• Anúncios

Caches Arquivadas e Founds

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches Arquivadas e Founds

Mensagempor Torgut » quinta jul 19, 2007 00:21

Reparei hoje que o Garri arquivou todas as caches que uma criatura holandesa andou a semear nos Açores sem condições para prestar uma manutenção real. Correcto, a meu ver, embora a questão que me trás aqui seja outra: qual é o sentido de se arquivar caches à laia de punição, ou lá o que seja, se as pessoas podem continuar a logar founds (e DNF's) como se nada fosse? Não seria razoável esperar que uma cache arquivada não pudesse ter mais logs?
Editado pela última vez por Torgut em quinta jul 19, 2007 01:10, num total de 1 vez.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor alieri » quinta jul 19, 2007 00:28

só agora é que vi...
ainda esta tarde fiz alguns minilogs...q estranho...
visitei todas as que foram arquivadas. as tunnelvision, gaivotas, castelo branco e salto do cavalo não apresentam razões (que me sejam evidentes) para arquivar.
quanto à around sete cidades , fiz um log / nota a dizer que tinha deixado um container e que iria contactar o owner (já o fiz e já me respondeu) e dar-lhe os detalhes para reactivar a cache....
há coisas estranhas, não há?!
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Torgut » quinta jul 19, 2007 00:30

alieri Escreveu:só agora é que vi...
ainda esta tarde fiz alguns minilogs...q estranho...
visitei todas as que foram arquivadas. as tunnelvision, gaivotas, castelo branco e salto do cavalo não apresentam razões (que me sejam evidentes) para arquivar.
quanto à around sete cidades , fiz um log / nota a dizer que tinha deixado um container e que iria contactar o owner (já o fiz e já me respondeu) e dar-lhe os detalhes para reactivar a cache....
há coisas estranhas, não há?!

O mais profundo desprezo pelas regras de criação de caches não é razão suficientemente evidente?

Ainda ontem ou isso noutro tópico destes fóruns fiz uma transcrição dessa parte das regras, para ilustrar outro contexto. Mas pronto, repito aqui:

As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – normally a few weeks – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive or transfer the listing.

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor alieri » quinta jul 19, 2007 00:37

OK as regras são as regras, e servem para ser cumpridas (embora haja quem diga o contrário).
parece-me que quando algumas dessas caches foram criadas havia um amigo do owner que iria acompanhá-las, mas que agora já não o pode fazer. se as caches continuam a ser descobertas (à excepção da tal), significa que estão lá...e parece muito estranho que sejam arquivadas justamente no dia em que alguém logou os founds, e que inclusivamente tenha feito um esforço para reactivar uma delas...
as regras são as regras, mas custa um bocado a engolir...
ainda mais porque larguei noutra um TB meu

em todas as caches que fiz nos açores procurei fazer alguma manutenção, porque tenho lido neste fórum que o espírito da coisa é precisamente que a comunidade cuide daquilo que é seu e a faz continuar a ir para o terreno - as caches. gastei energia, tempo e dinheiro, mas fi-lo por gosto.
se se confirmar o arquivamento, perco a vontade de ajudar a manter qualquer cache que seja.
Editado pela última vez por alieri em quinta jul 19, 2007 00:44, num total de 1 vez.
alieri
Moderador

Mensagempor Torgut » quinta jul 19, 2007 00:42

O que a malta, ou pelo menos eu, sempre suspeitou foi que a tal "amiga" nunca existiu, porque uma das caches rapidamente teve um problema e da "amiga" nem cheiro. E para ali ficou, meses e meses, senão para cima dum ano, ao abandono.

De facto compreendo que seja desconfortável para ti o arquivamento depois do teu trabalho. Mas é assim, preto no branco, mais contra as regras não podiam estas caches ser.

De resto, a questão que levantei com a criação deste tópico mantém-se. Não seria minimamente normal esperar que o sistema lá daqueles tipos não permitisse que se fizesse founds numa cache que deixou de existir? Bem, mas pensando bem, só estão a ser coerentes... pode-se fazer found de tudo e mais alguma coisa, e de todas as formas possíveis... porque não encontrar caches que deixaram de existir aos olhos do sistema........
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor alieri » quinta jul 19, 2007 00:50

mais que desconforto, sinto a primeira grande frustração que o geocaching me trouxe. talvez o sistema permita isso para que a comunidade possa ajudar a manter alguma cache ou a desfrutar dos lugares onde foram colocadas. garanto que se não fossem as caches agora desactivadas não teria desfrutado metade do que gozei esta semana.
enfim, vou tentar contribuir para o não arquivamento.
outra questão: será que todas as caches perto de nós são de pessoas que podem mantê-las??
alieri
Moderador

Mensagempor Torgut » quinta jul 19, 2007 00:57

alieri Escreveu:mais que desconforto, sinto a primeira grande frustração que o geocaching me trouxe. talvez o sistema permita isso para que a comunidade possa ajudar a manter alguma cache ou a desfrutar dos lugares onde foram colocadas. garanto que se não fossem as caches agora desactivadas não teria desfrutado metade do que gozei esta semana.
enfim, vou tentar contribuir para o não arquivamento.
outra questão: será que todas as caches perto de nós são de pessoas que podem mantê-las??

1) Talvez o sistema permita isso o que!? Então se são eles que definem as condições de arquivamento como é que ao mesmo tempo se boicotam a si próprios, permitindo que as caches que pretendem encerrar se mantenham em termos prácticos em actividade.

2) Tentar contribuir para o não arquivamento? Tipo, vais-te mudar para os Açores e pedir a adopção? :-)

3) Parece-me bem que não. O que contribui fortemente para que volta e meia fiquem ao abandono. Desta vez estou com as regras: melhor que não sejam criadas em primeiro lugar, se não se tem condições para se manter a criação em bom funcionamento.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor btrodrigues » quinta jul 19, 2007 01:15

alieri Escreveu:parece muito estranho que sejam arquivadas justamente no dia em que alguém logou os founds, e que inclusivamente tenha feito um esforço para reactivar uma delas...

creio que se deverá ter devido ao facto de o RedRocks assumir no seu log que eram vacation caches e que se estava perfeitamente a borrifar para as guidelines. se estivesse caladinho, talvez as caches ainda estivessem activas.

alieri Escreveu:mais que desconforto, sinto a primeira grande frustração que o geocaching me trouxe.

espera até encontrares uma cache _mesmo_ _muito_ _má_ (que as há). pensares "eu faria muito melhor que isto. não se aproveita nada. nem a vista, nem o container, nem o esconderijo, nem a viagem até aqui"

alieri Escreveu:enfim, vou tentar contribuir para o não arquivamento.

se tiveres família nos açores e/ou visitares a ilha pelo menos uma vez por ano, talvez tenhas sorte.

alieri Escreveu:outra questão: será que todas as caches perto de nós são de pessoas que podem mantê-las??

já vi geocachers com espaço de manobra (currículo, responsabilidade aparente, sei lá o quê) para fazerem manobras destas e colocar caches com c grande a mais de 500km de casa.

já vi caches no gerês, colocadas por pessoas do porto, a serem postas em causa - e a ser especificado um geocacher com alguma experiência para a manter caso necessário.

já vi caches nas caldas da rainha serem dadas a adopção porque o owner de lisboa não tinha disponibilidade.

já vi caches de lisboa serem arquivadas porque os owners, residentes em lisboa, se estão a c#$%#% para elas (perdoem-me a linguagem)

já vi de tudo.
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor alieri » quinta jul 19, 2007 01:23

conhecem este anúncio?

* conduzir 1h30 à chuva, em estrada rural, sempre a subir - 5€
* deslocar 30kg de pedras 20 metros, à chuva - 10€
* fazer fotos e medições com o GPS - 5€
* um taparuere - 0,8 €
* um bloco de notas - 0.75 €
* uma caneta ('emprestada')
* um carrinho de brincar - 1€
* descobrir no dia seguinte que a cache foi arquivada - priceless!
alieri
Moderador

Mensagempor Torgut » quinta jul 19, 2007 01:33

Passo a factura em nome de quem? Bom Samaritano? Agora não chores :-P
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor alieri » quinta jul 19, 2007 01:36

em nome "que grande melão, Lda." :)
alieri
Moderador

Mensagempor MAntunes » quinta jul 19, 2007 08:49

Acho que o garri não esteve bem neste filme.

Em primeiro lugar nunca devia ter aprovado as caches. Estava na cara que a cena do contacto local era peta.

Agora, não devia ter arquivado caches que estavam nitidamente operacionais. Talvez arquivasse apenas a das Sete Cidades mas era logo quando o autor pediu a outro qualquer que recolocasse a cache (foi quando se viu que afinal não havia Diana), não era agora depois do esforço do Alieri.

Alieri, não foste o único a ter a primeira desilusão com o Geocaching. Estiveste bem.

Quanto ao título do tópico, também nunca compreendi (ou não aceito) porque que é que o sistema deixa fazer 'founds' em caches arquivadas.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor SUp3rFM » quinta jul 19, 2007 09:07

Sinceramente, eu não estou desiludido. O chico-esperto do holandês, que faz de passatempo ter caches em países onde passa férias, viu as suas caches publicadas em Portugal. Aí concordo em absoluto, provavelmente as caches nunca deveriam ter sido publicadas - ou na primeira suspeita que a amiga imaginária Diana se tinha evaporado, seria arquivadas, dadas para adopção, etc.

Quanto ao arquivamento delas, mesmo estando operacionais foi, na minha opinião, a saída possível. Daqui a uns meses, quem estará disposto a fazer manutenção do "hobby" do Redrocks? Logicamente que cada um ajuda, põe um saco ali, muda o logbook, coloca um lápis, etc, mas esta é uma situação abusiva (para mim, é).

Quanto a logar em caches arquivadas, há n discussões sobre isso, em particular nos fóruns da Groundspeak. Também aqui há uma única posição sobre este assunto, por parte da gestão deles: O responsável pela cache é o seu owner. É a ele que cabe autorizar logs, notas, dnfs, etc, mesmo que a cache esteja arquivada. Não vão ser eles a fechar uma cache, excepto se esta for uma travelling.

Certo que se barrassem os logs depois do arquivamento não haveria algumas chatices com alguns geocachers (situações em que se aproveita o afastamento de alguns owners para desatarem a logar founds em caches arquivadas).
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor vsergio » quinta jul 19, 2007 09:13

SUp3rFM Escreveu:Quanto a logar em caches arquivadas, há n discussões sobre isso, em particular nos fóruns da Groundspeak. Também aqui há uma única posição sobre este assunto, por parte da gestão deles: O responsável pela cache é o seu owner. É a ele que cabe autorizar logs, notas, dnfs, etc, mesmo que a cache esteja arquivada.

Pois. Mas em geral (em geral...) a maioria das caches arquivadas são devido à inactividade do Owner.

if cache=arquived then goto hell
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Logs 300 anos depois

Mensagempor rifkind » quinta jul 19, 2007 09:35

Fazer logs em caches arquivadas, não é, definitivamente o maior problema com os logs. Se é que há algum problema. O Geocaching.com não está orientado para a competição. Se fosse para estar, já tinha desaparecido há muito tempo, com as aldrabices todas.

E qual é o sentido de impedir o log em caches arquivadas, se é possível fazer logs duplicados, em caches desactivadas, nas próprias caches e até antes da publicacação das caches? Há logs feitos com data de 1996!! :shock: Nada impede alguém de partilhar o mesmo nick e fazer procuras em separado e logs distintos. Há quem lhes chame equipas. Há quem nem queira saber!

Faz sentido fazer logs em caches arquivadas, claro. Quando nós vamos de férias, muitas vezes demoramos um mês até fazer todos logs. E não somos os únicos. Entretanto, a cache pode ter desaparecido, ou ter sido simplesmente arquivada, por outra razão qualquer.

Ao fazer um log de found numa cache sem lá ter posto os pés, o grande perdedor é, regra geral, o autor do log. Soma mais um à contagem. Ena. Vai receber um granda prémio, certamente.:roll:

Qualquer dia começa a falar-se em logs certificados e com selo de garantia... :?

O Geocaching como suportado pelo geocaching.com, não é uma competição.

Competições são no site ao lado. Um daqueles que tem meia dúzia de caches e participantes.

Xau,
Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes