• Anúncios

Proposta de novo atributo para as caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Proposta de novo atributo para as caches

Mensagempor Silvana » quinta set 23, 2010 08:42

No site "feedback" do gc.com é possível dar sugestões sobre assuntos referentes ao site assim como, á prática do geocaching em si.

Foi proposto há alguns dias atrás, a utilização de um novo atributo que limitaria o acesso a zonas ditas vermelhas, as quais correspondem a zonas florestais.
Esta proposta teria um carácter sazonal, apenas aplicável na época de verão.

Esta medida visaria não só proteger, como também, promover a segurança civil.
O atributo e respectivo símbolo apenas estariam activos durante o período indicado.

Fica aqui o LINK.

Depois do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, não sei até que ponto não fará sentido.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Re: Proposta de novo atributo para as caches

Mensagempor lynxpardinus » quinta set 23, 2010 09:45

Imagino que esta proposta esteja também relacionada com a necessidade de proteger a reputação do geocaching aos olhos de algumas autoridades.

Durante algum tempo o geocaching esteve fortemente limitado (ou seja, virtualmente proibido) em alguns parques sob gestão do Serviço Nacional de Parques dos EUA - não sei qual a situação actual, mas imagino que esteja resolvida. Da mesma forma, salvo erro, o geocaching foi proibido em (pelo menos alguns) parques directamente dependentes da Coroa britânica em Londres. Aliás, em algumas áreas de Londres, todas as caches têm que seguir guidelines específicas, incluindo uma menção sobre comportamentos suspeitos na página da cache - e existe um mapa actualizado de caches nessas áreas que é partilhado com a polícia metropolitana, sendo que o reviewer é responsável pelo cumprimento dessas guidelines e pelo contacto e desbloqueio de qualquer situação com a polícia.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quinta set 23, 2010 11:13

Para mim, faz sentido sem dúvida e já lá coloquei o meu voto.

Até em Portugal, que é um país de clima supostamente moderado, em comparação com outras zonas do globo, temos caches completamente inacessíveis no Inverno. Basta pensar na "Cântaro Gordo", na Serra da Estrela, apenas como exemplo, em que se ocorrem vários períodos de semanas a fio sem se poder chegar sequer à Lagoa dos Cântaros. Acredito que haverá outras caches em situação de acesso fortemente condicionado pelo clima, cá em Portugal.

No Verão, tirando a já tristemente instituída 'época dos fogos', não vejo obstáculos para se ir para a montanha ou zonas mais áridas que impossibilitem lá circular durante semanas seguidas. Se está muito quente num dia, 3 ou 4 dias depois já será possível. Ou então sou eu que sou mais tolerante a temperaturas altas.
Neste Verão, percorri dezenas de kms no Gerês e a única coisa que tinha que fazer era chegar à janela, de manhã, e ver por onde andava o fogo para eu ir para outro lado. Não percorri todos os percursos que desejava exactamente por causa do fogo.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta set 23, 2010 12:24

Penso que o atributos se refere ao que os americanos chamam "red tape". Ou seja, áreas que, por razões de conservação ambiental não devem ser visitadas. Especialmente em determinados períodos. Em Portugal estou a ver duas aplicações concretas - período de nidificação de aves (nomeadamente espécies protegidas) e período de hibernação dos morcegos. Daí a minha referência à reputação geocachiana.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Silvana » quinta set 23, 2010 12:53

Pelo que li, referem-se a limitar o acesso a zonas florestais em épocas de incêndios.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Sagitario » quinta set 23, 2010 14:57

De acordo até pk o acesso a civis à floresta já está condicionado em certas zonas de maior risco de incêndio. E não estou a falar nas famosas ZPP's e ZPT's do Gerês.

Contudo acho de uma dificuldade elevada a colocação a vermelho nos mapas do gc.com já que a desordem entre entidades que tutelam a área cá no nosso pais é uma constante, não raras vezes entram em desacordo nunca se sabendo muito bem quem tutela o quê, que áreas são incluídas ou quem fiscaliza.
Dai estar a prever "problemas" para a groundspeak aplicar o conceito cá em Portugal.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor NecaXing » quinta set 23, 2010 17:02

lynxpardinus Escreveu:Imagino que esta proposta esteja também relacionada com a necessidade de proteger a reputação do geocaching aos olhos de algumas autoridades.

Mas é que é isso mesmo. Não acredito que os geocachers andem para aí com um monte de acendalhas na mochila para irem largando pelo meio do mato. E quando digo geocachers, não me refiro a curiosos que se registam para fazer meia duzia de caches e estragar outras tantas.

Sagitario Escreveu:De acordo até pk o acesso a civis à floresta já está condicionado em certas zonas de maior risco de incêndio. E não estou a falar nas famosas ZPP's e ZPT's do Gerês.

Exacto, ja o é, em Portugal, proibido por lei durante e periodo critico. A credito que na grande maioria dos pa
oses, com clima parecido, também assim seja. Não precisamos então de nunhum atributo, bastava-nos cumprir a lei, certo? Voltamos então á questão da reputação e imagem da actividade que a Groundspeak quer as olhos das auturidades.

Se acho mal? Não. Desde que seja bem feito e coincida com as zonas e épocas proibidas por lei.

Eis o que está actualmente em vigor:

Durante o periodo crítico:
" Fica condicionado o acesso, a circulação e a permanência de pessoas e bens, em:

* zonas críticas,
* áreas submetidas a regime florestal e áreas sob gestão do Estado,
* zonas onde exista sinalização correspondente a limitação de actividade."

Não comecem é agora a proibir-me de de fazer qualquer caches que, sendo verão, esteja debaixo de um pinheiro, POr isso é que digo que teria que ser bem implementado, ou melhor, já o está. E não apenas para os geocacheres.
NecaXing
Regular

Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Mensagempor MightyReek » quinta set 23, 2010 17:20

NecaXing Escreveu:
Não comecem é agora a proibir-me de de fazer qualquer caches que, sendo verão, esteja debaixo de um pinheiro, POr isso é que digo que teria que ser bem implementado, ou melhor, já o está. E não apenas para os geocacheres.

Acho que a ideia do atributo não é proibir o que quer que seja. Como qualquer outro atributo, este serviria apenas para alertar que a cache está num local onde o acesso é interdito em algumas épocas do ano... Agora já o é, mas só sabes quando chegas lá, porque não há atributo a avisar...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor NecaXing » quinta set 23, 2010 17:29

"Foi proposto há alguns dias atrás, a utilização de um novo atributo que limitaria o acesso a zonas ditas vermelhas, as quais correspondem a zonas florestais."

Ah, então li mal ou a Silvana explicou-se mal :D
Realmente também me féz confusão. Pois os atributos são meramente informativos. Assim força então. Já cá havia de estar.

Espero é que os owers saibam avaliar da melhor maneira o legalidade do ecosso às suas caches, no âmbito da lei em questão.
NecaXing
Regular

Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Mensagempor geo-amd » quinta set 23, 2010 17:42

... no âmbito da lei em questão.

A lei está aqui: LEI. A parte que fala do "Condicionamento de acesso, de circulação e de permanência" começa no artigo 22º. As regras que o NecaXing escreveu são um resumo da primeira parte do artigo 22º.

No Verão as restrições estão assinaladas em placas colocadas nas principais entradas de algumas matas. Já tenho feito algum jogging tecnicamente clandestino por essas matas.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor geo-amd » quinta set 23, 2010 19:38

Eis um outro atributo proposto, o atributo de "CACHE LIMPA" que indica que uma cache pode ser feita sem risco do geocacher se sujar, mesmo que esteja envergando um fato/vestido. Até já tem um ícone que alguém já sugeriu: Imagem.

Penso que este atributo teria alguma utilidade. Além disso descreve uma situação que não pode ser representada usando os atributos existentes, parece-me.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor geo-amd » sexta set 24, 2010 12:20

A propósito deste atributo Imagem, já me estou a imaginar no seio duma cachada em grupo, com todos usando smoking/vestido comprido.

Também estou a imaginar um casamento em que os noivos escolhem a igreja só porque tem uma cache por fazer ali perto. Depois abandonam os convidados durante 5 minutos para ir fazer a cache. Bem, mas isso já não é novidade.

Imagem
geo-amd
Extra Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes