• Anúncios

Relembrar outros tempos...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » domingo ago 05, 2012 23:26

Primeiro roubo de que há memória escrita

Olá a todos,

Este fim de semana coloquei a minha primeira cache mas ainda não a reportei ao
Geocaching.com porque tive um contratempo chato...
assaltaram-me o carro e roubaram-me a mala com todo o seu contéudo (inclusivé
papeis do geocaching) e o um computador portátil
acabado de comprar... nem sequer estava desmbalado...
Bom, hoje a prioridade é resolver os problemas resultantes do roubo (caderneta
da CGD, bloqueio de conta, etc...) logo à noite vou
reportar a cache e, se fôr aceite, dentro de dias estará publicada.

Só como ligeira indicação, o local escolhido é a mata circundante do Castelo dos
Mouros, em Sintra. O local é densamente arborizado
(enquanto não atearem lá um fogo...) mas o meu GPS conseguiu um "lock" de 4/5
satélites durante pelo menos 10 minutos antes de me
decidir pelo local. É uma cache regular e está fora do castelo, por isso não é
necessário pagar bilhete para visitar a cache...

Cumprimentos,

Manuel Antunes

Último. Até ver...

Bike roubada do parque de Campismo de Monsanto
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor MAntunes » segunda ago 06, 2012 08:00

O que me foste lembrar...

Infelizmente houve muitas histórias dessas. A viatura do clcortez foi assaltada "à porta" da "Six Feet Under", a viatura do btrodrigues foi assaltada no Cabo da Roca...

Mas, isto não seria assunto mais para as memórias de outros tempos do que para a história dos foruns?

edit: esperando eu que as histórias de assaltos a geocachers sejam de outros tempos e que não se voltem a repetir.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » segunda ago 06, 2012 09:01

MAntunes Escreveu:Mas, isto não seria assunto mais para as memórias de outros tempos do que para a história dos foruns?

Certíssimo. Estes posts devem ser transferidos para aqui.

MAntunes Escreveu:edit: esperando eu que as histórias de assaltos a geocachers sejam de outros tempos e que não se voltem a repetir.

Isso é que não. Os lugares turísticos, Arrábida, Sintra, Cabo da Roca, etc, continuam atreitos a essas coisas. Só este fim de semana além da bike referida acima, roubada no parque de campismo de Monsanto houve este episódio no cabo Espichel.
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 06, 2012 09:30

É daquelas coisas que levam uma pessoa a pensar, sempre que estaciona o carro num sítio ermo. Enfim, é, literalmente, um jogo de sorte e azar.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Relembrar outros tempos...

Mensagempor rifkinda » segunda ago 06, 2012 10:10

Os últimos 4 posts foram movidos para este tópico, como pedido.

O assalto ao carro do carro do Clcortez, bem que nos deixou os corações apertadinhos... estavam uns 6 carros estacionados lado a lado, incluindo o nosso, e felizmente, dentro do mal feito, só assaltaram um... e nem levaram muita coisa.
A maior parte do pessoal tinha deixado as carteiras e afins na bagageira ou escondidos debaixo dos bancos ou no porta luvas... podia ter sido bem mais lucrativo o assalto.

Alguns anos mais tarde, também fomos nós assaltados, junto à cache da Casa dos Bicos, connosco à conversa com mais geocachers, a poucos metros do carro. É incrível como nenhum de nós deu por isso...
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » segunda ago 06, 2012 14:52

A propósito do Snoopy, esta talvez seja a primeira referência a ele em posts. Corria o dia de 11 de Março de 2003

RE: [geocaching_portugal] Caches não encontradas

Olá a todos!

[##] " Estou com azar nas caçadas !!

As duas últimas que tentei encontrar... não encontrei !!

A primeiro foi já há algum tempo (19 de Outubro) e não a encontrei
porque não houve tempo. Fomos (eu e mais 3 amigos que praticam
orientação) tentar encontrar o "Bear Tresure" mas após termos dados
muitas voltas para chegar ao local mais próximo e depois de uma
caminhada de pouco mais de um km, ficamos com cerca de 10 minutos
para encontra a cache e... não conseguimos.[##] "

Esta cache precisa de "meio dia", não porque seja assim tão difícil de encontrar mas porque o
objectivo do autor da mesma (GreenSahades) é propiciar uma calma e agradável caminhada pelo
pinhal de Leiria.

Se forem de manhã e não conseguirem chegar ao local antes das 09H00 façam como eu e levem farnel.
Se forem de tarde, vão logo a seguir ao almoço. É uma cache óptima para fazer a digestão.
Esta é uma cache mesmo a calhar para o Grupo de Caminhantes de Caneças :-).

A seguir conto a minha experiência particular na caçada desta cache:

Saí de Lisboa às 08H00, dirigi-me a Leiria onde tomei a EN109 para a Figueira da Foz. Como
calculei que estaria no local da cache por volta do almoço, parei num restaurante de estrada e
comprei 3 bifanas e uma cerveja (gelada, porque era para beber umas horas depopis). As três bifanas
eram para mim e para o meu cão :-).

Chegado à zona da praia do Osso da Baleia, dei uma voltas pelo local e decidi estacionar o carro
no parque da praia (havia lá outros carros de passeantes e pescadores e, assim, o meu carro não
ficava isolado...).

Comecei a caminhada no local alternativo que o autor sugere (segundo o meu GPS, a 1,2 Km da
cache em linha recta).
A cerca de 900m da cache perde-se a rede dos telemóveis (sim, levei dois mas perderam ambos a
rede ao mesmo tempo...) Como só dei conta a 780m.... tive que voltar para trás, à procura da "rede",
para telefonar à minha mulher a dizer quer nas próximas horas estava "fora da civilização" :-)))))).

Depois da caçada, não regressei ao local de origem mas dirigi-me em diração "ao barulho da ondas do
mar". Pelo caninho apanhei meia dúzia de cartuchos vazios de caçadeira.
Quando cheguei às dunas que fazem fronteira entre a praia e o pinhal, sentei-me numa das mais altas
e partilhei as bifanas com o "snoopy" (não me perguntem se fui honesto na partilha mas ele não parava
de abanar o rabo.... é porque ficou satisfeito!).
A "cervejola" não partilhei.

Acabada a refeição....(espectacular sensação, estar ali sentado no alto das dunas a comer uma bifana,
o cão a abanar o rabo, as ondas a enrolarem na areia.... Obrigado Greenshades!), voltei para o parque
de estacionamento da praia do Osso da Baleia, percorrendo +/- 1,5Km pelo arreal da praia. Como o cão
estava de barriga cheia, entreteve-se a dar umas corridas pela areia e a dar umas "cacholadas" - Quem
me manda a mim ter um "cão d'agua"!
. Eu, pelo caminho fui enchendo o saco de lixo que o Greenshades
deixou na cache para o efeito e, infelizmente, o saco não chegou! É uma tristeza... andamos a estragar o
que de melhor temos... :-(.

Depois de sair da zona da Praia da Ossa, dirigi-me a Leiria onde fui criar uma cache virtual.

Cumprimentos,

MAntunes

jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 16, 2012 14:26

Manuel. Lembraste.te deste log? ;))

Imagem
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quinta ago 16, 2012 18:02

Sim! :)

Grande caminhada, com varias tentativas de aproximacao por Norte - nao havia, ou eu nao conhecia, o google maps e afins. Era so a setinha, o objectivo e as silvas ou carrascos no meio. ;) Resultou num FTF numa altura em que ainda havia algum receio em ser o primeiro a encontrar as caches.
Como os tempos mudaram... :)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta ago 16, 2012 18:45

Fernão Capelo?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quinta ago 16, 2012 19:56

Sim, mas com um sotaque um pouco mais british. ;))

E este log levou-me a descobrir um post sentimentalão. Quantas caches conseguiria descobrir agora o btrodrigues se voltasse a ser acordado pela "aero-moça"? ;-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 16, 2012 22:26

O post do avião dará tema para outros posts. É muito interessante ligar o GPS lá em cima :)

Quanto à gaivota. Não há dúvida que a abordagem a uma caches destas antes sem mapas e guiado apenas pelo azimute e vista era uma aventura completamente diferente. Por vezes faço essa abordagem a caches, mas nunca o fiz numa cache em que o acesso se adivinha difícil. Um dia destes experimento! Ainda não fiz o log (este e muitos outros) mas o sítio é fantástico, ao que se soma a mística desta cache.
Amanhã coloco aqui, mais uns tantos registos de pessoal daqui, e na volta também dali ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 16, 2012 22:28

Calculo que as traduções para Português (http://geocaching.ispower.org/cgi-bin/i ... news&id=37) foram das coisas que se perderam... Como é que funcionava?
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sexta ago 17, 2012 05:44

Traduções para Português? Ou para Inglês? Não consegui aceder ao link que indicas...

As traduções para Inglês estavam baseadas numa wiki e no seu processo de revisão colaborativa.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta ago 17, 2012 07:13

MAntunes Escreveu:Traduções para Português? Ou para Inglês? Não consegui aceder ao link que indicas...

As traduções para Inglês estavam baseadas numa wiki e no seu processo de revisão colaborativa.

Vê o teu log online e verás que aponta para este link

PORTUGUÊS:
(visit link)

Isto acontece muito dos teus logs mais antigos. Logs em inglês e a apontar para uma tradução em PT (ou um post sobre a cachada aqui no geocaching@pt) que não existe...
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sexta ago 17, 2012 09:12

Ah, sim, a palavra "tradução" baralhou-me e pensei que estavas a falar do projecto das traduções de páginas de caches para Inglês.
Sobre os meus logs inglês + português, na altura fazia o log em inglês no geocaching.com e contava a história, com todos os detalhes, aqui no geocaching-pt em forma de artigo. Sim, esses artigos desapareceram quase todos, com as migrações.
Imagem
MAntunes
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes