• Anúncios

Orientação

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Orientação

Mensagempor JCX_team » segunda fev 14, 2011 23:19

Eu não faço porque não me sei orientar com mapa e bussula....senao era o que eu fazia tb
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular
 
Mensagens: 311
Registado: segunda mar 24, 2008 13:53
Localização: Coimbra

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 15, 2011 00:45

Eu pratico orientação - se bem que, a última vez, muito sinceramente, tenha sido há mais de um ano. Estou, como já deve ter dado para perceber (e eu deveria ter revelado no primeiro post), inscrito no CPOC. Tento, às vezes, treinar orientação (corrida na floresta e leitura e de terreno) através do geocaching - é, no fundo, o meu cache & run...

JCX Team, o meu tempo tem praticamente sido nulo (daí já não fazer orientação há demasiado tempo...), mas isso não quer dizer que não possamos tentar um dia combinar uma iniciação. Outra hipótese é tentares ver no calendário da FPO se há alguma prova perto de tua casa - e, depois, mandas um mail ao clube organizador a perguntar se te ensinam a mexer no mapa.

P.S.- Se tentássemos marcar um evento de iniciação orientação, associado a uma actividade Mexa-se Mais do CPOC (no eixo Lisboa-Cascais), haveria gente interessada em participar?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor JCX_team » terça fev 15, 2011 06:39

Já estive a ver.....Vai haver o Trofeu Ori-Estarreja em Cantanhede no final de Fevereiro e o Dia Nacional da Orientação na Figueira da Foz em Maio (que pode ser uma má altura pois a familia por volta dessa altura.....).
Quanto a esse tipo de eventos, estou a favor....podia era ser noutros locais que não Lisboa ou Porto.....eheheh
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular
 
Mensagens: 311
Registado: segunda mar 24, 2008 13:53
Localização: Coimbra

Re: Orientação

Mensagempor MAntunes » terça fev 15, 2011 07:01

lynxpardinus Escreveu:...

P.S.- Se tentássemos marcar um evento de iniciação orientação, associado a uma actividade Mexa-se Mais do CPOC (no eixo Lisboa-Cascais), haveria gente interessada em participar?



Adoro perder-me por aí! :D E como no Sábado passado, a certa altura, já estava a pedalar na A5 em sentido contrário, significa que estou em forma! :mrgreen:

Conta comigo!

E não, não é necessário ser só em Lisboa ou Porto. ;-)


ps: Calendário de treinos para zona de Lisboa e serviço de gestão de inscrições aqui.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » domingo fev 20, 2011 12:44

No fim-de-semana do Carnaval, de 5 a 8 de Março, vai ocorrer a maior prova nacional de orientação, o Portugal O'Meeting - POM. Desta vez, vai ser organizado juntamente (ou seja, são a mesma prova) com outra prova mítica do calendário nacional (o Norte Alentejano O'Meeting - NAOM), pelo mesmo clube organizador, o Grupo Desportivo 4 Caminhos. Vai ser realizado no (lá está) Norte do Alentejo, na zona de Portalegre / Crato. São provas pagas e que precisam de inscrição prévia. Podem encontrar a informação necessária "aqui" .

À partida, vou participar (só não o vou fazer se tiver que ir para fora nessa altura, mas, neste momento, parece-me pouco provável) nos dias 6 e 7 - ou seja, Domingo e Segunda. Se alguém quiser ter uma explicação rápida de 30 minutos sobre orientação antes da prova, no local das partidas, (com mapas que não são os das provas), avisem-me (aqui ou por mail) e apareçam.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 29, 2011 16:06

Atenção zona centro!

Vai haver um raid de orientação em Albergaria-dos-Doze, incluindo um passeio BTT com guias que explicarão os conceitos básicos da orientação. Em baixo, o email do organizador:



III Raid de Orientação do NADA
Albergaria dos Doze, 17 de Abril 2011

A participação é aberta a atletas federados e não federados podendo participar num dos escalões previstos, individualmente ou em grupo. Os atletas podem optar por realizar um percurso de Ori BTT ou de Orientação Pedestre. Simultaneamente decorrerá também um passeio BTT com guias, guias esses que explicarão os conceitos básicos da modalidade.

PROGRAMA:
Domingo, 17 de Abril 2011
08:30 - Abertura ao secretariado.
10:00 – Inicio das partidas.
14:30 - Cerimónia de encerramento e entrega de Prémios.

INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser efectuadas preferencialmente via Oasis até 10 de Abril, após esta data só por e-mail (clubenada@iol.pt) e as inscrições ficam dependendo da disponibilidade de mapas.
Para efeitos de Seguro Desportivo todos os atletas não filiados na FPO ou não renovados devem indicar no momento da inscrição a data de nascimento e o respectivo nº de BI.

TAXAS DE INSCRIÇÂO:
Federados na FPO: 5,00€
Atletas federados não renovados e atletas não federados: 7,50€

ESCALÕES:
Raid Ori BTT: Masculinos, Femininos.
Mini-Raid Ori BTT: Open (individualmente ou em grupo, masculinos ou femininos).
Passeio BTT com guias: evento de promoção.
Raid Ori Pedestre: Open (individualmente ou em grupo, masculinos ou femininos)

MAPAS E TERRENO:
Mapa a utilizar será a carta militar. Terreno de relevo médio, razoável rede de caminhos de boa e média transitabilidade.

INFORMAÇÕES TECNICAS:
Ori BTT - Tempo máximo de prova (quem exceder será desclassificado):
Raid Masculinos / Femininos: 4h00m
Mini-Raid Open: 3h00m
Ori Pedestre - Tempo máximo de prova (quem exceder será desclassificado):
Raid Ori Pedestre: 4h00m

Utilização do cartão de controle onde os concorrentes devem picar na quadrícula do cartão o ponto constante no mapa/baliza mencionado com esse mesmo nº.
Ex: No mapa aparece 4(34), significa o seguinte: a baliza em causa tem o código 34 que deve ser picado na quadricula nº4 do cartão de controle.

INFORMAÇÕES:
NADA – Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze
Apartado 12 – 3101-601 Albergaria dos Doze
Email: clubenada@iol.pt
Web: www.nada.web.pt
Tlm: 966661360

LOCALIZAÇÃO E DIRECÇÕES:
A concentração será no pavilhão Gimnodesportivo de Albergaria dos Doze. Quem circular na A1 sentido Norte Sul deve sair no nó de Pombal e seguir pela IC8 (5km) até encontrar a saída para a IC2/N1 em direcção a Pombal. Na IC2/N1 a sul de Pombal virar a esquerda em direcção a Albergaria dos Doze. Quem circular na A1 sentido Sul Norte sair no nó Leiria, apanhar a IC2/N1 no sentido de Pombal, na IC2/N1 virar a direita nas indicações de Albergaria dos Doze. Haverá sinalização nas principais entradas de Albergaria dos Doze (setas cor laranja e branco).

____________________________________________
N.A.D.A.
Apartado, 12
3100-601 Albergaria dos Doze
Telm: 966661360
www.nada.web.pt
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor try_me » terça mar 29, 2011 20:17

Aconselho-te a consulta da página www.ori-estarreja.pt.. é um clube relativamente perto que te garante formação e claro, a participação num largo campo de vertentes da modalidade..

Passa pela página dos contactos, aparece lá o contacto do Presidente do Clube, António Amador e do Nuno Leite que está sempre disponível para a modalidade. Através destes podes inclusive chegar a elementos pertencentes ao clube, cuja participação é extremamente regular e que são moradores em Coimbra. Portanto, isso não é impeditivo... qualquer dúvida ou curiosidade estás à vontade para perguntar, que também te posso ir "orientando"..

Cordiais saudações,

Boas cachadas,

Almeida
Imagem
try_me
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: terça mar 02, 2010 19:57

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » terça abr 19, 2011 16:28

Segundo a newsletter da Nike Run Portugal, vai haver uma acção de orientação na quinta-feira à noite, com partida do Largo de Camões, às 20h30. Não sei como vai ser, não sei quem tratou da organização, dos mapas,... mas, garanto, que a Baixa de Lisboa é das zonas mais espectaculares para orientação que conheço!

P.S.- São só capazes de ter que se desviar de uns quantos tipos a beber caipiroskas de meio litro, mas, talvez até isso possa ajudar em termos de combustível...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » quinta abr 28, 2011 20:08

Há duas novas actividades de orientação marcadas pelo CPOC na zona de Oeiras:

1) No dia 1 de Maio (Dia Mundial da Actividade Física), com partida no Jardim de Oeiras (a algumas dezenas de metros ao lado, vai acontecer o Mega Evento 11 year! Oeiras, portanto, podem ir lá dar um salto se quiserem) - http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Oeiras39

2) No dia 7 Maio (Dia Nacional da Orientação), na área da Fábrica da Pólvora de Barcarena - http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=DNO2011

Em qualquer um deles, existirão monitores que os poderão enquadrar no desporto.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » segunda jun 20, 2011 13:41

A tecnologia acaba por facilmente permitir coisas espectaculares.

No link em anexo, quem estiver interessado pode ver a comparação das provas de dois dos melhores orientistas no Mundo, numa competição em que participaram ontem.

http://twitpic.com/5e08er
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » quinta ago 18, 2011 14:47

Uma mensagem rápida para vos dizer que foi anunciado que o Campeonato da Europa de Orientação de 2014 será disputado em... Portugal! À partida, o centro nevrálgico da prova será em Palmela.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 29, 2011 10:16

Este aviso vem um pouco em cima da hora, mas, quem quiser, penso que ainda se poderá inscrever para as 2 provas de orientação em BTT que vão ocorrer este fim-de-semana na Serra de Sintra, organizadas pelo CPOC. Para quem se quiser iniciar, pode ser uma boa oportunidade, uma vez que há sempre técnicos disponíveis para explicar o desporto, o mapa e a orientação com uma bússola, e isto num cenário magnífico e perto de Lisboa!

Mais informações em - http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=7OriBTT
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » segunda set 19, 2011 16:51

Este fim-de-semana vai ocorrer uma jornada de orientação na zona de Janas (no Sábado) e Ericeira (Domingo). As inscrições para classe "open" estão abertas durante esta semana, portanto, quem quiser iniciar-se na actividade, deve dirigir-se a http://www.107caos.com/VIII-Open-CAOS/index1.html .
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Orientação

Mensagempor shogundai » segunda set 19, 2011 22:24

Estou inscrito na prova de sábado.

E já agora aproveito para divulgar outra cache com cheirinho de orientação:
Onde está o Wally?
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC2NRQK
Avatar do Utilizador
shogundai
Micro
 
Mensagens: 72
Registado: quinta jan 29, 2009 22:02
Localização: Queluz - Monte Abraão

Re: Orientação

Mensagempor lynxpardinus » terça set 20, 2011 07:51

Já tinha reparado nela! :) Na realidade, acho que já a destaquei, de um ponto de vista pessoal, como uma das caches de maior potencial (para mim, atenção!) escondidas em Fevereiro. E, no entanto,... ainda não a fiz!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron