amigos...? mas, se for caminhar com amigos, se for usar material de escalada, se for a sitios perigosos... então não preciso de ir cachar. Dá para ter uma vida para além do geocaching, não? :-) Tipo, porque não fazer isso tudo com amigos, porque são coisas eminentemente colectivas, e quando for para fazer geocaching que é eminentemente individual, ir sozinho ?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor MAntunes » segunda jul 22, 2013 21:14

Já ficou mais ou menos referido por outros mas devo sublinhar que, ao referir-me a "problemas de segurança pessoal", estava a pensar em todo o tipo de problemas que, quem pratica geocaching sozinho (especialmente em locais remotos, como faço frequentemente), se está sujeito:

- assalto.
- ataque de cães (já tive que subir a uma árvore e soprar o apito de sobrevivência para virem os donos do cães controlarem-nos e deixarem-me seguir o meu caminho)
- queda em locais como valas, algares, minas, precipícios, etc....
- falência súbita e inesperada do estado de saúde, como ataques cardíacos, má-disposição limitadora da autonomia, etc...

São tudo situações em que, se se estiver acompanhado, serão melhor enfrentadas / solucionadas.

O que não quer dizer que eu vá mudar de hábitos mas é uma constatação que faço de que às vezes arrisco mais do que devia.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor rifkinda » segunda jul 22, 2013 22:08

MAntunes Escreveu:
- ataque de cães (já tive que subir a uma árvore e soprar o apito de sobrevivência para virem os donos do cães controlarem-nos e deixarem-me seguir o meu caminho)


[:O]
Nesse caso em concreto, acho que faltou mesmo estares acompanhado... pelo menos havia alguém para gravar a cena!
Ou também filmaste lá do alto, como daquela vez que andaste fugido dos bois? [:D]
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8482
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor MAntunes » terça jul 23, 2013 06:50

rifkinda Escreveu:
MAntunes Escreveu:
- ataque de cães (já tive que subir a uma árvore e soprar o apito de sobrevivência para virem os donos do cães controlarem-nos e deixarem-me seguir o meu caminho)


[:O]
Nesse caso em concreto, acho que faltou mesmo estares acompanhado... pelo menos havia alguém para gravar a cena!
Ou também filmaste lá do alto, como daquela vez que andaste fugido dos bois? [:D]


Não. :) No Gerês (Parte I, Parte II e Parte III) chegeui a estar apreensivo mas nunca me senti verdadeiramente em perigo.
Na outra situação, quando coloquei a "Na Rota do Contrabando", assustei-me mesmo porque os cães (3) surgiram, de repente, a correr para mim e estavam mesmo zangados com aquele intruso (eu) nos território deles (um caminho à beira do Rio Sever). Felizmente os donos estavam um pouco mais à frente, a pescar para o almoço. Se calhar aos cães não lhe agradava comerem peixe e queriam um geocacher para almoço. 8-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Palmilhante » quarta jul 24, 2013 20:03

Sózinho e ... sem GPS!!!
E já cá moram 45 :)
Palmilhante
Micro
 
Mensagens: 5
Registado: terça fev 05, 2013 16:11

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Torgut » quarta jul 24, 2013 20:16

A cena dos bois é mítica, mas a mais-valia da coisa é mesmo o comentário em voz off.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor CarlosDBG » sábado ago 03, 2013 14:02

De todas as caches que tenho registadas, seguramente 90% foram founds sozinho. Razões para isso? Não ter amigos com o mesmo hobbie e localizar-me algo distante dos eventos que se vão realizando em grupos. Sozinho realmente tem outro encanto. A aventura torna-se mais empolgante por dependermos unicamente de nós chegar lá e achar. Não obstante isso, reconheço que já me meti em situações que poderiam ter outro desfecho em caso de necessidade de ajuda. No terreno a adrenalina por vezes leva um gajo fazer coisas "sem pensar". Só depois em casa é que refletindo sobre a coisa, tomo noção do que poderia ter acontecido...
Das vezes que cachei acompanhado, também foi bastante agradável pois a partilha e companheirimo é sempre bem vindo! E sempre ajuda bastante quando é preciso cachar em sítios públicos.

Nunca o fiz em grandes grupos como tenho visto em algumas ocasiões. Ver por ex caches de terreno 5 serem logadas por todos os membros de um grupo, mas quando só lá vai um ou dois ao gz e os outros ficam no carro à espera, é que me dá voltas ao estômago...
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosDBG
Regular
 
Mensagens: 213
Registado: domingo set 06, 2009 23:51
Localização: Alentejo

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor timearth » domingo ago 04, 2013 12:04

Gosto sozinho e sem oxigenio.........ao estilo Peter Habler & Reinol Messener
Estou a brincar
Gosto essencialmente com a minha família.
Em grupo se for pequeno e pessoal catita.
Muitas vezes quando chego ao GZ nem procuro deixo os miúdos fazerem esse trabalho para o velhote.
O que se encontra muitas vezes não é a cache é o local (como todos sabemos)
Sempre que puder percorrer a Ruta de Cares prefiro fazê-lo 1000 vezes acompanhado do que sozinho.
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 981d650a34
As minhas cinzas vão ter muito tempo para estar sozinhas
E hoje como acordei com vontade de levar tareia e deixo esta minha simples e naife reflexão :-D :-D (eu gosto e respeito a diversidade que existe entre todos nós)

"Para atingir o vale das bonecas é preciso subir ao cume do Evereste.

Chegar a esse pico ,que poucos viram exige uma escalada brutal. nunca imaginamos o que existiria ao certo la em cima, mas o vale das bonecas era a ultima coisa que esperávamos encontrar.

Ali ficamos parados ,aguardando o frémito de satisfação. que pensávamos vir a sentir ...mas ele não surge .

Estamos longe demais para ouvirmos os aplausos e curvamos-nos para agradecer. e já não há mais para subir .

Estamos sozinhas , e o sentimento de solidão esmaga -nos.

O ar é tão rarefeito que mal conseguimos respirar . conseguimos .....e o mundo diz que somos heróis.

Mas era mais divertido no sopé quando armados de esperanças e do sonho de realização. nada mais víamos que o cimo daquela montanha .... ninguém nos falava do vale das bonecas .

Mas quando se chega ao cume é diferente deixa-nos vencidos ensurdecidos ,

cegos...... e esgotados demais para gozamos o triunfo.."
timearth
timearth
Regular
 
Mensagens: 204
Registado: sábado mai 12, 2007 22:20
Localização: queijas

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor MAntunes » domingo ago 04, 2013 13:16

Parece que bastas vezes o élan da conquista é a expectativa que ela gera, antes, e não o retorno que dela se obtém, depois.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron