• Anúncios

Geocaching@pt : Reflexões para o futuro

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Geocaching@pt : Reflexões para o futuro

Mensagempor jasafara » quarta nov 21, 2012 17:26

Como o tópico dedicado ao Geopt não é o mais apropriado para fazer reflexões sobre o Geoaching@pt irei fazê-las aqui...

Later ;))
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Geocaching@pt : Reflexões para o futuro

Mensagempor jasafara » quarta nov 21, 2012 17:32

Para começar e se a Admin/Mod concordar começaria por transferir para aqui este post e os seguintes.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta nov 21, 2012 17:39

Esta informação também é relevante para as reflexões...
Reparei agora que estou na primeira página :D O último dos primeiros, mas na primeira página... e vou subir de posição ;))
Isto só para dizer que me sinto um membro deste portal com "moral" para dar uns bitates...
Sem esquecer que lá em cima diz "Geocaching@pt Forum de discussão"!
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quarta nov 21, 2012 19:02

E entao, o que queres bitatar?
Estas a vontade, e estou certo que da discussao surgira algo de util.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor hfilipe » quarta nov 21, 2012 22:57

Com esse último pos já subiste mais uma posição! E acho que qualquer um é bem vindo a mandar "bitaites" construtivos! :wink:

A tabela de utilizadores é útil para verificar algumas coisas, mas a mais importante, pelo menos para mim, é que uma parte significativa de quem está na primeira página já há bastante tempo deixou de participar. Alguns mudaram-se para o geopt mas outros deixaram de participar, ponto!
Há até quem se tenha mudado daqui para o geopt e depois "abandonado" também este!

Outro dado curioso é que, dos 9571 utilizadores registados aqui, apenas pouco mais de 400 têm 20 ou mais posts.
Conclusão minha, muito sumária: os fóruns, como o geocaching em geral, são importantes para a maioria dos praticantes por períodos relativamente pequenos de tempo, 2 ou 3 anos. Após isso descobrem outro hobby/moda e o geocaching deixa de fazer parte das suas vidas.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor jasafara » sexta nov 23, 2012 18:41

Não está esquecido. O bom do futuro é que nunca acaba :)
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » segunda dez 17, 2012 14:42

Uma reflexão a propóstito deste tópico.
Possivelmente em tempos terão discutido o assunto, mas não deve ter sido no meu tempo.

Uma das coisas que acho que deveria ser corrigida na minha opinião é a possibilidade de edição ilimitada dos posts (fora os 2/3m após a publicação...).
Essa possibilidade permite deturpar completamente o que lá está escrito e embora isso agora aqui agora (e infelizmente) não seja um problema, potencia que se digam coisas irrefletidas e depois rápidamente suprimidas.

Isso faz com que à semelhança do exemplo que dei, um tópico fique completamente sem sentido. Fui um dos que li o post original com a reflexão sobre aeventual venda da colecção de geocoins. Quem só o ler agora parece que isso nunca ocorreu....

É uma situação assim parecida como os challenges. A GS foi tão revisionista com eles, como os nazis a negarem o Holocausto...
jasafara
Extra Large

Mensagempor hfilipe » segunda dez 17, 2012 16:06

Apesar de várias vezes utilizar a possibilidade de editar os posts para pequenas correções (normalmente erros ortográficos, links mal colocados ou ligeiro acrescento de informação) também acho que seria útil a todos que os posts ficassem "fechados" alguns minutos (talvez 20 ou 30 que neste aspeto não sou tão "sovina" :twisted: ) depois de submetidos. Evitaria tópicos completamente deturpados.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkinda » segunda dez 17, 2012 16:22

A administração do site decidiu não proibir a edição de posts por parte do seu autor, pelo simples facto de isso ser útil em alguns casos, como por exemplo, na venda ou encomenda de artigos, em que o post inicial vai sendo actualizado à medida das vendas. Há outros casos semelhantes, em que o facto de se poder editar o post inicial é uma vantagem. É um assunto que volta e meia é falado internamente, e que para já temos mantido a possibilidade de edição.

Há de facto outros casos, em que o autor ao editar o seu post, tirou o sentido ao tópico que abriu, ou mesmo casos, em que alguns geocachers (que decidiram deixar de usar este fórum), resolveram trocar o conteúdo de alguns dos seus posts, por um "." ou algo semelhante. Mas aí, as acções ficam com quem as pratica e o autor dessa mesma alteração fica bem identificado nesse mesmo post.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » segunda dez 17, 2012 16:33

rifkinda Escreveu:... ou mesmo casos, em que alguns geocachers (que decidiram deixar de usar este fórum), resolveram trocar o conteúdo de alguns dos seus posts, por um "." ou algo semelhante. Mas aí, as acções ficam com quem as pratica e o autor dessa mesma alteração fica bem identificado nesse mesmo post.

Diria que esses casos são ainda mais graves. As acções ficam com quem as pratica e os autores ficam identificados, mas depois ficamos com tópicos muito difíceis de seguir (e já me deparei várias vezes com isso. Ou posts auto-eliminados ou que foram "moderados" sem manterem ao menos um trace sobre o seu conteúdo...).
Uma das coisas importantes que este portal/fórum deve perservar é a memória de quase 7 anos em que foram quase o único sítio de Geocaching em Portugal...

Claro que no ponto de vista de um utilizador poder alterar os seus posts é uma vantagem, mas no ponto de vista de não adulteração de dados não o é...
jasafara
Extra Large

Mensagempor allien » segunda dez 17, 2012 16:49

jasafara Escreveu:
rifkinda Escreveu:... ou mesmo casos, em que alguns geocachers (que decidiram deixar de usar este fórum), resolveram trocar o conteúdo de alguns dos seus posts, por um "." ou algo semelhante. Mas aí, as acções ficam com quem as pratica e o autor dessa mesma alteração fica bem identificado nesse mesmo post.

Diria que esses casos são ainda mais graves....

Ainda bem que o/os autores desses casos mais graves nunca foram nomeados "moderadores" de outros "foruns". Teria sido uma aberração.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor jasafara » segunda dez 17, 2012 17:02

allien Escreveu:...Ainda bem que o/os autores desses casos mais graves nunca foram nomeados "moderadores" de outros "foruns". Teria sido uma aberração.

Admito que seja uma "provocação". Mas eu dei a minha opinião, sou moderador do Geopt e nunca fiz isso lá nem aqui, por isso não enfio a carapuça ;))

editado poucos segundos depois da escrita: Se eles fizeram isto aqui foi porque o sistema o permitiu. Lá não acredito que como moderadores tenham feito isso porque isso imediatamente teria sido detectado o que nunca aconteceu...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » segunda dez 17, 2012 17:06

Sabes que os sistemas (nomeadamente os democráticos) tem de ter ferramentas de se defender das suas componentes mais podres. Aliás ninguém é só anjo nem só demónio. Se o sistema permite que a parte má das pessoas venha ao de cima ela vem, se tem mecanismos para o evitar isso acontece menos. E para o lado bom a lógica é a mesma...
jasafara
Extra Large

Mensagempor tonisimoes » segunda dez 17, 2012 17:07

Olá pessoal!! Achei a criação deste tópico bastante útil. Em relação a alguns utilizadores terem deixado de participar ou trocarem de site, por assim dizer, acho que é a lei da vida. Não é bom para o site, no entanto, enquanto uns vão, outros vêm. Por ser um site já com "bastante bagagem" não há quem lhe faça frente nesse sentido, a menos que venham para aqui tirar umas dicas. Quanto à edição de posts, se me permitem opinar, foi uma boa opção por parte da administração e trouxe algumas vantagens para os utilizadores, como vocês tiveram oportunidade de mencionar. :clap:
tonisimoes
Small

Registado: quinta abr 05, 2012 14:01

Mensagempor MAntunes » segunda dez 17, 2012 19:05

Também já editei alguns posts que fiz, para corrigir pontuação ou clarificar melhor alguma ideia, e penso que assim deve continuar.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes