Como será fácil calcular, a visita a geocaches nas nossas florestas poderá ser mal interpretada por parte das populações e agentes da autoridade.
Estive a ler atentamente um excelente post do ano passado sobre este mesmo assunto.
Em que dá o enquadramento legal sobre as zonas florestais e o que se pode e não fazer nessas zonas protegidas.
Post -> http://forum.geocaching-pt.net//viewtopic.php?t=291
No entanto, penso que faria sentido antecipar a chegada dessa temporada de incêndios e tentar gerar algum reconhecimento das autoridades sobre esta nossa actividade.
Não digo da população em geral, pois tal é impossível, pelo menos a curto prazo.
Mas da GNR/PSP, Corpo Nacional de Bombeiros e outras entidades que possam ter que intervir caso seja necessário, quer em caso de acidente quer em caso de avistamento de fogo, ou num qualquer desentendimento com populares sobre a nossa presença ali.
Penso que faria sentido esta iniciativa ocorrer em três fases.
Numa primeira fase, ser feita uma compilação dos endereços de e-mail do máximo de entidades possíveis que possamos vir a encontrar em qq cache do nosso país.
Desde a mais pequena junta de freguesia, camaras municipais, museus até à GNR e PSP.
Após feita essa compilação, seria redigido colectivamente um texto a ser enviado a todas essas entidades via e-mail.
Como é de calcular esta primeira fase tem um impacto muito baixo, no pessoal que anda no terreno, por exemplo agentes da GNR/PSP e guardas florestais, que não terão acesso a qualquer tipo de computador, quanto mais e-mail.
Numa segunda fase penso que faria sentido dar algum enquadramento legal à nossa actividade.
Com isto quero dizer que se calhar, faria sentido seguir o que se faz lá por fora (USA, UK, Alemanha, etc), e criar uma associação.
Não que a existência da associação só por si seja necessária.
Apenas que teria um pouco mais de impacto a chegada de uma carta/e-mail ao Comando Geral da PSP da Associação/Federação Portuguesa do Geocaching, do que de um tal Luis Figueiredo.
Caso essa ideia fosse avante, a existência de um cartãozinho de sócio/membro/federado poderia de certa forma facilitar a deslocação de um geocacher a um posto da PSP/GNR e a sua identificação antes de partir para uma geocache em zona florestal no período do verão.
Numa terceira fase, e mesmo que a criação de uma associação não seja um facto quer por não ser desejada, quer por outros motivos.
Faria sentido, compilar aqui neste mesmo site uma listinha dos postos de GNR/PSP/Bombeiros/etc que foram contactados pessoalmente por um geocacher antes de uma deslocação a uma zona florestal e se possível com os nomes das pessoas contactas e já familiarizadas com a nossa actividade.
O intuito é simples, criar uma sinergia de esforços, para que ao chegar a um posto da GNR algures, eu possa verificar que o Geocacher A B e C já por cá passaram e falaram com o Agente Sousa, que já está ao corrente da nossa actividade.
Facilitando assim o contacto com essa entidade.
Existe no GC.com uma brochura explicativa do geocaching, em PDF e em inglês que após tradução e adaptação à nossa realidade tecnológica faria sentido ser entregue nesses mesmos postos contactados.
Estas são apenas algumas ideias, sempre com um intuito de evitar situações embaraçosas/perigosas, vindas de um novato e que não lhe aptece levar umas chumbadas no seu primeiro verão como geocacher.

Digam se estas iniciativas fariam de todo sentido, e claro, que outras formas de combate à "perseguição do geocacher piromano" possam ser levadas a cabo.
PS: Peço desculpa pela extensão do post, mas haveria muito mais a dizer ainda.

Luis Figueiredo
Lumacafi
=== Team Hippo ===