• Anúncios

Favoritos

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Favoritos

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 28, 2010 16:44

Desde há cerca de uma semana que o geo.com permite a opção de 'favoritizarmos' caches, segundo um esquema em que os Premium Members, por cada 10 caches encontradas, recebem um voto para destacar uma cache que acham que o mereça.

Já utilizaram os vossos votos? Que tipo de caches tem merecido a vossa preferência?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Favoritos

Mensagempor elpombero » terça dez 28, 2010 17:26

Tenho votado não nas caches necessariamente espectaculares (o que por si só já é subjectivo) mas naquelas que me deram mais gozo. O que ainda é mais subjectivo. Pela companhia, pelo local, pelo contentor, pelas peripécias para lá chegar, pelo desafio (mais subjectividade!). Porque gostei! "Prontos"!!
Isso (os meus votos) não as tornam nem deixam de tornar mais ou menos apetecíveis para outros geocachers, e o contrário também é válido. Nem vou fazer ou deixar de fazer caches em função dos votos que tenham. Mas isto (como diz o outro) sou eu!
Concordo com esta tipo de "favoritos", mas valem o que valem...
Como owner: Se gostava de ver as minhas caches votadas? Sim, claro. Mas só porque isso significaria que deram (as caches) algum prazer a quem as fez. Nenhuma é "espectacular". Mas se naqueles 10 minutos de procura se divertiram e esqueceram os problemas do dia a dia, brincaram com os filhos, a fazerem figuras ridículas, de rabo para o ar, a revolver pedras e chegaram a casa e só por um instante recordarem as brincadeiras, com os pequenos a fazerem de adultos de GPS na mão e os adultos a (re)fazerem-se de crianças... então valeu a pena os 2€ gastos no chinês [:D]
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor rifkinda » terça dez 28, 2010 18:17

Confesso que ainda não perdi tempo para votar nas nossas caches "favoritas". Talvez também por termos tantos votos para dar e achar que as caches devem ser escolhidas
criteriosamente.

Alguém sabe se dá para votar em caches já arquivadas?

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor MAntunes » terça dez 28, 2010 18:23

Boas,

Eu comecei por atribuir os meus pontos de favoritos às caches para as quais tinha criado uma bookmark a que chamei 'My Top Caches' (o nome diz tudo) e acrescentei mais umas que ainda não coloquei na bookmark mas hei-de fazer.

Se bem que as bookmarks servem para fins diversos, a utilização mais pratica para mim era a de distinguir as melhores caches que visitei. Agora, com os Favoritos, veio a criar-se uma duplicação de funcionalidades com o mesmo fim ou utilidade (para mim).
Com o tempo, irei abandonar uma e ficar com a outra. Se os Favoritos vierem a permitir o filtro de pocket queries por esse atributo, será bem interessante, senão... logo verei, após mais algum tempo de maturação, com qual das funcionalidades continuarei para destacar as caches mais interessantes para mim.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Kelux » terça dez 28, 2010 18:27

rifkinda Escreveu:Alguém sabe se dá para votar em caches já arquivadas?

Dá... nos eventos é que não... arquivados ou ativos.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor hfilipe » terça dez 28, 2010 19:28

Eu já usei os meus 12 favoritos. Felizmente eram poucos. Se tivesse mais de 100 como bastantes geocachers acho que me ia perder um pouco na escolha.
Felizmente obrigou-me a visitar o histórico das caches já feitas e a recordar os bons momentos passados em algumas caches.
Quanto ao critério utilizado, foi muito simples e muito pouco objectivo. Foram as 12 caches que mais prazer me deram neste ano e pouco de geocaching, qualquer que tenha sido a razão para isso acontecer.
Não pretendo impor a minha escolha a ninguém e achar que são caches espectaculares, até porque algumas ainda não foram "favoritadas" por mais ninguém.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Torgut » quarta dez 29, 2010 14:53

Tenho estado a votar aos poucos. Primeiro, foram as que estavam nas minhas listas. Agora, tenho estado a rever o historial completo dos meus founds, dando mais uns votos. Acho estranho votar em caches arquivadas, porque daqui para a frente pouca gente vai visionar a listing, mas a bem da verdade tenho estado a fazê-lo. Mesmo assim ainda tenho 320 votos para dar.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 29, 2010 16:49

Dei os meus votos 'de rajada' - ou seja, uma noite fui ao meu historial de caches e atribui-os consoante a cache me tenha causado uma forte impressão favorável ou não. Ainda fiquei com alguns pontos na mão, para boas caches que encontre no futuro. Acabei por (inconscientemente) 'favoritizar' caches em floresta, ou montanha, sobretudo em Sintra e no Gerês - também tenho uma série delas no Alentejo! E, apesar de, como ao Torgut, me fazer alguma confusão estar a atribuir pontos a caches arquivadas a que nunca mais ninguém vai ligar, ainda distribui uns quantos por aí (a "Memory of stone and water" não poderia ficar esquecida, sob pena de cometer uma grave injustiça).

P.S- Curiosamente, quando olho para as listas de pessoas que atribuiram pontos a caches que eu favoritei (acabei de alterar o verbo...), acabo por perceber que tenho um nome que constantemente aparece. Tudo indica que o BTRodrigues e eu temos os mesmos gostos em geocaches!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Lima_Paço » quarta dez 29, 2010 17:11

Torgut Escreveu:... Acho estranho votar em caches arquivadas, porque daqui para a frente pouca gente vai visionar a listing, mas a bem da verdade tenho estado a fazê-lo...

lynxpardinus Escreveu:...E, apesar de, como ao Torgut, me fazer alguma confusão estar a atribuir pontos a caches arquivadas a que nunca mais ninguém vai ligar, ...

Não levem a mal este meu post, mas não será um contra-senso andar a votar em caches arquivadas? Se foram arquivadas "morreram", pelo que é capaz de ser desnecessário estar a dar-lhes votos, embora concorde que há algumas que o mereciam, como por exemplo a brilhante Falésias do Cabo Mondego.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor rifkinda » quarta dez 29, 2010 17:20

As caches que foram arquivadas, podem sempre ser desarquivadas... pelo menos teóricamente. Pelo que sei, os revisores têm tendência para só desarquivar caches que não foram arquivadas há mais de um x tempo. Não fui ver, por isso não sei se as guidelines dizem alguma coisa acerca disso.

Mas quer estejam arquivadas ou não, se eram mesmo boas, acho que devem levar com um voto. As caches apesar de arquivadas, podem ser consultadas a partir do perfil do seu owner e podem por isso, dar-nos indicação sobre a qualidade geral das caches colocadas por esse owner.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Torgut » quarta dez 29, 2010 23:39

Lima_Paço Escreveu:
Torgut Escreveu:... Acho estranho votar em caches arquivadas, porque daqui para a frente pouca gente vai visionar a listing, mas a bem da verdade tenho estado a fazê-lo...

lynxpardinus Escreveu:...E, apesar de, como ao Torgut, me fazer alguma confusão estar a atribuir pontos a caches arquivadas a que nunca mais ninguém vai ligar, ...

Não levem a mal este meu post, mas não será um contra-senso andar a votar em caches arquivadas? Se foram arquivadas "morreram", pelo que é capaz de ser desnecessário estar a dar-lhes votos, embora concorde que há algumas que o mereciam, como por exemplo a brilhante Falésias do Cabo Mondego.

Contra-senso? Não. Estranho? Sim. Qual é o contra-senso? A ideia não é dizeres quais foram as tuas favoritas? Pondo as coisas de outra forma... quando és puto tens quatro avós. Por morrer o teu favorito deixa de o ser?

Para que serve marcar uma cache como favorita? Para mim o significado é literal: dizer que essa foi uma das minhas favoritas, e do meu passado ninguém a leva. Se a ideia for criar uma espécie de competição / concurso entre as caches, então pronto, "mortos" não concorrem a competições mas para esse peditório, pessoalmente, não dou.

O que é estranho é saber que novos geocachers nunca se vão aperceber que dei aquele voto (dai, se consultarem a minha lista de favoritos... não sei se é possível....), mas isso é assim mesmo, paciência. Terá que ser estranho e assim ficar.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lmpinto » quinta dez 30, 2010 11:27

Concordo com o Torgut - os favoritos servem para marcar as nossas favoritas. E se uma nossa favorita entretanto foi à vida, isso não nos retira as recordações que temos dela... Pode até dar ímpeto a alguém que queira colocar no mesmo sítio uma nova cache, ou recuperar a ideia do container, ou qualquer coisa assim. Para além de que, à taxa a que as caches vão sendo arquivadas, também nós vamos fazendo novas caches e ganhando pontos - logo podemos ir favoritizando (favoritando?) novas caches sem necessidade de ir reciclar pontos...
Imagem
lmpinto
Small

Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30

Mensagempor lynxpardinus » quinta dez 30, 2010 16:07

Até podemos virar a questão ao contrário. Imagina que 'favoritaste' uma cache activa, mas ela depois é arquivada. Vais lá tirar o favorito (podes fazê-lo sempre) para o ir dar a outra cache que esteja activa?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Lima_Paço » quinta dez 30, 2010 16:08

Torgut Escreveu:Contra-senso? Não. Estranho? Sim. Qual é o contra-senso? A ideia não é dizeres quais foram as tuas favoritas? Pondo as coisas de outra forma... quando és puto tens quatro avós. Por morrer o teu favorito deixa de o ser?

Fogo, com esse argumento calo-me de imediato (embora eu não tenha tido essa sorte, só conheci uma...).
Ok, dou a mão à palmatória, vocês têm razão se são as nossas favoritas, as que mais gostámos, tanto faz estarem activas como não, o importante é dizermos que gostámos delas. Alíás vou já ali deixar um votito na tal "Falésias do Cabo Mondego". ;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor lynxpardinus » segunda mai 23, 2011 08:00

Pegando no tópico num ângulo diferente, têm aqui ( http://geocachingjournal.blogspot.com/2 ... -list.html ) uma pequena descrição de como ordenar os favoritos para uma área em particular (exemplo - código postal / região).
lynxpardinus
Moderador

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 19 visitantes