• Anúncios

"A Cabra" - É ou não é?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

"A Cabra" - É ou não é?

Mensagempor Geógrafo_Coimbra » segunda abr 16, 2007 22:26

O jornal universitário de Coimbra A Cabra publicou um artigo sobre o geocaching disponível aqui nas páginas 12 e 13.
Da cache dos rif's na Sereia à adaptação dos Mandamentos do Diamantino, o artigo levanta uma questão já velha: o geocaching é ou não é um desporto?
Eu acho que não, mas os argumentos apresentados pelo docente da FCDEF são discutíveis.
Alguém tem uma opinião formada sobre esta matéria? É desporto ou não é?

(nota: na sequência das remodelações recentes no site não se arranjava um cantinho para juntar as referências ao geocaching que já surgiram e têm surgido na comunicação social? Era interessante haver um arquivo com tudo.)
Geógrafo_Coimbra
Micro

Registado: sexta abr 13, 2007 21:25

Mensagempor Torgut » segunda abr 16, 2007 23:40

Eu apresento-o sempre como algo cuja definição varia segundo conceitos e que pode ser considerado jogo, desporto ou ambos.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

...

Mensagempor HDV » terça abr 17, 2007 07:53

Essa questao e esse artigo ja foram debatidos neste post, altura em que tive oportunidade de exprimir a minha opiniao que basicamente é a de que o docente se contradiz e que, de facto, se se fizer nisso questao (que eu nao faco), ha argumentos para acreditar que o geocaching ė "desporto" (uma actividade desportiva) e anda proximo de ser "um desporto" (uma modalidade desportiva) faltando-lhe para isso qualquer coisa sobretudo a nivel da implementacao de estruturas formais promotoras da "regulamentacao" e da "competicao".
HDV
Micro

Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Mensagempor Geógrafo_Coimbra » terça abr 17, 2007 19:14

Lamento o repost :oops: ... Para além de remeter para o mesmo artigo aborda a mesma questão.
Geógrafo_Coimbra
Micro

Registado: sexta abr 13, 2007 21:25

Mensagempor lumacafi » terça abr 17, 2007 20:35

Não tem problema nenhum, as coisas ficaram algo dispersas nesta migração, o que desde já lamentamos, mas era a única forma possível de manter todos os dados pré-existentes.
lumacafi
Site Admin

Registado: sexta jan 20, 2006 00:50

"desporto" e "desportivismo"

Mensagempor HDV » quarta abr 18, 2007 11:33

Homessa ! O repost so vem provar o interesse do topico.

Interessante seria, no entanto – aceitando como uteis alguns pressupostos contidos na definicao avancada pela "Carta Europeia do Desporto", conforme mencionada no artigo, constituida em ancora objectiva capaz de nos fazer escapar as vagas e poucos firmes impressoes subjectivas de cada um – aplicar na pratica e no caso, avancando aqui propostas para o alcance e o conteudo do que seja e dos preceitos praticos em que se traduza o «desportivismo» em geocaching – debate francamente mais util e necessario! Porque, de facto, alguma falta de “normativismo” (ou se preferirem "consenso") na vivencia e nas praticas “desportivisticamente valorizadas” da coisa se faz terrivelmente sentir, com, na ausencia (no jactante desprezo mesmo, frequentemente) desses “valores desportivos”, todo um cortejo de atritos e mal-entendidos entre o "geocaching de cada um" que vem crescentemente turvando o ambiente.
Editado pela última vez por HDV em quarta abr 18, 2007 11:56, num total de 1 vez.
HDV
Micro

Mensagempor btrodrigues » quarta abr 18, 2007 11:41

Imagem

e em português?
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor SUp3rFM » quarta abr 18, 2007 11:52

btrodrigues Escreveu:Imagem

e em português?

É, mas não é.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

...

Mensagempor HDV » quarta abr 18, 2007 12:44

Ficando – ao menos pela parte que me toca, incondicionalmente - gratos pela vossa intencao de contribuir para enriquecer e aprofundar o debate, permanecemos sem saber no entanto se concordam ou discordam com que parte seja do artigo em “A Cabra” seja das diversas e subsequentes intervencoes, nos dois posts. Nao querem brindar-nos elaborando um pouco?
HDV
Micro

Mensagempor SUp3rFM » quarta abr 18, 2007 14:18

Para mim, é uma discussão infrutífera. Assumindo que um dos conceitos é provado, o de ser ou não um desporto... Sim, e então? E se for um desporto, ficamos em condições de pedir apoio do Estado? :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor rebordao » quarta abr 18, 2007 15:01

Desporto ou passatempo? Não sei, mas gosto de o praticar. O yo-ho será um desporto ou um passatempo? Se quisermos perder tempo nisso é provável que o consigamos encaixar no desporto e não creio que assim esteja definido.
Percebo que faça sentido olhar mais para os comportamentos e normas do que definições e por isso retribuo.
Quanto às fracas manifestações desportistas penso que essas nem com regulamentação lá iriam :)… era, de facto, salutar verificar um comportamento recto no relacionamento entre praticantes, mas por vezes fica só a intenção. Será que vale a pena gastar tinta com isso? Os dez mandamentos do geocaching chegam? Ao contrário das castradoras guidelines os mandamentos previnem comportamentos… assim o esperamos!!! Ultimamente vive-se o fácil recurso à crítica negativa. Exemplos como a ”A cache podia estar x metros mais ao lado”, “havia lixo”, “não soubeste explorar o tema!”, “podias ter indicado o caminho”, “não percebo o porquê desta cache” e outras pérolas que facilmente podia ser substituídas por um simples “obrigado por me teres mostrado algo que não conhecia”… ou então porque não o simples “Found It”!
Quanto ao fazer do geocaching uma competição, aparentemente algo necessário ao desporto, acho que é apenas uma forma infeliz de reduzir uma actividade de tão vastos horizontes e potenciais. No entanto, é já é perceptível alguma competição. A mais evidente é a actual corrida das moedas, que até ao momento se mostra desportiva dentro da loucura dos organizadores. Existe o top 10 e há quem o consulte. Existem tb as competições pessoais às quais nos obrigamos, por mais supérfluas e prescindíveis que possam ser, e que nada de mal trazem aos outros… até ver ;). Enfim, competição para quê?
Para mim não fazia sentido. Eu nem sei muito bem o que achei do geocaching quando o encontrei… por acaso naquele dia instalou-se a competição entre os 11 iniciados! Quando comecei no geocaching fi-lo para complementar um fim de semana que teve por objectivo o convívio entre amigos e a descoberta de uma região através dos seus museus, paisagens, hospitalidade, percursos…
Rapidamente passei para a descoberta, que hoje considero de sôfrega, do geocaching. Foi graças a isso que me apercebi do que gostava e do que deixava facilmente de parte nela. Agora tento viver o geocaching como complemento de algo e não o todo, mas até nem tem sido fácil…há sempre recaídas. Doutra forma não estaria aqui a dar conversa :)
rebordao
Small

Registado: sexta nov 11, 2005 17:27

Mensagempor vsergio » sábado abr 21, 2007 19:52

Mas quem é disse ao professor que isto (geocaching) é desporto? Porque é que ele se lembrou de contrapor?

Sinceramente, também acho infrutífero andar a discutir isto. Agora... se fundarem uma Federação Nacional de Geocaching, já sabem: quero a minha quota parte... quero enriquecer a pála de um apito Platinado qualquer!

:lol:

P.S.: Desculpem lá ter estragado a prosa!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Malok0 » sábado abr 21, 2007 21:15

Eu cá fico à espera que se faça a cachada a que é feita referência no jornal.
Farto de estudar estou eu! :lol:
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes