Concordo com o ponto de vista que uma cache Mistério "ocupa" um local interessante onde poderia estar uma "Tradicional" que teria mais visitas.
O que tenho encontrado normalmente nas caches "Mistério" são enigmas que nos darão luta a resolver. E será esse o seu ponto forte: resolver a charada e não demorarmo-nos na caçada, apesar de também as haver.
Também as há cujo objectivo é por-nos a pensar num determinado assunto, mais ou menos dificeis de resolver. Confesso que também há algumas que nem faço ideia como lhe pegar, como
esta, mas afinal, se alguém já a descobriu é porque é possivel...
Por exemplo, há tempos encontrei
esta cache. Quando me cruzo com este programa, confesso que até gosto de o ver e deu-me um prazer enorme resolver o enigma, mesmo sabendo que vai ser dificil ir para aqueles lados sem ser de propósito. Não sei se é facil de encontrar ou não mas deu-me um gozo do caraças ficar com a música na cabeça...
Outro exemplo,
esta cache também me deu gozo resolver o enigma. É um assunto que sempre me cativou e acabou por ser um pouco mais complicado devido ao número de possibilidades que encontramos na net para a resolver e que temos que tentar até dar com a certa, mas até a apresentação do enigma se vê que foi feita com atenção e cuidado.
Por acaso ate tenho um Not Found nesta cache. Neste caso, além de um enigma "trabalhoso", parece que o micro-container também está num esconderijo muito enjenhoso e até foi engraçada a primeira tentativa de o encontrar.
Neste momento estou a trabalhar numa cache mistério na qual tenho intenção de a classificar com Dificuldade 5. Ora bem, não é minha intenção que as pessoas venham resolver o enigma para o Grpund Zero. A ideia é que a resolvam em casa (até porque nem pode ser de outro modo) e depois a venham encontrar quando passarem por aqui. Prevejo que a caçada final não demore mais de 1 hora.
Resumindo, com o que tenho visto, caches Mistério deviam ser para resolver em casa, com tempo e depois tratar de as descobrir como Tradicionais.
As multi-caches são boas para umas caminhadas porreiras como
esta (esta não pude terminar e terei bastante prazer em lá voltar) e
esta que fiz ultimamente e que recomendo bastante.
Ups, acho que me alarguei... Desculpem lá qualquer coisinha...