Nota prévia: Não li todos os posts deste tema, e só espero não estar a repetir informação.
seria bom publicar por exemplo no GeoWiKi o canal aconselhado para o pessoal utilizar e a partir daqui utilizarmos este canal para a comunidade de geocaching nacional.
Do que tenho visto, os canais de PMR mais utilizados vão variando, conforme as zonas do país . Por exemplo, aqui nos Algarves usa-se mais o 8.
Sugiro que na organização de um evento 'geocaixista' em determinado local, o organizador dê um saltinho aqui :
http://pmr.ondalivre.com/ e veja qual o canal mais utilizado na zona, e sugira que se use um outro, para depois não haver confusões de canais.
Atenção que nem todos têm aparelhos com subcanais nem canal 18.
Os PMR usam a frequência dos 446Mhz, usando 8 canais (ou tons) e 38 'sub-canais' (ou sub-tons) dentro daquela frequência. Todos os PMR têm 8 canais mas nem todos têm 38 subcanais.
Imaginemos o seguinte:
o meu rádio PMR está 'sintonizado' em canal 1, subcanal 22.
Uma pessoa que tenha um PMR sintonizado em canal 1-subcanal 00 vai poder ouvir as minhas transmissões - porque nos PMR os canais 00 -
ou seja, os canais 1 a 8 sem sub-tons - escutam todas as transmissões dos 38 subcanais desse canal)
No entanto, eu não poderei ouvir as transmissões dessa pessoa porque o meu PMR vai filtrar e ignorar todas as comunicações que ocorram foram do mesmo canal 1 e sub-canal 22 que estou a utilizar.
Resumindo, deverá usar-se um canal sem subtons, para que os geocachers que tenham PMR's sem subtons possam quer escutar quer transmitir.
Que "protocolos" costumam ser usados nestas coisas da partilha de canais de comunicação?
Um protocolo (algumas regras simples) para utilização do PMR, dava jeito.
Este texto tirei do mesmo link acima referido: "Há já a recomendação noutros países, por parte de várias associações e clubes de utilizadores de PMR's, para que se use o canal 1 para chamada, passando depois a outro canal para estabelecer conversação."
Não sei se isto é feito ou não. Mas a regra será que, se tu e outro amigo começarem a falar num canal que já estava ocupado, combinem passar para outro canal imediatamente.
Num evento com muita gente a usar rádios num mesmo canal, as comunicações devem ser claras e reduzir-se ao mínimo essencial, para evitar congestionamentos - afinal só dá para falar um utilizador de cada vez...
Agora imagina que alguém à procura duma cache precisa pedir ajuda (médica?) urgente e o canal está ocupado com alguém a descrever detalhadamente a cache que fez na véspera. É chato...
Certas expressóes podem gerar confusão: dizer 'vai a direito' pode ser confundido com 'vai prá direita', logo, prefiro dizer 'vai em frente'
Outra coisa mais evidente é que cada utilizador se identifique ao comunicar: "Aqui Fulano. Está alguém à escuta neste canal?"
ou "Fulano chama Sicrano". Este responde "Aqui Sicrano, transmite".
O problema é que isto pode ser demasiado formal para alguns de nós (eu incluido

) porque também é suposto ser divertido.
Como diz o blue_trekkers: keep it simple (and fun, digo eu...)
E peço desculpa se algumas destas coisas já eram sabidas ou óbvias. Uso PMR's há pouco tempo, e no inicio também estava um pouco perdido, mas percebo essa dúvida dos protocolos perfeitamente
Se usares os PMR fora do geocaching, na tua zona haverá pessoal que te ajudará a integrar na comunidade PMR. Basta saber o canal, escutar um bocado para 'apalpar o terreno' e depois apresentares-te.