• Anúncios

Geocaching trivia

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocaching trivia

Mensagempor geo-amd » sexta fev 22, 2013 12:51

A solução só pode ser obtida usando a habilidade e intuição humanas. O problema proposto é uma instância do clássico problema do caixeiro viajante e prova-se que não existe solução geral por computador que resolva o problema em tempo útil. A solução por computador mais básica consiste em testar todas as permutações das 28 caches:

Código: Selecionar todos
28! = 304888344611713860501504000000 permutações

Se cada permutação demorar um milissegundo a ser testada, o programa demora 9667945985911778 milénios a correr. Eis uma animação deste algoritmo de "força bruta" a funcionar (só para 7 caches):

Imagem

Para resolver o problema à mão, por tentativa e erro, primeiro é preciso construir a tabela de distâncias, 28x28. A fórmula que dá a distância em km entre duas coordenadas está aqui, em várias linguagens haversine. Deve ser fácil traduzir para o Excel.

Para já não tive tempo para mais... :wink:

Imagem
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 14:19

Muita matemática...!
Vou tentar chegar à solução a olhómetro :D
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor allien » sexta fev 22, 2013 15:17

Posso estar enganado e/ou não ter percebido a coisa...
Mas num GPS com mapas "navegáveis" e que permitisse a colocação de pontos intermediários, não se conseguiria obter a rota mais curta?
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor rifkinda » sexta fev 22, 2013 15:48

Existem GPS que calculam realmente a rota mais curta, usando pontos intermediários. Mas apenas, para um número bastante pequeno de pontos (acho que a partir de 10 pontos intermédios, o meu GPS já estoura) e tens de fixar o ponto inicial e final da rota.
Ora aqui para as Lusitani, terias de fazer com 28 pontos iniciais (o ponto final é o mesmo, na a questão do jasafara ele falava em percurso circular).
Além disso na pergunta dele, ele falava na distância mais curta entre dois pontos, que é um segmento de recta (o que significava que ias fazer as lusitanis a pé, a direito, atravessando tudo o que te aparecesse no caminho), e não a distância mais curta por estrada.

O geo-amd tem toda a razão nos cálculos que fez. E o jasafara apesar de trabalhar num banco (pelo menos foi o que me constou) e lidar com números diariamente, não parece que saiba bem no que se estava a meter quando perguntou o que perguntou... [}:)]
Ele até sabe fazer uma estatísticas e tecer uns comentários sobre os resultados, ... mas está a precisar de estudar um pouco de Combinatória! :wink:
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 16:09

rifkinda Escreveu:...
O geo-amd tem toda a razão nos cálculos que fez. E o jasafara apesar de trabalhar num banco (pelo menos foi o que me constou) e lidar com números diariamente, não parece que saiba bem no que se estava a meter quando perguntou o que perguntou... [}:)]
Ele até sabe fazer uma estatísticas e tecer uns comentários sobre os resultados, ... mas está a precisar de estudar um pouco de Combinatória! :wink:

Cara Rita. Sabia perfeitamente no que me estava a meter ;))
Foi há muitos anos mas estudei Análise Combinatória, Investigação Operacional e essas coisas.
Conheço perfeitamente o problema do caixeiro viajante e as complexidades associadas.
De qualquer forma existem técnicas que não passam pela enormidade de combinações possíveis e que permitem simplificar o problema.
Mas não tenho a pretensão de que se chegue a uma solução que se possa afirmar que é a mais curta.

Assim reformulo a questão. Ganha a trivia quem daqui a uma semana (até às 24h de dia 28/2) apresente a rota google maps com menos km's ;)) :D
Eu próprio estou na disputa!
Editado pela última vez por jasafara em sexta fev 22, 2013 16:20, num total de 2 vezes.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 16:13

rifkinda Escreveu:Além disso na pergunta dele, ele falava na distância mais curta entre dois pontos, que é um segmento de recta (o que significava que ias fazer as lusitanis a pé, a direito, atravessando tudo o que te aparecesse no caminho), e não a distância mais curta por estrada.

Eu pedi para se dar o resultado com o link google maps. Acrescento com rota por carro.
E a distãncia mais curta entre dois pontos de uma superfície esférica (ou aproximadamente) não é um segmento de recta, mas sim uma Geodésia.
Precisas de estudar um pouco mais de matemáticas não eucledianas [}:)]
Editado pela última vez por jasafara em sexta fev 22, 2013 16:49, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Mensagempor allien » sexta fev 22, 2013 16:44

Alguém que traduza, sff. ! ;-))
allien
Large

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 16:47

A formulação do problema é muito simples.
Não precisas de saber Teoria de Grafos nem o que é um problema NP-Completo, para o procurares resolver :)
jasafara
Extra Large

Mensagempor allien » sexta fev 22, 2013 16:53

jasafara Escreveu:A formulação do problema é muito simples.
Não precisas de saber Teoria de Grafos nem o que é um problema NP-Completo, para o procurares resolver :)

Ainda bem! Fico muito mais descansado... :??
allien
Large

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 16:56

allien Escreveu:
jasafara Escreveu:A formulação do problema é muito simples.

Ainda bem! Fico muito mais descansado... :??

Só me estou a meter com a Rita :D
Pensa que querias organizar uma visita a todas as Lusitani e que querias fazer o menor número de kms possíveis. Pode-se fazer isso com mais ou menos matemática associada.
O que foi referido é que um problema com a quantidade de pontos como o requerido (28) está para lá das capacidades dos computadores actuais se utilizarem algoritmos obsolentos baseados na força bruta (e que são os utilizados possívelmente pelos GPS...) ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor geo-amd » sexta fev 22, 2013 17:01

Claro que o Jasafara sabia do que estava a falar.

Eu só quis dar um primeiro passo, digamos numa tentativa de resolução coletiva, além de que não resisti a referir que este é um problema com a qualidade especial de só ser acessível a humanos habilidosos e não a máquinas.

Só não percebi, e por isso ignorei, a referência ao Google. Estive agora a ver e não sei como obter a distância mais curta entre dois pontos no Google Maps. No Google Maps só sei navegar na imagem, fazer zoom, coisas dessas...

EDIT: Corrigi dois erros ortográficos.
Editado pela última vez por geo-amd em sexta fev 22, 2013 17:14, num total de 1 vez.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor geo-amd » sexta fev 22, 2013 17:06

jasafara Escreveu:... está para lá das capacidades dos computadores actuais se utilizarem algoritmos obsolentos baseados na força bruta...

... além de que demonstra que não é possível inventar algoritmos que resolvam o problema em tempo útil. A única esperança é esperar pelos computadores quânticos, que mudam a definição do que é "computação".
geo-amd
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 17:28

geo-amd Escreveu:Claro que o Jasafara sabia do que estava a falar.

Eu só quis dar um primeiro passo, digamos numa tentativa de resolução coletiva, além de que não resisti a referir que este é um problema com a qualidade especial de só ser acessível a humanos habilidosos e não a máquinas.

Só não percebi, e por isso ignorei, a referência ao Google. Estive agora a ver e não sei como obter a distância mais curta entre dois pontos no Google Maps. No Google Maps só sei navegar na imagem, fazer zoom, coisas dessas...

EDIT: Corrigi dois erros ortográficos.

O google maps calcula-te percursos não necessáriamente optimizados entre dois pontos. No entanto para as lusitanis ele só te indicará uma quilometragem baseada na ordem em que tu introduzas as coordenadas (que terás de tentar que seja a melhor por qualquer outro método...).
O ter pedido para aqui colocar um link da rota gerada é só para facilidade de comparação/comprovação de resultados.
Se tu te metes a tentar resolver isso com programação, sem ter em conta as estradas reais seria um problema mais matemático mas que já vimos que não tem solução. Assim a solução passará mais por pelo menos numa fase inicial por uma análise visual do problema e depois efectuar simulações no google maps.
jasafara
Extra Large

Mensagempor geo-amd » sexta fev 22, 2013 17:47

Só agora percebi! Pensei que era um desafio matemático meio abstrato mas afinal envolve distâncias por estrada. Eu estava a tentar dar contributos para se tentar resolver problema que afinal não tinha percebido! De facto, é preciso usar dados baseados em mapas e a fórmula haversine não é aqui chamada.

De qualquer forma, uma ligeira correção ao que dizes atrás: Os dois problemas (por estrada e em linha reta) têm solução. O que não é possível é inventar algoritmos genéricos que permitam descobrir essas soluções em tempo razoável.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta fev 22, 2013 17:55

geo-amd Escreveu:Só agora percebi! Pensei que era um desafio matemático meio abstrato mas afinal envolve distâncias por estrada. Eu estava a tentar dar contributos para se tentar resolver problema que afinal não tinha percebido! De facto, é preciso usar dados baseados em mapas e a fórmula haversine não é aqui chamada.

De qualquer forma, uma ligeira correção ao que dizes atrás: Os dois problemas (por estrada e em linha reta) têm solução. O que não é possível é inventar algoritmos genéricos que permitam descobrir essas soluções em tempo razoável.

Mas como disse é baseado em mapas, mas tens de orientar o google maps. Ele só te cria um percurso mais ou menos optimizado entre dois pontos (mas que no entanto podem ter muito mais de 28 conexões possíveis pelo que deve utilizar um algoritmo relativamente sofisticado). Tens de ser tu a indicares a ordem pela qual ele liga as lusitanis...
E a tua introdução teórica foi muito interessante ;))

edit: A fórmula haversine é para aqui chamada, mas está imbuída nos algoritmos de cálculo de rota do google maps...
jasafara
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes