• Anúncios

fazer geocaching sozinho

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor TiagoGH » quarta jul 17, 2013 18:05

jasafara Escreveu:Para casais com gostos diversos é que o cachar sózinho já implica uma árdua negociação, com algumas leves insinuações que nos comportamos como uns adolescentes sem responsabilidades :)


Subscrevo. Às vezes é complicado.

Eu gosto muito de cachar sozinho porque aprecio melhor os locais e ando ao meu ritmo sem dar satisfações a ninguém. O problema é mesmo algumas situações em que se põe em causa a segurança.
Mas ultimamente tenho ido com um amigo e também é agradável.

Sent from my GT-S5570 using Tapatalk 2
TiagoGH
Regular
 
Mensagens: 203
Registado: sábado nov 19, 2011 00:44
Localização: Loures

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Torgut » quarta jul 17, 2013 21:57

Sim, sozinho. Considero o acto de geocacher intrinsecamente solitário. O que é que se quer dizer ao certo com "I found it" quando se escreve um log? Tanto quando sei "I found it" significa "EU encontrei". Se for um grupo de gente, só um encontra realmente a cache e não gosto mesmo nada de ser envolvido nessa confusão. Ou encontro ou não encontro. Lá está, geocachar é um acto individual. Posso estar com mais uma ou duas pessoas que nao sejam geocachers mas estar com outros jogadores implica-me profundamente com os nervos.

Problemas de segurança? Não me recordo da última vez que tive um problema de segurança, mas certamente não se relacionou com geocaching. Se deixar de fazer geocaching sozinho por questões de segurança, será o dia em que abrirei os olhos de manhã e não sairei da cama por questões de segurança.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor geopate » quarta jul 17, 2013 22:47

A mim mexe-me com os nervos o contrário*. Ainda não descobri qual o problema de quando alguém em grupo, um deles ser o primeiro em dar com a Cache, esta não ser sentida como um found de todos. Fará mais sentido ir à vez e taparem os olhos? Ou vendo onde está, não logarem e irem lá noutro dia? De uma coisa tão simples cria-se um berbicacho. Realmente o “I found it” significa eu encontrei, mas pode ser dito por todos… já agora à vez.
*… não mexe nada Torgut. A mim tanto me dá. :wink:
Eu prefiro de longe fazer Geocaching em grupo e gosto da sensação de descobrir primeiro que os outros elementos, mas isso é só para parecer que sou o mais "fixe". :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor geopate » quarta jul 17, 2013 22:54

Por falar em "problemas de segurança", realmente faz todo o sentido ir com amigos a determinadas caches.
Seja para não parecer tão suspeito ou por questões de entre-ajuda em caches de terreno arriscado.
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Torgut » quinta jul 18, 2013 13:08

geopate Escreveu:Por falar em "problemas de segurança", realmente faz todo o sentido ir com amigos a determinadas caches.


Se uma cache é perigosa, ou seja, aconselha à presença de amigos por questões de segurança, não a faço. A mim não me dá mais alegria passar uma semana no hospital, passar a mover-me em cadeira de rodas ou ser enterrado com uns palmos de terra por cima se tiver uns amigos como testemunhas. Verdade, as testemunhas podem retirar alguns pontos de "damage". Mas continuo a dizer: se me cheirar a "damage" nem sequer me candidato.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor geopate » quinta jul 18, 2013 13:30

Não sei se poderei chamar de uma cache perigosa, mas de todas as caches que fiz a que mais arrisquei, foi na Just get there! Depende muito da abordagem que se faça a ela, mas ter ido com um amigo foi imprescindível, porque reduziu os riscos, tenham estes sido por “dá cá uma mãozinha” ou por serem dois a pensar qual o melhor caminho. Também pelo facto da falta de rede telemóvel. Entendo a preocupação Torgut, também passei por um sítio que achei ser demasiado arriscado… um deslize e lá ficamos estendidos em baixo… se vale a pena? Acho sinceramente que não, mas no momento talvez avaliemos por baixo o risco, já que fomos ali para aquilo e a sensação de termos conseguido é muito boa, ampliada ainda por termos ido em boa companhia.
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Torgut » quinta jul 18, 2013 13:36

geopate Escreveu:A mim mexe-me com os nervos o contrário*. Ainda não descobri qual o problema de quando alguém em grupo, um deles ser o primeiro em dar com a Cache, esta não ser sentida como um found de todos.


Quando se recusa a diferença entre "eu encontrei" e "eu não encontrei nada, outrém encontrou, mas vou dizer na mesma que eu encontrei", é dificil que consiga descobrir o problema nisso. O que eu acho é que existe uma questão de lógica em converter virtualmente um acto individual num acto colectivo. Facto: um geocacher ou a encontra ou não, e quando há um grupo apenas um pode mesmo encontrar. A não ser naqueles casos de antologia em que dois pares de olhos se focam numa cache em simultâneo. Reclamar um found it num grupo quando foi o amigo do lado que encontrou é como jogar snooker e a bola preta que nos termina a o jogo ser metida pelo jogador da mesa do lado.

geopate Escreveu:Fará mais sentido ir à vez e taparem os olhos? Ou vendo onde está, não logarem e irem lá noutro dia?


O que faz mais sentido, se um sentido se procurar, lá está, é não cachar com outros geocachers pela essência do acto básico de Geocaching: encontrar.


geopate Escreveu:De uma coisa tão simples cria-se um berbicacho.


Não há berbicacho nenhum em relação a esta coisa. Há discussão/debate. Dai estas coisas chamarem-se "foruns de discussão".


geopate Escreveu:Realmente o “I found it” significa eu encontrei, mas pode ser dito por todos… já agora à vez.


Pois, lá poder pode. Fica com a consciência de cada um. Eu, por exemplo, sempre que possível gosto de dizer que fiz o que na verdade fiz e desagrada-me dizer que fiz o que na realidade não fiz.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Torgut » quinta jul 18, 2013 13:38

geopate Escreveu:Não sei se poderei chamar de uma cache perigosa, mas de todas as caches que fiz a que mais arrisquei, foi na Just get there! Depende muito da abordagem que se faça a ela, mas ter ido com um amigo foi imprescindível, porque reduziu os riscos, tenham estes sido por “dá cá uma mãozinha” ou por serem dois a pensar qual o melhor caminho. Também pelo facto da falta de rede telemóvel. Entendo a preocupação Torgut, também passei por um sítio que achei ser demasiado arriscado… um deslize e lá ficamos estendidos em baixo… se vale a pena? Acho sinceramente que não, mas no momento talvez avaliemos por baixo o risco, já que fomos ali para aquilo e a sensação de termos conseguido é muito boa, ampliada ainda por termos ido em boa companhia.


Isto fica já um bocado off-topic, mas pronto...:-) Eu, não sei se foi a cache em abstracto mais perigosa que fiz, mas a mais perigosa para mim, deixou-me pendurado num falésia a umas dezenas de metros, só com uma mão. Pois. Foi tão perigoso quanto isso e, literalmente, serviu-me de lição. Já foi há uns anos, acho que em 2006 ou 2007.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor geopate » quinta jul 18, 2013 13:48

Não vejo as coisas assim.
Este jogo pode ser em grupo. OK, há um que marca o “golo” mas quem ganhou foi a equipa e o resultado passa a ser de todos.
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor Torgut » quinta jul 18, 2013 13:59

Amigo geopate, e não gosto menos de ti, nem tão pouco te odeio por causa disso. Seria o mesmo que condenar alguém que aprecie sexo em grupo ou em público :-) Ah! Vejo agora que trazes um novo elemento para a conversa. O conceito de "equipa". Mas uma equipa tal como é entendida nos tempos que correm e no âmbito do geocaching é um grupo de pessoas que tem um "username". É uma variável do que estávamos a conversar. Pessoalmente também não sou dado a essas equipas, mas têm uma lógica diferente. Falas em marcar golo e o "score" ser da equipa. É verdade. Isso sucede em desportos colectivos - futebol, andebol, basket, voleibol, etc - , em que a entidade em competição (OK, nos desportos, não no Geocaching) é a equipa. Mas e nos desportos individuais? Não tem que ser o jogador individual a "marcar golo"? E no golfe? E etc. Ora no Geocaching a entidade é o user (ou username). Se for uma equipa - grupo de amigos inseparáveis, familia, casal de namorados, etc - é uma coisa diferente do que se forem vários "users", um marca, todos colocam o "golo" no score :-)
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor geopate » quinta jul 18, 2013 14:20

Não, não falava de equipas nesse sentido. Nem pertenço a nenhuma. Mas quando se faz caches em conjunto, há uma “equipa” a trabalhar para o mesmo.
Nesse sentido uma cache apenas podia ser descoberta uma única vez.
Não comparemos isto com sexo senão o geocaching fica a perder. :-D

Já estamos em muito a fugir ao tópico, mas isto era capaz de dar uma boa "pool", pelo menos gostava de ver mais opiniões.
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor clcortez » quinta jul 18, 2013 14:24

Subscrevo (o que disse o Ricardo).

Quanto à questão da segurança, direi algo noutra altura, com mais tempo ;))
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor hfilipe » quinta jul 18, 2013 15:05

A mim não me faz confusão nenhuma ir cachar em grupo!
Isso costuma acontecer em caches que implicam caminhadas consideráveis, onde é preciso material de escalada ou onde há alguns riscos em ir sozinho. Nessas situações é mais agradável ir acompanhado. Pela conversa, pelo partilhar de pequenos pormenores que se vão vendo e pela maior sensação de segurança, claro!

Normalmente são grupos pequenos (6 a 10 pessoas) e em que os participantes tomam parte ativa na procura da cache. É claro que só um vai encontrá-la, mas o log é feito por todos, pois todos estão lá pelo mesmo objetivo.

Também já participei eventos com caches pelo meio em que não loguei qualquer uma. Chegar perto do GZ, a cache já estar a ser recolocada no sítio e dizerem que o log já está feito em nome de todos não me agrada, de todo.
Pessoalmente, a distinção está em eu ter estado à procura.

Para mim o geocaching também é uma atividade social mas percebo o ponto de vista de quem diz que o encontrar é um ato solitário.
Pelo que vejo são os geocachers mais antigos que pensam dessa forma (Torgut, clcortez, MAntunes)! :twisted:
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor jasafara » quinta jul 18, 2013 15:18

hfilipe Escreveu:A mim não me faz confusão nenhuma ir cachar em grupo!
Isso costuma acontecer em caches que implicam caminhadas consideráveis, onde é preciso material de escalada ou onde há alguns riscos em ir sozinho. Nessas situações é mais agradável ir acompanhado. Pela conversa, pelo partilhar de pequenos pormenores que se vão vendo e pela maior sensação de segurança, claro!

Normalmente são grupos pequenos (6 a 10 pessoas) e em que os participantes tomam parte ativa na procura da cache. É claro que só um vai encontrá-la, mas o log é feito por todos, pois todos estão lá pelo mesmo objetivo.

Também já participei eventos com caches pelo meio em que não loguei qualquer uma. Chegar perto do GZ, a cache já estar a ser recolocada no sítio e dizerem que o log já está feito em nome de todos não me agrada, de todo.
Pessoalmente, a distinção está em eu ter estado à procura.

Para mim o geocaching também é uma atividade social mas percebo o ponto de vista de quem diz que o encontrar é um ato solitário.
Pelo que vejo são os geocachers mais antigos que pensam dessa forma (Torgut, clcortez, MAntunes)! :twisted:

Concordo basicamente contigo na forma em que abordas as diferenças entre cachar em grupos pequenos e com objetivos precisos em que a caminhada/desafio é propriamente mais importante do que achar a cache e grupos grandes giros para o convívio mas em que não se vêm as caches ou resolvem os enigmas...

Mas identifico-me com os mais antigos (não o sou no geocaching, mas sou em idade :)) em que o geocaching enquanto tal corresponde ao "Found It" unipessoal/uninick ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3149
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: fazer geocaching sozinho

Mensagempor biscas » quinta jul 18, 2013 18:38

Cada um tem uma opinião diferente, e opiniões são isso mesmo opiniões. Cada um sabe de si e Deus sabe de todos, como se costuma dizer.
eu pessoalmente, se for num grupo pequeno, não vou deixar de logar, só porque não fui eu que a encontrei. Agora se for um grupo grande, tipo evento, já loguei, mas não senti a mesma coisa. Pois não temos a sensação de procurar aquilo que nos move. Como tal, deixei-me disso. Se bem que eventos, não são o meu tipo. Mas há que vá a todos, porque normalmente há sempre caches novas e são mais uns smileys.
Assim e para mim, tanto faz sozinho ou em grupo, mas com pouca gente 5 ou 6, mais que isso é multidão
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes

cron