• Anúncios

Divisão de Portugal em Distritos (pelo geocaching.com)

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor truta » domingo jan 18, 2009 19:06

Torgut Escreveu:PLNauta, o meu problema não é a redundância, é a confusão que vem agregada à coisa, maquilhada de organização - quando recebo informação de uma nova cache em Lisboa, espero que seja em Lisboa, não em Mafra. Quando alguém pergunta a um "mafrense": "E tu, de onde é que és pá?" - Ele certamente não diz: "[Lisboa]".
(..)
Se discordo convictamente, tenho que aceitar o carácter coercivo que me é aplicado na criação de novas caches, mas voluntariamente alterar as que já existem é outra coisa. Caso me "estivesse nas tintas", com a indiferença que se encerra nesse termo, ai sim, "por delicadeza e deferência para com aqueles que gostariam de ver essas caches classificadas tb por distrito" não me custaria nada proceder às alteração. E certamente o faria

Uma coisa é não se concordar com uma funcionalidade, outra coisa é recusarmo-nos a usar apenas porque não concordamos com ela.

Pode parecer estranho uma cache nova em Mafra sair com a localização [Lisboa], mas se já sabemos que é o distrito não há que assumir que a cache está na cidade de Lisboa. Antes saber o distrito do saber simplesmente que saiu uma cache nova em Portugal...

Para além disto a divisão por distritos facilita as pocket queries. Neste momento parece-me uma das formas mais simples de fazer várias queries que abranjam o país todo, com excepção de Lisboa que já vai em mais de 500.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor tmob » domingo jan 18, 2009 22:19

Torgut Escreveu:PLNauta, o meu problema não é a redundância, é a confusão que vem agregada à coisa, maquilhada de organização - quando recebo informação de uma nova cache em Lisboa, espero que seja em Lisboa, não em Mafra. Quando alguém pergunta a um "mafrense": "E tu, de onde é que és pá?" - Ele certamente não diz: "[Lisboa]".

Esse "problema" pode ser facilmente contornado, basta criar uma notificação centrada em Lisboa, e com o raio desejado. As caches de Mafra já não incomodam.
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor familiasilvestre » segunda jan 19, 2009 10:57

Como se costuma dizer, se "Maomé" não vai à montanha, então a montanha vai a "Maomé".

Já há algum tempo que desenvolvi uma macro para o GSAK para ultrapassar o problema das caches sem distrito. Cada vez que carrego uma nova actualização das PQ é só correr de novo a macro, e esta coloca o distrito nas caches que não o têm actualizado.
Se alguém quiser ser "beta tester" da macro é só dizer que eu envio-a.
Depois de aprovada, e se acharem que tem utilidade, posso disponibilizá-la algures.

Abraço

PS: Não garanto que os distritos estejam 100% ok, daí a necessidade de mais alguém que olhe para o resultado.
Editado pela última vez por familiasilvestre em segunda jan 19, 2009 15:57, num total de 1 vez.
familiasilvestre
Small

Registado: terça mai 15, 2007 22:39

Mensagempor god_herodes » segunda jan 19, 2009 10:59

Chuta para ca!

pagcpwc@hotmail.com
Imagem
Regular

Registado: terça jan 22, 2008 09:59

Mensagempor alieri » segunda jan 19, 2009 11:12

posso ser beta tester também. tens o meu e-milio
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor alieri » segunda jan 19, 2009 14:32

testado e aprovado. Parabéns ao Silvestre mais crescido.

Das 140 caches com state = Nil que dava o filtro no meu GSAK, passei a pouco mais de 20, sendo que algumas caches são fora de PT, outras foram arquivadas.
Eis o resultado, só com caches em PT, para vosso deleite e análise:

Imagem
alieri
Moderador

Mensagempor familiasilvestre » segunda jan 19, 2009 15:39

Pois afinal parece que sempre era preciso alguém para testar, por alguma razão a cache "Gaitinhas de Ponta" não estava na lista para colocar o distrito, mas na nossa base de dados tem o distrito correcto, e não está a ser esmagado pela PQ (estranho!).
De qualquer forma a próxima versão já inclui esta cache.
Em relação às outras estão arquivadas e a macro só faz update às caches que existiam na altura em que foi feita. Nós, para evitar confusões apagamos (com uma outra macro), as caches que ficam arquivadas sempre que carregamos novas queries.
Obrigado ao alieri pelos testes.
familiasilvestre
Small

Mensagempor PLnauta » segunda jan 19, 2009 16:39

Agora só falta partilhar a macro com o resto da malta :P

Que fixe! Finalmente tudo no sitio certo....
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Mensagempor SUp3rFM » segunda jan 19, 2009 16:42

Também não me importo de ser "beta tester", se me derem esse privilégio. ;)

Quanto à questão, parece-me um bocado tola. O tópico desta thread é "Divisão de Portugal em Distritos (pelo geocaching.com)"... Distritos. Mafra pertence ao distrito de Lisboa, digo eu.

Por outro lado, a divisão vai ser arrastada para tudo o que é país. Já se começaram pelos maiores e complicados (a divisão de Grã-Bertanha foi um pesadelo de discussões). Eventualmente, caminhará para algo como Lisboa, Portugal, num futuro próximo, claro.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor alieri » segunda jan 19, 2009 17:39

De acordo, Super.
A razão porque se pede aos owners que escrevam a localidade no nome da cache é precisamente para fazer face a essas questões.

Se recebo um twiter / jaiku / email com uma nova cache publicada que diz "tampaure XPTO (Mafra)(Lisboa)" já sei mais ou menos onde fica.

Mas se receber um a dizer "tampaure XPTO (Azinhal)" fico na dúvida se será perto de Castro Marim (distrito = Faro), acima de Mértola (Distrito = Beja), ou em Almeida, ou outro dos muitos Azinhal que há por este país.

Já se o owner escolher o state, a cache vem logo como "tampaure XPTO (Azinhal) (Faro)".
Pode estar a passar-me alguma coisa ao lado, mas...
E se quiser saber por onde cachei, há mil formas de organizar os resultados da pesquisa de maneira que a apresentação mais me satisfaça.

Já me custa na minha vida de muggle precisar de saber a que comarca pertence uma freguesia, qual o indicativo de uma localidade no limite de dois distritos, se a minha casa fica na freguesia de São Pedro ou da Sé, quais são afinal os 3 digitos do meu código postal? E essas questões às vezes são mais difíceis de responder, sobretudo quando fazem mais falta :)

A macro-silvestre sem dúvida que me resolveu o problema, do ponto de vista pessoal do uso que posso fazer do GSAK. Quanto às caches novas, paciência, ficamos como dantes.
alieri
Moderador

Mensagempor MightyReek » segunda jan 19, 2009 21:24

alieri Escreveu:testado e aprovado. Parabéns ao Silvestre mais crescido.

Das 140 caches com state = Nil que dava o filtro no meu GSAK, passei a pouco mais de 20, sendo que algumas caches são fora de PT, outras foram arquivadas.
Eis o resultado, só com caches em PT, para vosso deleite e análise:

Imagem

A ecopista Beja-Moura foi arquivada... podes tirar da lista...

Também posso ter essa macro?
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor familiasilvestre » segunda jan 19, 2009 21:30

SUp3rFM Escreveu:Também não me importo de ser "beta tester", se me derem esse privilégio. ;)

Última versão da macro disponível em: http://silvestres.planetaclix.pt/GC/GSA ... rtugal.gsk

Estive a dar uma olhada para o geowiki mas não vi uma localização lógica para colocar esta informação, se alguém tiver alguma sugestão diga que coloco lá.
Antes de correrem a macro pela primeira vez façam um backup da base de dados no GSAK.

alieri Escreveu:A macro-silvestre sem dúvida que me resolveu o problema, do ponto de vista pessoal do uso que posso fazer do GSAK. Quanto às caches novas, paciência, ficamos como dantes.

A partir do momento em que passou a haver a divisão por distritos/state em Portugal já não é possível criar caches sem distrito. Essa possibilidade apenas existe em caches anteriores a essa data.
Editado pela última vez por familiasilvestre em terça jan 20, 2009 09:16, num total de 1 vez.
familiasilvestre
Small

Mensagempor alieri » segunda jan 19, 2009 23:14

A ecopista Beja-Moura foi arquivada... podes tirar da lista...

For some strange reason não aparece como arquivada :(

Tenho mantido as caches arquivadas no GSAK, nunca apaguei nenhuma.
Deve ser pela mesma razão que guardo todos os talões multibanco deste 30.02.1997 :D
Acho que vou fazer uma limpeza ao GSAK
alieri
Moderador

Mensagempor hulkman » terça jan 20, 2009 09:55

alieri Escreveu:De acordo, Super.
A razão porque se pede aos owners que escrevam a localidade no nome da cache é precisamente para fazer face a essas questões.

Se recebo um twiter / jaiku / email com uma nova cache publicada que diz "tampaure XPTO (Mafra)(Lisboa)" já sei mais ou menos onde fica.

Mas se receber um a dizer "tampaure XPTO (Azinhal)" fico na dúvida se será perto de Castro Marim (distrito = Faro), acima de Mértola (Distrito = Beja), ou em Almeida, ou outro dos muitos Azinhal que há por este país.

Já se o owner escolher o state, a cache vem logo como "tampaure XPTO (Azinhal) (Faro)".
Pode estar a passar-me alguma coisa ao lado, mas...
E se quiser saber por onde cachei, há mil formas de organizar os resultados da pesquisa de maneira que a apresentação mais me satisfaça.

Já me custa na minha vida de muggle precisar de saber a que comarca pertence uma freguesia, qual o indicativo de uma localidade no limite de dois distritos, se a minha casa fica na freguesia de São Pedro ou da Sé, quais são afinal os 3 digitos do meu código postal? E essas questões às vezes são mais difíceis de responder, sobretudo quando fazem mais falta :)

A macro-silvestre sem dúvida que me resolveu o problema, do ponto de vista pessoal do uso que posso fazer do GSAK. Quanto às caches novas, paciência, ficamos como dantes.

com o novo formato do brightkite já dá uma localização aproximada às coordenadas da cache do tipo "Seixal, Setúbal, Portugal" portanto esse problema deixa de se colocar :)
Imagem Imagem Imagem
hulkman
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor alieri » terça jan 20, 2009 13:38

Tanques!
alieri
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado: