• Anúncios

Caches exclusivas para premium?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches exclusivas para premium?

Mensagempor Mentesimples » domingo set 25, 2011 18:15

Boas

Há bocadinho decidi fazer uma pausa no estudo e ver que caches tinham sido lançadas hoje. Reparei que havia uma cache nova no concelho de Sintra e lá fui eu, toda contente, verificar a listing para ver se se encontrava na minha zona quando..

:!: "The owner of Moinho 360º Vista Panorâmica [Sintra] has chosen to make this cache listing visible to Premium Members only. Read about the Premium Membership benefits below. Upgrade now."

Desculpem o meu francês, mas.. WTF?? [:O] [:(!] [xx(]

Não fazia a mínima ideia que isto existia! E eu que, como newbie que sou neste mundo do geocaching, ainda não tinha encontrado nenhuma razão particular que me despertasse o ódio latente contra o GC.com (que muitos cachers parecem sentir) acabei de encontrar uma boa razão! Que reservem uma data de privilégios bem práticos e cómodos como exclusividade para os premium ok, consigo viver com isso. Mas impedir a visualização das listings de certas caches parece-me demais!

E já agora esclareçam-me.. qual a vantagem para os owners que assim seja? Acredito que diminuia as "violações" às caches, mas também deve diminuir largamente o número de founds..
Imagem
Mentesimples
Micro

Registado: terça ago 16, 2011 20:59

Re: Caches exclusivas para premium?

Mensagempor hfilipe » domingo set 25, 2011 18:59

É uma opção de que o owner dispõe. Pode usá-la como bem entender, sem ter que dar satisfações a ninguém!

As razões para o fazer, são variadas mas penso que a principal é limitar o acesso à cache. Quem desembolsa os 25 euros anuais paras ser Premium Member tem, NORMALMENTE, uma ligação mais forte ao geocaching, já fez um certo número de caches, já tem mais experiência e cuidado na descoberta e manuseamento do container, NORMALMENTE. É claro que isto é muito discutível mas, na minha opinião, é verdade.

Outra razão é o fato das PMOC's permitirem ao owner o acesso aos dados de acesso à listing, com os nicks do geocacher, a hora da visita e o número de visualizações de cada geocacher.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkinda » domingo set 25, 2011 19:32

Como o hfilipe disse é uma opção de quem esconde.
Podes ver isso como mais um privilégio de ser premium. Ter acesso a mais caches do que outras pessoas.

Não defendo que seja uma prática corrente, colocar caches só para premium. Acho que se deve usar só em certos casos, como em caches muito especiais, com contentores mais frágeis ou num local mais frágil, para limitar as visitas.
Como já disse aqui no fórum noutros tópicos, sou contra as caches serem premium só porque sim... porque o owner quer ter de lá ir fazer manutenção menos vezes ou não está para receber tantos mails de found na caixa de correio. Também sou contra uma prática que se tornou comum há uns anos, que era a de criar a cache como premium, para poder restringir quem eram as pessoas que podiam fazer FTF, e depois alterá-la para uma cache normal, assim que o FTF estivesse feito.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor alieri » domingo set 25, 2011 19:59

Este é um tema recorrente nos debates de geocaching.
Podes encontrar várias explicações para tornar uma cache PMOC (premium member only cache), nestes tópicos:
viewtopic.php?f=2&t=6744
viewtopic.php?f=2&t=6876
viewtopic.php?f=2&t=6565
viewtopic.php?f=2&t=1400

Pela minha parte, tenho pelo menos 3 caches escondidas que são PMOC, embora tenham começado como caches normais. Mudei-as depois de terem desaparecido várias vezes, e desde que as mudei nunca mais tive problemas. Coincidência? talvez...ou então não...
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Mentesimples » domingo set 25, 2011 21:10

Pois, depois da leitura dos tópicos que referiste fica bem clara a polémica que gira em volta destas caches premium.
Enfim, tal como já referiram são opções.. quer concordemos quer não.
Imagem
Mentesimples
Micro

Mensagempor BeN » domingo set 25, 2011 23:45

Sobre esta questão das Premium, gostava de comentar só mais um ponto, que revela a falta de jeitinho que a GS tem em gerir este negócio.

Já andamos nestas lides há dois anos, e por vezes tropeçamos em caches Premium quando as vemos a sair publicadas. Mas de resto... não há informação nenhuma sobre elas para utilizadores convencionais. Tipo, quantas caches premium há em Portugal? Quantos favoritos têm? São melhores nesses termos que as caches publicas?

Quero com isto dizer que não fazia mal um pouco mais de visibilidade sobre as mesmas para os utilizadores convencionais. Por exemplo, para mim, poderia ser um factor de decisão entre pagar ou não pagar a subscrição. Como não me picam a dizer que do outro lado da cerca há x de caches que eu não conheço... porque raio hei-de querer passar para o outro lado?
ImagemImagemImagem
BeN
Micro

Registado: segunda jun 15, 2009 14:29

Mensagempor btrodrigues » segunda set 26, 2011 07:35

Bruno, tens mail novo... :D
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor hfilipe » segunda set 26, 2011 09:36

Sai mais um mês de Premium Membership de borla! :D

Faltou referir, acho que não é segredo nenhum, que quem quiser experimentar as vantagens de Premium Membership durante 1 mês basta contactar um dos Reviewers.

BeN, as PMOC's significam menos de 1% de todas as caches em Portugal (fiz agora uma Pocket Querie e dá-me 89)e não são melhores nem piores que as restantes. Não é pelo acesso às PMOC's que os 25 euros por ano valem a pena. Para mim é sobretudo pelas Pocket Queries e pelas várias notificações.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Torgut » segunda set 26, 2011 12:15

Mentesimples Escreveu:E eu que, como newbie que sou neste mundo do geocaching, ainda não tinha encontrado nenhuma razão particular que me despertasse o ódio latente contra o GC.com (que muitos cachers parecem sentir)

Deixa estar, dá tempo ao tempo, que daqui por sete anos (que é o que levo disto) a tua lista será longa :-)

Tenho 25 caches e uma delas é para PM apenas. Como bem intuiste, é por uma questão de preservação da cache, colocada num local complicado. Não me importo NADA que tenha menos visitas. Mas nada mesmo. Entretanto, no mesmo periodo de tempo, quase todas as minhas outras caches tiveram pelo menos um desaparecimento. Algumas mais. Esta, que está para PM apenas, mantém-se lá, apesar de estar posicionada no lugar com mais potencial para desaparecimentos. Parece que alguma diferença faz.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ajsa » segunda set 26, 2011 13:26

Que saudades destas... coisas! [:D]

Se há coisa que me chateia mesmo muito, é porque razão os gajos que metem Sem Chumbo 98 têm direito a mais octanas que eu quando meto Sem Chumbo 95.
Só porque pagam mais? Pelo amor da Santa! Isto não é justo.
Os gajos pagam mais porque querem, ninguem os obriga, agora terem mais direitos que eu é que não está com nada.

Eu já não podia com a Galp, mas agora é que fico mesmo pssado com os gajos. :twisted:
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor lynxpardinus » segunda set 26, 2011 14:44

É um número pequeno de caches e, muito sinceramente, não são diferentes das outras. Na realidade, apenas no outro dia (há 2 meses?) fiz a minha primeira PMOC, e nem dei pelo facto...

Sempre tive muitas dúvidas sobre a efectividade das PMOC - mas, o que é certo, é que já há algumas caches em que parece que a sua reclassificação (para PMOC) resolveu problemas de desaparecimentos crónicos.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor elpombero » segunda set 26, 2011 17:07

ajsa Escreveu:Se há coisa que me chateia mesmo muito, é porque razão os gajos que metem Sem Chumbo 98 têm direito a mais octanas que eu quando meto Sem Chumbo 95.
Só porque pagam mais? Pelo amor da Santa! Isto não é justo.
Os gajos pagam mais porque querem, ninguem os obriga, agora terem mais direitos que eu é que não está com nada.

Eu já não podia com a Galp, mas agora é que fico mesmo pssado com os gajos.

[:D] [:D] [:D]
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Mentesimples » segunda set 26, 2011 18:36

hfilipe Escreveu:Faltou referir, acho que não é segredo nenhum, que quem quiser experimentar as vantagens de Premium Membership durante 1 mês basta contactar um dos Reviewers.

Não sabia dessa, boa dica! :wink:
Imagem
Mentesimples
Micro

Mensagempor MAntunes » segunda set 26, 2011 20:33

Espero que consigas essa subscrição de borla de um mês e que com isso resolvas o recém adquirido "ódio latente contra o GC.com". ;))
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » segunda set 26, 2011 20:55

Até porque, duvido que alguém que participe num fórum sobre geocaching (pelo menos em Portugal, onde os outros prestadores do jogo têm ainda pouca expressão) tenha um ódio latente contra a Groundspeak - esse género de sentimento leva a outro género de atitudes do que as que vemos nos fóruns portugueses. Podemos é ter (eu, pelo menos, tenho) críticas, o que é bem diferente.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes