• Anúncios

Travel Cache

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Travel Cache

Mensagempor truta » sábado jul 19, 2008 00:23

Se existe a cache e o travel bug, porque não existir uma "travel cache"?

Foi apenas uma ideia que me surgiu, que entretanto amadureceu um pouco e pode ter alguns aspectos interessantes. Aqui fica para debate.

Começo por propôr algumas regras:
- o objectivo é esconder uma cache num determinado local e vir aqui ao fórum num tópico próprio publicar as coordenadas e mais alguma informação , de preferência a mínima indispensável
- quem encontra a travel cache deve transportá-la para outras coordenadas e fazer o log do "retrieve" o mais rapidamente possível para evitar que outros se desloquem em vão ao local. Deve ser deixado algum tipo de marca para informar que a cache foi retirada
- quem quiser procurá-la sem a intenção de a mover não deve fazer log
- a colocação em novo local não deve demorar mais do que umas semanas (já li isto algures :wink: ) . Se quem a encontrou não quiser ou puder voltar a escondê-la então deve passá-la a outro geocacher
- como é óbvio, não é permitido interferir com as caches "oficiais" e por isso a travel cache não poderá ser escondida a menos de 160 metros de outra cache
- se surgir uma cache oficial perto da travel cache, esta deve ser removida para outro local para evitar ser confundida com a oficial
- se quem a escondeu não tiver possibilidade de se deslocar ao local nos próximos dias então deve avisar o owner da nova cache

Para que poderá servir uma "travel cache"?
Por exemplo, vou para longe de casa e encontro um sítio que merece uma cache mas onde posso nunca mais voltar... Escondo lá a travel cache e dou a conhecer o local.
Os sítios por onde a travel cache foi passando poderão ficar aqui registados como uma espécie de antigas caches virtuais.

Uma particularidade curiosa é que o FTF é o também o LTF (last to find) :)
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor tmob » sábado jul 19, 2008 00:35

Não é um bocado reinventar a roda? 8)
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor MAntunes » sábado jul 19, 2008 04:53

As 'moving caches' (era assim que se chamavam) foram descontinuadas no início de 2003, mesmo a tempo de recusarem a minha 'The Squirrel'.

Pretendia eu criar uma cache com um container pivot, que ficava sempre no mesmo sítio e o container principal, com o logbook, que andaria a saltitar por todo o Monsanto, daí o nome Squirrel.

Os geocachers procuravam o container pivot, viam a coordenada actual do 'esquilo', procuravam-no, levavam-no para outro local e voltavam ao container pivot a assinalar as novas coordenadas do 'esquilo'.

Mas, as guidelines mudaram nesse ano e por isso ficou 'The Imprisioned Squirrel'.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor SUp3rFM » sábado jul 19, 2008 10:40

As travelling caches não podem/nem são publicadas no geocaching.com. Algumas antigas ainda ainda por aí, foram "grandfathered". Outras encontradas a furar o esquema são bloqueadas.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor truta » sábado jul 19, 2008 14:10

Foi apresentado algum motivo para se acabar com as travelling ou moving caches?

A minha ideia era criar uma cache não oficial e "publicá-la" aqui no gc-pt. A "publicação" não seria mais do que uma mensagem com as coordenadas, terreno, dificuldade, acessos, etc.
truta
Regular

Mensagempor MightyReek » sábado jul 19, 2008 18:13

Sempre fui adepto de fazer as coisas "por nós próprios" e inventarmos os nosso projectos.
Quem é que te pode impedir de o fazeres?
Eu sei que a procuraria se estivesse ao meu alcance!
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor truta » sábado jul 19, 2008 23:24

MightyReek Escreveu:Sempre fui adepto de fazer as coisas "por nós próprios" e inventarmos os nosso projectos.

Já tinha pensado na ideia há uns tempos e estranhei não encontrar nada sobre modalidade. Por analogia com o "travel bug" procurei por "travel cache" mas afinal já existiu e o nome era "moving cache" ou "travelling cache". Acho a ideia engraçada porque vai mais além do "travel bug" porque se desloca para sítios novos e todos a podem esconder.
Vou aguardar alguns dias para ver se alguém explica porque acabaram ou se apontam algum problema "grave" deste tipo de caches. Caso contrário vou pensar seriamente em esconder uma.

Quem é que te pode impedir de o fazeres?

Não sei se ao nos inscrevermos no gc.com há algum código de conduta que nos "impeça" de esconder caches paralelas, mas como já disse a intenção é obviamente respeitar as existentes.

Eu sei que a procuraria se estivesse ao meu alcance!

Ainda bem que há pelo menos mais um adepto. Mesmo que não haja mais interessados sempre podemos esconder a cache um para o outro :)
truta
Regular

Mensagempor MightyReek » domingo jul 20, 2008 07:22

truta Escreveu:
MightyReek Escreveu:Quem é que te pode impedir de o fazeres?

Não sei se ao nos inscrevermos no gc.com há algum código de conduta que nos "impeça" de esconder caches paralelas, mas como já disse a intenção é obviamente respeitar as existentes.

No meu entendimento só os donos dos terrenos te podem impedir de esconder lá seja o que for... E penso que o gc.com não tem nada a ver com isso. Simplesmente não publicam no site deles porque não é um tipo de cache que eles aprovem... O que não faltam por aí é grupos externos ao gc.com a esconder caches.

E agora um bocadinho de gasolina para a fogueira:
A única coisa que te impedirá de ter muitas visitas nessa cache é... o facto de não contar para os números!!!!!!!!

E agora ainda melhor: uma "travel cache" a passar unicamente, por todos os pontos Lusitani...
:D
Imagem
MightyReek
Extra Large

Os jogadores são o problema...

Mensagempor rifkind » domingo jul 20, 2008 11:06

Vou aguardar alguns dias para ver se alguém explica porque acabaram ou se apontam algum problema "grave" deste tipo de caches. Caso contrário vou pensar seriamente em esconder uma.

Boas!

O que não falta são sites com jogos de GPS em alternativa ao geocaching.com.
No entanto, o Geocaching.com continua a ter o que normalmente falta aos outros sites: jogadores.

Quanto à ideia da TravelCache, pensa no seguinte:
- Vais daqui para a Alemanha, para fazer uma cache. Quando chegas lá ao fim do dia, já alguém a moveu de sítio. Fazes um NotFound, pedes manutenção?

Suponho que no mundo pré-banda-larga-móvel, esta tenha sido a motivação para o fim deste tipo de caches.

Quanto às regras, são muito bonitas, mas: quando nós vamos de férias, passamos cerca de 1 semana sem acesso Net ou bem perto disso. Portanto, se tivermos uma travel-cache nos nossos planos, deparamo-nos com 2 problemas:
1- Será que a cache ainda lá está quando lá chegarmos?
2- Como vamos actualizar a sua nova posição?

Bom, mas esta é só a minha opinião. Boa sorte com a ideia! :)

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Os jogadores são o problema...

Mensagempor truta » domingo jul 20, 2008 15:06

rifkind Escreveu:Quanto à ideia da TravelCache, pensa no seguinte:
- Vais daqui para a Alemanha, para fazer uma cache. Quando chegas lá ao fim do dia, já alguém a moveu de sítio. Fazes um NotFound, pedes manutenção?

Em primeiro lugar acho que seria "arriscado" fazer uma deslocação longa, mesmo em Portugal, por causa de uma travel cache. Pode acontecer precisamente o mesmo a quem tenta um FTF. Devemos estar conscientes que o objectivo pode não ser cumprido porque alguém se atrasou a fazer o log ou o fez durante a nossa viagem.
Para mim fazer um DNF não é um problema, o importante é ficar a conhecer um novo local.
É importante que a cache tenha uma foto-spoiler, para quem não estiver a conseguir encontrá-la possa ter a noção se não estava a procurar no sítio certo ou se a cache já lá não estava.

Quanto às regras, são muito bonitas, mas: quando nós vamos de férias, passamos cerca de 1 semana sem acesso Net ou bem perto disso. Portanto, se tivermos uma travel-cache nos nossos planos, deparamo-nos com 2 problemas:
1- Será que a cache ainda lá está quando lá chegarmos?
2- Como vamos actualizar a sua nova posição?

Para evitar este tipo de situações, só deve mover a travel cache quem puder fazer o log no próprio dia ou no máximo no dia seguinte. Portanto à partida quem estiver uma semana sem acesso à net não remover a cache, embora possa procurá-la.
Outra ideia é quem estiver a planear fazer a travel cache deve informar a comunidade do gc-pt. Assim pode-se evitar que alguém vá procurar uma cache que já lá não está.
Quanto à questão de actualizar a nova posição, a "urgência" não será a mesma de se fazer o log do retrieve. Quem encontra escreve uma mensagem aqui no gc-pt a dizer que a retirou do local (ou não) e a data e hora em que o fez. Se a cache for escondida no mesmo dia, faz-se o log do retrieve e o log com a nova posição.
Outra regra deverá ser não esconder a cache em locais de difícil acesso ou que obriguem a grandes caminhadas. Assim pode-se minimizar a frustação de um geocacher que fez um "sacrifício" para chegar a uma cache que pode ter sido movida umas horas antes.
truta
Regular

Mensagempor MightyReek » segunda jul 21, 2008 22:33

Hoje tive uma ideia...
E que tal, preparar uma cache... espetar-lhe com um TB colado na tampa e voilá! Uma Travel Cache...
Manda-se esconder junto a outra cache (onde couber), com logbook, presentes, etc...
Será que a vão recusar? Afinal é só um TB...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Mensagempor ftomar » segunda jul 21, 2008 23:38

Épa não inventem...quando aderiram a este "desafio" concordaram com a suas regras...agora não queiram cada um fazer a sua "variante"...isto já anda bom com algumas "ideias" que por ai andam....e mais não digo....
Imagem
ftomar
Regular

Registado: sexta dez 15, 2006 20:16

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 21, 2008 23:48

MightyReek Escreveu:Será que a vão recusar? Afinal é só um TB...

Se é só um TB, tudo bem.

Podem criar várias versões do que pode ser o geocaching. Mais uma vez, o geocaching.com é um site que lista geocaches colocadas por todo o mundo. Existem n sites que listam geocaches com outros requisitos e princípios. Ninguém impede ninguém de esconder o que quer que seja, mas para estar no geocaching.com é necessário cumprir os requisitos determinados.

Por outro lado, a ideia não me atrai. Mas essa é a minha opinião pessoal.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor truta » terça jul 22, 2008 08:37

MightyReek Escreveu:Será que a vão recusar? Afinal é só um TB...

O problema é esse, acaba por ser um TB.
A ideia da travel cache é andar a saltar por sítios novos e não por outros onde já existe uma cache.
truta
Regular

Mensagempor Daniel C. » segunda ago 25, 2008 21:30

Descobri esta cache hoje, por mero acaso. Afinal as "moving/traveling caches" são permitidas? :shock:

E até há bookmarks de moving caches! A minha alma está parva :P
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular

Registado: quarta ago 22, 2007 20:05

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes