• Anúncios

Que um GNR perceba à primeira

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Que um GNR perceba à primeira

Mensagempor jonifili » quarta Oct 18, 2006 14:01

Bom dia,

Eu venho dos barcos, e portanto a navegação por GPS não é exactamente uma novidade para mim.

No entanto sou novo nesta "coisa". Quando aqui cheguei li as FAQ´s, alguns dos posts do forum, e outros links, e lá cheguei à conclusão que se usa o DATUM WGS84, e assim mais umas coisas.

O que gostava de propor a quem faz as FAQ´s era uma "how to para iniciantes" sobre este tema, escrito de forma tão simples que um GNR percebia à 1ª.

Alguns exemplos a incluir:
- onde ver o DATUM de uma carta (e quais os DATUM utilizados nas cartas do Inst. Cartográfico do Exército e do Inst. Geográfico), e no GPS.

- o que é o formato "HDDD MM.MM" e qual é a diferença para "graus, minutos, segundos".

- E como se faz essa conversão.

- outros pontos que estão espalhados pelas várias FAQ´s e post´s.

Um abraço,
JoniFili
jonifili
Micro

Registado: quinta Oct 12, 2006 13:06

Re: Que um GNR perceba à primeira

Mensagempor Silvana » quarta Oct 18, 2006 14:22

Olá!...
Concordo contigo nesse aspecto!...
Eu tb sou novata nestas andanças e tenho sentido por vezes algumas dificuldades em me orientar, como quem diz, encontrar informação sobre coisas banais e questões q como iniciante acabam por surgir!...
Onde encontrar a informação para colocar numa cache a criar, como converter as unidades em tempos (mn, seg, etc..)...
A maioria das vezes acabo por incomodar os que já têm + experiência nesta actividade... E a verdade é q têm tido muita paciência comigo!
Mas seria uma excelente ideia se existisse um manual ou resumo para os iniciantes!.. Nem que não fosse completo mas q pudesse ser completado aos poucos c/ + informação...
Não sei o q acham da ideia!...

Silvana & Co
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor guest » quarta Oct 18, 2006 15:05

Olá! Há algum tempo propusemo-nos a compilar a informação das actividades "GC na Escola" num manual em Português sobre o Geocaching. Estas questões vão lá estar . Entretanto, o manual tem andando mais devagar do que o esperado .

Nuno Pedrosa
Rifkindsss
guest
Regular

Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Mensagempor JF » quarta Oct 18, 2006 21:50

Boas, tenho que admitir que o que sei aprendi á "pancada", ou melhor, naquela da tentativa e erro

Até conseguir que o meu Asus "riscasse" direitinho nos mapas militares e eu entender como é que se calibra uma img em formato .jpeg foi um percurso tenebroso com mau feitio e uns improperios á mistura.

Dou todo o meu apoio á ideia e se por ventura precisarem dos meus prestimos estejam á vontade e não incomodem

Já agora eu uso sempre a "formula" DDD MM,MMM e uso os ficheiros ozfx2.map do ozi com o Datum european 1950 (portugal) para as M888.jpg 6401x4001pxl que depois de convertidas dão no asus como uma luva.

Isto é claro que é tudo em codigo criptografico para os iniciantes não entenderem patavina

Escusado será dizer que em:
http://groups.yahoo.com/group/geocaching_portugal/
tem toda a informação para tirarmos partido dos nossos gps´s

Fiquem Bem

Jorge "Sagitario" Ferreira
Jipe=dos 0 aos 100kmh em 30seg mas com estilo
JF
Small

Registado: quinta set 22, 2005 00:01

Mensagempor touperdido » quinta Oct 19, 2006 00:33

Eu inicialmente também tive alguns problemas por causa do datum, houve uma altura que até desisti do geocaching pk nunca encontrava nenhuma cache..

Até que tive a sorte de conhecer o Daniel Oliveira e o Paulo Henriques que me "configuraram" o Gps e me levaram á cache "les aventure de tin-tin". Apartir desse dia foi só "aviar cartuchos"! lol A proveita os encontros para falarmos com mais malta e tirares as dúvidas todas...

Sempre que vou aos encontros ando sempre de ouvido aberto, quero saber tudo.. faço 50 000 perguntas e a malta ajuda imenso.. vais ver que ficas aí afinadinho...e viciadinho também lol

Sexta em principio tenho o dia livre se quiseres vamos fazer umas caçadas...

Let the force be with you!

Rui Duque
touperdido
Small

Registado: domingo mai 07, 2006 20:26

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes