• Anúncios

Orientação

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » quinta nov 10, 2011 18:43

Entretanto, e para quem quiser, mais uma vez, no dia 12 de Novembro, no Jamor, vai haver mais uma actividade gratuita de introdução à orientação (BTT e pedestre) promovida pelo CPOC com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. Quem quiser, apareça!

http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Oeiras41
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor hfilipe » quarta dez 28, 2011 23:47

Há alguns dias li este artigo da Wired que começa assim:
"If your Geeklings are getting tired of Geocaching, and you’re looking for something a little more challenging for them, then it’s time you gave some thought to Orienteering."

Para quem pratica orientação, será mesmo assim? Cansam-se do geocaching e deslocam o vosso "foco" para a orientação ou são atividades que coexistem de forma complementar? Conhecem alguém que se tenha "mudado" do geocaching para a orientação, ou vice-versa?
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » quinta dez 29, 2011 09:27

No meu caso, são actividades bem complementares - e até algo diferentes. A orientação é bem mais física, uma vez que envolve corrida por terrenos raramente planos (pelo menos, como eu a pratico), obriga a leituras atentas do mapa e do terreno e, na altura em que pensas que estás próximo da baliza (do ponto), a uma busca "macro" - um olhar à volta à procura de um quadrado branco e laranja. É também, e declaradamente, uma competição, contra o relógio e em que tentas fazer melhor num percurso que os outros orientistas. O geocaching é normalmente feito em ritmo de passeio, a andar (mesmo que essas caminhadas, nas caches mais puxadas, possam envolver algumas dezenas de quilómetros), mas pode envolver outro género de obstáculos que carecem de actividades complementares (como escalada, espeleologia,...), só tens que seguir o GPS e a cartografia a um nível muito macro, mas, depois, a procura da cache é uma busca "micro" - revolver arbustos, levantar pedras, parar e pensar porque a cache pode estar disfarçada,... E, na génese, não é uma competição - se bem que possa ser forçado a ser.

Mas esta é só a minha opinião.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor shogundai » quinta dez 29, 2011 22:19

Bem....o meu caso é assim.
Há muitos... muitos anos que pratico orientação.
O meu gosto por mapas vem desde miúdo pois lá em casa em todos os cantos havia mapas devido ao trabalho do meu pai.
Nessa altura sempre que ia a qualquer lado levava um desses mapas e "desaparecia" com ele.
Quando nos anos 80 se formaram a ANORT, a ASORT e finalmente a FPO de imediato me federei e participo regularmente nas provas que não ficam demasiado longe.
Em contrapartida só descobri o GC no início de 2009!
A procura das caches é para mim uma "ajuda" nos meus treinos de corrida pois com objetivos bem definidos o tempo passa mais facilmente.
O que me atrai na procura é a descoberta de novos caminhos e locais. Detesto a procura da cache, desisto facilmente e raramente lá volto de propósito.
O que eu gosto no GC é da criação de caches.
Infelizmente o meu raio de ação está limitado às minhas pernas e a ficar praticamente "sem espaço de manobra".
Avatar do Utilizador
shogundai
Micro
 
Mensagens: 72
Registado: quinta jan 29, 2009 22:02
Localização: Queluz - Monte Abraão

Re: Orientação

Mensagempor hfilipe » terça fev 07, 2012 14:58

Hoje, à hora de almoço ouvi na rádio o destaque ao Portugal "O" Meeting 2012.
Pelo que ouvi vai ser um dos maiores meetings de orientação do mundo e contará com a presença de 8 atletas do TOP10 masculino.
Realizar-se-à em Viseu e Sátão nos dias 17 a 21 de Fevereiro. Mais informções aqui.

Alguém vai participar?
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 07, 2012 15:13

O POM é a maior prova de orientação em território nacional. É anual e dura sempre quatro dias - que são uma autêntica festa! Costumam ser cerca de 1500 atletas, portugueses e estrangeiros de todas as idades, numa organização de excelente nível, com bons mapas e muito convívio (e os estrangeiros absolutamente loucos por poderem fazer orientação debaixo de céu azul, sol e temperaturas positivas, quando a maior parte da floresta na Europa está coberta de neve...). Este ano vai ser na zona de Viseu e esperam-se mapas bem duros e muita diversão!

Ainda não sei se vou participar este ano - o meu joelho tem estado a doer-me nas últimas semanas e não tenho corrido... A ver vamos, mas, se participar, será num escalão aberto a toda a gente.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor patinhofeio » terça fev 07, 2012 20:14

Boas.
Isto da orientação tem workshops? Ou a malta cai lá de para quedas e safe-se se conseguir?
Eu curtia fazer uma cena dessas, mas precisava de umas dicas.
Se mete estrangeiros será mais uma aventura já que temos oportunidade de conhecer novas pessoas e novos costumes, nvas técnicas e novas ideias.
Vai dando aqui info de datas e assim, para o caso de eu poder...
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 14, 2012 01:10

O CPOC vai ter mais uma acção de formação, no dia 3 de Março, em Oeiras. É gratuita e aberta a todos! Quem quiser, apareça! Mais informações em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Oeiras42 .
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor patinhofeio » terça fev 14, 2012 22:28

Hum, parece que vou a Lisboa em Março.eheh
Veremos se a disponibilidade se mantém.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » sexta mar 02, 2012 22:58

Se aparecerem amanhã em Oeiras, digam olá ao senhor que lá estiver de camisola cor-de-laranja e azul e óculos de massa...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 05, 2012 09:15

Está marcado um dia de provas de orientação no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, para dia 17 de Março. O dia vai contar com duas provas, uma de manhã (em que se vai disputar uma prova do Campeonato Nacional de Estafetas, mas vão também existir percursos abertos para quem queira correr sozinho, extra campeonato) e outra à tarde (só percursos extra campeonato, individuais). Apesar de a azáfama de ser uma prova do campeonato nacional, o CPOC tem sempre uma equipa específica para dar explicações de orientação a quem queira interessar-se pelo desporto, por isso, se quiserem ir conhecer a modalidade, inscrevam-se!

Vejam mais em:
- http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=1Estafetas
- http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=1Esta ... p=programa
- http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=1Esta ... nfo_gerais
- http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=1Esta ... inscricoes

P.S.- Eu não vou estar lá, senão, teria todo o gosto em levar-vos a "dar uma volta".
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » sexta mar 30, 2012 22:23

Bom, vou aproveitar para divulgar mais duas actividades (ambas organizadas pelo CPOC, o meu clube) na zona da Grande Lisboa:

14 de Abril - Mais uma actividade de introdução à orientação, desta vez, no Jamor, com percursos de corrida / caminhada e BTT. Vai ser fácil, vai ser giro e vai ser gratuito. Eu devo estar por lá, ou na organização ou a treinar, portanto, se alguém quiser experimentar com companhia, é uma questão de me dizer qualquer coisa (Cláudio! Queres aparecer?). Podem ver mais detalhes em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Oeiras43

19 de Maio - Esta é mais a sério. Vão ser duas (fabulosas) provas de orientação, a contar para o campeonato nacional. Vão ser ambas no dia 19 e vão ser em sítios magníficos (e muito centrais). A prova da manhã vai ser uma "prova de downhill" pedestre, a começar no Castelo de São Jorge e a acabar no Terreiro do Paço, toda ela por dentro de Alfama (acreditem, fiz da única vez que se conseguiu autorização para uma prova semelhante e recomendo vivamente!). A da tarde, vai ter início Jardim Amália Rodrigues e vai ser pelo Parque Eduardo Sétimo! Nenhum destes locais é o terreno normal de uma prova de orientação - mas acho que vão ser provas bem interessantes! Ainda não sei se vou estar na organização (e, neste dia, vai ser mais complicado dar assistência pessoal, se necessário), mas, se quiserem, apareçam (ah, estas provas são pagas, atenção). Podem ver detalhes em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=20Trofeu
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor clcortez » sábado mar 31, 2012 08:27

lynxpardinus Escreveu:... (Cláudio! Queres aparecer?)....


Obrigado Ricardo, já coloquei na agenda!:)
Mais perto da data confirmo se posso ir ou não.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Orientação

Mensagempor clcortez » sábado abr 07, 2012 12:20

Ricardo, dia 14 a que horas é?

Vi ali ao lado noutro post que vai haver BTC em Monsanto. Tenho que ver o que consigo conciliar...e ainda por cima nesse mesmo dia há um evento interessantíssimo na Tapada de Mafra.

Obrigado mais uma vez.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » domingo abr 08, 2012 12:31

Deve começar por volta das 9h30. Mas não te preocupes, estão sempre a existir eventos de orientação - se não fores a este, convido-te para o próximo. Simples.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes

cron