por Torgut » segunda set 12, 2011 21:44
Ok... portanto recebi um log em alemão, escrevi um e-mail a pedir para que os logs fossem escritos na língua local (português) ou na língua internacional (inglês) de forma a que o owner pudesse estar ciente do conteúdo do log. Ao fim de 5 dias sem resposta, mesmo vendo que o geocacher tinha vindo quase todos os dias ao website, apaguei o log. O gajo escreveu-me (em inglês) a dizer que escrevia na lingua que lhe apetecesse e que se eu tornasse a apagar que ia fazer queixa. Eu apaguei. Ele pediu o arquivamento da cache e fez queixa.
Pelo que soube, dissde que eu exigi que escrevesse em português. A Groundspeak trouxe o log de volta e mostrou-me cartão amarelo. Troquei dois mails em bons termos com a representante da empresa envolvida, arquivei a cache e pronto. Alguma dúvida a partir daqui?
O meu ponto de vista é que o geocaching é um jogo global (ironicamente a razão que a GS apresenta para nos forçar a aceitar logs em línguas bizarras, como se alguém não soubesse o inglês suficiente para escrever um log simples, e sobretudo estando em viagem). Se é um jogo global devia ser obrigatório a instituição de ferramentas e regras para que todos compreendessem todos. Gostemos da língua ou não o inglês é hoje língua franca no mundo ocidental, mundo esse onde devem existir 95% das caches do Planeta. Como tal, as caches deviam ter obrigatoriamente um listing na língua franca e opcionalmente na língua que o owner desejasse. Mas o foco da questão incide mais ao lado, apesar do mesmo principio se devesse aplicar. Os logs deveriam ser escritos na língua universal ou local (da cache) de forma a:
1) O owner tenha a sua gratificação na leitura do log, o único prémio que lhe é devido ao criar uma cache, assegurada;
2) O owner possa garantir, como lhe é exigido, que os logs estão em conformidade com os terms of use (sem mensagem de ódio, insultos, etc)
3) O owner possa ter a certeza que não existem spoilers no log
4) Os outros geocachers possam ler os logs
É uma aberração que a GS deturpe o sentido global do jogo, sublinhado-o ao mesmo tempo que desenvolve websites nas linguas nacionais e caminhando no sentido do estabelecimento de comunidades linguisticamente estanques, à medida que o tempo passa. É uma aberração que a GS prejudique os owners em quase tudo o que é regulamentação. Para os owners, todos os deveres, quase nenhum direito. É simplesmente uma aberração sob qualquer ponto de vista.