• Anúncios

Colocar caches onde já existiram outras

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: #GQotD

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 14:38

[quote="MAntunes]Nos nosso GeoStats/GMaps tem lá a opção para mostrar as arquivadas...

A não ser que o formulario de submissão de uma nova caches despoletasse essa informação automaticamente - para o owner que submete a cache e para o Revisor que a vai publicar.[/quote]

Manel, eu conheço essa funcionalidade desde sempre e uso-a frequentemente! Dá imenso jeito, embora muitos não percebam para quê.

Exactamente isso Manel, teria que ser uma acção automática, ao submeteres o listing pela 1ª vez ele mostrava os links das caches arquivadas que já existiram a menos de 160m, e aparecia uma mensagem a aconselhar a visitar os listings dessas caches para saber o que motivou anteriormente a colocação de uma cache nesse sitio.

Concordas?
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 14:42

MAntunes Escreveu:Nuno, já descobri!

Faltava fazer refresh. :oops:

SH_04 2012-01-05 13.28.jpg

Pronto, Claudio. Podes fazer publicidade desta ferramenta. 8-)

Manel, quando falas em fazer publicidade a esta ferramenta é o quê?
clcortez
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 05, 2012 14:48

Parece-me excelente! E contem comigo para ajudar a levar porrada, se for preciso...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 15:06

"Concordas?"

Vou dormir sobre o assunto...

Mas, actualmente e desde há vários mese, está em discussão uma nova funcionalidade "Is this area free?" que se destina a verificar se uma determinada zona está livre ou ocupada por algum ponto intermédio ou final de uma outra cache (multi ou misterio) de modo a que o autor da nova cache não tenha trabalho a preparar e submetê-la e depois ver a sua cache recusada porque existe outra. Até agora, e se calhar ainda actualmente, a solução é contactar os Revisores. MAs houve quem pensasse que uma fucnionalidade automatica que dissesse, no momento da submissão da nova cache, se existe algo nas imediações. Essa sugestão foi colocada na defunta área de Feedback e recuperada para os foruns da GroundSpeak e tem tido muitos apoiantes mas, também, muitas opiniões contra de quem receia que isso servisse para descobrir 'pontos finais' de multis e mistérios.

Esta nova funcionalidade, a ser sugerida, se já existe algo parecido como o HFilipe disse, teria certamente bastante resistência.

Mas se mais alguém quiser contribuir com alguma opinião sobre se vê pontos fortes ou pontos fracos nesta sugestão, sim, poder-se-ia avançar com uma sugestão nos Foruns. Não tenho problemas em avançar e até de dizer que a ideia surgiu nestes foruns do Geocaching-pt-net e, até lincar a sugestão nos foruns da GS para este tópico e com links às primeiras duas caches físicas do Penedo do Lexim.

Por outro lado, isso seria 'denunciar' internacionalmente a cache fisica que lá está e leva-la a ser arquivada compusilvamente. Alguém, não fui eu, já a 'denunciou' aqui e ainda não sabemos como reagirá o actual owner dela. Será que sabia da história geocachiana do Penedo do Lexim? Será que concorda que um local daqueles poderá ser mais importante do que uma cache? Será que prefere manter a cache e, como foi publicada, está no seu direito?

Opiniões?

Sobre a publicidade aos GeoStats/GMaps, é isso mesmo e apenas isso. Publicita-os e convence o pessoal de que convém verificar os nossos mapas das caches para ver se já alguma cache existiu no local onde pretendem colocar um nova, para ver a sua história e inteirarem-se dos motivos do seu arquivamento e, até, obterem material e informação que enriqueça a sua nova cache, se continuarem convictos de que há condições para avançar.

ps: se calhar este tópico já merece um split porque as conversas são como as cerejas, embora sejam continuem a ser cerejas do Geocaching.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 05, 2012 15:23

Antes de mais, duvido que o owner da cache em questão saiba da história das duas caches que lá foram colocadas - isso já foi há muito, muito tempo. Também, muito sinceramente, nada nos diz que ele não soubesse e que não tivesse procurado um esclarecimento e obtido uma autorização explícita para a cache em causa - isso é perfeitamente possível. No entanto, vou hoje mandar-lhe um mail, para que ele veja esta questão e possa ajuizar sobre a mesma (reparem que é "hoje" e não "já", ok?).

Acho que a funcionalidade do mapa /aviso de uma cache arquivada a menos de 160m deve ser proposta de forma independente da do ponto intermédio / final de uma multi - só iria causar entropia e possivelmente rejeitar a nossa proposta por associação.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 16:19

lynxpardinus Escreveu:Antes de mais, duvido que o owner da cache em questão saiba da história das duas caches que lá foram colocadas - isso já foi há muito, muito tempo. Também, muito sinceramente, nada nos diz que ele não soubesse e que não tivesse procurado um esclarecimento e obtido uma autorização explícita para a cache em causa - isso é perfeitamente possível. No entanto, vou hoje mandar-lhe um mail, para que ele veja esta questão e possa ajuizar sobre a mesma (reparem que é "hoje" e não "já", ok?).

Acho que a funcionalidade do mapa /aviso de uma cache arquivada a menos de 160m deve ser proposta de forma independente da do ponto intermédio / final de uma multi - só iria causar entropia e possivelmente rejeitar a nossa proposta por associação.

Wow...com estas trocas de tópicos e abertura de novos fiquei baralhado...é o que dá um gajo ausentar-se um bocado, fazer reply dum que já não existe porque mudou de local e pronto...mas ok, uns refresh's depois e os tópicos relidos ficou esclarecido. [8D]

Eu também duvido que ele saiba, ou se sabe ignorou pura e simplesmente. Na verdade, se estivesse no lugar dele provavelmente faria o mesmo: nada me indicou que o local era "proibido", até porque na altura que ele colocou a cache o local estava como que abandonado.
É aí que entra a "sensibilização" das caches arquivadas, associada a uma atitude de sensibilização do reviewer, com tal aviso no acto de submissão de um novo listing.

Concordo que o aviso e a visibilidade das arquivadas nos mapas e nos novos listings seja diferente de tudo o que já existe. Usar a cor vermelho vivo, p.exemplo.
clcortez
Extra Large

Re: Colocar caches onde já existiram outras

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 16:39

O tópico já estava a desviar-se do assunto original e assim tem mais visibilidade para ser discutido - se constinuar a suscitar interesse - ao mesmo tempo que deixa o outro tópico livre. O nome foi muito bem escolhido, Rita.

Quanto à sugestão a colocar nos Foruns da GS, vou esperar mais opiniões e eu próprio pensar numa argumentação a colocar lá. Pelo que eu tenho visto, ela tem que ser muito bem blindada porque se trata de um forum com dimensão e multiplicidade de sensibilidades muito mais alargada do que aqui.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sábado jan 07, 2012 13:41

Sobre o Penedo do Lexim, enviei mail à Secção de Arquelogia da CM Mafra a relatar (relembrar) o sucedido em Set. 2002 (aqui, mais uma peça da história) e a perguntar se o local ainda está classificado arqueologicamente como interdito a todas as outras actividades. Depois da resposta deles, e em função da mesma, agiremos de acordo.

Em relação ao assunto da colocação de caches em locais onde já existiram outras - e da necessidade de fazer sobressaltar os motivos do arquivamento das primeiras -, irei então avançar com a sugestão nos foruns da GS. Vou separar o caso concreto e actual da situação geral ou de futuros situações. O caso actual do Penedo do Lexim deve ser resolvido com contactos directos e, só em último caso, um log Needs Archive se o local ainda for considerado interdito. A situação geral ou futuras situações, com a tal sugestão que se vai colocar.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quarta jan 11, 2012 20:24

Sugestão colocada nos foruns da GroundSpeak. Um muito obrigado ao Lynx por rever e afinar o texto.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 12, 2012 08:42

É uma pena já não se poder votar... mas ainda podemos deixar a nossa opinião!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » quinta jan 12, 2012 09:09

Sim, os votos se pudessem ser manisfestados de forma positiva ou negativa (votar a favor ou votar contra uma dada sugestão e não apenas votar a favor ou não votar, como sucedia) seriam algo útil para se aquilatar do sentir de uma comunidade. Eu sugeri isso neste Outono, nos Foruns da GS (depois de terem desligado o Feedback), mas ele não desejam ter polls nos foruns deles. Discordo mas a decisão está tomada e só me resta aceitar.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor lgass » quinta jan 12, 2012 15:04

eu continuo dedicado a tentar colocar este ano uma ou duas BOAS caches.

como os lugares onde queria colocar foram entretanto ocupados fiquei desiludido e fui procurar boas caches já arquivadas... encontrei uma que estava num local espectacular onde até acho que já estive mas o pessoal foi despachado de lá pelo dono do terreno... isto seria uma ferramenta interessante...

[modo calimero] alguém tem bons locais mas falta de paciência para lá por uma cache? buahhh [/modo calimero]
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor rifkinda » quinta jan 12, 2012 15:21

lgass,

Existe um tópico no fórum, precisamente com ideias de locais onde não há caches (ou não havia, na altura em que foi escrito cada post).
Chamava-se qualquer coisa como "banco de ideias para caches". É só uma questão de fazeres search na caixinha no campo superior direito. :wink:
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor rifkinda » quinta jan 12, 2012 15:41

E aqui está ele! :wink:
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lgass » quinta jan 12, 2012 15:49

já o conhecia, já o tinha corrido e voltei a correr... tudo o que ainda parece poder ser feito (umas 5 ou 6) são muito longe da minha zona para as poder manter... ser de lisboa não ajuda... eheh

mas obrigado na mesma
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes