Desporto ou passatempo? Não sei, mas gosto de o praticar. O yo-ho será um desporto ou um passatempo? Se quisermos perder tempo nisso é provável que o consigamos encaixar no desporto e não creio que assim esteja definido.
Percebo que faça sentido olhar mais para os comportamentos e normas do que definições e por isso retribuo.
Quanto às fracas manifestações desportistas penso que essas nem com regulamentação lá iriam

… era, de facto, salutar verificar um comportamento recto no relacionamento entre praticantes, mas por vezes fica só a intenção. Será que vale a pena gastar tinta com isso? Os dez mandamentos do geocaching chegam? Ao contrário das castradoras guidelines os mandamentos previnem comportamentos… assim o esperamos!!! Ultimamente vive-se o fácil recurso à crítica negativa. Exemplos como a ”A cache podia estar x metros mais ao lado”, “havia lixo”, “não soubeste explorar o tema!”, “podias ter indicado o caminho”, “não percebo o porquê desta cache” e outras pérolas que facilmente podia ser substituídas por um simples “obrigado por me teres mostrado algo que não conhecia”… ou então porque não o simples “Found It”!
Quanto ao fazer do geocaching uma competição, aparentemente algo necessário ao desporto, acho que é apenas uma forma infeliz de reduzir uma actividade de tão vastos horizontes e potenciais. No entanto, é já é perceptível alguma competição. A mais evidente é a actual corrida das moedas, que até ao momento se mostra desportiva dentro da loucura dos organizadores. Existe o top 10 e há quem o consulte. Existem tb as competições pessoais às quais nos obrigamos, por mais supérfluas e prescindíveis que possam ser, e que nada de mal trazem aos outros… até ver

. Enfim, competição para quê?
Para mim não fazia sentido. Eu nem sei muito bem o que achei do geocaching quando o encontrei… por acaso naquele dia instalou-se a competição entre os 11 iniciados! Quando comecei no geocaching fi-lo para complementar um fim de semana que teve por objectivo o convívio entre amigos e a descoberta de uma região através dos seus museus, paisagens, hospitalidade, percursos…
Rapidamente passei para a descoberta, que hoje considero de sôfrega, do geocaching. Foi graças a isso que me apercebi do que gostava e do que deixava facilmente de parte nela. Agora tento viver o geocaching como complemento de algo e não o todo, mas até nem tem sido fácil…há sempre recaídas. Doutra forma não estaria aqui a dar conversa